terça-feira, 7 de abril de 2009

"POSTAGEM SOBRE O ARTIGO EDUCAÇÃO EM SAÚDE"

A saúde não é algo estático, um estado, mas ao contrário, é um processo, algo dinâmico em constante mutação (Motta 2000).
De acordo com a OMS, a saúde é um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas ausência de doença. Dentro dessa perspectiva, a educação para a saúde deve ter como finalidade a preservação da saúde individual e coletiva, através de políticas públicas, ambientes saudáveis e a reorganização dos serviços de saúde.
A educação em saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e promoção de saúde (Costa & Lopes, 1996).
Nesse contexto concordo com a explanação da Claudia, quando coloca que a Educação em saúde e promoção da saúde devem estar “pari-passu”. No entanto não podemos perder de vista o foco principal quando se fala em saúde/doença. Em última análise, o objeto de todas as questões aqui levantadas e estudadas, é o ser humano, na sua essência e complexidade.
Portanto, de acordo com o artigo, devemos nos basear em conceito de saúde ampliado, buscando meios para propostas comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e cidadania, orientando-se para ações cuja a essência está na melhoria da qualidade de vida e na “promoção do homem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário