quinta-feira, 16 de abril de 2009

Postagem referente ao textoEmpowerment e avaliação participativa em um programa...

Como discutido anteriormente, para haver promoção em saúde é estritamente necessário que haja a participação da comunidade. Assim promover a saúde é capacitar a comunidade a melhorar a sua qualidade de vida.
Para a implementação e obtenção de resultados em "promoção em saúde", os sujeitos antes receptores de ações de saúde, passam a assumir o papel de protagonistas nesta batalha, sendo imprescindível desvencilhar-se de velhos pensamentos como,"saúde é obrigação de médico" ou " só ir ao serviço de saúde se sentir-se doente ", e se abrir para um desafio grandioso, em um processo de construção, de um novo fazer em saúde. A " capacitação" ou "sensibilização" do indivíduo ou do coletivo parte do conceito do Empowerment que se traduz como empoderamento e nada mais é que dar a condição, através da capacitação em vários níveis para que o indivíduo ou comunidade se tornem agentes de suas próprias mudanças e capazes de enfrentar a vida com a melhor saúde possível e mais qualidade de vida.

3 comentários:

  1. No tocante Empowerment:

    A responsabilidade e os direitos dos indivíduos e da comunidade pela sua própria saúde estabelece que as condições e os recursos fundamentais para a saúde são: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade.

    Para que tudo isso aconteça, é preciso que tome posse da ferramenta, usando-a.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza para melhorar as condições de vida dos indivíduos e comunidade é necessário que essa comunidade ou indivíduo tenha conhecimento do que pode ser mudado e que saiba seus direitos para reivindicá-los.

    ResponderExcluir
  3. Vamos aguardar o próximo passo. O que o Professor Miro tem a nos propôr, para que façamos alguma contribuição acerca de tudo isso, em prol de um bem comum.

    ResponderExcluir