sexta-feira, 17 de abril de 2009

Postagem referente ao texto Empowerment e avaliação participativa de desenvolvimento local e promoção da saúde.

O empowerment comunitário, conforme apreciado no texto, quando se refere a iniciativa de Vila Paciência - Zona Oeste do Rio de Janeiro, é uma alavanca poderosa em prol de desenvolvimento e promoção da saúde. O empoderamento é uma ferramenta eficientíssima quando despertado pelos interesses de toda uma comunidade, cujo propósito, atingir objetivos e metas. Daí, se inicia o diagnóstico comunitário com proposições e métodos de planejamento completo, cujo objetivo: atingir qualidade total de vida.
O empoderamento, refere-se ao reforço da capacidade de indivíduos/comunidades para se manterem saudáveis e capazes de enfrentar a vida com a melhor saúde possível. Conforme as agravâncias sociais, históricas e culturais atuais, em que o cidadão acha que sua saúde é de obrigação dos profissionais de saúde, ir ao médico e fazer uso de mdiacamentos é sua única responsabilidade e, que os profissionais de saúde cuidam de doença e, do indivíduo doente, além disso, o serviço de saúde só é procurado quando se está doente ou já morrendo.
Empowerment: instrumento pelo qual, indivíduo, grupo ou comunidade exposta à vulnerabilidade, pode e deve tomar posse e decidir usando-o para o bem comum. Elaborando e implementando políticas públicas saudáveis; criando ambientes favorávies à saúde, tendo em vista, refoço de ação comunitária; desenvolvendo habilidades pessoais e, reorientação do sistema de saúde, entre outros.

2 comentários:

  1. Comentário muito bem exposto pelo nosso amigo Levi, revelando esta potente arma que todo cidadão tem em mãos, basta agora serem educados para saber usar de uma forma mais correta possível.

    ASS: Diego Vieira ( 072370505 )

    ResponderExcluir
  2. Logo no final do texto foi abordado por você Levi a questão do envolvimento governamental, da comunidade e demais setores, que é algo que eu concordo. Seu posicionamento a respeito foi bem conciso.Sendo também de suma importancia o resgate dos valores dos próprios moradores da comunidade como ferramenta de transformação.

    ResponderExcluir