terça-feira, 7 de abril de 2009

Postagem sobre o artigo Educação em Saúde, graduando em enfermagem Diego Vieira

O profissional de saúde, seja ele enfermeiro, médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e etc, deve estar sempre atento à educação e promoção da saúde. Mas o que seria essa educação e promoção ?
Primeiramente para existir os dois itens citados acima, deve-se ter um conceito amplo e correto sobre a saúde. Pois ela hoje não é mais apenas ausência de doenças, saúde vem sendo vista como um todo, como um bem estar físico, social, ambiental e emocional, onde todos estão intimamente ligados. Então, por exemplo, a perda de alguém querido para um de nossos clientes gera um desequilíbrio emocional, onde pode acarretar em uma cascata de distúrbios físicos devido aquele mal estar emocional, como também um cliente que vive em locais de grandes desigualdades sociais e demais, exemplificam muito bem esta grande interligação.
Portanto, uma visão interdisciplinar é fundamental para qualquer ação relacionada a esse complexo tema que é a saúde. Então não adianta mais olhar apenas para a doença para gerar saúde, e sim olhar o ambiente como um todo e estabelecer prioridades, e também estar sempre atento que antes daquele nosso cliente chegar enfartando em nosso plantão, podemos juntos promover a saúde, através de programas de ações básicas e primárias, pois educando o povo e lhe dando esse empoderamento que lhe é devido, as internações e o número de atendimentos em nível terciário diminuirão bastante.
Então para novas perspectivas, todos, incluindo povo, políticos e profissionais de saúde, devemos lutar contra a queda do olhar biologicista hegemônico, o médico e hospitalocêntrico e buscar um olhar humanístico ampliado para então gerarmos a educação e prevenção, fatores fundamentais para a conquista desse bem estar máximo que buscamos árdua e incessantemente durante toda nossa vida, esse sonho talvez inimaginável, que a tão discutida saúde.

ASS: Diego Vieira ( Graduando em enfermagem UVA )

2 comentários:

  1. um dos pontos de vista abordado por seu texto e que está implícito a todo o momento é a questão de se trabalhar em sociedade, em conjunto e com métodos que proporcione uma qualidade de vida, e não somente estarmos preparados como agentes de saude, para tratar da doença esquecendo até mesmo da pessoa em si e de sua história de vida.

    ResponderExcluir
  2. Diego!

    Vamos acreditar lutando com sabedoria, na tentativa de acessos aos meios cabíveis, para fazer valer tudo isso. Transformando sonho em realidade.

    ResponderExcluir