sexta-feira, 17 de abril de 2009

Empowerment ( Diego Vieira 072370505 )

Para promover saúde, antes temos que ter bem claro em mente alguns conceitos importantíssimos, como o conceito de empowerment, que seria um empoderamento de uma comunidade, ou seja, dar a ela o que lhe é devido, o direito de conhecer e execer seu papel de cidadão e também ter bem claro o conceito ampliado de saúde, a visualização de um bem estar máximo. Também deve ser feito um Diagnóstico Comunitário, isto é, uma avaliação profunda da comunidade a ser educada, visualizando seu atores sociais e assim começar esta árdua batalha.
Então para chegarmos em um nível aceitável de qualidade de vida de forma geral ( um bem estar físico, social e ambiental ), deve-se educar o povo e acordá-los para uma valiosa ferramenta que eles têm em mãos e não sabem, que o direito de cobrar o que lhe é devido, o que é de seu direito ter e devemos todos nós como educadores em saúde levar esse empoderamento a todos, independente de sua raça ou classe social.

2 comentários:

  1. A Tarefa do diagnostico é muito complicado. porque tem que conhecer bem a fundo aquela comunidade.É muito complicado quando se envolve com aspectos culturais. tem que ter uma visão muito complexa

    ResponderExcluir
  2. Educação em saude e um pouco complicado, alias lidar com uma determinada comunidade e dificíl.O EMPOWRMENT ajuda nos profissionais lidarmos um pouco com essa situação, quando a comunidade participa junto, ou seja quando você da a oportunadade dessa comunidade trabalhar junto tudo se torna mais facíl.Venho a lembrar que nenhum trabalho projeto ou criação dentro de determinada comunidade daria certo sem a participação de todos o empowerment e muito legal e importante.

    ResponderExcluir