sexta-feira, 17 de abril de 2009

Discutindo o Empowerment...

Eu achei ótimo esse trabalho realizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, pois quando se trata de Promoção da saúde e Desenvolvimento Local nada melhor do que realmente usar essa metodologia participativa, pois são os moradores que sabem onde realmente esta a sua necessidade, pois cada um sabe da sua realidade.
Essa discussão sobre os depoimentos e os relatos dos participantes em relação ao programa, nada mais é que uma forma de chegar a uma solução comum, para um crescimento individual dos moradores e para uma mobilização da comunidade em relação a esse poder que juntos eles tem nas mãos.
Eu vejo o Empowerment,como uma forma do cidadão ter um controle maior sobre as decisões que muita das vezes são tomadas por ele, sem falar da melhoria na saúde e conseqüentemente na qualidade de vida dessa comunidade, pois a promoção vai trabalhar onde realmente ela é solicitada.
Nas nossas aulas é sempre discutido Promoção na saúde e esse trabalho mostra que pode dar certo se contar com a colaboração de todos.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse trabalho realizado em Vila Paciência deveria se estender para outras comunidades carentes. Esses trabalhos voltados para o empowerment, onde a participação individual e coletiva são de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, de acordo com o texto, "potencializa o morador e o torna agente de sua própria mudança a partir do recursos que dispõe."

    ResponderExcluir