segunda-feira, 18 de março de 2013

Reforma Sanitária (turma noite)


68 comentários:

  1. Evania Ferreira - Enfermagem19 de março de 2013 às 18:40

    A Reforma Sanitária brasileira nasceu na luta contra a ditadura, com o tema Saúde e Democracia, teve grande apoio dos universitários da época, do movimento sindical, do movimento popular e em experiências regionais de organização de serviços. Surge, então, o novo movimento de saúde no Brasil, que dá ao ser humano o direto à saúde como vital sendo dever do estado proporcioná-la.

    ResponderExcluir
  2. Fabiana Santos Correa-Enfermagem

    O movimento ocorreu durante uma Conferência Nacional de Saúde em Brasília e à partir dai surgiu uma proposta do direito á saúde para todos os cidadãos, transformando-a em um dever do Estado. Através da criação de um sistema de acesso universal e igualitário, com ações voltadas para sua promoção, proteção e recuperação denominado de Sistema Único de Saúde (SUS) houve uma melhora significativa no perfil epidemiológico do país e junto com o Programa de Saúde da Família (PSF) criado pelo Ministério da Saúde que veio à acrescentar e dar continuidade ao programa de reforma sanitária. Os programas de saúde brasileiro são referências internacionais, além de ser apontados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como exemplo para os países em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  3. Achei a aula interessante e produtiva. Apesar de algumas falhas que ainda tem o SUS, somos privilegiados. Fora do Brasil, as pessoas tem que pagar por saúde. No Brasil é um direito do cidadão e dever do Estado. No nosso país é um exemplo para os demais países em desenvolvimento. O Programa de controle da AIDS, Saúde da Mulher e do Idoso são apenas alguns dos exemplos. Eu moro em Búzios e não tenho nada o que reclamar com a saúde, o hospital e os PSF funcionam bem, obvio que podem buscar melhorias.
    Lucilene Merlin- 2º período- Enfermagem

    ResponderExcluir
  4. O termo “Reforma Sanitária” foi usado pela primeira vez no país em função da reforma sanitária italiana. A expressão ficou esquecida por um tempo até ser recuperada nos debates prévios à 8ª Conferência Nacional de Saúde, quando foi usada para se referir ao conjunto de idéias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), houve uma melhora significativa no perfil epidemiológico do país, com redução nos índices de mortalidade infantil, principal indicador mundial de desenvolvimento social.Na tentativa de melhorar o panorama da saúde no país e dando continuidade ao processo de reforma sanitária, o Ministério da Saúde criou em 1994 o Programa Saúde da Família, visando ampliar o acesso à saúde através de uma política de inclusão social. Baseado na experiência bem sucedida do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), lançado em 1991, que já utilizava a família como unidade de ação e cujos resultados foram significativos na redução dos índices de mortalidade infantil, o PSF foi introduzido com a finalidade de reafirmar os princípios básicos do SUS.

    GIANINNY MATTOS DE MELLO - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO.

    ResponderExcluir
  5. Em meados do século XIX e XX, o Brasil passava por um processo de industrialização e urbanização, o qual acarretou uma grande aglomeração de pessoas que tentavam melhores condições de vida na capital. Essa quantidade exacerbada de pessoas trouxe um problema seríssimo a saúde, ou seja, o número de epidemias aumentou desgovernadamente. Então, foram surgindo correntes de pensamento socialistas, e esses que tinham a visão de intervir no estado, principalmente pelo o estado em que encontrava-se a saúde daquela época. Este movimento foi aceito sem meio o séc. XIX, dando o decreto final os membros e participantes da 8° conferência nacional de saúde. Esta reunião serviu para defender o direito que nao era dado a todo cidadão de uma saúde de excelência e qualidade. Então, deu inicio ao conceito de saúde pública, criou-se primeiramente os CAP'S, logo, os IAP'S, e sucessivamente com o INPS e outros órgão do governo que defendiam a saúde universalizada. Portanto, podemos observar um pouco sobre a história da reforma sanitária, mas também o efeito que esta causa até os dias atuais.

    ResponderExcluir
  6. O Debate na aula foi muito produtivo pois podemos ter uma visão clara sobre a Reforma Sanitária. A Reforma Sanitária, enquanto proposta foi resultante de um longo movimento da sociedade civil brasileira em defesa da democracia, dos direitos sociais e de um novo sistema de saúde. A Reforma Sanitária Brasileira (RSB) na década de 80 foi formulado com os princípios da saúde enquanto direito e dever do Estado, o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, com ênfase nas seguintes diretrizes: descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem
    prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.


    Ana Carolina Gonçalves de Souza Moraes Fisioterapia 7ºPeríodo

    ResponderExcluir
  7. O SUS de hoje em dia é um sistema público eficaz mas por muitas vezes ocorre falhas pela falta ou desvio de investimento pelo governo. Porém temos alguns privilégios em ter a sauda como direito de todo cidadão brasileiro, pois temos disponibilidade de alguns serviço médicos porém muito demorados, por muitas vezes as pessoas morrem a espera de um deles. Se fosse melhor esse investimento teria muitas melhoras para toda a população com isso os niveis do indice do desenvolvimento humano iram aumentar trazendo o pais a um desenvolvimento social elevado.

    Fabiana Macedo Pessanha / Enfermagem 2º periodo

    ResponderExcluir
  8. Graças a 8º conferência nacional de saúde, foi descoberto um novo sistema de saude ao qual,traria beneficios a população.O SUS surgiu no intuito de melhorias ao qual tem como objetivo a igualdade, equidade e universalidade, pois assim todos cidadãos teriam direito e é dever do estado.Antigamente não existia prevenção e sim as epidemias que seriam muitas pessoas saindo de um lugar para ir para uma cidade para trabalho,ao qual ficava um aumento muito grande de pessoas juntas, que não era nada bom.No seculo xx só tinha assistência medica quem era rico era um absurdo, pois graça a nova descoberta (SUS),as pessoas que não tinham condições passariam a ter seus direitos na saude como qualquer outro cidadã sem descriminações com sua classe social,e teriam acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem sem restrições.Hoje mesmo tendo falhas no Sus somos pessoas previlegiadas.Ana carolina Nunes Melo.(Enfermagem 3º periodo noite)

    ResponderExcluir
  9. A falta de investimento do governo brasileiro é muito grande na saúde, pois torna o SUS em um sistem precário para a população.
    A espera para um atendimento médico por muitas vezes são longas e em alguns casos os elevam a sua morte, pois o SUS é publico e direito de todo cidadão, pois em alguns pais esses sistemas são pagos e de alto custo para população estrageiras.
    Se houvesse melhoria nesse sistema seriamos um pais de melhor desenvolvimento social para todos.

    Gabriella Santos da Silva / Enfermagem - 2º periodo

    ResponderExcluir
  10. No começo do século XX, só os ricos que tinham médico ou doutores e os pobres benzedeiras e caridade. A população pobre só tinham o atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela igreja. No ano de 1923 o deputado Eloí Chaves, cria lei da aposentadoria, para ser financiadas pelas empresas e seus trabalhadores. Com isso pretendia diminuir as tensões sociais, teriam assistência médica e depois de algum tempo terão o direito da aposentadoria. Mas o LAPS sempre foi aplicado, ser não pagar, não recebe aposentadoria. O Ministério da Saúde, veio para fortalecer as ações da saúde pública. INPS vai gerir todas as aposentadorias, pensões e assistência médica dos trabalhadores do Brasil. Em 1970 os trabalhadores rurais passam a ter assistência médica e aposentadoria. Em 1978 criaram o SIMPAS e reuni todos os órgãos de assistência médica, no INAMPS e todos os órgãos de aposentadorias e pensões o INPS, a administração dos recursos brasileiros do Sistema passa a ser controlada pelo IAPAS. Uma grande vitória a 8° Conferência Nacional da Saúde, que surgiu o SUS. Um direito e não mais um favor, para todos.
    SABRINA NOGUEIRA DE CARVALHO - ENFERMAGEM - 2°PERÍODO

    ResponderExcluir
  11. A aula foi muito bem coloca e abordou sobre A Reforma Santária e o Sistema Único de Saúde ,que enfatizou sobre como eram tratadas as pessoas em relação a saúde até o século XX e os dias de hoje,não existia humanidade as desigualdades no acesso aos serviços de saúde eram grandes, ao longo do tempo foram criadas estratégias para as melhorias dos sistemas ate que chegamos no SUS, que em comparação ao estágio antigo mudou muito e para melhor o tratamento das pessoas em desenvolvimento histórico da saúde nos dias de hoje.Claudiane de Carvalho Alves - 3° período (Enfermagem)

    ResponderExcluir
  12. Por mais que venham reclamar de alguns erros, os SUS que existe nos dias de hoje já é uma realidade bem superior em universalidade e integralidade do que já a alguns anos onde a saúde não era por direito de todos e sim dos trabalhadores e quem podia pagar por ela. Esse direito a saúde para os trabalhadores se iniciou no século passado onde que com a urbanização e industrialização se fez necessário o atendimento aos trabalhadores para que seus empregadores não os perdessem por conta das doenças, até então só quem tinha acesso a saúde eram as pessoas que tinham poder aquisitivo. Antes mesmo da formação do SUS pessoas que não tinham um emprego quando conseguiam ser atendidas eram atendidas como indigentes; E onde as condições dos pontos de atendimentos eram precárias.
    Depois com a criação do SUS a saúde passou a ser um direito de todos.
    FELLIPE DE SOUZA ALCANTARA - FISIOTERAPIA (7º Período)

    ResponderExcluir
  13. A aula foi bastante produtiva e serviu para nos esclarecer o grande movimento que foi a reforma sanitaria no brasil,no qual foi um momento de grandes mudanças ,Almejava-se, desde seus primórdios, que pudesse servir à democracia e àconsolidação da cidadania no País.Nos mostrou que a grande mudança depois da criação do SUS ,que apesar de ainda ter algumas falhas ,hoje em dia nos temos temos a saúde como o direito de qualquer cidadão ,o que não ocorria antigamente .
    Juliana da Silva Abreu 2°periodo em enfermagem

    ResponderExcluir
  14. Achei a aula de sexta feira muito construtiva, me trouxe um olhar muito critico e ao mesmo tempo inovador sobre a saúde brasileira. a aula contou parte de nasso história! História de nossos avós e pais. Pude conhecer todos os programas de saúde, e a mudança que sofreram com as necessidades até chegar ao resultado que temos hoje. Pude conhecer a origem da ligação do ESTADO/ SAÚDE/ POPULAÇÃO. Vi o quanto o olho de estado cresceu ao ver que poderia ganhar com impostos pagos por trabalhadores em troca de uma saúde precária e pra poucos.
    Impressionante realmente a história da saúde... criada com muito custo e passando por várias necessidades até se tornar o grande SUS que hoje é, passando por várias mudanças e sistemas como o INAPs e IAPs, até chegar ao que hoje é . Difícil entender como que somente as pessoas com carteira assinada tinham direito a médicos, direito a saúde, e o pobre que não tem educação, cultura, e muito menos o minimo de condições possíveis para manter sua higiene e saúde como total , ainda mais naquela época onde todas essas coisas eram dadas como '' sem importância'' e as 'pestes' assolavam o pais. Hoje já podemos ver um GRANDE progresso, por mais que falem mal do sus por ser as vezes lento e falho, ele consegui sim atingir a todas as classes sociais e qualquer tipo de pessoa, ele cobre cirurgias e tratamentos muitas das vezes incompatíveis com a realidade de grande parte da população brasileira.

    ResponderExcluir
  15. A reforma sanitária foi resultado de um longo movimento civil brasileiro em defesa da democracia. Era uma luta constante e ainda é, por uma saúde melhor para todos. No século passado só quem recebia atendimento eram pessoas de poder, hoje em dia a "coisa" mudou bastante, mas ainda é precária em algumas localidades do Brasil. Com o SUS houve uma melhora significativa, diminuição das doenças epidemiológicas, melhora juntamente ocorrida com a criação também dos PSF, destribuidos pelos bairros.
    O que podemos afirmar, é que houve uma melhora significativa!
    JAQUELINE PESSANHA DE ANDRADE (FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  16. A aula foi bastante produtiva e nos esclareceu o grande movimento que foi a reforma sanitária.Antigamente só quem tinha direito a médicos eram as pessoas de posse e os pobres que não tinham posse se tratavam com benzedeiras;graças a Deus que com o passar dos anos isso tudo mudou,claro temos algumas falhas no SUS mais conquistamos o nosso direito.
    O movimento pela reforma sanitária brasileira teve a participação do povo, que começou em 1900 mais a sua alavanca deu a importância mesmo na década de 70,com um único objetivo de lutar pela garantia do direito universal á saúde e a construção de um sistema único e estatal de serviços.A 8ª conferência nacional de saúde em Brasília diga-se de passagem que foi um grande marco do movimento sanitário brasileiro,onde teve a maior participação popular da história que pessoas lutavam pelos seus direitos de cidadãos.Com isso chegamos uma conclusão que saúde é "Direito para todos e dever do Estado." (Mayara Cristina -Enfermagem 2° período -Noite)

    ResponderExcluir
  17. Aline de Andrade do Nascimento. 7º período - Fisioterapia.

    O debate da última aula nos mostra que, embora na prática o SUS tenha diversas falhas isoladas quando visto como um todo, analisando suas diretrizes e resultados já obtidos, podemos perceber o quanto evoluímos na área da saúde. A garantia de atendimento a todo e qualquer indivíduo, independente de qualquer aspecto, foi a maior evolução que que tivemos. Um direito conquistado pelo povo e que até hoje ainda é incompleto. Mais do que trabalhar com a doença, hoje os profissionais de saúde trabalham para evitá-la, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população. Aspectos que antes eram precários, hoje seguem as normas de um sistema de saúde que, na teoria, é muito bom.

    ResponderExcluir
  18. O SUS é um direito de todos os cidadães e dever do Estado, o Brasil possui um sistema único de saúde (SUS), o sistema defende que a saúde é um direito de todos independente da raça, cor, religião e condições financeiras, ainda enfrentamos muitos problemas no SUS, tais como: Desvio de verba que é direcionado a saúde publica, mal atendimento da parte dos profissionais da saúde, etc...
    mesmo com todos esses problemas o Brasil e um dos países que oferece saúde para todos os indivíduos igualmente, com o passar dos anos a saúde evoluiu muito e tenho certeza que irá evoluir muita mais.

    FERNANDA CARDOSO TRUGILHO- ENFERMAGEM 3° PERÍODO - NOITE

    ResponderExcluir
  19. NA TEORIA O SUS É UM DIREITO DE TODOS E UM DEVER DO ESTADO, MAS NA PRÁTICA NÃO É BEM ASSIM . AINDA HÁ UMA ENORME DEFICIÊNCIA NA INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO Á FALTA DE PROFISSIONAIS, VERBAS NAS QUAIS SÃO DESVIADAS E DEIXADAS DE SER APLICADAS NAS UNIDADES DE SAÚDE. NA AULA PASSADA FOI DITO QUE ANTES DA REFORMA SANITÁRIA SÓ QUEM TINHA DIREITO À MEDICO ERAM AS PESSOAS QUE TINHAM POSSES, MAIS HOJE NO SÉCULO XXI NÃO ESTÁ MUITO DIFERENTE DO PASSADO, A SAÚDE PUBLICA AINDA É UMA PEDRA A SER LAPIDADA POIS SABEMOS QUE O SUS FOI O GRANDE AVANÇO DA HISTÓRIA DANDO DIREITOS IGUAIS AOS CIDADÃOS INDEPENDENTE DE ETNIA, RAÇA,CLASSE SOCIAL. MAIS AINDA HÁ MUITO O QUE SE FAZER COMO O PROº: WALDOMIRO FALOU EM AULA, EXISTE MUITA GENTE HONESTA COM VONTADE DE MUDAR O QUADRO DA SITUAÇÃO DO SUS NO BRASIL, COMO HÁ AQUELES QUE QUEREM SE BENEFICIAR DO MESMO PARA TIRAR VANTAGENS DENEGRINDO A IMAGEM DO SUS DE FORMA GRATUITA E LEVIANA. PODEMOS SER IGUAL AO CANADÁ QUE DA AOS SEUS CIDADÃOS DIREITOS IGUAIS SEM EXCEÇÃO DE NENHUM CRITÉRIO JÁ CITADO, PESSOAS DE OUTROS PAÍSES PROCURAM TRATAMENTO NO CANADÁ PORQUE O SISTEMA DE SAÚDE DELES NÃO SE NEGA A CUIDAR ATÉ DAQUELES QUE NÃO SÃO DE NACIONALIDADE CANADENSE. ENTÃO EU ACREDITO QUE PODEMOS SER MELHORES DO QUE SOMOS PODEMOS COLOCAR EM PRÁTICAS IDÉIAS INOVADORAS PARA QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA POSSA VIR A TER UMA SAÚDE DE ALTA QUALIDADE. TEMOS SUBSÍDIOS PARA BOLSA FAMÍLIA, MINHA CASA MINHA VIDA POR QUE NÃO PARA SAÚDE DA POPULAÇÃO. PRECISAMOS DE MORADIA,DE AJUDA MONETÁRIA MAIS ACIMA DE TUDO PRECISAMOS DE SAÚDE PARA NOS MANTERMOS .

    ALEXANDRA MELO ( ENFERMAGEM NOITE)

    ResponderExcluir
  20. A última aula debatemos sobre a reforma sanitária e o sistema único de saúde, onde se falou que em 1923 começou a primeira previdência no país com as (CAPs) onde as empresas descontavam um valor para cada funcionário ter direito a assistência médica, daí o governo do estado se interessou e fez a (IAPs) onde fazia a tripartite realizada pela empresa, empregado e estado. Em 1966 os IAPs fudem e é criado o INPS, que em 1977 se estende para os trabalhadores rurais. Em Março de 1986 na oitava conferência de saúde que colocaram a idéia da reforma da saúde, como uma saúde para todos, daí criaram o SUS, que muitos acham que não é eficiênte o programa, mas o SUS´mesmo com todas as falhas é um programa que atende a todos os cidadãos Brasileiro. Anna Karla da Silva Pereira ( enfermagem, terceiro periodo noite) .

    ResponderExcluir
  21. A minha visão sobre o SUS era negativa, pois nunca havia me informado sobre a parte histórica do período de inicialização da reforma sanitária, somente comentava o que via e ouvia em telejornais sensacionalistas que mostravam a parte geradora de mais comentários, as faltas de insumos, poucos funcionários e filas enormes. Por outro lado não posso negar que ainda pode melhorar, só o que precisamos é que os responsáveis sejam competentes e façam uma boa gestão, pois a ideia do Sistema Único de Saúde para todos independente de qualquer situação é fantástico e sem preconceitos, integralizando e universalizando o cuidado de saúde para todos como é previsto na Constituição Federal.

    CRISTIANE DA COSTA E SÁTIRO NOVO (20121105362)

    ResponderExcluir
  22. Durante o debate realizado em sala de aula, observei que muitas coisas ao longo desses anos se passaram em questão a saúde, visto que , houve grandes movimentos e propostas nas quais a população estava sem proteção, gerando grandes problemas de saúde específicos, bem como riscos e exposições, significando necessidades diferenciadas, exigindo que as ações da gestão do sistema e dos serviços de saúde sejam orientadas para atender a essas especialidades. Com a entrada do SUS, o principio é a equidade. A mudança foi grande, pois ocorreu a unificação do comando, representada pela transferência ao Ministério da Saúde de toda a responsabilidade pela saúde no plano Federal. Com o princípio da universalidade representou a inclusão de todos no amparo prestado pelo SUS, qualquer pessoa passa a ter direitos de ser atendidos nas unidades públicas de saúde, lembrando que antes apenas os trabalhadores de carteira de trabalho faziam jus a esses serviços.
    MÁRCIA CARMELITA DA SILVA 20121104213 ENFERMAGEM 3ºPERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  23. A última aula foi muito produtiva, pudemos conhecer mais da história da saúde em nosso país e perceber que ao contrário do que muitos dizem sem pensar a saúde é "melhor" sim, nos dias atuais, mesmo com todos os problemas. O tema abordado foi a reforma sanitária, Uma reforma que nasceu da necessidade de ter um sistema de saúde mais vigente. Com a migração das pessoas do campo para a cidade, houve o aparecimento de muitas doenças pois a cidade se tornou um ambiente ainda mais propício para proliferação; em 1923 a lei Elói Chaves representa um marco no surgimento da previdência social com a criação dos CAPS (caixas de aposentadorias e pensões), só quem era funcionário de determinadas empresas e contribuíam tinham acesso a assistência médica, ou seja, só tinha acesso à saúde quem podia pagar por ela. Em 1932 foram transformados em IAPS, passando a ser institutos; estes atendiam trabalhadores de acordo com suas categorias profissionais e participação do Estado; Havia uma contribuição TRIPARTITE (empregados, empresa e Estado); Por volta de 1966 os IAPS se fundiram e é criado o INPS com uma participação ainda maior do Estado, que logo depois se estende para trabalhadores rurais. Só era atendido quem possuia a carteirinha do INPS, em ÚLTIMO CASO era atendido como indigente, o INPS foi a iniciativa da unificação. Os médicos eram contra a universalização e integralidade pois eles perderiam a base dos seus lucros; Com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986 surgem as duas principais diretrizes do sistema único, a integralidade das ações e a universalidade do acesso, dando início ao SUS - saúde para todos! Com todo esse embasamento me sinto muito bem informada e preparada graças à essa aula maravilhosa! (THALITA DE MELLO SILVA - ENFERMAGEM - 3º PERÍODO/NOITE)

    ResponderExcluir
  24. O debate realizado em sala de aula teve como tema, Reforma Sanitária-SUS. No início do século XX, a saúde no Brasil era apenas curativa e para os ricos. Ao passar dos anos a mudança foi acontecendo; primeiramente foi criado os CAP’s ( Caixas de Aposentadoria e Pensões), um serviço financiado parte pelo trabalhador parte pela empresa. Para substituir os CAP’s foi criado os IAP’s ( Instituto Aposentadoria e Pensões), nesse momento o Estado entra com sua contribuição. Na década de 80, especificamente em 1986, acontece a VIII Conferência Nacional da Saúde, onde foi estabelecido a criação do SUS (Sistema Único de Saúde) , integrando e universalizando todo acesso à saúde no Brasil. Tornando à saúde um direito de todos e dever do Estado, onde qualquer indivíduo, seja ele brasileiro ou não, tem direito de ser atendido em qualquer hospital, em qualquer lugar do Brasil.

    Gabriela Luis - Enfermagem / 3º período

    ResponderExcluir
  25. O termo “Reforma Sanitária” foi usado pela primeira vez no país em função da reforma sanitária italiana.Em meados do século XIX e XX, o Brasil passava por um processo de industrialização e urbanização, o qual acarretou uma grande aglomeração de pessoas que tentavam melhores condições de vida na capital, com isso foi surgindo o aumento das doenças.Em 1923 começou a primeira previdência no país com as (CAPs) onde as empresas descontavam um valor para cada funcionário ter direito a assistência médica, daí o governo do estado se interessou e fez a (IAPs) onde fazia a tripartite realizada pela empresa, empregado e estado. Em 1966 os IAPs fudem e é criado o INPS, que em 1977 se estende para os trabalhadores rurais. Em Março de 1986 na oitava conferência Nacional de saúde que propõem que a saúde é Direito de todos e dever do Estado, seja universal o acesso a todos os bens e serviços que promovam. ( Elizabeth Garcia -2º período Enfermagem/ Noite)

    ResponderExcluir
  26. O debate sobre a reforma sanitaria no Brasil em sala de aula foi bastante esclarecedor, falamos sobre a desigualdade ao acesso aos serviços de saúde,até o século XX a cura de doenças era realizada por instituições de caridade,ou médicos que atendiam aqueles que podiam pagar por seus serviços.O Estado não participava dessa assistência.Em 1923 a lei Elói Chaves foi um marco no surgimento sa Previdência Social Brasileira, com o CAPs.Entre os anos de 1945 e 1964são criados a carteira de trabalho eo Ministério da Saude.Por volta de 1966 os IAPs se fundem e é criado o INPS.
    No Brasil o movimento da Reforma Sanitária, no final da decada da 70, o que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão e um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviçosque promovam e recuperem.Deste pensamento resultaram duas das principais diretrizes do SUS, que são a universalidade do acesso ea integralidade das ações.Concluimos com essa pequena pincelada histórica, que sofremos muito até a chegarmos o SUS, onde todos sem qualquer discriminação pode ter acesso, mesmo com a deficiência que temos ainda com o sistema por causa de politicos inescrupulosos que desviam verbas importantes designadas a programas de saúde.Eu me orgulho do Sistema Unico de Saude ( sus ), no Brasil.

    Jerrimara O rodrigues / 3°periodo de enfermagem

    ResponderExcluir
  27. Na segunda metade do século XIX, a deterioração das condições de vida da população pobre e conseqüente aumento significativo no número de epidemias, originou maior pressão social da massa operária urbana sobre o Estado. Havia uma grande desigualdade no acesso aos serviços de saúde. Até o início do século XX a cura de doenças era realizada por instituições de caridade sustentadas pela igreja e por doações, ou por médicos que atendiam apenas aqueles que podiam pagar por seus serviços. O Estado não participava dessa assistência. No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Deste pensamento resultaram as principais diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
    (RICARDO BELLAS SPITZ - FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  28. No último debate feito em sala de aula vimos sobre a reforma sanitária,que foi desenvolvida para dar contribuição ao SUS, analisamos o processo de reforma nas diferentes formas.
    No Brasil ate o seculo XX a cura de doenças era realizada por instituições de caridade sustentadas pela igreja e por doações, ou por médicos que atendiam apenas aqueles que podiam pagar por seus serviços, a populaçao pobre nao tinha a quem recorrer para receber ajuda. O Estado não participava dessa assistência. Em 1923, foi criado (CAPS) para aqueles que trabalhavam em algumas empresas das estradas de ferro, que ofereciam assistencia medicae aposentadoria.

    Em 1945 e 1964 foram criados a carteira de trabalho e o Ministerio da Saude.
    Quem precisasse de atendimento medico deveria pagar ou estar inserido ao mercado de trabalho. O mundo passou por uma crise nos anos 70 no modelo de financiamento medico, por causa da inflaçao medica. No final dos anos 70, no Brasil, teve o Movimento da Reforma Sanitaria, e logo apos a VII Conferencia Nacional de Saude decretou que a Saude é um direito do cidadao, dever do Estado e que seja Universal o atendimento a todos de qualquer tipo.

    Mas oque podemos perceber é que embora esteja em constante mudança e por mais que se tente aprimorá-lo, muitas falhas ainda persistem e que muito ainda precisa ser feito para que o serviço prestado seja efetivo.

    Mirella Cristine (Fisioterapia

    ResponderExcluir
  29. Em virtude da aula sobre reforma no sistema de saúde,observei que no Brasil o movimento da Reforma Sanitária,consolidou discursões e uma visão mais ampla sobre saúde e sua unificação em benefício da população mais carente... no final da decada da 70, o que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986,propondo que a saúde seja um direito do cidadão e um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços,esse mesmo serviço que antes não era dever do estado e nem tão pouco igualitário e unificado,pois nas décadas anteriores só tinham o previlégio de médico quem tinha dinheiro para pagar.
    Nos dias atuais o SUS tem suas falhas,mas atendem qualquer cidadão brasileiro e estrangeiro,sendo o único sistema da américa latina onde todos são atendidos independentes de raça,religião,classe social,trabalho e etc...
    Renata Gomes/ fisioterapia

    ResponderExcluir
  30. O tema reforma sanitária abordou historicamente a evolução da saúde publica no brasil e de como era precária a sua saúde para o povo, onde no inicio as únicas pessoas que teriam direito a um sistema de saúde eram os trabalhadores, esses com uma espécie de fundo de previdência privado que ocorria em parceria com seus empregadores.
    Com o passar do tempo o governo tomou parte desse fundo dando inicio a um sistema de saúde “publico”, mas ainda não universal.
    Atualmente o S.U.S. é um sistema teoricamente perfeito, no qual qualquer individuo sendo nacional ou não tem total direito a atendimento hospitalar, dos mais simples aos mais complexos sem que a pessoa tenha gastos, o sistema pode não funcionar perfeitamente, seja por desvio de verbas ou por má administração mas creio que com o tempo e a evolução ele funcionara!
    (Felipe Dos Santos Acacio - Enfermagem 2º Período)

    ResponderExcluir
  31. a reforma sanitária foi um movimento em prol da saúde publica coletiva brasileira, a aula demonstrou historicamente a evolução da saúde brasileira e os fundos privados de saúde que foram o “esqueleto” para o hoje chamado S.U.S.
    no inicio a saúde era um direito de poucos, somente os trabalhadores teriam direito a saúde os demais ficavam a mercê da própria sorte, hoje em dia com a criação do SUS a saúde é um direito de todos e obrigação da nação de oferecer esse serviço à assistência da saúde seja primaria, segundaria ou terciaria.
    a população reclama da funcionalidade do serviço do sus porem elas não se preocupam com a prevenção e sim com a cura das doenças, se as pessoas focassem mais a atenção na prevenção os serviços de assistência emergenciais não seria tão sobrecarregados.
    (Adriana Oliveira Dos Santos - Enfermagem 2º Periodo)

    ResponderExcluir
  32. Observando os assunto da reforma sanitária, durante a aula, eu pude enxergar o sistema de uma maneira diferente. Na verdade, bem diferente do que eu imaginava. Só pelo fato de saber como que surgiu o SUS, quando surgiu e principalmente o motivo pelo qual ele se fortaleceu; me trouxe uma miscelânea de sentimentos.
    Por um lado eu fiquei indignado em saber que o projeto inicial só foi ampliado e melhorado à partir de um interesse econômico. De fato não era no bem estar dos cidadãos o foco principal. Mas por outro lado eu fiquei aliviado também, pois tudo o que vivemos hoje, precisou passar por essa transformação. Durante todas essas etapas o sistema (juntamente com as pessoas)foi melhorando gradativamente; e eu espero que continue sempre nessa linha.
    Com os debates, eu senti que eu posso ajudar, eu posso tentar fazer melhor para a saúde no Brasil. Na minha cabeça eu tive algumas ideias, e senti muita vontade de tentar colocá-las em prática; eu só ainda não sei como fazer isso, mas eu vou descobrir.

    ResponderExcluir
  33. O debate foi focado a reforma sanitária,que está envolvida em reformular e aperfeiçoar as práticas da cooperação com as instituições públicas que prestam serviços de saúde.
    Assim escolhendo aquelas opções políticas que são claramente populares e progressistas; aquelas que permitirem a experimentação de práticas docentes e investigativas; e aquelas que estiverem buscando inovação e alternativa para seu aperfeiçoamento.
    Então,ficou claro em entender que nesse processo as ações são desenvolvidas e direcionadas a não implementação de uma reforma sanitária incerta que ajuda a construir projetos políticos e técnicos.
    E que atualmente , com o crescimento do sistema único de saúde ampliou o direito que cada cidadão tem sobre esse meio de saúde pública. Onde eles procuram sentir-se favoráveis com os serviços prestados pelo mesmo.

    [ENFERMAGEM-3º PERÍODO] ANNA CAROLLINA AKEMI

    ResponderExcluir
  34. A Europa passou por um momento de crescente industrialização e urbanização, com grande número de fábricas e aumento da população por melhor condições de vida foi sendo notado um grande aumento de doenças, pois com os movimentos das máquinas e as empresas trabalhando a todo vapor, o número de pessoas doentes iam aumentando, naquela época não tinha cuidado com funcionários, trabalhavam de forma precária e inalando fumaça tóxicas, além de não ter saneamento básico nas ruas, houve deterioração das condições de vida da população pobre e conseqüente aumento significativo no número de epidemias, após a reforma sanitária, foram adotados métodos de prevenção a saúde, como tratamento de água e esgoto, reduzindo assim o número de doentes. Até o inicio do século XX no Brasil a cura das doenças eram realizadas por instituições de caridades e doações ou por médicos que atendiam apenas quem podia pagar pelos serviços.
    Marcelli Perissé (Enfermagem 2º período)

    ResponderExcluir
  35. Devido a um aumento da aglomeração humana nas cidades, por decorrência de um momento de crescente industrialização e urbanização, houve deterioração das condições de vida da população pobre e consequente aumento significativo no número de epidemias. Este cenário começa a exigir uma intervenção do Estado na sociedade de forma geral, inclusive no que se referia a questões de saúde. Tudo isso refletiu no Brasil, onde a desigualdade no acesso aos serviços de saúde tem origens remotas. Até o início do século XX a cura de doenças era realizada por instituições de caridade sustentadas pela igreja e por doações, ou por médicos que atendiam apenas aqueles que podiam pagar por seus serviços. O Estado não participava dessa assistência.
    Após muita persistência da população e dos profissionais da saúde, foi realizado no Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, e que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Deste pensamento resultaram duas das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que são a universalidade do acesso e a integralidade das ações.
    Podemos concluir, que mesmo que nos dias de hoje a saúde no Brasil não seja uma referência plausível, se olharmos para o passado do nosso país, veremos situações muito piores.
    LETÍCIA GABRY (FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  36. No debate em sala de aula com o tema "Reforma Sanitária e o Sistema Unico de Saúde" podemos observar a evolução da saúde no Brasil. Antigamente antes da criação do SUS, o acesso a saúde era restrito, somente os trabalhadores tinham direito ao atendimento e muitas epidemias atingiam o nosso país gerando muitas mortes e graças a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986 essa história passa a mudar, pois agora o acesso a saúde passa a ser UNIVERSAL como direito de todos e dever do estado. Sabemos que o SUS na teoria é de dar inveja a muitos países, pena que na prática, muitas coisas tem se perdido ou não funcionam com a visão inicial da sua criação, mais eu acredito que podemos melhorar o sistema se saúde no nosso país e mulhorar assim a qualidade de vida da nossa população. Graziele P. Baptista Santos - 3º Pedíodo Enfermagem.

    ResponderExcluir
  37. Na aula pude entender, que a Reforma Sanitária apresentava uma medicina curativa, naquela época não se preocupavam ainda com a prevenção e promoção da saúde. Hoje em dia, temos o SUS, que no papel está tudo ali, LINDO, mas não aplicável na maioria dos lugares desse país. SE todos nós, brasileiros, soubéssemos dos nossos direitos e da nossa força, esse sistema funcionaria perfeitamente, afinal, nada do SUS é de graça, pagamos nossos impostos e temos os nossos direitos como cidadão e o Estado seus deveres. Tudo depende das autoridades, esperamos um país onde haverá um dia em que a saúde será prioridade.

    PALOMA BORGES ENFERMAGEM 2°PERIODO - NOITE

    ResponderExcluir
  38. O SUS surgiu da Conferência Nacional de Saúde em 1986. Deste pensamento resultaram duas das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde, foi um movimento feito por todos os profissionais desta área como:enfermeiros, médicos, farmacêuticos etc...
    A partir daí nasce através das políticas de saúde de estado o SUS, que visa como objetivo maior a universidade do acesso e a integralidade das ações.Apesar de todas as dificuldades que passamos hoje em dia,através do debate em sala vejo uma grande mudança com boas melhorias,o acesso ao atendimento está mais viável a todos, com menas burocracia e menos preconceito com os mais carentes.
    PRISCILLA GAGO TRINDADE/ ENFERMAGEM 3 PERÍODO-NOITE

    ResponderExcluir
  39. O sus foi criado para atender toda a população, o que não acontecia antigamente, onde só quem tinha dinheiro para pagar recebia o atendimento médico, com isso muitas epdemia foram espalhadas pois a maioria da população era pobre.Estudos foram feitos para tentar melhorar a situação que estava difício onde foi em fim criado o sus, que não pode negar atendimento a qualquer cidadão independente raça ou religião, se for pobre ou rico, no papel tudo é muito bonito mas infelizmente muita coisa ainda não acontece na prática, mas já é um bom começo porque hoje em dia até quem é estrangeiro tem direito a ser atendido com todo respeito e carinho como nós brasileiros.
    Paulo Vitor Reis Martins/ ENFERMAGEM 3° PERÍODO-NOITE

    ResponderExcluir
  40. Antigamente, a saúde no Brasil era muito precária e muito menos se valorizava a prevenção e promoção da mesma,onde somente os trabalhadores tinham direito, como se saúde fosse apenas de direito deles e não de todos. Começamos a observar a evolução, quando foi realizada a Conferencia Nacional de saúde em 1986 onde foi estabelecido o SUS, onde a saúde passou a ser um direito de todos e dever do Estado garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso UNIVERSAL E IGUALITÁRIO às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação. Desde então ocorreu uma melhora significativa nos padrões epidemiológicos visando um menor índice de mortalidade infantil. Apesar do nosso Sistema Único de Saúde ter muitas falhas hoje podemos dizer que todos os cidadãos tem direito a prevenção e recuperação não só através dele como pelo PSF que foi criado com a intenção de dar continuidade no processo de obtenção do direito a saúde.

    Natália C. Lobão ( Fisioterapia 7º período )

    ResponderExcluir
  41. Com o movimento da Conferência Nacional de Saúde em Brasília começou a ocorrer mudanças e transformações na saúde, com isso surgiu uma proposta do direito á saúde para todos os cidadãos, colocando isso como dever do Estado, através da elaboração do sistema Único de Saúde (SUS) que teve outro olhar para o perfil epidemiológico do país com a diminuição dos índices de mortalidade infantil que é o indicador centralizado mundial de desenvolvimento social.

    ResponderExcluir
  42. O crescimento de uma sociedade dificilmente (para não dizer nunca) é igualitário. Na medida em que alguns vão conseguindo progressos significativos, a grande massa populacional pode se encontrar inversamente proporcional a isso. Tendo como exemplo esse quadro, se observarmos o Brasil de tempos atrás, pode se encontrar certas semelhanças. Basta ver que o Estado era inerte em relação a saúde do povo... Consequência disso: o dinheiro regia o tratamento que você teria, a não ser que algum ser altruísta viesse te ajudar tal como as instituições de caridade da época. O que mudou essa realidade para que ela não se prolongasse para os dias atuais, foi a aprovação de leis como Elói Chaves (criação das CAPs e futuramente IAPs). Esse momento pode ser considerado o início de um (mínimo e mais do que obrigatório) apoio do Estado para com a saúde do povo. Tempos depois (década de 70) a Reforma Sanitária apresentou-se de caráter importantíssimo para futuras mudanças no contexto Estado - saúde – população, já que deste movimento surgiram diretrizes fundamentais para o SUS (que viria a ser aprovado em 1988) como a universalidade do acesso e a integralidade das ações. O termo “mudanças” usado anteriormente não simboliza que foi atingido um grau de satisfação com aquilo que é que oferecido pelo Estado; talvez no “papel” tenha se alcançado uma proximidade maior com o que seja ideal (princípios,diretrizes e objetivos do SUS), mas parece que há um abismo entre “ler” e colocar em prática. Quem sabe um dia isso mude caso a maior parte da população saiba de seus direitos e comece a exigi-los. (Hugo Ubiratã / Fisioterapia)

    ResponderExcluir
  43. No Brasil o movimento da reforma sanitária, no final da década de 70! E que culminou coma VIII Conferência nacional de saúde e, 1986, propõe Que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Deste pensamentos resultaram duas das principais diretrizes do sistema único de saúde ( SUS), que são a universalidade do acesso e a integralidade das ações. Achei interessante o modo que podemos promover a prevenção antes de pensar em reabilitar.

    Luciana Romaneli- fisioterapia

    ResponderExcluir
  44. A aula ao meu ver,trouxe um grande conhecimento.Aprendi que,não podemos analizar o sistema unico de saude visto como se funcionasse apenas por maus profissionais.Não,na verdade o.SUS ê um sistema muito bom que não visa cor,raça ou classe social.Entendemos que há. muito pra melhorar,pois nem todos os países funcionam como o nosso.Devemos agradecer pois há alguns anos atraz nossos pais e avós não tinham o mesmo privilêgio,os recursos da saude só alcansavam quem podia pagar o INSS.

    NUBIA QUIRINO REIS. 2° PERIODO DE ENFERMAGEM.

    ResponderExcluir
  45. No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, que culminou com a Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Deste pensamento resultaram duas das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que são a universalidade do acesso e a integralidade das ações. Porém, não raro essas características propostas a nosso sistema de saúde tornam-se inertes diante a interesses privados, com a utilização clientelista da maquina pública, não possibilitando que todo e qualquer cidadão utilize os serviços assim como previsto em lei.
    (Fernando Coimbra/Fisioterapia)

    ResponderExcluir
  46. a reforma sanitaria foi um grande marco naquela epoca so quem podia ter acesso a saude era rico com poder aquisitivo,pobres so tinha curandeiras bezendeiras ecom passar do tempo vinheram descobrir o direito q todos tinha sem descriminacao de cor ,raça ou etc tiveram uma grande ajuda de medicos academicos e etc.

    ResponderExcluir
  47. Como foi abordado em sala de aula antes não existia SUS era, INAMPS o Instituto que tinha a finalidade de prestar atendimento médico aos que contribuíam com a previdência social, ou seja, aos empregados de carteira assinada.
    Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita.
    Mesmo tendo varios problemas ainda na saúde o Brasil e um dos países que oferece saúde para todos os indivíduos igualmente.

    ResponderExcluir
  48. Como podemos verificar no texto disponibilizado,a Reforma Sanitária teve seu início em 1923 com a Lei Elói Chaves com a criação do CAPS, que em 1932 transformaram-se em IAPS .Estes Institutos atendiam trabalhadores de uma determinada categoria profissional e já havia alguma participação do Estado.Posteriormente, em 1966 estes IAPS se fundiram e formaram o INPS.Em 1977 é criado o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, havendo maior cobertura da população.A partir daí todos os "caminhos" convergiram para a VII Conferência de Saúde que foi determinante para o modelo existente hoje nos assuntos concernentes à assistência de Saúde que o Estado oferece aos cidadãos.Embora haja ainda hoje muito a melhorar com relação a diversos aspectos desta assistência,é sabido que muitos países de 1º mundo hoje buscam no modelo brasileiro,algo que se possa copiar e aprimorar dentro das realidades locais,isto é no país em questão.

    ResponderExcluir
  49. O debate sobre a reforma sanitaria no Brasil em sala de aula foi bastante esclarecedor, falamos sobre a desigualdade ao acesso aos serviços de saúde,até o século XX a cura de doenças era realizada por instituições de caridade,ou médicos que atendiam aqueles que podiam pagar por seus serviços.O Estado não participava dessa assistência.Em 1923 a lei Elói Chaves foi um marco no surgimento sa Previdência Social Brasileira, com o CAPs.Entre os anos de 1945 e 1964são criados a carteira de trabalho eo Ministério da Saude.Por volta de 1966 os IAPs se fundem e é criado o INPS. A Reforma Sanitária apresentou-se de caráter importantíssimo para futuras mudanças no contexto Estado - saúde – população, já que deste movimento surgiram diretrizes fundamentais para o SUS (que viria a ser aprovado em 1988) como a universalidade do acesso e a integralidade das ações.( Débora da Silva- 2º período Enfermagem/Noite)

    ResponderExcluir
  50. professor ñ vai abrir da aula passada ????

    ResponderExcluir
  51. Realmente esta faltando o da aula passada! não tera?

    ResponderExcluir
  52. E a galera que respondeu depois do prazo vai está valendo a pontuação tambem??

    ResponderExcluir
  53. "Reforma Sanitária" A expressão nos traz a mente um tempo de mudanças e melhorias no qual o sistema unico de saude (sus) tem nos mostrado ao longo do tempo, depois das transformações que aconteceu na saude publica a mortalidade diminuiu o pais desenvolveu programas saude familia tendo assim o intuito de tentar ampliar através de politica e de agentes comunitários, o brasil em XIX e XX teve um processo de industrialização e acabou se decepcionando com grandes números de pessoas tentando evitar o pior nas condições de vida, mas infelizmente não tiveram sucesso tendo como respostas o aumento de epidemias o problema na saúde ficou de um jeito que tiveram que unir pensamentos positivos e socialistas e tiveram que intervir no estado na época , graças a esse movimento socialista foi aceito a defesa da reforma .


    Rosinete nunes moreira (enfermagem/noite)

    ResponderExcluir
  54. O debate realizado em sala foi bastante significativo para esclarecer como surgiu o nosso Sistema Único de Saúde, o famoso SUS que é considerado um dos melhores sistemas de saúde coletiva. Onde se iniciou com movimento sanitarista brasileiro que cresceu e ganhou representatividade através dos profissionais de saúde, usuários, políticos e lideranças populares, na luta pela reestruturação do nosso sistema de saúde, sendo debatido na VIII Conferência Nacional de Saúde, que por fim declarado e oficializado na Constituição Federal de 1988 que diz: "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo medidas políticas, sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos...". Hoje percebemos e podemos ver essas medidas oferecidas, pena que pessoas corruptas fiquem a frente do nosso SUS descumprindo assim nossa Constituição, fazendo com que os cidadãos brasileiros se decepcionem com o grande e maravilhoso projeto. Confesso que fazia parte dessas pessoas que não acreditam no sistema, mas a aula abriu meu olhar crítico para o que verdadeiramente acontece na saúde brasileira. Samilla dos S. C. Pereira (Enfermagem 3º Período noite)

    ResponderExcluir
  55. O movimento sanitarista Brasileiro por volta de 1986 durante a VIII conferencia nacional de saúde em Brasília , cresceu e ganhou representatividade através dos profissionais de saúde , usuários , políticos e lideranças populares, na luta pela reestruturação do nosso sistema de saúde, garantindo o direito para todo cidadão e transformando num dever de Estado. Desde de a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), houve uma melhora significativa no perfil epidemiológico do país, com redução nos índices de mortalidade infantil. Antes disso a saúde era precária e nem todos tinham acesso , hoje todos são a favor do SUS , pois ele oferece desde vacinas à transplantes , temos toda uma gama de serviços de saúde , alem de assistência médica. Temos vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, temos um conjunto de bancos de sangue com qualidade de atendimento. No entanto esse sistema não pode fazer milagres enquanto for restringido em termos de financiamento e com problemas de gestão. Apesar de algumas falhas que ainda persistem, o SUS Brasileiro é apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como exemplo para os países em desenvolvimento.
    Luciani Magalhães Barbosa Enfermagem 3º período (noite)

    ResponderExcluir
  56. O final da década de 80 no Brasil foi marcado por movimentos sociais pela redemocratização do país e pela melhoria das condições da saúde da população. Em 1985 foi criada a Nova República, através da eleição indireta de um presidente não militar desde 1964. A Nova Constituição Brasileira, promulgada em 1988, incorporou grande parte destas ideias e garantiu o direito à saúde para todo cidadão, transformando-a num dever do Estado, através da criação de um sistema de acesso universal e igualitário, com ações voltadas para sua promoção, proteção e recuperação. A partir daí ocorreu a mudança na saúde conhecida como Reforma Sanitária no Brasil. Juliane F. C. Veiga - Enfermagem - 5º período - noite.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  58. Durante o movimento da reformar sanitaria brasileira nasceu a conferencia nacional de saude uma ideia que saude seria um direito de todos e dever do estado, através de um sistema de acesso universal.
    Apesar de ser dever do estado como tecnica de enfermagem posso observar as falhas que encontramos em relação ao SUS; Tendo que as vezes a exames ou procedimentos particular pois em minha opinião o SUS não consegue dar conta da demanda simplesmente por falta de organização e não de verba.Acho também que o governo deveria facilitar mas a entrada nas faculdades de medicina tornando o mercado maior.
    Daiana Carvalho de Proença mat 20112102335 noite

    ResponderExcluir
  59. O que foi citado em sala de aula era reproduzido no Brasil, onde a desigualdade no acesso aos serviços de saúde tem origens remotas. Aprendi que no início do século XX a cura de doenças era realizada por instituições de caridade sustentadas pela igreja e por doações, ou por médicos que atendiam apenas aqueles que podiam pagar por seus serviços. O Estado não participava dessa assistência.quem precisasse de assistência médica deveria pagar diretamente por ela, ou ser atendido em instituições filantrópicas, ou estar formalmente inserido no mercado de trabalho.E que com o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, e que se firmou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem a saúde. Deste pensamento resultaram duas das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que são a universalidade do acesso e a integralidade das ações.Atualmente as diretrizes são universalidade todos tem direitos a ter acesso a saúdee ter a garantia de atenção à saúde, por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão; eqüidade todos devem ter igualdade de oportunidade em usar o sistema de saúde; integralidade as pessoas têm o direito de serem atendidas no conjunto de suas necessidades e os serviços de saúde devem estar organizados de modo a oferecer todas as ações requeridas por essa atenção integral.

    ResponderExcluir
  60. O debate sobre a reforma sanitária no Brasil foi bastante produtiva onde nos mostrou sobre a desigualdade que havia naquela época aos serviços de saúde.No século XX a cura de doenças era realizado por instituições de caridades,e os médicos só atendiam apenas pessoas ricas.Com o passar dos anos em 1923 -tivemos a criação do CAPs (Caixa de Aposentadoria e Pensões),esses benefícios somente os ferroviários e os marítimos conquistaram,já os trabalhadores assalariados ficaram excluídos destes benefícios.Em 1932 -surge o IAPs (Instituto de Aposentadorias e Pensões),onde os mais favorecidos eram os trabalhadores ligados ao sindicatos mais atuantes e mais importantes para economia agro- exportadora.Em 1966 - Os IAPs existentes se fundem e é criado o INPs ( Instituto de Previdência Social), para unificar e executar as políticas de previdência e assistência com uma participação ainda maior do estado.Em 1977 - foi criado o INAPS ( Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social),como resultado o modelo de atenção a saúde era inadequado as reais necessidades da população como um todo e sem integralidade.E Em 1986 surge então a VIII Conferência Nacional de Saúde em Brasília onde o povo foi lutar pelos seus direitos em questão a saúde,onde a saúde é para todos e um dever do estado.( Mayara Cristina -Enfermagem 2° -Noite)

    ResponderExcluir
  61. Podemos definir a "Reforma Sanitária" como um projeto específico, constituinte de uma trajetória maior – juntamente com outros projetos econômico-sociais reformadores – que se consubstancia por sua vez em uma série de "projetos parciais" que sinteticamente gravitam em torno dos seguintes eixos: 1. Unificação do Sistema de Saúde e sua hierarquização e descentralização para estados e municípios, com unidade na Política de Saúde; 2. Universalização do atendimento e equalização do acesso com extensão de cobertura de serviços; 3. Participação da população através – de entidades representativas – na formulação, gestão, execução e avaliação das políticas e ações de Saúde; 4. Racionalização e otimização dos recursos setoriais com financiamento do Estado através de um Fundo Único de Saúde a nível federal.(Moisés B.Ferreira, 2º período ,noite))

    ResponderExcluir

  62. CARMEN LÚCIA DIAS DOS SANTOS ENFERMAGEM- NOITE

    bom o debate foi muito proveitoso emconhecimento,pois observei e
    Aprendi que no início do século XX a cura de doenças era realizada por instituições de caridade sustentadas pela igreja e por doações, ou por médicos que atendiam apenas aqueles que podiam pagar por seus serviços.
    Com a Nova Constituição Brasileira, promulgada em 1988, incorporou grande parte destas ideias e garantiu o direito à saúde para todo cidadão, transformando-a num dever do Estado, através da criação de um sistema de acesso universal e igualitário, com ações voltadas para sua promoção, proteção e recuperação.
    bom adorei o texto o qual me informa do passado para hoje eu melhor entender o futuro.

    ResponderExcluir
  63. todos nós como alunos temos aprendido muito nos debates e nesse sobre Reforma sanitária não foi diferente. Através da criação de um sistema de acesso universal e igualitário, com ações voltadas para sua promoção, proteção e recuperação denominado de Sistema Único de Saúde houve uma melhora significativa no perfil epidemiológico do país, O debate sobre a reforma sanitária no Brasil foi bastante produtiva onde nos mostrou sobre a desigualdade que havia, onde a desigualdade no acesso aos serviços de saúde tem origens remotas. Aprendi que no início do século XX a cura de doenças era realizada por instituições de caridade sustentadas pela igreja e por doações, ou por médicos que atendiam apenas aqueles que podiam pagar por seus serviços. PABLO N ROSARIO

    ResponderExcluir
  64. Neste debate podemos aprender um pouco mais sobre como as pessoas tinham acesso aos tratamentos de saúde antes da criação do SUS.
    A Reforma Sanitária foi um processo importante para o surgimento do SUS, pois anteriormente a sua criação, os serviços de saúde eram oferecidos por instituições de caridade que eram sustentadas pelas igrejas e por doações ou médicos que só atendiam quem pudesse pagar, pois o Estado não tinha nenhum envolvimento, sendo assim a população sofria com a desigualdade que era imensa.
    Após a VIII Conferência Nacional de Saúde, onde se propôs que a saúde fosse um direito de todos e dever do Estado e que todos tivessem acesso foi criado o SUS. FRANCINE THURLER (3º PERIODO DE ENFERMAGEM) NOITE

    ResponderExcluir
  65. Anteriormente a criação do SUS era muito dificil o acesso aos tratamentos e curas, ja que eram fornecidos por instituições de caridade ou por médicos que só atendiam quem pudesse pagar, o que só era possível a uma minoria da população já que a maioria não tinham uma condição financeira favorável.
    A partir da Reforma Sanitária que surge com o slogan de saúde um direito de todos e dever do Estado, começa-se a pensar na ideia de um sistema que seja favorável a toda a populção, assim, após a VIII Conferência Nacional de Saúde que usa essa ideia e universaliza o acesso, cria-se a proposta do SUS. NADIANE COSTA (3º PERIODO DE ENFERMAGEM) NOITE

    ResponderExcluir
  66. A saúde nos tempos atuais vem melhorando muito em relação a antigamente que tudo era mais difícil ,hoje o cidadão brasileiro já tem acesso a sua carteira de trabalho , médicos a sua disponibilidade , tudo isso graças ao SUS . Antes o individuo tinha que pagar de imediato para conseguir um atendimento e pra isso tinha que trabalhar para ter acesso quando fosse preciso um atendimento médico , hoje o SUS oferece os serviços gratuitos dependendo do estado do individuo .

    Rosinete nunes moreira (Enfermagem)

    ResponderExcluir
  67. Professor eu Scarlet De Souza silva, já a via postado sendo que esqueci de por o nome. O meu e esse que esta aqui embaixo.

    Anônimo25 de março de 2013 16:01

    Como foi abordado em sala de aula antes não existia SUS era, INAMPS o Instituto que tinha a finalidade de prestar atendimento médico aos que contribuíam com a previdência social, ou seja, aos empregados de carteira assinada.
    Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita.
    Mesmo tendo vários problemas ainda na saúde o Brasil e um dos países que oferece saúde para todos os indivíduos igualmente.

    ResponderExcluir