segunda-feira, 11 de março de 2013

Aberto para novos comentarios relativos à última aula. Turma manhã.


28 comentários:

  1. Vimos na aula passada que existem as doenças oncológicas e as fisiológicas,é difício os médicos dá um diagnostico baseado quando uma pessoa apresenta as doenças oncológicas eles preferem ter certezas baseado nas fisiológicas.Pela concepção fisiológica de hipócrates a origem da doença era um desenquilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora da pessoa.Acho que nos dias de hoje a doença seja ela qual for está bem mais fácil de se tratar.

    Marcia cristina Da Silva 2º período Turma da manhã

    ResponderExcluir
  2. Percebemos que por sua plenitude à saúde quase sempre é silenciosa, pois só identificamos à falta dela quando constatamos alguns tipos de doenças. e que as doenças ,porém são manifestações patogênicas que influenciam à qualidade de vida de muitos indivíduos.e que também alguns determinantes de saúde e doença estão relacionados com ar, lugar,água onde se relaciona os locais da moradia .então em muitos casos a melhor maneira de evitar várias doenças e trabalhando com a prevenção. Que é o conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença.

    Aluna:Katiuce Nogueira Alves /2°período/ Matrícula:20131104266

    ResponderExcluir
  3. Na aula passada ficamos de colocar as diferenças entre a concepção fisiológica e a concepção Ontológica. A diferença é que na fisiológica centra-se no paciente como um todo, e no seu ambiente, evitando ligar a doença a perturbações de órgãos corporais particulares.Já na Ontológica eles acham que as doenças são entidades que estão presentes no organismo da pessoa,e que a doença é como se fosse um castigo por alguma coisa que a pessoa tenha feito e se a pessoa tem saúde é como se ela tivesse uma dádiva por não ter cometido nenhum pecado.

    Aluna: Vanessa dos Santos Cardoso / 2°Período / Matrícula:20122100477

    ResponderExcluir
  4. A concepcao fisiológica, iniciada claro por hipocrates, explica as origens das doenças
    apartir de um desiquilíbrio entre as forcas da natureza que estão dentro e fora das pessoas,
    corporais e particulares.
    A concepção antológicas por seu lado, defende que as doenças são entidades.


    VIVIANE FERNANDES MELO
    enfermagem,manha,3 período.

    ResponderExcluir
  5. Nos séculos passados a história da doença foi sempre pautada como uma inter-relação dos seres humanos com os elementos que os cercam,acreditava-se que a doença estava diretamente ligada com os meios naturais e sobrenaturais,tinha ligaçoes com práticas magico-religiosas ou que a doença era causada por entidades(conceito antológico).Mas isso até a descoberta de hipócrates que Para ele, como para os médicos atuais, os sintomas são apenas manifestações exteriores de algo que está ocorrendo no organismo(conceito fisiólogico).A saúde coletiva conceitua prevenção e as fases dela,primária meios que evitem a contração de qualquer tipo de patologia incluindo uma vida longe do sedentarismo,secundária a doença ja exite mas com o diagnóstico rápido e um tratamento eficiente podemos evitar um agravo da doença,terciário implica na reinclusão do indivíduo na socieade tentando reabilita-lo.
    SIMONE MARIA DE ARAÚJO ENFERMAGEM MANHÃ 20122101073

    ResponderExcluir
  6. A fisiologia da doença citada por Hipócrates, explicava um desequilíbrio entre as forças da natureza dentro e fora do ser humano, centrando o paciente como um todo, e antologicamente explicava que a doença era relacionada como sobrenatural, externa ao corpo. Ao longo desse processo do quê realmente isso significa, atualmente nos deparamos com uma grande dimensão sobre o assunto. Na atualidade doença distingui-se por varios fatores internos e extenos, pelo qual o indivíduo esta socializado.
    Elisangela Pinatti
    Mat. 20121103670
    Enfermagem/ manhã

    ResponderExcluir
  7. Na Concepção Fisiológica, Hipócrates explica as origens das doenças a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora da pessoa. A concepção ontológica, por seu lado, defende que as doenças são “entidades” exteriores ao organismo, que o invadem para se localizarem em várias das suas partes. Ontologia significa “estudo do ser”. E tem estado atualmente ligada a uma forma de medicina que dirige os seus esforços na classificação dos processos de doença, na elaboração de um diagnóstico exato, procurando identificar os órgãos corporais que estão perturbados e que provocam os sintomas.

    Caroline Claudino 20121100505

    ResponderExcluir
  8. A concepção fisiológica, iniciada por Hipócrates, explica as origens das doenças a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora da pessoa. Esta medicina centra-se no paciente, como um todo, e no seu ambiente, evitando ligar a doença a perturbações de órgãos corporais particulares.
    A concepção ontológica,defende que as doenças são "entidades" exteriores ao organismo, que o invadem para se localizarem em várias das suas partes.Na medicina moderna, uma concepção redutora que explica os processos de doença na base de órgãos específicos perturbados. Assume que a doença é uma coisa em si própria, sem relação com a personalidade, a constituição física ou o modo de vida do paciente.

    Daniella de Souza Lessa
    Mat.20121101502
    Enfermagem 3ºperíodo(manhã)

    ResponderExcluir
  9. Na última aula foi falado e comentado sobre Concepção fisiológica e ontológica.
    Concepção Fisiológica inciciada por Hipócrates explica que as origens das doenças vem apartir do desequilibrio das forças da natureza que estão dentro e fora de um indivíduo , está medicina centra-se no paciente como um todo. Concepção Ontológica defende que as doenças são entidades que invadem o organismo do indivíduo.

    Marcelli Thaís Gauté Peres Rodrigues
    Enfermagem 3º período (manhã)

    ResponderExcluir
  10. De acordo com o último debate realizado em sala de aula e baseado no contexto saúde X doença, pode-se dizer que na concepção fisiológica as doenças seriam originadas a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que se relacionam com os fluidos corporais, tais como: fogo (coração), ar (glândula pituitária), terra (bile) e água (bile negra do estômago). Ou seja, doenças seriam causadas pela desarmonia dessas forças vitais. Já na concepção ontológica, a doença assumiria caráter de uma entidade natural ou sobrenatural externa ao corpo humano, que se manifesta ao invadi-lo e que castiga sua alma e seu corpo por seus pecados cometidos. Sabe-se que hoje em dia as doenças estão dentro de um contexto multi-casual tendo como base os condicionantes de alimentação, moradia, saneamento básico, trabalho, educação, relacionamento interpessoal e vários outros fatores.


    Luciana Crevelande Barbosa - 20121102619
    Enfermagem 3 período - Manhã

    ResponderExcluir
  11. Valendo-se do conteúdo dado em sala de aula, acrescido do texto em questão, entende-se que inicialmente, o texto aborda a questão histórica do processo de saúde x doença. Faz-se uma relação entre a saúde com os tipos de religião existentes na humanidade.

    Quando reinava o politeísmo, acreditava-se que a saúde era uma dádiva dos deuses, enquanto que a doença seria o castigo.

    Posteriormente, advindo o monoteísmo, o castigo e dádiva – doença e saúde – passaram a ser atribuídos a um único Deus.
    A teoria apresentada permaneceu inalterada até o século XIX. Entretanto, ao final do século XVIII, passou-se a acreditar que o processo de doença era resultado dos paradigmas socioambientais.

    Após o contextualização histórica, o autor passa a descrever as duas concepções acerca do processo de doença que marcaram a medicina: a concepção filosófica e a concepção ontológica.

    Concepção filosófica: inicialmente defendida por Hipócrates, liga o processo de doença ao desequilíbrio das forças naturais que estão dentro e fora do indivíduo. Essa concepção busca avaliar o paciente como um todo, inserto num contexto ambiental. Essa concepção evita ligar a doença a um mal funcionamento específico de cada órgão do corpo humano.

    Concepção ontológica: ao contrário da concepção filosófica, a ontológica busca avaliar e identificar os órgãos afetados pela doença responsáveis pelos distúrbios apresentados pelos pacientes que provocam os sintomas. Desvincula o processo da doença do estado geral do paciente, preocupando-se exclusivamente com as causas da doença, num tratamento específico e direto.

    Juliana Costa C. Mariano de Oliveira
    Enfermagem - Manhã

    ResponderExcluir
  12. No Debate em sala de aula sobre a histórica do processo de saúde x doença. Faz-se uma relação entre a saúde com os tipos de religião existentes na humanidade.A definição e diferença na concepção ontológica;a doença assume um o carater de uma entidade naural ou sobrenatural
    externa ao corpo humano,que se manifesta ao invadi-lo.Já na concepção fisiológica vê a doença como produto da desarmonia entre as forças vitais endo que o estabelecimento da saúde advém da restauração do equilibrio.
    ELISANGELA SANTOS DE MELO
    ENFERMAGEM MANHÃ MATRICULA 20122104736

    ResponderExcluir
  13. Em sala de aula colocamos em debate sobre o processo histórico de saúde x doença. Pude observar, a relação da saúde com duas teorias levantadas na época. Que são essas: Concepção Fisiológica e Concepção Ontológica.
    Na concepção fisiológica - tendo a visão de um todo do paciente, eles tinham a visão de que a doença era algo sobrenatural, não uma causa física mais sim um desiquilíbrio entre forças da natureza. Já na concepção ontológica eles defendiam mais á doença como algo físico, querendo identificar melhor a caso dando a maior atenção para o diagnostico exato,procurando observar melhor o problema externo no corpo humano.

    MANUELLA BARROS DE MENDONÇA /MATRICULA- 20121102611
    ENFERMAGEM/ 3 PERÍODO - MANHÃ

    ResponderExcluir
  14. O debate da aula passada: Concepção Fisiológica - Explica a origem da doença a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora da pessoa. Centra-se no paciente como um todo, e no seu ambiente, evitando ligar a doença a perturbações de órgãos corporais particulares.

    Concepção ontológica - por seu lado, defende que as doenças são "entidades" exteriores ao organismo, que o invadem para se localizarem em várias das suas partes.

    ROBERTA FREITAS (MANHÃ)
    3º PERIODO
    20121101992

    ResponderExcluir
  15. concepção fisiológica: explica as origens das doenças e que há um desiquilíbrio entre as forças da natureza que estão de dentro para fora doe ser humano, mostra também que a medicina foca o paciente como um todo, e no meio ambiente em que se relaciona evitando ligar a doença a órgãos corporais.

    concepção ontológica:
    defende que as doenças são entidades exteriores ao organismo, que invadem o corpo de um individuo por ele ter cometido algum tipo de pecado. e que a doença não tem relação com a personalidade, com a constituição física ou modo de vida do paciente. eram tratados por religios ou curandeiros ou castigados sendo colocados em isolamentos e esquecidos por todos.

    TAMIRES RODRIGUES ( ENFERMEGEM 3º PERIODO)

    ResponderExcluir
  16. A Concepção Fisiológica se resume em doenças que surgem dependendo do estado fisiológico e ambiental , um desequilíbrio entre as forças da natureza de dentro e fora do ser humano.Já a Concepção Ontológica visam os estágios das doenças,acreditando que as doenças eram castigos divinos das "Entidades" como se fosse um pecado.

    Fabiana dos Santos Bueno - Mat 20121102666
    3° Periodo ( Enfermagem)

    ResponderExcluir
  17. Concepção Fisiológica: Explicada por Hipócrates que as doenças eram desencadeadas à partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estavam dentro e fora de uma pessoa. Esta medicina consistia em um todo ambiente, desligando-se de relacionar doenças à pertubações de órgãos corporais particulares.
    Concepção Ontológica: Essa medicina está ligada em ter um diagnóstico exato, procurando identificar as doenças, os sintomas e a classificação de cada órgão perturbado. Ela assume, que a doença é uma coisa de cada indivíduo, personalidade, constituição física ou modo de vida do paciente.

    Gisely Coelho Rangel Dutra
    2º Período Enfermagem ( Manhã )

    ResponderExcluir
  18. O debate da aula passada teve como tema as duas concepções que marcou a medicina: Concepção Fisiológica e Concepção Ontológica.
    Na antiguidade acreditava-se que as doenças eram causadas por castigos do deuses,mas no entanto naquela época o Hipócrates já tinha uma visão diferente em relação a doença.Ele descobre que a doença estava relacionada ao meio ambiente onde vive,o ar que respiramos,enfim ao desequilíbrio dentro e fora da pessoa.
    A Concepção Fisiológica nos mostra que a doença do individuo está ligada ao ambiente onde vive,a alimentação,o estresse,as atividades cotidianas. Já a Concepção Ontológica visa só na doença e na descoberta do órgão que está deixando a pessoa doente.
    Marize Layber
    Enfermagem - 3°Período - 20121101100

    ResponderExcluir
  19. O debate da aula prosseguiu com o assunto saúde x doença, e abordou duas concepções: Concepção Fisiológica e a Concepção Ontológica.
    A Concepção Fisiológica elaborada através de Hipocrates nos mostra a doença como um desequilíbrio da natureza que vão atuar dentro e fora do ser humano.
    E a Concepção Ontológica nos mostra que as doenças são como entidades que invadem o organismo do individuo, foca somente na doença e na busca de qual órgão, qual parte esta deixando o mesmo doente.
    Atualmente visamos o paciente como um todo e a doença esta ligada a vários fatores como: hábito, alimentação, ambiente e etc.

    ResponderExcluir
  20. jose roberto f do nascimento turma 4ENF13A manha20 de março de 2013 às 09:01

    A Concepção Fisiológica se resume em doenças que surgem dependendo do estado fisiológico e ambiental , um desequilíbrio entre as forças da natureza de dentro e fora do ser humano. já que a doença não escolhe ,depende é do estado físico . .Já a Concepção Ontológica visam os estágios da doenças na elaboração de diagnostico exato ,identificando os órgãos corporais que esta doente

    ResponderExcluir
  21. Foi comentado em sala,a concepção Ontológica e Fisiológica atravéz do processo saúde e doença,onde a concepção Ontológica visa buscar exatos meios de diagnosticar doenças,buscando com isso indentificar os órgãos afetados sem se preocupar com os desiquilibrios das forças naturais externas,focando-se apenas na doença, e no órgão afetado.

    Na Concepção filosófica o processo de doença é ligada ao desequilíbrio das forças naturais que estão no interior e no exterior do individuo,avalia-se o paciênte em sua totatlidade.A doença não é focada apenas a um determinado órgão específico.

    Flora da Costa Farias
    Enfermagem 2° período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo:Fisiológica
      Flora da Costa Farias

      Excluir
  22. A doença Ontológica se trata de uma doença onde o processo de ansiedade,stress e preocupação acabam extimulando alguns sintomas de doenças
    Já a Fisiológica e um processo onde a doença e gerada através de um desiquilíbrio das forças naturas que estão por dentro e por fora de uma pessoa.
    Onde uma qualidade de vida sem problemas sem sofrimento podem de modo algum trazer qualquer complicações na vida e na saúde.
    Deijane P.Silva
    Enfermagem. Manhã

    ResponderExcluir
  23. A concepção ontológica se dá por uma visão onde a doença era algo espiritual,as pessoas que tinham doenças eram como se fossem castigadas por um deus,como se estivessem amaldiçoadas.
    Já na concepção fisiológica a visão é totalmente diferente,Hipócrates trouxe essa concepção,ao qual,as doenças são causadas pelo agente patológico e também pelo meio social,pela infraestrutura,pela religião e etc.
    Viviane Cardoso-enfermagem
    20121101488

    ResponderExcluir
  24. Concepção Fisiológica X Concepção Ontológica
    Concepção fisiológica - Dada por Hipócrates que com muito estudo e observação, relatou que a população mostrava sinais e sintomas de uma determinada doença, por falta de boas condições de higiene, moradia inadequada... Enfim, para ele as condições do meio ambiente que se vive é que podia trazer doenças.
    Concepção Ontológica - Tem como verdade que a doença é como se fosse um castigo. Castigo por algum ato pecaminoso, algum ato ruim... Que disso o corpo pagava, através da doença.

    Juliana Ferreira Porto Terra - turno da manhã (matrícula:20071371400)

    ResponderExcluir
  25. Professor, é para justificar por não ter feito os comentários no blog nos seguintes dias, 08 e 15/03,pois precisei estar na Secretária de Estado para treinamento do SIAB. fábia Regina Santos da Silva, curso de enfermagem (manhã), 2º período.

    ResponderExcluir
  26. De acordo com o último debate realizado em sala de aula vimos de doenças oncologicas e as fisiologicas
    fisiologicas:resume em doencas que surguem aparecem do estado fisiologico e um processo de doenca ligada ao desequilibrio das forcças naturais
    ontologica:defende que as doenças eram castigos dados aos pecadores ,entidades que invadem o organismo e nao tenha nada a ver com o meio ambiente e sim a elaboraçao de um diagnostico exato.
    Aluna: ana carolina rodovalho souza
    2 periodo enfermagem manha

    ResponderExcluir