sábado, 2 de março de 2013

02/03/2013 - Comentário sobre Processo Saúde-Doença - Turma Manhã


47 comentários:

  1. Em debate feito sem sala de aula sobre o processo saúde X doença, é muito difícil definir quão sadio ou doente é ou está uma pessoa. Doença é o que nós
    imaginamos que ela seja. Sendo assim, uma pessoa pode ter determinada doença e se sentir saudável. Outra pessoa saudável pode ter sinais e sintomas que se supõem estar doente. De acordo com crenças, valores e outros parâmetros, se determinado indivíduo achar que está com possessão diabólica estará doente. Se uma pessoa come demais, se acha doente. Se fica sem comer, está doente. E por aí vai. Pode-se dizer que doença é motivada por um desequilíbrio interior e que nos leva a uma mudança de vida.

    Luciana Crevelande Barbosa - Enfermagem Manhã 20121102619

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você refletir mais um pouco seria bom ler novamente o texto de Canguilhem:

      A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas,
      pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores
      e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece (CANGUILHEM; CAPONI apud
      BRÊTAS e GAMBA, 2006).

      Para melhorar a sua reflexão é importante saber que podemos ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença. temos que pensar em tudo isso e muito mais.

      Excluir
  2. No debate que foi feito em sala de aula, eu entendi que a determinação do estado de saúde de uma pessoa é um processo complexo que envolvem diversos fatores: psicológico,conflito famíliares,recursos financeiros,fatores etiologico,entre outros...
    Há pessoas saúdaveis sem sintomas algum,que quando descobre uma patologia já instalada se abalam muito mais do que uma pessoa que já vem há algum tempo se sentindo mal e busca um diagnóstico, um tratamento,as vezes é até um alivio descobrir a causa de sua enfermidade,pois sabera que com o passar do tempo e um tratamento adequado sua saúde estará reestabelecida.
    Fabiana Bueno - Enfermagem Manhã 20121102666

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para melhorar a sua reflexão é importante saber que podemos ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença.

      Excluir
  3. Dayana Vieira Moura - 20111100717

    Na aula foi debatido o tema saúde x doença , um tema de grande importância já que nós como futuros profissionais da saúde , iremos lidar com essas questões constantemente.
    O fator emocional, pode influenciar no desencadeamento de problemas físicos.
    Os pacientes de enfermidades crônicas graves, como HIV ou Câncer, já estão fragilizados pelo diagnóstico da doença e pelas sequelas físicas e psicológicas causadas por ela. Alguns tratamentos contra essas enfermidades geram efeitos que afetam também o psicológico, em especial sinais de depressão, que não podem ser negligenciados. O suporte psicológico para esses pacientes tem como objetivo aliviar os sintomas, apoiá-los durante o tratamento, longo e desencorajador para alguns, e diminuir o impacto da doença na vida dos pacientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para melhorar a sua reflexão é importante saber que podemos ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença.

      Excluir
  4. Em sala de aula foi levado a debate o tema Saúde x Doença.
    O que nos faz pensar como definir esses dois assuntos? Saúde seria a ausência da Doença? Que pro sua vez seria a presença do agente infeccioso? Nem sempre.
    Uma pessoa pode se sentir Saudável mesmo infectada, pois existem casos de pacientes com HIV que conseguem levar suas vidas fazendo os tratamentos. Assim como alguns após o diagnostico se entregam de tal forma que chegam a ir a óbito. Então nós, profissionais da Saúde, devemos sempre levar em conta a parte psicológica do paciente, pois afinal um diagnostico que ira mudar uma vida não deve ser dito de qualquer forma e tentar mostrar o lado do tratamento.
    Caroline Claudino 20121100505

    ResponderExcluir
  5. A organização mundial de saúde define o processo de saúde como completo bem estar físico mental e social e não apenas a ausencia de afecção ou doenças.saúde é o processo pelo qual o indivíduo manisfesta-se íntegro e gozando plenamente de tudo aquilo que lhe cabe,estando bem resolvido com seus medos,com suas finanças,família e tudo aquilo que pudesse lhe desistruturar.Doença não se limita apenas por possuir um agente patógeno ou uma disfunção natural do organismo,vai além dos horizontes anatomicos e manifestações clínicas.O profissional de saúde acaba constituindo um relacionamento com o índivíduo acometido,o método de trabalho no convívio dos pacientes deve ser o mais humanizado possível,afim de proporcionar zelo e preocupação com a recuperação do mesmo.
    Simone Maria de Araújo 20122101073(Enfermagem,Manhã)

    ResponderExcluir
  6. Pude perceber que no debate realizado em sala de aula os colegas focavam muito no estado psicológico, tal maneira de dar e receber um diagnóstico fechado,com tudo foi levantada por mim mesma qual de nos ali estaria preparado(a) para receber um diagnóstico fechado sem sinais e sintomas e com seu psicológico bem.
    Em minha opnião saúde esta relacionada a um conjunto de bem esta,físico, mental,psicológico,financeiro e familiar;Precisamos como profissionais da área de saúde esta bem consigo mesma para estar em campo atuando não importando ser Enf, tec, aux ou ate mesmo médicos .
    Já dizia um grande sábio da Medicina "TRATAMOS MUITO, CURAMOS POUCO E CONFORTAMOS A TODOS"
    Daiana Carvalho de Proença 20122102335 (enfermagemm, manhã)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. No debate proposto em sala de aula, ouvi muitos pareceres e cheguei a conclusão de que não temos uma fórmula específica para lidar com a doença, seja ela causada ou não por fatores fisiológicos ou psicológicos, pois cada ser é individual e seria muita pretenção e ingenuidade nossa achar que poderíamos tratar todos de uma mesma maneira!Compreendi que a doença na verdade é o desequilíbrio do indivíduo seja por manifestação de um agente patológico ou por motivos emocionais entre outros.

    Entendi tambem que podemos definir o termo "Saúde" como uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social da pessoa. Ou seja, uma junção de fatores como, lazer, boa alimentação, educação, acesso a cultura entre muitos outros, também fazem parte desse conceito e não apenas a ausência de doenças.

    Liv de Lara da Costa - Enfermagem - Manhã - 20052101150

    ResponderExcluir
  9. No debate realizado em sala, nos referimos a um tema delicado, onde podemos perceber diversos tipos de opiniões. Dentre muitos comentários, percebi que quando falamos de saúde e doença, nós que nos tornaremos profissionais capacitados, devemos ter a sensibilidade do "alertar", no sentido de que nem todos estão preparados pra receber uma notícia de tamanha importância, que poderá afetar seu presente. Precisamos estar cientes do estado atual de cada paciente, levando em conta que não é a doença que define o nível de saúde de uma pessoa. Creio que um indivíduo pode ser saudável e saber conviver com uma doença, porém nem todos estão com o Psicológico preparado.

    - Débora Travassos
    - 20121105004 - Enfermagem (Manhã)

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O tema em debate em sala de aula, sobre definição saúde x doença, foram discutidos a opinião de cada um sobre o proposto. Vale ressaltar que na visão de cada um, de uma maneira diferente pode-se fazer uma definição com ampla complexidade do que se difere saúde de doença. No meu ponto de vista saúde significa
    toda promoção a saúde, bem estar físico e psicológico de um indivíduo, mantendo relações socio-politicas em diversos fatores, como boa alimentação, lazer, serviços sociais, qualidade de vida e não apenas a perturbação de uma doença. Em relação a doença, pode-se afirmar também que não é apenas o mau funcionamento no organismo causado por um agente, mas uma falta de promoção a saúde.

    -Elisangela Pinatti
    -matricula: 20121103670
    -Enfermagem (Manhã)

    ResponderExcluir
  12. Ao meu ver, esse assunto é bem interessante, pois, envolve muitos fatores entre eles o fato de muitos profissionais da saúde, se preocuparem tanto com seus eventuais pacientes( clientes), e na maioria das vezes se esquecerem do seu auto cuidado.Inclusive gostaria de citar o caso bem recente de uma amiga minha que está passando exatamente por essa situação, depois de tantos anos de dedicação profissional a seus pacientes; agora está enfrentando uma patologia incurável, porém tratavél, situação que poderia ser evitada ou minimizada se a mesma procurasse exames preventivos precocemente.Essa deve ser uma preocupação de todos nós da área da saúde, estarmos atentos a eventuais sintomas em nossa saúde é muito importante, até porque evitaremos de nos tornamos possíveis pacientes no futuro.

    -Rosimara Magalhães da Silva
    -Matricula: 20122100660
    -Enfermagem 2°Periodo(manhã)

    ResponderExcluir
  13. No debate do processo Saúde-Doença ficou bem claro para mim que um diagnóstico não pode ser feito apenas com resultados de imagens(exames),precisa ser feito uma avaliação em conjunto,pois nem sempre a doença é a presença de uma afecção ou saúde a ausencia,temos que levar sempre em consideração o estado físico, mental e social do individuo. O profissional de saúde precisa ter um olhar diferenciado, valorizando sempre queixas e relatos do paciente.

    Fábia Regina S. da Silva
    Enfermagem-manhã (2º período)

    ResponderExcluir
  14. SOBRE O DEBATE, FICOU MUITO CLARO QUE A SAUDE-DOENCA E UM ESTADO FISICO,
    MENTAL E SOCIAL DE UM PACIENTE, SEMPRE LEVANDO EM CONSIDERACAO AS
    QUEIXAS, RELATOS E ESPERIENCIA DO PACIENTE COM UM OLHAR CLINICO E
    UM CUIDADO NOS DIAGNOSTICOS, E SEMPRE RESALTAR A PREVENCAO E PROMOCAO DA SAUDE
    AINDA E O MELHOR REMEDIO.

    VIVIANE FERNANDES MELO
    ENFERMAGEM-MANHA (3 PERIODO).

    ResponderExcluir
  15. Foi debatido em sala de aula o tema saúde x doença e a maioria da turma demonstrou sua opnião. Ao meu ver são conceitos vitais que estão sempre mudando ,vai além e leva em consideração o psicológico da pessoa, seus conflitos familiares, seus recursos financeiros, nível de escolaridade , entre outros, todos esses fatores acabam influenciando na saúde do individuo. Por isso é muito importante ter o apoio dos familiares , dos amigos e de quem se ama nessas horas. Nem todos estão preparados psicologicamente e emocionalmente para saberem que estão doentes e até mesmo que não tem muito tempo de vida , por isso vale resaltar o apoio da familia e amigos.

    Marcelli Thaís Gauté Peres Rodrigues
    Enfermagem - Manhã ( 3º Período)

    ResponderExcluir
  16. O debate feito em sala de aula foi bastante interessante e proveitoso para esclarecer algumas dúvidas que eu tinha em relação ao tema saúde x doença. Ficou bem claro que saúde não é só a ausência de doença e nem a doença é só a ausência de saúde, existem vários outros fatores envolvidos, como por exemplo o estado físico, mental e social do indivíduo. Foi debatido também o quão importante é um psicológico bom no diagnóstico de uma doença. Logicamente que não é o psicológico da pessoa que vai leva-la a cura, pois para uma boa cura é preciso do psicológico bom, é preciso que as defesas do próprio corpo estejam bem, é preciso também de um diagnóstico antecipado (no início da doença) e de um tratamento adequado, e eu não poderia esquecer do apoio e amor dos familiares, tudo isso trabalhando em uma certa sintonia, para que assim venha obter uma cura.

    Juliana Marques Lima Wernon de Souza
    Enfermagem-Manhã ( 3° Período)

    ResponderExcluir
  17. O tema abordado na sala de aula foi Saúde x Doença, o professor deu alguns exemplos e fez algumas perguntas sobre o Tema para haver um Debate. Foi entendido que cada saúde tem sua politica, em cada pais a saúde é tratada de forma diferente. No Brasil a politica de saúde é Intolerável e o sistema nao muda. Tambem entendemos que saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência da doença ou enfermidade. Mas nem sempre conceituar a saúde pelo que ela não é eficaz, pois o indivíduo pode estar apresentando uma doença assintomática, por exemplo, câncer, e por isso não existe saúde como ausência de doença. Doença pode ser patologia ou enfermidade como funcionamento desequilibrado do organismo ou mesmo pela presença de sintomas. Mas às vezes os sintomas não são características de uma doença e sim manifestação de algum esforço exagerado, por exemplo, Dores corporais quando se faz exercicios fisicos. Os traumatismos e ferimentos eles não são doenças propriamente ditas, mas retiram temporariamente da pessoa a capacidade produtiva e convívio social.

    LEANDRO PENCO MENDES

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Falamos muito em processo saúde x doença em sala de aula,cada um expressou o que acha com palavras. Mais fácil é dizer o que ela não é. Assim, saúde é ausência de doenças, de desequilíbrios, de sintomas. Mas nem sempre conceituar a saúde pelo que ela não é eficaz, pois o indivíduo pode estar apresentando uma doença assintomática, por exemplo, câncer, e por isso não existe saúde como ausência de doença.Agora a doença ,patologia ou enfermidade,como funcionamento desequilibrado do organismo ,ou pelo menos como disfunções organicas,ou mesmo pela presença d sintomas.Doente é aquele que apresenta os sintomas de ma doença.Mais as vezes nem sempre os sintomas não são caracteristicas de uma doença e sim manifestação de algum esforço exagerado ,por exemplo pegou um peso de mal geito ou após um exercicios fisicos quando não acostumado a faze-los.Esse assunto é muito interssante.
    ELISANGELA SANTOS DE MELO.ENFERMAGEM MANHÃ.MATRICULA 20122104736

    ResponderExcluir
  20. na minha opinião a saúde e o estado físico e emocional da pessoa,e devemos sempre estar ciente que a prevenção e o melhor caminho para evitarmos doenças.devemos estar sempre em alerta e devemos trabalharmos juntos profissionais de saúde,associações de moradores e toda sociedade civil.só assim teremos uma civilização no combate a doença.
    Tamiris rodrigues rosa
    enfermagem manhã (3ºperíodo)

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Debate feito em sala de aula, muito bem desenvolvido, com o assunto saúde x doença, e um tema de difícil debate, pois o que seria uma pessoa saudável?
    Seria alguém sem nenhum tipo de infecção? E uma pessoa mesmo infectada, pode ser uma pessoa com saúde? Esse tema e muito abrangente, pois a saúde engloba varias coisas, como o psicológico, familiar, financeiro e na maioria das vezes físico de uma paciente, sempre levando a serio suas queixas e tentando de melhor forma falar com ele sobre a sua doença, ajudando em sua melhora, fazendo sempre a promoção e prevenção da saúde. Pois Promover a saúde, não é só auxiliar a cura ou a melhora da “doença” do paciente, é também procurar estar em maior harmonia com ele e querer seu bem estar.

    MANUELLA BARROS DE MENDONÇA/ ENFERMAGEM- MANHÃ 3 PERÍODO/ MATRICULA: 20121102611

    ResponderExcluir
  24. O debate em sala, me fez perceber que o assunto saúde x doença é bem difícil de ser discutido.
    Ao meu ver não existe pessoa que não tenha saúde por mais que esteja bem debilitada ele tem um pouquinho de saúde, porque pra ela ser forte e estar resistindo a doença ela possui saúde pra ter essas forças.
    a doença ela é bem complicada, Nós não sabemos o que bem fazer quando recebemos a notícia em que estamos com uma doença, dependendo d forma em que a pessoa é informada faz com que ela sinta muito medo afetando o seu psicológico e piorando cada vez mais o seu estado de saúde. Então vai muito do profissional de saúde saber falar e passar todo o seu conhecimento pra o paciente para que ele fique mais tranquilo para que ele possa pensar que tem mais esperanças e ver que a doença não é bem o fim do mundo. Ao meu ver o psicológico afeta muito a vida das pessoas. Mais é um assunto de longa conversa e difícil de debater Mais ai está um pouco da minha opinião.

    ROBERTA DOS SANTOS FREITAS
    3º PERÍODO - MANHÃ
    MATRICULA - 20121101992

    ResponderExcluir
  25. No debate feito em sala de aula sobre saúde x doença foram discutidos varias opiniões sobre o assunto. Na minha opinião, eu entendi que nem sempre é eficaz definir que a “doença” quer dizer que a pessoa esta com ausência de saúde, ou a “saúde” quer dizer que a pessoa esteja com ausência de doença. Porque o estado de saúde ou de doença não é só físico, mas também psicológico como o caso de uma pessoa que está com uma doença grave, mas ela só adoece depois que recebe a notícia do diagnostico. Ter saúde não é só estar isento de doenças e sim ter uma boa alimentação, fazer exercícios e ter uma boa qualidade de vida.

    -Daniella de Souza Lessa
    -Matrícula:20121101502
    -Enfermagem 3º Período(Manhã)

    ResponderExcluir
  26. Doença??? Quando podemos falar que estamos doentes???
    Assunto discutido em sala de aula, com a participação bem expressiva de todos. Uns colocaram que doença está mais relacionado com o psicologico, que dependendo pode afetar o organismo. Mas no meu entender, para que se possa dizer que alguém está doente, ela tem que apresentar sinais e sintomas, ou seja, mostrar que o organismo está com alguma anomalia (sentir algum tipo de dor ou desconforto, e o organismo mostrar algum problema). A mídia vem assuntando a varios anos, com publicidades de que se "está doente" e assim o psico da pessoa realmente vai passar para o corpo que está com a algum problema. Isso pode gerar realmente uma doença, que as vezes nem de longe se tem. A sociedade precisa de mais informação e educação em saúde, pois evitaria muito, alguns tipos de "doença". PS: Gostei muito da metodologia da aula.

    Juliana Ferreira P. Terra (20071371400) Saúde Coletiva - Manhã

    ResponderExcluir
  27. Acho que saúde está muito mais ligada ao bem está físico,mental,social e na promoção da saúde,porém em alguns lugares você encontra a definição como ausência de doença.Entretanto a palavra doença vem do latim que significa " sentir ou causar dor, afligir-se, amargurar-se”, no ver dos especialistas é manifestações patológicas,no meu pensar doença é a forma de procedimento errado, a forma de como é dito ao paciente e como ele interpreta (sendo na maioria das vezes leigo).
    Rayssa Nogueira
    3° Período de Enfermagem

    ResponderExcluir
  28. O assunto sobre o processo saúde e doença é muito importante, debatemos muito sobre esse assunto na sala de aula pois na verdade doença não quer dizer só um diagnóstico mas sim o todo a pessoa por completo, muitas vezes avaliamos uma pessoa pelo que vemos e ai achamos que ela não tem nada, mas ninguém sabe o que aquela doença seja crônica ou passageira, reflete para aquela pessoa naquele momento, então saúde para mim é um bem estar físico, social, e mental, temos as vezes em mente que saúde é a pessoa não ter nenhuma doença aparente mas as vezes está doente por dentro, então temos que rever nosso conceito sobre o que é doença e o que é saúde .......

    Vanessa dos Santos Cardoso
    2 período de Enfermagem
    matrícula: 20122100477

    ResponderExcluir
  29. o debate que houve dentro de sala sobre saúde e doença foi muito importante para mim,pois eu pude aprender mais sobre o ser humano como um todo.Estar com o agente patológico não significa que a pessoa esteja doente,a doença ocorre a partir dos sintomas,talvez quando a pessoa recebe a notícia ela mesmo se torna o agente da doença,o seu psicológico fica tão abalado,que ela realmente se torna doente.Para uma saúde completa o ser humano deve estar em uma harmonia completa de bem-estar,muitos profissionais só visam a saúde como a cura do agente patológico,e não como um todo,ou seja,como a pessoa vive,sua vida social,espiritual,psicológica..é necessário que tenhamos sempre uma visão holística.

    Viviane Victorino Cardoso
    3 período de enfermagem
    matrícula:20121101488

    ResponderExcluir
  30. Em sala de aula o assunto abordado foi Saúdex Doença. Que por sinal gerou um debate bem complexo, onde cada um expressava maneiras diversas de definições sobre saúde e doença. Acredito que uma pessoa não passa ser doente somente aparti de um suposto diagnostico dito, mas sim através da expressão de sintomas, começa a sentir algo anormal do que de costume no seu organismo, e Saúde é um bem estar físico, mental e social. E também acredito que ainda temos o bastante que aprender e debater sobre esse assunto tão rico!
    Luana Azevedo de Oliveira
    Matricula: 20121100607
    3 período de Enfermagem

    ResponderExcluir
  31. Processo de Saúde e Doença

    Saúde e doença não são estados ou condições estáveis. São conceitos vitais, sujeitos a constantes avaliações de mudanças. Saúde é um estado de total bem estar físico, mental e social. Já à saúde, era definida como a ausência de doença. Algumas definições de doença eram mais conhecidas como fatores psicológicos, sociais e biológicos. E as doenças, porém, são manifestações patogênicas que influenciam à qualidade de vida de muitos indivíduos.
    Foi assimilado que o agente etiológico é causador de patologias, visto que, quando um paciente é noticiado sobre determinada doença, passamos então a ser um agente etiológico. Já que o noticiado acaba por desenvolver os sintomas da doença pois ele acredita que, realmente, está doente e não se atenta de que tem somente um agente etiológico em seu corpo. E não a manifestação da patologia propriamente dita.

    Aluna:Katiuce nogueira alves/ Matricula:20131104266 / Turno:Manhã /Turma:3 período



    ResponderExcluir
  32. Muito se falou na sala de sobre o assunto saúde doença como um estado agrado por uma patologia e seu psique, porém de acordo com estudos doença não e só o estado patológico desenvolvido por um individuo, mas também o estado físico e do bem estar, assim como o individuo ter saúde não e necessário estar livre de uma patologia mas sim apresentar um bom estado fisio e ter uma boa qualidade de vida.

    Felipe Brilhante
    Mat: 20081370156/ Enfermagem - 2º período Manhã

    ResponderExcluir
  33. Utiliza-se a expressão processo saúde-doença para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo. Em debate na sala de aula observei que doença não deve ser compreendida apenas por meios de dados fisiopatológicos, é necessário um olhar para a subjetividade do corpo.
    Cada indivíduo encara esse processo de uma maneira diferente, é necessário um cuidado mais individualizado para se alcançar a promoção da saúde. Uma pessoa pode se considerar doente mesmo sem apresentar qualquer doença, enquanto outro pode se considerar sadio mesmo com patologias crônicas.
    O que determina o estado de saúde de uma pessoa, envolve vários fatores, como físicos, emocionais.
    Como futuros profissionais da saúde devemos saber reconhecer o indivíduo como um ser diferente do outro, humanizar sempre o atendimento e considerar sempre a parte psicológica do paciente.
    Juliana C. C. Mariano de Oliveira - Manhã

    ResponderExcluir
  34. Processo de Saúde e Doença foi o tema debatido em sala de aula, e foi muito polêmico pois cada pessoa tem uma visão diferente sobre o assunto.
    O processo de doença é bem complexo,pois o individuo pode apresentar uma determinada patologia e não estar doente.A doença só é caracterizada como tal, a partir do momento que o agente etiológico começa a interferir no bem-estar físico,mental e social do individuo.
    Já a saúde implica no bem-estar físico,mental, social e espiritual do individuo.
    Marize Layber
    Enfermagem - 3º Período - 20121101100

    ResponderExcluir
  35. Vimos que o Processo Saúde-Doença é visto pela diferença entre os aspectos. Quando pensamos em saúde, pensamos em bem-estar, equilíbrio e perspectiva de vida. Já quando pensamos em doença, associamos com dor, sofrimento e morte. Porém nem a saúde e a doença podem ser compreendida por ações, elas se estabelecem por aspecto multicausais. Estar bem não significa não estar doente, e estar doente não significa não estar bem, pois como vimos em aula uma só doença pode ser multicausal e agravada por um psicológico abalado, e em contra partida temos casos de doenças super severas e degenerativas que os pacientes vivem bem, caminhando na fé e são capazes de estabilizarem o quadro clínico com o seu emocional! Observar e ouvir o próprio corpo é parte essencial para se ter uma vida saudável. A preocupação somente com a doença faz com que o homem esquece o quão sadio é, logo, o papel do profissional de saúde é identificar o 'problema' e mostrar a direção certa a ser tomada para que esse cliente viva melhor e desfrute de uma vida mais satisfatória.

    ResponderExcluir
  36. Na sala de aula debatemos sobre DOENÇA e vimos que a doença pode atingir qualquer um,mais a forma de aceitação que cada um recebe faz toda a diferença.Vimos com relatos dos colegas que a doença pode inflingir no tratamento e até mesmona cura,depende da reação do indivíduo como foi citado por exemplo do filme cazuza ao se desesperar se entregou logo pra doença HIV.Como foi citado que nós profissionais de saude estamos sempre cuidando dos outros e esquecemos de nós mesmos até que um dia a colega enfermeira não deu importância a um certo caroço e passou anos cuidando dos outros até que viu que aquele caroço era um tumor .Então caros colegas vamos nos cuidar melhor.


    Aluna :Marcia cristina Da Silva 2º Período Turma da Manhã 20122100606

    ResponderExcluir
  37. na sala de aula debatemos sobre DOENÇA e vimos que a doença pode atingir qualquer um mais a forma de aceitação que cada um recebe faz toda a diferença.Vimos com relatos dos colegas que a doença pode inflingir no tratamento e até mesmo na cura ,depende da reação do indivíduo como foi citado como por exemplo no filme cazuza ao se desesperar se entregou logo para a doença HIV.Como foi citado também que nós profissionais de saude estamos sempre cuidando dos outros e esquecemos de nós mesmos até que um dia uma colega enfermeira não deu importancia para um certo caroço e passou anos cuidando dos outros até que viu que aquele caroço era um tumor.Então caros colegas vamos nos cuidar melhor.

    Aluna Marcia Cristina Da Silva 2º Periodo Turma da manhã

    ResponderExcluir
  38. relacionado ao debate na sala de aula,a doença so e vista quando sentida mas muitas das vezes não percebemos pois não damos importância, vamos cuidar sempre e si cuidar mais pois o cuidar dos outros e a reflequicao de nos mesmos, pensem nisso, vale a pena.


    Viviane Fernandes melo
    enfermagem, manha,3 periodo

    ResponderExcluir
  39. Em sala de aula o debate foi bem construtivo e esclarecedor. Quando falamos de saúde vimos que não podemos classificar em um bem-estar somente físico. Saúde é definida como um bem-estar físico, mental e social. Já doença foi definido em nosso debate, que é a presença de agente etiológico e não somente sintomas patológicos, podemos então ter o agente etiológico e não apresentar os sintomas destinados a patologia.

    ResponderExcluir
  40. Em aula , foram exposta opinioes sobre o conceito saude doença . entende-se que saude e um bem estar fisico,mental e social. A pessoa pode esta com alguma doença, mais isto nao significa que ela nao tenha saude. Sua mente pode estar saudavelseu corpo fisico esta passando por alteraçoes provenientes de algum microorganismo , porem precisa esta com saude para combate-lo.
    O conceito saude ainda sofrerar muitas atualizaçoes.

    ResponderExcluir
  41. Como debatido em sala e form expressados pensamentos e conceito individual e coletivo sobre o estado saude e doeça de uma pessoa. Saude nao consiste apenas da ausencia de doença . Uma passoa pode ter uma doença que compromete seu estado imunologico a mesma nao sber de sua existencia e parecer ter saude , um exemplo e o virus HIV . E tambem o cancer que geralmente a pessoa precisa saber que tem a doença e manter-se equilibrada e seu emocional controlado para junto com o tratamento quimioterapico conseguir vence ou seja ter mais chances para vencer . Realmente o conceito de saude e muito complexo . No meu ponto de vista o individuo e considerado saudavel quando tem equilibrio fisico, mental e social.
    Enfermagem. Manha. 2° periodo
    Josi Alvarenga

    ResponderExcluir
  42. No debate realizado em sala de aula nos referimos em um tema muito delicado onde falamos em saúde ou doença que a doença nem sempre se refere em uma imagem (exame)que as vezes e preciso ser feito uma avaliaçao em conjunto porque nem sempre o estado fisico,mental e social do individuo tenque sempre levar em consideraçao as queixas de dores dos individuos.
    doença pode ser patologias ou enfermidades como funcionamento desequilibrado do organismo ou mesmo pela presença de sintomas mas nem sempre os sintomas nao sao caracteristica de uma doença e sim uma manifestaçao de algum esforço exagerado.
    aluna:ana carolina rodovalho souza 2* periodo turma manha

    ResponderExcluir
  43. Como foi discutido em sala de aula, que a pessoas não estão doente só pelo diagnóstico da patologia...Eu dei um exemplo que uma mulher que sofre agressões por parte do seu esposo, todos os integrantes dessa família estão doentes. Inclusive o autor dos atos, o agressor além de ser punido deve passar por tratamento psicológico e os demais da família.
    Gisely Coelho Rangel Dutra Turma Manhã 2º Período.

    ResponderExcluir