segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Comentário sobre a dinâmica de Cadeia de Transmissão (turma noite)


23 comentários:

  1. Na dinâmica feita na sala de aula, foi abordada a cadeia de transmissão da DST/AIDS, nos fez refletir sobre vários aspectos principalmente sobre a facilidade e a sussetibilidade da transmissão. Foi abordada também o modo de abordagem a população diante do modo de transmissão, é importante que nós tenhamos o conhecimento, orientar sem julgar, ajudar sem discriminar...Profissionais capacitados para orientar quanto a prevenção, e profissionais capazes de proporcionar o cuidado de forma humanizada.
    Cristiane F.Vieira souza(ENFERMAGEM NOITE)

    ResponderExcluir
  2. DST,AIDS.Vimos que na aula passada o professor fez uma brincadeira ,para ver quantos relacionamentos sem preservativos nos tivemos,. bom foi bastante assustador . muita gente não sabia dessa hipótese .Quantos ex companheiro nos tivemos . fizemos uma brincadeira no qual duas pessoas se colocaram a disposição para realizar o tema cadeia de trasmissao . Realmente percebi na sala de aula que muita pessoas ficaram surpresas com o tema , não imaginemos quantos relacionamento nosso futuros companheiros teve , então por isso temos que nos preservar para que não corremos risco de obter qualquer tipo de contaminação no ato sexual . Pessoal o uso do preservativo e muito importante pra nos no relacionamento ,vamos nos cuidar , não vamos aumentar cada vez mais essa cadeia de transmissão .Previna se DST esta solto por ai !

    ResponderExcluir
  3. DST,AIDS.Vimos que na aula passada o professor fez uma brincadeira ,para ver quantos relacionamentos sem preservativos nos tivemos,. bom foi bastante assustador . muita gente não sabia dessa hipótese .Quantos ex companheiro nos tivemos . fizemos uma brincadeira no qual duas pessoas se colocaram a disposição para realizar o tema cadeia de trasmissao . Realmente percebi na sala de aula que muita pessoas ficaram surpresas com o tema , não imaginemos quantos relacionamento nosso futuros companheiros teve , então por isso temos que nos preservar para que não corremos risco de obter qualquer tipo de contaminação no ato sexual . Pessoal o uso do preservativo e muito importante pra nos no relacionamento ,vamos nos cuidar , não vamos aumentar cada vez mais essa cadeia de transmissão .Previna se DST esta solto por ai ! Elvis kirk tumra da noite

    ResponderExcluir
  4. A dinâmica realizada com os alunos, deixou-nos refletir sobre a probabilidade da população possuir o vírus HIV/DST, vivemos em uma cadeia constituída por seres humanos, e consequentemente de prazeres, e da vontade de fazer sexo. E normal que uma pessoa se envolva com a outra em busca apenas de prazer, e normal que uma pessoa se relacione com a outra em busca de amor, porém, algo em comum esta presentes neste dois tipos de relacionamento. O sexo. Ou seja, tanto um casal que estejam juntos há anos, transam sem camisinha, como um casal que acabou de se conhecer transam sem camisinha, todos esses quatro correm o risco de contraírem algum tipo de DST. E não apenas restritos a essas quatro pessoas, todas elas carregam na bagagem um histórico de sexo e de relacionamentos, e que esse histórico pode estar preenchido em um contexto de banalização da camisinha, ou até mesmo de confiança um no outro. Um erro da população e que prejudica cada vez mais a luta contra doenças que podem ser transmitidas dessa maneira. Mononucleose, sífilis, herpes .. HIV, hepatite dentre outras presentes na cadeia humana sexual. PAULO JOSÉ RODRIGUES DE ANDRADE

    ResponderExcluir
  5. MÁRCIA CARMELITA DA SILVA - ENFERMAGEM NOITE
    Vivemos em uma sociedade, onde na qual os indivíduos estão cada vez mais bitoladas ao prazer com vários parceiros,onde não estão se atentando com sua preservação, com sua saúde e muito menos com as dos outros. Estamos vivenciando uma cadeia de contaminações cruzadas, onde na verdade o que importa é o ¨sexo. Realmente estamos deixando de lado o mais importante, que é a preservação no ato sexual. É necessário que tenhamos o conhecimento de orientar, divulgar e proporcionar atenção. Não é correto afirmar que nenhuma pessoa esteja totalmente livre de qualquer contaminação no ato sexual, então o que temos a fazer é se cuidar e se proteger sermpre.



    ResponderExcluir
  6. O tema abordado sobre a cadeia de transmissibilidade, me fez refletir de maneira que eu não havia abordado antes, as vezes o corre corre do dia a dia, não nos deixa ver algo de tamanha importância como esse tema, nos ensinou que as vezes pensamos que a transmissibilidade vem só de uma possível proteção entre você e o seu parceiro, mas esquece os relacionamentos vividos anteriormente, tanto do parceiro quanto nosso, nós como futuros orientadores podemos ter a certeza que ao passarmos para outras pessoas do mesmo modo que foi abordado, certamente poderemos esclarecer de modo fácil e simples para sanar todas as dúvidas. JULIANE FERNANDES C. VEIGA - ENFERMAGEM NOITE.

    ResponderExcluir
  7. A dinâmica realizada em sala de aula, através de uma forma lúdica nos fez perceber a grande dimenssão que envolve o relacionamento sexual entre dois indivíduos,o grande potencial de transmissibilidade que cerca um relacionamento, provém de relacionamentos anteriores, que essas pessoas tiveram,e os relacionamentos antecedentes dessas outras pessoas. Ainda assim, se duas pessoas que nunca tiveram um ato sexual antes dessa relação, elas não estão livres dessa enorme teia, cheia de possibilidades de transmissão das mais variadas doenças uma vez que, em sua primeira relação está envolvido o ato sexual de seus progenitores.

    ResponderExcluir
  8. A dinâmica realizada, mostrou sobre os risco que um relacionamento pode trazer para uma pessoa se não houver cuidado e prevenção, pois após refletir que cada pessoa em que você se relaciona já pode ter tido diversos outros parceiros você percebe como as pessoas estão vulneraveis a pegar e transmitir doenças umas para as outras, devido a outros relacionamentos sem prevenção ou a mudança frequente de relacionamento.

    ResponderExcluir
  9. A dinâmica realizada mostrou que vivemos em uma cadeia de transmissão e que através de um beijo ou de uma relação sexual sem o uso da camisinha, pode ser gerado um histórico muito grande de transmissão. O sexo hoje, tanto em casais que estão juntos há anos como em casais que se conheceram em menor tempo, sem o preservativo, gera risco de contração das DSTs, como a Aids, por exemplo.
    Por isso há a importância de que tenhamos o conhecimento e orientarmos outras pessoas.

    JACIARA SANTOS DO AMOR DIVINO - ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  10. Jane Paes - Enfermagem Noite

    Interessante esssa dinâmica abordada em sala de aula nos faz refletir um pouquinho mais, sobre a cultura em que vivemos, pois nos mostra o outro lado da vida. A cadeia de transmissibilidade, e um perigo pois sai espalhando DST (S) por todas as pessoas que tiveram contato sexual. Pelo pouco que sabemos a juventude não vem se importando muito com isso. A preocupação maior e de como vão estar às coisas daqui algum tempo já que no momento ter relação sexual sem camisinha (para as pessoas) e um ato normal. A cadeia alimentar das doenças sexualmente transmissíveis ocorre diariamente em torno de todos influenciados pelo desejo sexual, por um simples olhar.
    As pessoas às vezes pensam que a transmissibilidade vem só de uma possível proteção entre ela e seu parceiro, mas esquece os relacionamentos vividos anteriormente, tanto do parceiro quanto dela.
    Para nós como futuros orientadores educacionais podemos ter a certeza que ao passarmos para outras pessoas essa dinâmica pode trazer conflitos, então temos que estar bem preparados para o futuro que será um tanto pior que o presente.

    ResponderExcluir
  11. A dinâmica realizada com os alunos nos fez refletir sobre a probabilidade da população possuir o vírus HIV/DST, vivemos em uma cadeia constituída por seres humanos, e consequentemente de prazeres, e da vontade de fazer sexo. E normal que uma pessoa se envolva com a outra em busca apenas de prazer, mas nao podemos deixar que o ato venha nos possibilitar transtonos e patologias de tratamento doloridos. devemos nos conencientizarmos e ajudar a sociedade a desenvolver a concientizaçao coletiva.

    CARMEN LÚCIA DIAS DOS SANTOS- ENFERMAGEM NOITE

    ResponderExcluir
  12. A cadeia de transmissão mostrou que devemos nos prevenir em qualquer uma das situações de relacionamentos. Independente do tempo que estejamos com o nosso parceiro, por mais confiança que temos um do outro, o melhor a ser feito é relação preventiva, até ambos fazerem exames que comprovem que não tenham nada e assim terão sexo seguro sempre

    ResponderExcluir
  13. A dinâmica feita na sala com os alunos, deixou nos ver a probabilidade que a popula ção têm de possuir o vírus HIV/DST, através de uma cadeia constituída por seres humanos que possuir prazeres, e a vontade de fazer sexo. Isso da pra ver tanto em pessoas que já estão muito tempo juntos , que acabam transando sem camisinha por confiar no outro e isso ocorrer também com as pessoas que acabam de se conhecer.

    ResponderExcluir
  14. Na dinâmica abordada em sala de aula foi levantado o tema, cadeia de transmissão do DST/HIV.Com essa dinâmica podemos perceber como funciona a cadeia de transmissão com mais clareza e percebemos o risco que corremos se não nos protegermos.

    ResponderExcluir
  15. A dinâmica realizada em sala de aula sobre a cadeia de transmissão da DST/AIDS.
    Fez com que os alunos refletissem sobre vários assuntos principalmente sobre
    a facilidade da transmissão do Vírus.Podemos visar também que através do beijo
    ou de uma relação sexual sem CAMISINHA,pode-se ocorrer um histórico muito grande de
    transmissão.

    ResponderExcluir
  16. (Ludmila Oliveira Jacintho-20071372180/noite)

    A dinâmica realizadana sala mostrou para nós alunos como imensa a capacidade do ser humano de se arriscara sabendo dos risco que eles correm.Começam se relacionando com o primeiro parceiro e sem proteção e após dizem que não vai fazer sexo sem proteção,dali parte para outro e dizem sempre a mesma coisa e quando vai ver já se realcionou com várias pessoas sem proteção,as pessoas também já se relacionaram com outras pessoas sem proteção e com certeza já estão contaminadas.Por isso tem que ter consciência de que aparências enganam,e que o único jeito de não se contaminar de verdade é usando camisinha.A dinâmica foi super bem elaborada,aonde vimos que todos os tipos de pessoas podem se contaminar.

    ResponderExcluir
  17. A dinâmica em sala de aula teve como objetivo fazer com que os alunos refletissem sobre a cadeia de transmissão da DST/AIDS e a facilidade da trasmissão dessas doenças pois a cada relação temos uma história por trás da qual não sabemos se houve ou não transmissão dessas doenças,pois hoje apesar de ainda não haver a cura existe tratamentos para que a pessoa possa se cuidar e viver no meia da sociedade normalmente sem ter a aparência de uma pessoa contaminada pelo virus.

    MARIA VITÓRIA DOS SANTOS DE SOUZA

    ResponderExcluir
  18. A dinâmica desse tema foi muito interessante e nos fez refletir de uma maneira que talvez nunca tinha sido vista. A pergunta de quantos relacionamentos você teve e quantas vezes desses relacionamentos você fez sexo sem preservativo ou qualquer outro tipo de medida para precaver qualquer tipo de DST's... Nossa se não usado nenhum tipo de medida preventiva para isso com aquele ex, ou com aquela outra ex de ex... Hum... Quantas vezes isso pode ter acontecido nos relacionamento anteriores deles também!! É um ciclo que pode se torna vicioso e perigoso! A medida mais sensata é se precaver de todas as maneiras até porque DST's não escolhe raça, sexo, casais, solteiros, gay, lésbica entre outros grupos para se desenvolver e infectar um individuo.

    ResponderExcluir
  19. Luiz Augusto Caldas
    Esta foi a dinâmica que melhor pudemos parar para pensar sobre os riscos que corremos a todo momento, afinal, DST não escolhe e também não mostra em quem está... então, concluímos que o melhor é se prevenir. O objetivo da aula foi sim atingido e realmente percebemos a importância dos métodos de preservativos, embora ainda haja muito a resistência ao uso da camisinha. Como profissionais da área da saúde é nosso dever buscar a educação da população e mostrar o quanto é importante cuidar do corpo e da saúde.

    ResponderExcluir
  20. Foi um dinâmica bem legal, pois todos nos corremos riscos de qualquer tipo de doenças não importam quais sejam. Porém, tem doenças que não tem como, nos prevenir mas as que tem prevenção , temos que nos cuidar. Já que não vem escrito na testa os que tem doenças transmissíveis ou não. Em alguns casos tem pessoas que tem o vírus e não sabe pois convive com a doença extremamente bem, só sabe da doença infecciosa depois de um estado avançado, quando começam aparecer os sintomas. As vezes em alguns casos que não tem nem tratamento, então não devemos ir ao médico só quando sentimos dor.
    (ENFERMAGEM- NOITE)

    ResponderExcluir
  21. Na dinâmica foi abordado o tema que "a doença não pode ser só avaliada por meios de medições fisiopatológicas'.que existe outros tipos de estar doente, bem como, a partir um diagnóstico pode começar a desenvolver a doença que até então a pessoa desconhecia e levava uma vida normal e tranquila. então podemos ter a certeza de que, o estado psicológico também influencia no bem estar do ser humano.A nossa dinâmica também focou a forma e abordagem do enfermeiro diante do cliente, em relação a forma de comunicar que ele está com uma doença seja ela fatal ou não. Como ele adquiriu a doença, como se manifesta no organismo, profilaxia e como conviver com a mesma.Que nem sempre a dor é sinal de doença, algumas doenças são assintomáticas (que não apresentam sintomas). por isso, temos que ir periodicamente ao medico fazer exames clínicos e viver uma vida longa e saudável.

    ALEXANDRA MELO (ENFERMAGEM NOITE)

    ResponderExcluir
  22. com essa dinamica podemos ver que todos,sem restricao podemos pegar uma doenca ,e sim todmar todos cuidados necessario.Mesmo contraindo a doenca nos dias de hoje tem cuidados necessario ,tratamento e vigilancia .

    ResponderExcluir
  23. É muito importante parar para pensar o quanto é importante a prevenção....Muitas das pessoas não esquentam a cabeça em prevenir-se...Mais devemos levarmos isso a sério...A doença ela aperece de uma forma que possa acabar com a pessoa de um modo inesperado...então devemos ter noção em nos cuidar e levarmos mais nossa saúde a sério...

    Daiana Vanessa Santos de Almeida
    E-mail cabofrioonessa@hotmail.com

    ResponderExcluir