segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Comentário sobre a dinâmica de HIV (turma noite).


24 comentários:

  1. HIV foi o assunto popularmente discutido em sala de aula sem problema algum .tiramos muitas duvidas com o professor .Escrevemos em um papel nossas perguntas sobre esse assunto . Foi muito legal muitas coisas no qual eu não sabia tirei minha preocupações em sala de aula .essas foram algumas duvidas da galera .se pega pelo beijo, suor ou se a mãe passa isso para o filho, onde vimos que isso só é possível em transmissão vertical ou seja durante o parto normal e vimos que o simples contato com a pele não é possível pegar a doença(numa pele integra).E claro HIV como outras doenças como sífilis ,gonorreia e candidize etc.. Elvis kirk turma da noite

    ResponderExcluir
  2. O debate realizado em sala de aula tendo como tema o Hiv trouxe muitas duvidas aos alunos, mas também foram esclarecidas devido a conversa e o conhecimento do lecionador. Este tema torna-se polêmico a partir do momento em que levamos em consideração a probabilidade de acontecer com nós mesmos, independente do motivo, sendo virgem ou não, sendo casado ou não. Percebemos que a maior prevalência da transmissão está pela realização do sexo sem camisinha, porém, outras formas como aleitamento, compartilização de siringas para o uso de drogas dentre outras formas. Ou seja, todos sem exceção correm risco de possuir o vírus. Mas também, para quem é soro positivo, há sempre uma saída, principalmente se a ajuda vier a tempo. Um soro positivo pode levar uma vida tranquila, pode construir uma família, pode ser pai, e pode ser mãe, claro e evidente que com algumas restrições, porém nada que faça com que a vida daquele indivíduo esteja arruinada. Com o tratamento adequado, com o acompanhamento correto, tudo se resolve, e a vida torna-se comum como de qualquer outra pessoa. PAULO JOSÉ RODRIGUES DE ANDRADE

    ResponderExcluir
  3. MÁRCIA CARMELITA DA SILVA - ENFERMAGEM NOITE
    Nós profissionais d saúde, ao meu entender, devemos elaborar adequadamente uma maneira de falar e orientar um indivíduo com HIV, pois ao saber que está contaminado, o indivíduo se descontrola de tal forma, que fica impossibilitado de enxergar as soluções para o seu problema. As dúvidas surgem no dia a dia sobre HIV, a questão é de como devemos amenizar o problema. O importante é nos previnir de todas as formas e ocasiões e não discriminar quer possui o vírus, pois ninguém quer ter. Com o tratamento correto e acompanhamento da equipe, tudo se torna mais tranquilo, tornando a vid mais leve.

    ResponderExcluir
  4. O tema HIV assusta de modo geral, somente pelo fato que é algo que não possui cura, o indivíduo assim que recebe a notícia, pode ter diversas reações quanto ao caso, em suas mentes certamente veem assim "Estou com uma doença incurável e certamente vou morrer a qualquer momento", hoje em dia com a tecnologia avançada os estudos da medicina estão muito avançados, proporcionando para a saúde do indivíduo mais qualidade de vida do que era vivido antigamente, também por outro lado não devemos esquecer que é uma doença de grande proporção, e com a não consciência do portador do vírus pode infectar de forma rápida outras pessoas, é pensarmos sempre em conscientização sobre o que é essa doença, modos de transmissão, troca de experiência, entre outros,com a dinâmica de modo geral nos possibilitou tirar dúvidas quanto a todos os pontos que devem ser abordados e que muitas vezes temos vergonha em perguntar, foi muito esclarecedor. JULIANE FERNANDES C. VEIGA - ENFERMAGEM NOITE.

    ResponderExcluir
  5. A dinâmica sobre o HIV e a forma simples e prática com a qual foi conduzida foi super interessante, inicialmente muitos de nós se depararam com a dúvida do " Será que ainda existe algo sobre HIV que eu não sei"? E no decorrer da dinâmica foram surgindo conflitos que geraram a resposta, que foi um grande quantitativo de perguntas relacionadas ao virús.
    Todas as questões, cada uma delas com suas minúcias e particularidades, foram enrriquecedoras, assim como também uma resposta para nós mesmos de que quando pensamos ter esgotado um assunto, na verdade não sabemos nem a metade do que o envolve, o que estimula a nós, futuros profissionais de saúde, e alguns já atuantes a buscarmos sempre a atualização de nossos conhecimentos tecnológicos e ciêntíficos.

    ResponderExcluir
  6. A dinamica realizada sobre o HIV, pode mostrar de uma forma simples que mesmo sendo um assunto muito comentado e visto no dia a dia, ainda assim as pessoas tem muitas duvidas sobre essa questão, e tambem pode perceber que podemos esclarecer uns as dúvidas dos outros,pois cada pessoa tem uma questão diferente para abordar e que uma discursão em grupo pode esclarecer muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. O debate sobre o HIV discutido é um assunto muito discutido e ainda assim ainda podemos ver que sabemos tão pouco sobre o assunto modo de tranmissão, formas de tratamendo e tudo que envolve esse assunto tão delicado. Em sala de aulo o professor Waldemiro trouxe uma dinamica, onde podemos ter uma noção de proporção de chance de infecção que nos temos devido ao relacionamento com um unico parceiro, e eu nunca tinha parado para pensar dessa forma e na hora confesso que fiquei até assustado, e ai se abriu uma porta de duvidas que algumas foram esclarecidas com detalhes pelo professor . ( Danilo de Souza Moraes )

    ResponderExcluir
  8. O debate sobre o HIV discutido é um assunto muito discutido e ainda assim ainda podemos ver que sabemos tão pouco sobre o assunto modo de tranmissão, formas de tratamendo e tudo que envolve esse assunto tão delicado. Em sala de aulo o professor Waldemiro trouxe uma dinamica, onde podemos ter uma noção de proporção de chance de infecção que nos temos devido ao relacionamento com um unico parceiro, e eu nunca tinha parado para pensar dessa forma e na hora confesso que fiquei até assustado, e ai se abriu uma porta de duvidas que algumas foram esclarecidas com detalhes pelo professor . ( Danilo de Souza Moraes )

    ResponderExcluir
  9. A dinâmica sobre o HIV foi bastante produtiva, pois pudi dúvidas pessoais, além das que iam surgindo na turma, conforme o professor explicava, como, por exemplo, a forma de transmissão, o tratamento, expectativa de vida, etc.
    Uma pessoa que é soro positivo pode viver uma vida tranquila, e até construir família, porém deve tomar certos cuidados.
    JACIARA SANTOS DO AMOR DIVINO - ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  10. HIV, aula debatida em que muitos tiraram duvidas e curiosidades das perguntas mais profundas que nunca foram feitas a ninguém.
    O HIV hoje em dia permite viver com o vírus através do coquetel de remédios, a taxa de sobrevivência aumentou mais de 50%, o que antigamente se morriam mais cedo,devido a não haver remédios necessários para todos.
    Levamos também em consideração que hoje em dia as conversas são mais comuns, e as prevenções estão sendo divulgadas a todos, bastando apenas olhar pro lado que todos explicam.

    ResponderExcluir
  11. Este tema torna-se polêmico a partir do momento em que levamos em consideração a probabilidade de acontecer com nós mesmos, independente do motivo, sendo virgem ou não, sendo casado ou NAO O QUE FAZ DISTERTAR MEDO em pensar que todos nos estamos vulneraveis a tal patologia! com tudo entender como funciona, como adquiri e como previnir nos favorece enos torna responssaveis para passa as informaçoes!

    CARMEN LÚCIA DIAS DOS SANTOS- ENFERMAGEM-NOITE

    ResponderExcluir
  12. O debate realizando em sala de aula com os alunos com o seguinte tema o HIV gerou muitas duvidas, mais ao mesmo tempo muita polêmica. O vírus pode acontecer com nós mesmo através da prevalência da transmissão do sexo sem camisinha, ou de objetos compartilhando com outros com a siringas para o uso de drogas etc.

    ResponderExcluir
  13. O debati sobre HIV na sala de aula foi muito produtivo,pois podemos esclarecer nossas dúvidas sobre o assunto e ampliar os nossos conhecimentos sobre a transmissão do vírus.Muitas perguntas foram feitas e respondidas pelo professor.

    ResponderExcluir
  14. A dinâmica realizada em sala de aula sobre o HIV nos mostrou de forma simples e interessante,mesmo sendo um assunto muito comentado e visado no nosso dia-a-dia,mesmo assim ainda encontraremos pessoas que irão demonstrar duvidas sobre muitas questões do HIV.Vimos também que o índice da transmissão é maior com: Sexo sem CAMISINHA,Compartilhamento de SIRINGAS,dentre outros.
    E podemos dizer que quem é SORO POSITIVO pode viver muito bem se for descoberto e principalmente se procurar os serviços de saúde a tempo e assim levar uma vida normalmente.

    ResponderExcluir
  15. (Ludmila Oliveira Jacintho-20071372180/noite)

    Com essa dinâmica ficou bem visado que a várias formas de proteção e prevenção da doença e a pessoa arrisca porque quer,sabe-se que cada dia que passa mais pessoas fazem sexos desprotegidos sabendo os riscos que estão correndo no famoso (pagando para ver ou isso não vai acontecer comigo),é o que mais se ver por ai.Então podemos ficar mais ligados nos passos a serem dados para que isso não ocorra e que essa doença não faça parte de nossas vidas e de outras pessoas pois quanto a profissionais de súde cabe a nos também passarmos as pessoas todos os riscos que elas correm se não se protegerem ou se contrairem a doença.

    ResponderExcluir
  16. A dinâmica realizada em sala de aula consistiu em todos os alunos escrever em um pedaço de papel alguma pergunta relacionada a AIDs ou o HIV. Foi muito interessante, pois mesmo o assunto ser bastante conhecido e falado hoje, pudemos tirar muitas dúvidas e esclarecer questões que não eram muito claras ao nosso ver antes dessa aula. Foi falado sobre a transmissão do HIV, se existe alguma diferença da facilidade de contrair o vírus nos diferentes grupos da sociedade, muitos assuntos interessantes.

    ResponderExcluir
  17. O debate em sala de aula sobre HIV foi de grande valia pois aumentou o nosso conhecimento sobre formas de transmissão da doença e tirou duvidas sobre o tema com a dinamica de pergunta e resposta. Houve também questões levantadas por exemplo; Há algum grupo social que mais transmite O HIV. Ninguem está fora da zona de perigo para pegar a doença e hoje em dia uma pessoa com HIV pode viver com qualidade de vida e se precaver para não transmitir a outro individuo.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Debate ótimo sobre HIV, que nos coloca de frente com situações que por mais não queiramos termos que passar por isso. Foram realizadas varias perguntas cuja curiosidade permite tirar duvidas, sobre meio de transmissão, doenças transmitidas através do ato sexual e através até mesmo do beijo com a saliva “mononucleose infecciosa” que varias pessoas tem porem não se manifesta. Doença essa que só se manifestara quando a pessoa estiver contaminada com HIV.
    A dinâmica utilizada foi muito boa, permitindo que todos participassem sem saber quem fez a pergunta.
    Acredito que através dessa dinâmica, conseguimos atingir meta desejada. E digo mais que através de uma dinâmica dessa com um grupo de Portadores do HIV, seria de suma importância, pois através dessa eles iriam tirar suas duvidas sem se sentirem expostos, seria uma grande prazer fazer parte de uma dinâmica como essa.
    A prevenção sempre deve andar na frente, vamos fazer nossa parte explicando e tirando duvidas de quem as tem, isso faz parte do nosso futuro.

    ResponderExcluir
  20. O debate sobre HIV em sala de aula colocou os alunos de frente com várias situações e dúvidas.Foi realizado perguntas para tirar as duvidas dos alunos,sobre o modo de transmissão,o que causa e a doença em si.
    Através da dinâmica tiramos nossas duvidas de maneira simples,extrovertida e sem nenhum tabu.
    MARIA VITÓRIA DOS SANTOS DE SOUZA.

    ResponderExcluir
  21. Luiz Augusto Caldas
    Nesta aula tivemos a oportunidade de falar sobre o HIV, tema tão importante e também tão polêmico atualmente. Tiramos muitas dúvidas e percebemos o quanto é importante a prevenção e o esclarecimento também da população. Essa dinâmica permitiu também que todos trocassem ideias, sobre sua forma de transmissão, de ação e nos permitiu imaginar a sensação de estar diante desses casos quando profissionais, com uma cnduta adequada, sem preconceitos e com uma visão mais específica do que é essa doença, como é seu tratamento e o apoio ao paciente portador de HIV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tema HIV foi legal, pois tivemos como tirar algumas duvida, ate mesmo poder esta orientanda melhor uma pessoa a se prevenir melhor a essa doença.
      E também foi super legal ver que a maioria tinha praticamente a mesma duvida, e com a duvidas dos colegas e ate mesma nossa podemos esta aprendendo coisa melhor pra ate mesmo muitos jovens que temos em casa.
      E com essa experiência que tive dentro de sala de aula da pra ate fazer um trabalho legal dentro de comunidade e passar informações para pessoas que não tem noção dessas coisas.
      Isabela Manhaes
      Turma da manha.

      Excluir
  22. jessica gomes de oliveira
    O tema HIV que foi aborado em sala foi interessante pois ,conseguir exclarecer duvida q pensava nao ser importante ,nos tempos de hoje o pessoal sabe como e a transmissao e mesmo assim se perde,e claro esclarecendo tambem a cura o convivio .

    ResponderExcluir
  23. Eu penso que ao abordarmos o momento da comunicação diagnóstica, consideramos e fundamental refletir, também, sobre a forma como é dada a notícia, por entendermos que a relação do sujeito com o profissional (e vice-versa) interfere na forma como a notícia é recebida, Comunicar o resultado positivo para o HIV implica em revelar uma notícia que pode provocar intenso sofrimento ao paciente. No momento do diagnóstico é necessário que o profissional de saúde possa tomar em consideração os problemas emocionais decorrentes da revelação do diagnóstico. Em suma é um momento extremamente delicado e que deve ser feito com muita coincidência.
    PABLO N ROSARIO

    ResponderExcluir