segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Comentário sobre a dinâmica de Cadeia de Transmissão (turma manhã)


32 comentários:

  1. Foi realizada outra dinâmica onde um casal de alunos voluntários, para encenarem e responderem perguntas íntimas... Uma das perguntas era o número de parceiros que cada um já teve, e atrás deles foi se formando uma pirâmide com os parceiros dos parceiros, o que demonstrou que se um estivesse contaminado com alguma DST,logo a contaminação seria exponencial.Ao final,todos relataram que o exercício gerou um sentimento de medo e insegurança ao perceberem como a cadeia de parceiros pode ser grande .Esta foi uma dinâmica rápida porém de uma metodologia muito eficiente pois demonstra como a prevenção é importante. Na minha opinião foi a melhor dinâmica.
    Cristiane da C. e Sátiro Novo.

    ResponderExcluir
  2. Dayana Vieira Moura-20111100717

    Nessa aula foi abordado sobre a cadeia de transmissão da AIDS como também outras enumeras doenças transmissíveis . Percebe-se que o número de contaminação vem crescendo assustadoramente, não é assustando as pessoas que vamos levá-las a adotar medidas preventivas contra a AIDS , também que não é suficiente dar-lhes conhecimento, informando-as precisamente sobre como se comportar e sobre o que evitar. O medo e a conscientização, que já foram tão eficazes em outras campanhas de massa, mostraram-se, neste caso, completamente infelizmente ineficientes. Percebe-se que o número de novos casos tem aumentado assustadoramente .Já que muitas pessoas tem consciência dos riscos mais mesmo assim não se previnem. A FINALIDADE DA AULA foi que promovendo essa dinâmica permitiu discutir e refletir sobre percepção dos próprios ricos e adoção de práticas mais seguras, interrompendo um dos elos da cadeia, impedindo, assim, sua disseminação e multiplicação do agente infeccioso.

    ResponderExcluir
  3. A dinâmica realizada em sala de aula possibilitou vivenciar uma transmissão em cadeia do vírus HIV. Cada pessoa traz consigo uma história e portanto, ao se relacionar com alguém é de extrema importância que se adote métodos de prevenção. Nós, enquanto profissionais de saúde, não devemos nos limitar apenas a saber como ocorre o contágio; devemos saber quais enzimas estão envolvidas e principalmente saber que de 2 a 4 semanas após a exposição ao vírus, inicia-se a fase aguda (Síndrome Retroviral Aguda) com manifestações clínicas semelhantes aos de outras viroses: o indivíduo pode apresentar febre, fadiga, náuseas e vômitos, suor noturno; tais sinais podem passar despercebidos e não serem associados ao HIV. Devemos ter em mente também que o vírus pode encontrar-se na forma latente, ou seja, possuir baixa virulência e não ser detectado. É nossa função alertar a população das diversas formas de transmissão e conscientizá-las de que qualquer um pode ser contaminado, a partir do momento em que haja negligência dos métodos de prevenção. Educar ainda é a melhor forma de reduzir a incidência desse vírus.

    ResponderExcluir
  4. Na dinâmica feita na sala de aula, foi abordada a cadeia de transmissão da DST/AIDS, nos fez refletir sobre vários aspectos principalmente sobre a facilidade e a sussetibilidade da transmissão. Foi abordada também o modo de abordagem a população diante do modo de transmissão, é importante que nós tenhamos o conhecimento, orientar sem julgar, ajudar sem discriminar...Profissionais capacitados para orientar quanto a prevenção, e profissionais capazes de proporcionar o cuidado de forma humanizada.
    Cristiane F.Vieira souza(ENFERMAGEM NOITE)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Uau....essa dinamica me surpreendeu, trouxe a minha mente uma enorme clareza de como é possível , em grande porcentagem, a transmissao do virus HIV(contaminação). Creio que nao só a mim, mas a classe também. Ali entendemos que até em uma relação duradoura, por anos, nao impede disso acontecer. Nao é pelo tempo e sim por quantas vezes e com quem. E a pessoa, que vamos dizer contaminada, pode ser que nao saiba ainda pois se torna grave quando o vírus entra na célula. Ele só pod estar estático no organismo, mas ele está ali, onde exames nos primeiros meses nao detectam isso. O QUE É UM GRANDE PERIGO!Essa aula mostrou o quanto é importante se previnir.

    ResponderExcluir
  7. Essa foi uma aula extremamente interessante e reflexiva para todos. A dinâmica foi super simples, mas impactante. A partir de um casal formado em sala pelo professor, outros alunos representaram relações passadas desse casal individualmente, vimos o perigo que temos quando nos relacionamos sexualmente com alguém sem proteção. Cada um leva consigo uma história, relacionamentos passados, e com isso ficamos vulneráveis porque se a pessoa não souber que tem o vírus, você também não suspeitará de nada, e muitas vezes achamos que isso nunca acontecerá conosco. Porém existe um ditado muito sábio e que serve para esta aula: "quem vê cara, não vê coração." O que eu quero dizer com isso, é que o seu parceiro(a) pode ser o mais bonito, o mais forte, o mais carinhoso, mas isso não quer dizer que você estará imune de alguma doença que talvez tenha e você não saiba! O mais importante nos dias de hoje é ter sempre em mente a prevenção, o cuidado consigo mesmo, o amor próprio, e estabelecer limites com os futuros parceiros em relação ao ato sexual.

    ResponderExcluir
  8. Foi realizado em sala de aula uma dinâmica muito simples e clara de se entender, a transmissão do HIV. Podemos observar que cada pessoa tem a sua história de relacionamento, onde os riscos de contrair estão presentes. Pois uma pessoa pode ser portador do vírus e nem saber. Porém o único jeito de evitar é se prevenindo com os métodos de prevenção. Além da dinâmica, tivemos uma aula sobre todo o trajeto que acontece quando uma pessoa é contraída ( a entrada do vírus). E seus sinais e sintomas. Com essa aula tivemos mais informação, para que no futuro possamos ser bons profissionais, capacitados para diagnosticar seus sinais e sintomas.

    ResponderExcluir
  9. A dinâmica realizada em sala foi de suma importância para a nossa formação acadêmica, como futuros enfermeiros, como também para conhecimento adquirido para ser usado não só em ambiente de trabalho, mas em uma roda de amigos, conversas em famílias, igrejas e muito mais. A transmissão do Vírus HIV é em cadeia, por isso, é de suma importância que a cada dia mais a população em geral tome conhecimento da importância do uso do preservativo, saber sobre a existência da síndrome retroviral aguda também é importante, pois, caso aja um contato com sangue de uma pessoa contaminada seja por relação sexual ou uso de seringas compartilhadas etc. dentro de 2 a 4 semanas o individuo contaminado pode vir a ter reações adversas que podem ser confundidas como uma virose e logo sem o prévio conhecimento da situação se retarda o tratamento da doença. Uma descoberta impressionante que nos foi “revelada” em sala de aula,foi que todos nós podemos ter tido contato com o vírus e não termos nos contaminado,devido a sua baixa virulência,já que pesquisas encontraram o vírus no suor, lágrima e salivas de pessoas contaminadas(em baixa virulência).
    Informar sempre é a melhor solução, mas indivíduos bem informados não evitam transmissão, mas sim indivíduos conscientes da situação e com responsabilidade sobre suas vidas e a dos outros, somente assim conseguiremos diminuir essa triste realidade de morbidade social que aumenta a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  10. foi feita uma dinamica onde dois alunos ficaram no centro da sala e se passaram por um casal onde foi questionado o tempo que estavam juntos, se ja faziam sexo, se usavam proteçao ao praticar sexo e a quantidade de pessoas com que se relacionaram e quantidade de pessoas com que as pessoas que as pessoas que elas se relacionaram tiveram outras relaçoes e assim sucessivamente .....
    depois dessa dinamica debatemos esse assunto sobre doenças oportunistas e tiramos duvidas e falamos oque achavamos sobre o assunto ......

    ResponderExcluir
  11. A dinâmica realizada sobre cadeia de transmissão mostra claramente os perigos de se relacionar com várias pessoas. É assustadora a quantidade de pessoas envolvidas em uma cadeia de transmissão. Muitos acham que por viver um relacionamento estável não é necessário o uso do preservativo, mas esta dinâmica deixa claro que não basta confiar no parceiro atualmente, existe toda uma carga viral do passado no organismo da pessoa. Nos faz pensar se realmente estamos tão seguros quanto pensamos estar. Acredito ser este um assunto de extrema importância a ser abordado com jovens e adolescentes nas escolas, seja por meio desta dinâmica ou por alguma outra didática, levando em conta a maturidade do grupo. Renata Godinho Eccard

    ResponderExcluir
  12. A dinâmica sobre cadeia de transmissão de uma doença, realizada em sala de aula foi muito interessante. Com ela, podemos enxergar a dimensão que em apenas um ato sexual, há muito mais riscos do que se imagina. Quando uma pessoa se relaciona sexualmente com outra, ela esquece que está se relacionando com todo um passado, e vice-versa, onde os riscos não são claros e desconhecidos pela grande maioria da população. Ninguém está 100% livre de se contaminar, principalmente quando se trata de um vírus como o HIV, que põe em risco não só a nossa saúde, mas também nossa vida, que é nosso bem maior. Isso nos mostra que todo cuidado é pouco quando se tratando de um ato sexual, que é muito importante a consciência e a prudência no sexo para evitar possíveis contaminações.

    ResponderExcluir
  13. Leonardo correa de souza

    Na dinâmica, muito descontraída, nos fomos surpreendidos pela carga pode ser transmitida de uma pessoa para outra através do sexo sem proteção. Na relação sexual o individuo recebe transmite as suas múltiplas experiências e a dos parceiros anteriores. Realmente a AIDS tem a cadeia de transmissão muito estratificada, quando é descoberto um caso podem existir muitos outros ainda não descobertos. E importante para nos futuros enfermeiros termos essa noção e devemos partilhar essa informação na nossa vida profissional e pessoal

    ResponderExcluir
  14. A cada aula podemos dizer que aprendemos muito e de uma forma super interessante. Pois aprender brincando, debatento e o melhor aprendizado, por isso digo que toda aula dinamica e muito interessante. Nos futuros enfermeiros devemos saber bem o risco que corremos para que possamos ensinar as pessoas que estao ao nosso redor. Podeemos ser contaminados trabalhando mais nao so assim, temos que ter cuidado para nao ser contaminado no prazer. Qualquer tipo de relacao sexual deve ser com preservativo, principalmente as pessoas que tem mais de um parceiro ou que acabou de conhecer, se nao tiver cuidado a doenca vem em um unico contato e nunca mais sai de voce.
    E muito importante saber que o preservativo e importante a todo momento de nossa vida, nos devemmos cuidar da nossa saude pois se nao prevenir nossa saude como vamos cuidar do proximo?? e esse nao e um assunto que devemos ter vergonha de dizer temos que esta sempre falando para todos ao nosso redor, e importante aprender e ensinar.

    ResponderExcluir
  15. A dinâmica realizada em sala de aula sobre cadeia de transmissão do vírus HIV, é de muita importância que a cada dia mais a população tome conhecimento do uso do preservativo,Cada pessoa tem a sua história, e com isso ficamos vulneráveis,se a pessoa não souber que tem o vírus, você também não suspeitará de nada, e muitas vezes achamos que isso nunca acontecerá. E muito importante para Nos enfermeiros que possamos ser bons profissionais, capacitados para diagnosticar seus sinais e sintomas.

    ResponderExcluir
  16. Essa dinâmica de transmissão do vírus do HIV, mostra a importância novamente do uso do preservativo, pois cada vez vemos mais vemos o quanto está banalizada a relação sexual sem segurança, as pessoas confiam em seus parceiros sem ter noção de como é vida sexual dessa pessoa longe dela. Essa prática indiscriminada pode causar uma série de pessoas afetadas. Além disso também foi visto como é o contágio do vírus, sinais e sintomas, o que aumenta ainda nossa capacidade de entendimento pra sermos melhores profissionais!

    ResponderExcluir
  17. LAYSLA ADRIANO GOMES 20111100972

    Um dinâmica muito simples, mas fez com que conhecemos mais sobre a transmissão e sobre os varias riscos que corremos com o decorrer de nossas relações sexuais. De acordo com o exemplo de casal, vemos que é uma cadeia imensa, assim como pode ser também a transmissão, em apenas um ato sexual. Por isso a importância do cuidar, o uso do preservativo entre outros métodos contraceptivos . O cuidado é extremamente importante, pois apenas com o nosso próprio cuidar, conseguimos cuidar do próximo também. A dinâmica aumentou a nossa capacidade de transmissão, não só como profissional mas também como sociedade, onde estamos exposto a tais acontecimentos.

    ResponderExcluir
  18. A dinâmica envolve uma tática certa: TEMA. O que falamos em sala de aula é um conteúdo do cotidiano e atual. Um tema é tudo que precisamos para desenvolver tal ideia. O tema, então, HIV, tem sido tratado como uma questão de alto índice em crescimento constante. Prevenir-se é cuidar da sua vida e a da do seu parceiro(A). A transmissão se dá pela relação sexual, parenteral, ocupacional e da mãe para o bebê. Impedir que esse ciclo continue é a atitude certa pra se ter uma vida com qualidade, até porque a prevenção é dada de graça. Busca quem quer.

    Anaclara Belgues Oliveira 20111100711

    ResponderExcluir
  19. Foi realizada uma dinâmica onde apontava a cadeia de transmissão, não só do vírus HIV, mas de todas as doenças sexualmente transmissíveis. Com o exemplo de um casal, podemos ver que há todo um passado sexual, não só dos próprios, mas de todas as suas relaçoes do passado, onde deixam marcas no organismo. A falta de prevenção é normal nos dias de hoje, onde as pessoas não tem uma visão geral do problema, só se preocupam em satisfazer-se. O cuidado deve ser geral, prevenir-se é zelar por si mesmo e pelo próximo.

    ResponderExcluir
  20. Tivemos uma dinâmica em sala de aula, e assim nos deparamos com a realidade da transmissão do vírus HIV, que onde vivenciamos em um momento a cadeia de transmissão do vírus, com um casal de namorados, mostrando as pessoas que eles tinham se relacionados antes do namoro, e portanto, vimos que é muito fácil pegar um vírus, por isso temos que nos prevenir sempre, pois é a única maneira diminuir os casos do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

    Daniela da Silva Freitas

    ResponderExcluir
  21. A dinâmica realizada, foi uma das mais simples até agora, mas que nos mostrou a perigo que corremos quando não fazemos o sexo seguro. O objetivo foi nos mostrar a cadeia de transmissão do HIV, mas podemos correlacionar a mesma dinâmica com outras doenças sexualmente transmissíveis. Foi debatido também a irresponsabilidade de muitos adolescentes hoje em dia fazer sexo com o parceiro depois de um certo tempo sem o uso do preservativo. Conseguimos então gerar uma visão mais clara e de melhor intendimento de como ocorre essa passagem do vírus e com que frequência ela se propaga.

    ResponderExcluir
  22. foi realizada uma dinâmica onde podemos discutir os riscos causados pelo HIV. Coisas simples e que muitas pessoas tem vergonha ou anseio de perguntar para uma pessoa de mais experiência até mesmo por conta da discriminação da sociedade por falta de experiência no assunto.

    Carlos Henrique C. C. Junior

    ResponderExcluir
  23. Foi realizada uma dinâmica em sala de aula de uma forma muito interessante, e que nos possibilitou a entender melhor a cadeia de tranmissão do HIV. Desse modo podemos entender melhor o modo de tranmissão, que vem crescendo cada vez mais, pous geralmente as pessoas que sao portadoras do virus nao sabe e continua tendo relações sexual. Por isso o melhor metodo de prevenção é usar sempre camisinha.

    ResponderExcluir
  24. Foi realizada uma dinâmica onde era apontado a cadeia de transmissão do virus HIV e de tantas outras doenças sexualmente transmissiveis . Com isso , a aula nos possibilitou manter uma felexão ainda maior do quanto é perigoso o ato sexual sem segurança , pois nos esquecemos que quando mantemos relações sexuais com alguem , existe todo um passado para aquela outra pessoa , possibilitando assim os riscos de contaminação , já que doenças como HIV vao se manifestar muitas vezes tardiamente .A aula teve como finalidade discutir e refletir sobre os riscos e adoção de práticas mais seguras,impedindo a disseminação e multiplicação do agente infeccioso.

    DANIANA TAVARES BLAUDT-20111100751

    ResponderExcluir
  25. Durante a aula,houve uma dinâmica onde pudemos ver na prática a cadeia de transmissão da HIV e a importância do uso de preservativo que após um tempo com o parceiro as pessoas não utilizam mais sendo um grande risco para a saúde.
    Josilane Cid dos Santos
    20111104414

    ResponderExcluir
  26. TALLITA SILVA DE OLIVEIRA

    A dinâmica realizada em sala teve uma importância muito grande e significativa,pois vimos que ninguém está livre de contrair o vírus a não ser que tenha a proteção e prevenção adequada sempre.
    Pudemos ver que além do parceiro existe todo o passado de ambos e todas as pessoas que fizeram parte dele, pessoas de todos os tipos.Vimos também os sinais e sintomas da doença, sinais esses que são confundidos facilmente com uma virose tornando ainda mais difícil o diagnóstico precoce e retardando o início do tratamento.As pessoas precisam se conscientizar de que a prevenção é o melhor método de se evitar a doença,ter responsabilidade durante o sexo para preservar a própria vida e a do seu parceiro.

    ResponderExcluir
  27. aula/dinâmica surpreendestes, simples e altamente reflexiva, através do exemplo do passado da vida sexual de um casal podemos refletir sobre toda carga viral que trazemos em nosso interior, assim podendo avaliar a vulnerabilidade de pessoas que possuem a vida sexual ativa sem as precauções necessárias, e mais, vimos que além do que julgamos ser necessário estamos também assim sendo expostos no ato sexual! Discutimos meios eficazes ou maneiras que julgavamos ser e mudamos o ponto de vista através de bases científicas.

    ResponderExcluir
  28. ROSILENE RESENDE.
    AS AULAS SÃO SEMPRE MUITO SURPREENDENTES,A CADEIA FEITA EM SALA DE AULA NOS PROVOCOU UM CHOQUE MAIS NOS TRUXE A REALIDADE. A CADA DIA QUE PASSA DEIXAMOS DE TER PRECONCEITOS E AGIR DE FORMA MAIS HUMANA, E PERMITE COM QUE AS BASES OFERECIDAS NA ACADEMIA NOS FORME E NOS FORNEÇA DADOS PARA ORIENTARMOS QUEM VEM BUSCAR AJUDA. TEMOS QUE AGIR SEMPRE COM EDUCAÇÃO E COM BASES EM TUDO QUE APREDEMOS MOSTRAR O QUANTO É IMPORTANTE BUSCAR INFORMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  29. Foi uma dinâmica onde todos ficaram abismados com os resultados, ao ver que não é somente através das relações sexuais sem proteção, que se pode contrair o vírus HIV,como devemos proceder quando sabemos que alguém é portador do vírus e que devemos ficar atentos aos sinais e sintomas que muitas das vezes pode ser apenas uma "virose", adiando ainda mais a possibilidade de começar um tratamento correto do vírus.Além de tudo reforçar ainda mais a ideia que é de extrema necessidade a Prevenção e a Informação à população.

    ResponderExcluir
  30. A dinâmica surpreendeu a todos com o resultado final. O professor convidou dois alunos para se passar por um casal. Esse casal falou sobre suas relaçoes antes de terem se casados.
    O resultado foi extremamente importante, porque o parceiro depois de um tempo se relaciona com a parceira sem preservativo, tendo um risco maior de se contaminar.
    E todos os alunos aprendemos também que a maioria dos jovens que correm o risco de se contaminar tendo relações sexuais sem proteção.

    Leandro Penco Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dinâmica realizada em saúde de aula, foi muito interessante para todos, às vezes achamos que sabemos muito sobre um determinado assunto como esse que foi discutido em sala de aula, mais em um determinado momento teve tanto duvida.
      Hoje em dia os seres humanos eles querem viver momentos de prazeres, se da vontade de fazer sexo, eles querem é fazer e com isso esta sendo normal que uma pessoa se envolva com outra em busca apenas do sexo (pois ele estará sentido o prazer que ele quer), e hoje não tem mais a questão da pessoa a busca do amor. E eles só têm uma coisa em comum nesse caso que é o SEXO. Ou seja, tanto um casal que esteja junto há anos, transam sem camisinha, como um casal que acabou de se conhecer transam sem camisinha, e pra eles isso é super normal, não se querem ao menos saber se correm risco de pegar alguma DST.
      Isabela Manhaes

      Excluir