segunda-feira, 18 de março de 2013

Reforma Sanitária (turma manhã)


36 comentários:

  1. jose roberto f do nascimento turma 4ENF13A manha20 de março de 2013 às 08:48

    Boa tarde turma , o debate sobre á Reforma Sanitária , para mim foi bem construtivo ,mas eu acho que deveria ter uma outras convenção mundial de saúde ,não é que esteja ultrapassada mas tinha que rever ou alguns conceitos .
    “saúde como um direito do cidadão e dever do estado “
    Este direito e de todos mas na realidade esta um pouco distante ,isto não uma critica mais um aleta .

    ResponderExcluir
  2. Dayana Vieira Moura - 20111100717

    A reforma sanitária nasceu na luta contra a ditadura no meio acadêmico pela oposição ao regime militar.
    Foi instituído pela constituição federal de 1988, para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de saúde,como forma de consumar na constituição que a saúde é um direito de todos e um dever do estado. O INAMPS foi criado no regime militar em 1974 pela fragmentação do INPS que hoje é o INSS que tinha a finalidade de prestar atendimento médico somente aos que contribuíam com a previdência social,ou seja, somente aos empregados de carteira assinada. O SUS foi implementado de forma gradual, ele garante acesso integral e gratuito a toda população do país. Embora apresente ainda algumas falhas o Brasil é um exemplo por ter um sistema de saúde único e gratuito, já que muitos países desenvolvidos como EUA a população não está abrangido por nenhum tipo de assistência.

    ResponderExcluir
  3. O debate analisou o processo de reforma sanitária brasileira nas diferentes
    conjunturas.O movimento sanitário sujeito politico coletivo fundamental na
    formulação do projeto reforma sanitária nos anos 80, ficou recuado apartir
    dos anos 90,as suas principais entidades não estão conseguindo articular
    propostas nacionais em defessa da reforma sanitária pensada na década de 80.
    A saúde e um dever de todos e um compromisso do estado, pois deveria ser assim.



    Viviane Fernandes melo
    enfermagem, manha,3 período.

    ResponderExcluir
  4. O sistema único de saúde brasileira vem apresentando vários problemas, todos
    relacionados de alguma forma a politica vigente em cada movimento histórico
    do pais.Deste pensamento reultaram duas das principas diretrizes do sistema
    único de saúde(SUS), que são a universalidade do acesso, e a integralidade das acoes.


    Tamiris Rosa.

    enfermagem, manha,3 período.

    ResponderExcluir
  5. A reforma sanitária teve o intuito de unificar as políticas públicas e criar um sistema universal. Antes da reforma o sistema não era acessível a todos.
    Por conta da industrialização no século XIX, ocorreu um êxodo populacional oriundo das zonas rurais. Buscava-se com isso melhores condições de vida, mas o que se viu como consequência dessa migração em massa foi o aumento de epidemias.
    No século XX não existia intervenção relativas a saúde e previdência por parte do Estado. A principal entidade que fazia o papel do Estado era a igreja católica, por meio das instituições de caridades e das “damas de caridade”.
    Em 1923 com a Lei de Elói Chaves, surgiu a Previdência Social Brasileira. Dentre as principais mudanças, destaca-se a criação de Caixa de aposentadoria e pensões (CAP'S), cuja contribuição era dividida entre as empresas e os trabalhadores, conforme definido em lei própria.
    Mais tade, em 1932, as CAP'S foram transformadas em Instituições de aposentadoria e pensões (IAP'S).
    Paralelamente ao programa de previdência e saúde criado pelo governo federal, algumas categorias passaram a possuir hospitais próprios, a exemplo do IASERJ, que se destinava ao atendimento exclusivo dos servidores do Estado do Rio de Janeiro.
    Posteriormente a contribuição passou a ser tripartite: Contribuição do Estado, empregador e empregado (Fundo de previdência).
    Por volta de 1966 ocorreu a criação do INPS, com o objetivo principal de unificar e executar as políticas de previdência e assistência, resultando em uma maior intervenção do Estado na Previdência e Assistência Social.
    Entretanto algumas discriminações eram ainda percebidas. Enquanto que a medicina de prevenção (campanhas de vacinação, por exemplo) eram franqueadas a todos os cidadãos, a medicina curativa (reativa) era de utilização exclusiva dos trabalhadores que possuíssem vínculo formal de emprego (carteira assinada).
    Essa discriminação começou a ser amenizada a partir da década de 70, culminando com a Conferência Nacional de Saúde (1986), realizada com o propósito de universalizar o acesso à saúde pública. Instituiu-se durante a Convenção a saúde como um dever do Estado e consequente Direito de todo cidadão. Assim surgiu o SUS, fundado no princípio da não-exclusão, universalizando o acesso à saúde sem qualquer discriminação de classe social, raça ou profissão.

    Juliana Costa C. Mariano de Oliveira
    Enfermagem

    ResponderExcluir
  6. O SUS surgiu com o intuito de melhorar o acesso a saúde. Acabando com o conceito de pré-cidadão,onde só tinha acesso aos tratamentos de saúde os trabalhadores com carteira assinada.
    Através da Reforma Sanitária e da Conferência Nacional da Saúde,se deu a universalidade do acesso a saúde,garantindo que saúde é dever do estado e direito do cidadão.
    Melhorando com isso a qualidade de vida sem discriminação,ou seja mostrando assim que é direito de todos.
    Flora da Costa Farias
    Enfermagem 2°período

    ResponderExcluir
  7. O Sistema de Saúde Brasileiro vem apresentando vários problemas, todos relacionados de alguma forma à política vigente em cada momento histórico do país. Para alcançar o estágio atual o SUS faz um pequeno desenvolvimento histórico.
    Europa, na 2ª metade do século XIX, passava por um momento de crescente industrialização e urbanização, com grande número de fábricas e aumento da aglomeração humana nas cidades na busca por emprego e melhores condições de vida. Nesse quaadro, houve condições de vida da população pobre e conseqüente aumento significativo no número de epidemias, originando maior pressão social da massa operária urbana sobre o Estado. Este cenário começa a exigir uma intervenção do Estado na sociedade de forma geral, inclusive no que se referia à questões de saúde.
    No século XX a cura das doenças eram sustentadas por intituições de caridades e igrejas onde só era atendidos aqueles que podiam pagar.
    Nos dias de hoje a Reforma Sanitária propõe que a saúde seja um direito de todos os cidadãos,um dever do estado proporcionar um serviço coletivo para a melhoria da saúde.

    Deijane P.Silva
    Enfermagem Manhã.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da aula sobre reforma sanitária, pois o debate foi feito através das primeiras tentativas de termos uma saúde para todos, o SUS. Sabemos que antigamente as condições de vida eram precárias e muitas pessoas morriam sem saber que estavam doentes ou até mesmo por não terem a carteira do INPS, que faziam com que elas não pudessem ser atendidas, coisa que hoje em dia não acontece, já que o SUS é saúde para todos.

    Karlla Rodrigues dos Anjos
    Enfermagem 3º período

    ResponderExcluir
  9. A aula sobre a reforma sanitária foi muito produtiva,pude aprender sobre o nosso sistema de saúde.Antes de criarem o SUS,as únicas pessoas que tinham acesso a saúde,eram aquelas que tinham a sua carteira profissional assinada,porém,com várias reformas,a partir da constituição de 1988 foi criado o SUS(sistema único de saúde)que dá acesso a toda população à saúde.É claro que o plano do SUS foi muito bem elaborado,mas,não é bem assim que funciona,ainda é preciso muitas mudanças e realmente impor aquilo que está descrito na constituição de 1988.
    Viviane Cardoso-enfermagem
    20121101488

    ResponderExcluir
  10. Nos dias de hoje faz-se presente um sistema meramente organizado,com o intuito de aplicar leis diretrizes e direitos aos usuários e prestadores de serviços de todas as esferas na área da saúde.Mas,a realidade é constrastada com os documentos e leis vigoradas no noso país.A população usuária se depara com um serviço falho,essa verdade vem se arrastando a anos.Os antecedentes que deram origem ao SUS foi o movimento pela reforma sanitária e VIII conferencia nacional de saúde.O SUS não funciona,não preciso citar o que acontece em hospitais e PSFs,porque a realidade é clara.o serviço da saúde é mal administrado,mal divulgado aos cidadãos,até a própria participação popular que uma das diretrizes DO SUS,desde que me conheço por gente nunca fui informada.Imagina do resto que a própria lei 8080-90regulamenta e que é direito do usuário no que se diz dos principios que vão nortear o SUS não existe aplicabilidade para isso.Essa é a verdade do nosso brasil!
    SIMONE MARIA DE ARAÚJO 20122101073 MANHÃ ENFEMAGEM 2º período

    ResponderExcluir
  11. Na última aula vimos sobre a reforma sanitária,que foi desenvolvida para dar contribuição ao SUS.graças a este marco brasileiro o Estado começou a participar mais dos direitos do cidadãos,junto com a reforma resultaram duas principais diretrizes: a Universalidade e a integralidade.Hoje nos dias atuais a saúde brasileira pode ter progredido mais não avançado,O SUS depende ainda de terceiros para funcionar o pouco que vimos.

    MARCIA CRISTINA DA SILVA 2º PERIODO ENFERMAGEM 20122100606

    ResponderExcluir
  12. A reforma sanitária o foco de unificar as políticas públicas e criar um sistema universal. Antes da reforma o sistema não era acessível a todos.
    Por volta de 1966 ocorreu a criação do INPS, com o objetivo principal de unificar e executar as políticas de previdência e assistência, resultando em uma maior intervenção do Estado na Previdência e Assistência Social.
    Entretanto algumas discriminações eram ainda percebidas. Enquanto que a medicina de prevenção (campanhas de vacinação, por exemplo) era dirigida a todos os cidadãos,para a medicina curativa existia o conceito de pré-cidadão,onde só tinha acesso aos tratamentos os trabalhadores com carteira assinada.
    Essa discriminação começou a ser amenizada a partir da década de 70, culminando com a Conferência Nacional de Saúde (1986), realizada com o propósito de universalizar o acesso à saúde pública. Instituiu-se durante a Convenção a saúde como um dever do Estado e consequente Direito de todo cidadão. Assim surgiu o SUS, fundado no princípio da universalidade.
    Caroline Claudino 20121100505

    ResponderExcluir
  13. Desde que o SUS foi criado, o Brasil vem tentando reestruturá-lo, visando a melhoria das condições de saúde da população e "garantindo" direito à saúde para todos. O que podemos perceber é que embora esteja em constante mudança e por mais que se tente aprimorá-lo, muitas falhas ainda persistem e que muito ainda precisa ser feito para que o serviço prestado seja efetivo.

    Luciana Crevelande Barbosa - 20121102619
    3 período - Enfermagem - manhã

    ResponderExcluir
  14. Acho que á Reforma Sanitária foi muito importânte para o Brasil ,pois naquela época aquelas pessoas que não tinham dinheiro, não eram reconhecidas pela sociedade e viviam em péssimas condições e quase sempre apresentavam ter idade superior à atual.Pois a situação era deplorante. Mas hoje depois da Década de 70 muitas coisas melhoraram, pois vários projetos criados já estão sendo cumprido,e atualmente à saúde é um direito de todos.destes pensamentos resultaram em uma das principais Diretrizes do (sus)que são as universalidades do acesso e a integralidade das ações e fica bem claro que dentro desta perspectivaque a saúde é um direito do cidadão e um dever do estado se colocar como Idéia Social básica no Movimeto Sanitário.

    Katiuce Nogueira Alves 3°Período Matricula :20131104266

    ResponderExcluir
  15. Ao longo dos anos aconteceram muitas mudanças na saúde, com a reforma sanitária. Com a XIII Conferência Nacional de Saúde, foi incorporado muitas ideias para a melhoria ao acesso a saúde, dando enfase aos mais necessitados, garantindo direito a saúde para todo cidadão, tornando um dever do estado, visando o bem estar do ser humano. A partir dessa ideia...implementada a outros fatores economicos e sociais, nasce o SUS, que ainda tenta modificar o seu precario funcionamento e total desordem, tornando ainda um caos na saude.
    Elisangela Pinatti
    Mat: 20121103670
    Enfermagem

    ResponderExcluir
  16. Na Europa no seculo XIX teve o crescimento desordenado de industrias e urbanizaçao, com grandes empresas e o aumento de pessoas nas cidades em busca de empregos. Com isso, as pessoas sofriam com o aumento de epidemias. No Brasil ate o seculo XX a cura de doenças era realizada por instituições de caridade sustentadas pela igreja e por doações, ou por médicos que atendiam apenas aqueles que podiam pagar por seus serviços, a populaçao pobre nao tinha a quem recorrer para receber ajuda. O Estado não participava dessa assistência. Em 1923, foi criado (CAPS) para aqueles que trabalhavam em algumas empresas das estradas de ferro, que ofereciam assistencia medica, aposentadoria e pensoes.
    Em 1945 e 1964 foram criados a carteira de trabalho e o Ministerio da Saude.
    Quem precisasse de atendimento medico deveria pagar ou estar inserido ao mercado de trabalho. O mundo passou por uma crise nos anos 70 no modelo de financiamento medico, por causa da inflaçao medica. No final dos anos 70, no Brasil, teve o Movimento da Reforma Sanitaria, e logo apos a VII Conferencia Nacional de Saude decretou que a Saude é um direito do cidadao, dever do Estado e que seja Universal o atendimento a todos de qualquer tipo.

    Leandro Penco Mendes

    ResponderExcluir
  17. O SUS de hoje em dia é um sistema público e eficaz, mas por muitas vezes ocorre falhas devido ao estravio de dinheiro pelo governo,relacionados de alguma forma a política.
    Porém o Brasil teve uma grande evolução ao lembrar-mos que antes a maior parte dos habitantes não podiam pagar consultas, até mesmo por não terem a carteira assinada,o povo tinha receio de submeter aos tratamentos baseados em purgantes e sangrias. Com isso a população preferia recorrer aos curandeiros ,a morte era destino certo na maioria destes pacientes.O projeto da Reforma Sanitária buscou introduzir mudanças no setor saúde,de forma a torná-la,acessível,universal e socialmente equitativo. Proporcionando a melhora para cada cidadão.

    Fabiana dos Santos Bueno Mat 20121102666
    Enfermagem 3° periodo

    ResponderExcluir
  18. O debate acerca do processo da Reforma Sanitária foi muito proveitoso pude perceber, resultados e perspectivas da reforma do sistema de saúde brasileiro é sempre necessário e, sem dúvida, extremamente oportuno no momento atual, em que se apresenta uma proposta de mudança na estratégia de descentralização e regionalização dos serviços.

    Tendo em vista a busca de alternativas de ações que possam contribuir para o alcance ou a aproximação dos objetivos de universalização, integralidade e eqüidade, é importante que se amplie a investigação e a reflexão crítica acerca do processo e dos resultados decorrentes da implementação de inovações gerenciais, organizativas e operacionais no âmbito de sistemas locais de saúde que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos.
    Apesar da diversidade e abrangência das propostas em debate e das experiências em processo no país, pode-se considerar que nenhuma delas dá conta, sozinha, de todos os aspectos envolvidos na construção de um novo modelo de atenção à saúde, ou melhor, de modelo(s) de atenção à saúde adequados à heterogeneidade estrutural e à diversidade epidemiológica e social da população .
    ELISANGELA SANTOS DE MELO TURMA MANHÃ 2 PERÍODO

    ResponderExcluir
  19. A Reforma Sanitária foi um periodo de muitas crises,porém muito proveitosa para a saúde. Apartir desse grande problema já vinha se instalando na população que atingia a população que não tinha acesso a assistencia de saúde, foi um grande passo para criação de um dois programas mais belo de toda a história Brasileira, nunca se viu um sistema tão belo quanto o SUS(Sistema Único de Saúde) com muitas doutrinas, regras e métodos para implantação de prevenção, promoção e reabilitação em todos os municipios do Brasil. Porém, a atuação do SUS não tem sido focado em suas próprias doutrinas. O que mais vemos são municipios negligenciando assistencia em saúde aos seus usuários, Com isso, percebemos que em uma comparação lógica e clara ainda estamos vivendo um período de Problemas como na Reforma Sanitária. Pesosas que tem condições conseguem realizar procedimentos e consultas. Quanto os menos favorecidos continuam aguardando uma sáude que é direito de todos e dever do governo, que mostra claramente em umas das doutrina do Sistema, Assim, entendo de que nenhuma reforma clara foi realizada quando colocamos em questão pessoas e comunidades que vivem em extrema pobreza! KARINA RANGEL DA SILVA - ENFERMAGEM 3-PERIODO NOITE, MAS TRANSFERIDA PARA MANHÃ.

    ResponderExcluir
  20. No debate realizado em sala de aula podemos perceber que antigamente as condições de vida eram precárias. E esse o sistema não era acessível a todos.O Sistema de Saúde Brasileiro vem apresentando vários problemas, todos relacionados de alguma forma à política vigente em cada momento histórico do país. Para alcançarmos o estágio atual do SUS, faremos um pequeno desenvolvimento histórico. A saúde é direito do cidadão e dever do estado

    Débora Travassos Silva - 20121105004
    - Enfermagem, manhã 3º período

    ResponderExcluir
  21. Debate feito em sala de aula sobre a reforma sanitária brasileira.
    O Brasil passou por muitas mudanças na saúde ao longo dos anos e nem sempre o sistema de saúde foi acessível a todos como se tem hoje no SUS. Antes de se ter o SUS (sistema único de saúde) o Brasil passou por varias fases, como a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).que só poderia ter acesso à saúde pessoas que tinham a carteira de trabalho assinada. Com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem e foi criado o SUS que é o sistema que nós temos hoje e que permite que todos tenham acesso a saúde.

    Daniella de Souza Lessa
    Mat: 20121101502
    Enfermagem 3°período-manhã

    ResponderExcluir
  22. Com o decorrer do anos, teve muitas mudanças na área da saúde. Começando pela reforma sanitária que foi uma etapa democrática do capitalismo brasileiro. Uma de suas estratégias era a ampliação dos direitos de cidadania, visando sempre a ideia de saúde para todos, como o direito principal de todo cidadão. Independente de raça, cor, idade, sexo condição financeira e social. Depois de alguns anos deram nome de SUS "Sistema Único de Saúde" onde visa a saúde para todos como direito de todo e qualquer cidadão e dever do estado e município.
    Manuella Barros de Mendonça - 20121102611
    Enfermagem - manhã 3 periodo

    ResponderExcluir
  23. O debata dessa aula foi muito interessante nos mostrou como era a saúde antes da criação do SUS.
    Antigamente, só tinha acesso a saúde quem tinha carteira de trabalho assinada, ou seja, as condições de saúde eram precárias.
    A saúde melhorou bastante, onde todo podem ter acesso a saúde independente da sua com ou raça e de onde mora, ou condições financeiras.
    .
    Hoje em dia temos alguns problemas com SUS mais a cada ano a meta é melhorar cada vez mais!
    ROBERTA DOS SANTOS FREITAS
    3º PEDIODO
    MATRICULA- 20121101992

    ResponderExcluir
  24. A Reforma Sanitária, teve seu inicio com a abertura de grandes indústrias. Com isso precisava de um número grande de pessoas para o trabalho, E acabou ocorrendo a aglomeração, que resultou em uma epidemia. Com esse problema alarmante o governo criou várias formas para que o empregado tivesse uma garantia de receber os direitos caso tivesse que sair do trabalho por um determinado fator. Mas o que marcou mais nessa época, foi em 1986 a VIII Conferência Nacional da Saúde, que tinha como proposta, que a saúde fosse direito do cidadão e um dever do estado e que seria com universal acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem.

    ResponderExcluir
  25. A reforma sanitária foi um marco importante na saúde do Brasil. Passamos por várias etapas até chegarmos no SUS(Sistema Único de Saúde) o sistema vigente hoje, e sabemos que muita coisa ainda precisa ser reformada para que o SUS cumpra todos os direitos e deveres que ele oferece aos cidadãos.
    Marize Layber
    Enfermagem - 3º Período

    ResponderExcluir
  26. No debate realozado em sala de aula nos referimos em um tema bem polemico onde falamos sobre a reforma sanitaria.
    a reforma sanitaria foi muito importante para o brasil e o sus teve muitas melhorias antigamente se vce nao tivesse um condiçao boa financeira niguem te reconhecia voce nao tinha valor algun neste pensamento resultaram duas principais diretrizes do sistema unico de saude (sus)que sao a universidades do acesso e a integralidade das acoes propoe que a saude seja um diretio do cidadao em dever do estado.
    aluna:Ana Carolina Rodovalho Souza Enfermagem 2* periodo

    ResponderExcluir
  27. Resumindo minha opinião acerca deste tema, que fora discutido em sala, tenho o seguinte entendimento... O Movimento Sanitário contribuiu bastante para o desenvolvimento dos princípios democráticos a vida social, além de ter apontado os novos preceitos para o desenvolvimento em relação à saúde. Os objetivos principais da Reforma Sanitária seriam atingidos com a criação de um sistema único de saúde, o SUS. O movimento sanitário, no final da década de 70, juntamente com a Conferencia Nacional de Saúde, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Deste pensamento resultaram duas das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que são a universalidade do acesso e a integralidade das ações.

    ResponderExcluir
  28. O Sistema de Saúde Brasileiro vem apresentando vários problemas, todos relacionados de alguma forma à política vigente em cada momento histórico do país. AI veio Reforma Sanitária como um projeto específico, constituinte de uma trajetória maior – juntamente com outros projetos econômico-sociais reformadores – que se consubstancia por sua vez em uma série de "projetos parciais" que sinteticamente gravitam em torno dos seguintes eixos: 1. Unificação do Sistema de Saúde e sua hierarquização e descentralização para estados e municípios, com unidade na Política de Saúde; 2. Universalização do atendimento e equalização do acesso com extensão de cobertura de serviços; 3. Participação da população através – de entidades representativas – na formulação, gestão, execução e avaliação das políticas e ações de Saúde; 4. Racionalização e otimização dos recursos setoriais com financiamento do Estado através de um Fundo Único de Saúde a nível federal.

    Felipe Brilhante
    2º enf manha Mat: 20081370156

    ResponderExcluir
  29. A aula sobre a Reforma Sanitária foi interessante demais, pude saber como era o Brasil antes de criarem o sus(sistema único de saúde) ,as únicas pessoas que tinham acesso a saúde eram as pessoas que possuíam uma carteira profissional, A partir da constituição de 1988 foi criado o sus , que a partir dai todas as pessoas começaram a ter o direito a saúde, eu sei que tem muitas coisas que ainda necessitam ser mudadas mas com certeza o sus já foi um grande começo , porque saúde é um direito de todos.

    Vanessa Dos Santos Cardoso Matrícula: 20122100477

    ResponderExcluir
  30. Processo saúde doença condições sócio econômico,apesar da claresa encontrada em diversos estudo a respeito
    dos benefícios que atividade física regular proporciona à saúde, pode ser questionável a interpretação que
    se faz destes achados. De modo geral, a visão hegemônica aponta para um viex biológico e individualizado da
    doença.Por outro lado, já existem em varias pesquisas, fortes evidencias das relações entre condições sócio
    econômico e estado de saúde.Dentro destas evidencias, encontra-se também, as associações com a pratica de
    atividade física regular.O objetivo deste estudo então, foi organizar uma revisão da literatura sobre as
    condições sócio- econômicos, o processo saúde- doença e a pratica da atividade física.O trabalho assim chega
    a conclucao de que a atividade física esta bastante associada ao estado sócio-economico e que os programas de
    intervenção em educação física no campo de saúde publica, devem ser revistos.

    Viviane Fernandes Melo
    Enfermagem,3 Período, Manha.

    ResponderExcluir
  31. Aprendi nesta última aula sobre o surgimento do SUS, que apesar de passar por várias etapas e transformações, continua tendo um tratamento caótico aos seus usuários e um sistema falido "quebrado".
    E sobre a reforma sanitária, apesar de seu lema ser "SAÚDE COMO UM DIREITO", isso só fica no papel, cada dia mas vemos, ouvimos e passamos por situações constrangedoras e humilhantes, nesses serviços vergonhosos e incapazes de promover uma prevenção primaria e muita das vezes, não dá suporte em situações de prevenção secundaria e terciaria, onde mais se precisa da cura e reabilitação do doente.
    Um descaso vergonhoso que denota que os políticos não estão preocupados com a população.
    Gisely Coelho Rangel Dutra. 2º Período de Enfermagem. Manhã

    ResponderExcluir
  32. Após a Reforma Sanitária que revolucionou o sistema de saúde ainda mais que se consolidou com a VII Conferência Nacional de Saúde. O ponto principal e muito importante foi que a saúde se descentralizou e hierarquização,obtendo o resultado de que saúde é para todos.
    Antes da reforma a saúde era só para quem tinha dinheiro ou para quem tinha carteira assinada. No princípios da reforma os médicos não gostaram muito. Apesar de tudo que aconteceu antes da reforma, durante e depois foi essencial ao Brasil e principalmente para a população.A saúde deve sim ser direito de todos e de boa qualidade ainda mais pela cotidade de impostos que todos nós pagamos todos os dias.
    Rayssa Nogueira
    3º Período de Enfermagem

    ResponderExcluir
  33. A Reforma Sanitária foi um marco para a saúde de toda a população brasileira, principalmente com a criação do SUS Sistema Único de Saúde que juntamente com a Conferência Nacional de Saúde onde propôs que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e a recuperem. Sem o SUS a saúde da população estaria em decadência, pois nas décadas passadas a saúde e o atendimento hospitalar não era direito de todo o cidadão e sim daqueles que possuíam condições financeiras boas e cargos importantes. E atualmente se os políticos e seus gerentes administrassem bem seu cargo, investindo certo, seguindo ao pé da letra as demandas do SUS a saúde seria excelente.
    Luana Azevedo de Oliveira- 3° Período de Enfermagem

    ResponderExcluir
  34. A Reforma Sanitária foi um marco no Brasil com a criação do SUS, e graças a VIII Conferencia Nacional de Saúde a saúde passa a ser um direito de todo cidadão e dever do estado , e claro não podemos esquecer da criação do CAPS Caixas de Aposentadorias e Pensões que depois vem a se transformar em IAPs Institutos de Aposentadorias e Pensões e também não podemos esquecer do IAPS Instituto Nacional de Previdência Social . Então se não fosse pela Reforma Sanitária, a saúde e o atendimento médico só se poderia ter aqueles que tivessem condições financeiras e os que não tivessem morreriam , então com acriação do SUS todos podem ter acesso a atendimento médico e hospitalar .

    Marcelli Thaís Gauté Peres Rodrigues - 3º Período - Enfermagem

    ResponderExcluir
  35. O debate em sala de aula foi sobre a Reforma Sanitária, que foi um movimento muito importante que deu início ao SUS. Pensando sobre isso, é inacreditável que a saúde não era um direito de todos, que as pessoas não tinham acesso livre ao atendimento nos hospitais. Se hj a saúde, como um direito, já é precária e difícil, imagine naquela época? O SUS é muito importante pra população e realmente resolveria o problema de saúde pública no Brasil, se fosse levada a sério suas diretrizes, é claro, coisa que infelizmente não acontece.

    Liv de Lara da Costa

    Enfermagem - Turno manhã

    ResponderExcluir
  36. Casino Near Fort McDowell, Michigan - MapyRO
    The 경기도 출장안마 casino has a total of 4,087 gaming machines, making 여수 출장마사지 it one of the biggest gaming destinations in North America. Casinos are 안성 출장마사지 not 충청북도 출장마사지 permitted in this area. 김천 출장안마 The casino

    ResponderExcluir