segunda-feira, 11 de março de 2013

Aberto para novos comentarios relativos à última aula. Turma Noite.


60 comentários:

  1. A concepção fisiológica, iniciada por Hipócrates, explica as origens das doenças a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora da pessoa. Esta medicina, centra-se no paciente, como um todo, e no seu ambiente, evitando ligar a doença a perturbações de órgãos corporais particulares.A concepção ontológica tem estado frequentemente ligada a uma forma de medicina que dirige os seus esforços na classificação dos processos de doença, na elaboração de um diagnóstico exacto, procurando identificar os órgãos corporais que estão perturbados e que provocam os sintomas.Antigamente eram conotadas com processos mágico-religiosos ou com castigos resultantes de pecados cometidos e na medicina moderna conotada como vírus.

    ResponderExcluir
  2. Fisiologia explica as origens da das doenças vem de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estã dentro e fora da pessoa,e a concepção Ontológica estuda a classificação dos processos de doenças .A diferença ,é que a Fisiológiaca cuida do paciente como um todo evitando ligar a doença a pertubações de órgãos corporais particulares.Na Concepção Ontológica procura identificar os órgãos corporais que estão pertubando os que provocam os sintomas.(Claudiane Carvalho 3° periodo Enfermagem)

    ResponderExcluir
  3. CONCEPÇÃO FISIOLÓGICA:Explica as origens das doenças e que há uma desarmonia entre o meio externo e interno do ser humano. a fisiologia foca o paciente como um todo e o ambiente em que vive, evitando ligar a doença aos seus órgãos corporais.

    CONCEPÇÃO ONTOLÓGICA:ENTENDE-SE QUE NA ÉPOCA ANTOLÓGICA O POVO ACREDITAVA QUE AS DOENÇAS ERAM "ENTIDADES" que se alojavam no corpo de certos indivíduos e que não tinha nada a ver com o meio em que viviam,a constituição física, nem com a personalidade. por isso, os doentes eram tratados por religiosos ou castigados por terem cometido qualquer tipo de pecado.A medicina direciona seus esforços nos processos de doenças e na procura de um diagnóstico exato identificando órgãos corporais afetados e que causam algum tipo de sintomas.

    Alexandra Melo ( 3º periodo de enfermagem)

    ResponderExcluir
  4. As diferentes teorias interpretativas do processo saúde-doença identificáveis ao longo da história têm como decorrência distintos projetos de intervenção sobre a realidade, em resposta a necessidades sociais. Na concepção ontológica, a doença assume o caráter de uma entidade natural ou sobrenatural, externa ao corpo humano, que se manifesta ao invadi-lo. Na concepção fisiológica, vê a doença como produto da desarmonia entre forças vitais, sendo que o restabelecimento da saúde advém da restauração do equilíbrio Ao final do século XVIII, predominavam na Europa como forma de explicação para o adoecimento humano os paradigmas sócioambientais, vinculados à concepção fisiológica, tendo se esboçado as primeiras evidências da determinação social do processo saúde-doença.

    Gianinny Mattos de Mello - Fisioterapia - 7º Período.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concepção fisiológica: trata-se da centralização do paciente, o ser humano, como um todo. A doença é um desequilíbrio do meio externo(ambiente) e do interno(corpo).
    Concepção ontológica: acreditava-se na doença como um castigo e a saúde era uma dádiva de Deus. Só ficava doente quem estava sendo castigado, por uma atitude.

    Gabriela Luis/ Enfermagem - 3º período

    ResponderExcluir
  7. Ontológica- se trata da natureza do ser humano, tendo uma natureza igual a todos a cada um dos seres. É confundida com metafísica.
    Fisiológica- estuda várias funções nos seres vivos e em vários áreas de saúde. Seus temas são diversos quanto a vida existente.

    Sabrina Nogueira de Carvalho/ Enfermagem 2° Período

    ResponderExcluir
  8. Concepção Fisiológica: É a explicação da origem das doenças acreditando que existe um desequilíbrio entre forças naturais que estão dentro e fora do individuo.
    Concepção Ontológica: Classifica os estágios da doenças acreditando que as doenças eram castigos divinos das "Entidades" como se fosse um pecado.
    A diferença é que a Fisiológica busca cuidar do individuo sendo um todo esquecendo ligações de doenças com pertubações de órgãos internos e a Ontológica busca desvendar os órgãos que estão causando os sintomas.

    Fabiana Macedo Pessanha / Enfermagem - 2º periodo

    ResponderExcluir
  9. Concepção Fisiológica é origem da doença a partir do desequilíbrio entre natureza que estão dentro e fora do corpo.
    Concepção Ontológica dirige os seus esforços na classificação dos processos da doença buscando um diagnóstico exato, defendendo as doenças como severos castigos resultando de um pecado.
    A diferença é que Fisiológica acredita que existe ligação entre meio externo e interno da natureza como individuo e Ontológica acredita que são castigos as doenças tendo descobrir os causadores dos sintomas.

    Gabriella Santos da Silva / Enfermagem - 2º periodo

    ResponderExcluir
  10. Concepção Fisiológica: Fala da doença que se desenvolve no corpo através das condições do meio ambiente onde a pessoa vive, sem que seja alguma pertubação em seus orgãos.
    Concepção Ontológica: Defende que as doenças eram castigos dados aos pecadores, entidades exteriores que invadem o organismo e não tinha nada a ver com o meio ambiente, e sim a elaboração de um diagnostico exato, identificando os orgãos pertubados.

    Paulo Vitor Reis Martins - 3° período/ Enfermagem

    ResponderExcluir
  11. Concepção Fisiológica: Se refere a doença como um desequilíbrio da natureza e suas forças (meio externo) com o corpo (interno)de maneira desarmônica.
    Concepção Ontológica: Se defendia a teoria que a doença era uma espécie de castigo aos pecadores humanos e a saúde era tida como uma dádiva vinda de Deus a aqueles que estava em um estado de "pureza" e a mereciam.

    FELLIPE DE SOUZA ALCANTARA - 7ºPERÍODO/ FISIOTERAPIA

    ResponderExcluir
  12. A concepção fisiológica que vem de Hipócrates, ela define as origens das doenças através do desequilíbrio entre as forças da natureza de dentro e fora do ser humano. Essa fisiologia medicinal tem um olhar centralizado no paciente, como um todo, ou seja, no ambiente que vive, não deixando que a doença se ligue aos seus órgãos corporais. Já na concepção ontológica explica o estado da medicina ligada a classificação dos processos de doença, na busca de um diagnóstico exato que identifique os órgãos corporais afetados e que se manifestam os sintomas.

    ResponderExcluir
  13. Concepção fisiológica se resume em doenças que surgem dependendo do estado fisiológico e ambiental.
    Concepção ontológica esta ligada a medicina que acreditam em doenças causadas por entidades ou seja espiritos que não pertence ao corpo mais o invadem. A medicina de lugares como mesopotânia e egito crêem em doenças espirituais causadas por feitiços ou castigos por causa dos pecados.
    Núbia Quirino Reis-2°Período/Enfermagem.

    ResponderExcluir
  14. Na aula passada confesso que fiquei meio perdida,mais aos poucos fui entrando em sintonia.Ficamos com a missão de diferenciar a concepção fisiológica da concepção ontológica, no meu ponto de vista a fisiológica explica a origem da saúde evitando ligar a doença,a pertubação de órgãos corporais particulares,assim visando que existe uma desunião entre o meio externo e o interno do ser humano.Já o ontológico ele tem uma visão completamente diferente,eles visam que as doenças vem de entidades que estão presentes no organismo da pessoa,como se eles tivessem em pecado e eles eram a cometidos dessa doença,caso contrário se eles levassem uma vida normal nenhum mal se apoderava deles.(Mayara Cristna -Enfermagem 2º período noite)

    ResponderExcluir
  15. Na concepção fisiológica defendida por Hipócrates, afirmava-se que além de entrar em contato como agente etiológico que existe no ambiente, deveria haver também um desequilíbrio interno, ou seja, o corpo deveria estar predisposto a adquirir a doença.
    Já na concepção ontológica as patologias não tem relação com o modo de vida, hábitos, alimentação e personalidade do indivíduo, acredita-se que está ligada a "entidades" exteriores ao corpo humano que provocam doenças em órgãos específicos, tendo relação com os pecados cometidos, assumindo o papel de castigo. (Cristiane da Costa e Sátiro Novo - matrícula 20121105362 Noite - Enfermagem)

    ResponderExcluir
  16. A concepção fisiológica foi iniciada por Hipócrates, explica a origem da doença, foca o paciente como um todo, faz a relação do ambiente com o paciente. A concepção ontológica relaciona a doença como um mal espiritual ¨entidades¨ e atribui a doença como um castigo de algum pecado cometido pelo paciente. ( Anna Karla da Silva Pereira , terceiro periodo de enfermagem, noite)

    ResponderExcluir
  17. * A concepção fisiológica define as origens das doenças a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora do indivíduo. Concentrando-se no paciente, como um todo, e no seu ambiente.

    * A concepção ontológicaca, por seu lado, defende que as doenças são de grande importância que fincam no exterior do organismo, que o invade para se localizar em várias partes. E se desenvolvendo de uma maneira diferente em cada pessoa.

    ( Natália C.Lobão - 7º Período )

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo Bruno - Enfermagem (Noite)15 de março de 2013 às 11:25

    Eu vejo o ponto de vista fisiológico como uma visão mais abrangente sobre as reais causas da patologia. Procura observar as condições do ambiente onde o ser está para determinar a origem da doença.
    E a concepção ontológica, é mais ou menos o contrário; procurando sempre observar algum tipo de microrganismo invasor, cujo ciclo de vida no corpo gera os sintomas que denunciam a patologia.
    A diferença entre as duas formas de análise e diagnose são particularmente muito objetivas de acordo com o foco de procura. Mas fica claro, nos dias de hoje, que é necessário unir as duas visões para se ter uma boa chance de identificar a patologia certa.

    ResponderExcluir
  19. As duas concepções não existem por si só. Uma precisa da outra para se complementar. Do que adianta saber fisiologicamente a origem da doença se não sabe os sintomas que ela pode te proporcionar? A discussão entre as duas visões sobre qual é a mais correta ou exata para se obter um diagnóstico preciso vai perdurar por um longo tempo, até perceberem que elas não são ideias paralelas, mas sim, convergentes. Enquanto a concepção fisiológica visa a origem da doença através de desequilíbrios, a concepção ontológica cita que as doenças vem de invasores que habitam nosso organismo até encerrarem seu ciclo.

    ResponderExcluir
  20. Com base no assunto abordado e discutido na última aula, tivemos acesso a duas concepções que marcaram o "percurso" da medicina. A concepção fisiológica e a concepção ontológica.
    A concepção fisiológica iniciada por Hipócrates explica a origem das doenças como resultado de um desequilíbrio entre as forças da natureza, centrando no paciente como um todo e no seu ambiente. Ou seja, examina-se primeiro o ambiente para entender de onde vem a doença e o porque. Já a concepção ontológica tem como base que a doença existiria como forma de castigo pelos pecados cometidos, através de "entidades" exteriores ao organismo, que o invadem para se localizarem em várias das suas partes! Essas entidades possuíam conotações distintas!
    (THALITA DE MELLO SILVA - 3º PERÍODO - ENFERMAGEM NOITE)

    ResponderExcluir
  21. Referente ao assunto da aula anterior, ao meu entender a concepção fisiológica expõe uma teoria onde as doenças estão interligadas com o ambiente e suas variáveis e a saúde depende de um equilíbrio entre homem e o ambiente em que vive. Por outro lado, a concepção oncológica defende a tese de que a doença é causada por um agente proveniente do meio externo que se aloja numa determinada parte do corpo causando uma patologia. ( JHONATHA MEIRELES DE MOURA / ENFERMAGEM 2º / NOITE)

    ResponderExcluir
  22. * Concepção Fisiológica: uma teoria criada por Hipócrates onde acredita-se que a doença era causada a partir de desequilíbrios ambientais (meio externo)e do interno (corpo), centralizando o individuo como um todo.

    * Concepção ontológica: defende que as doenças são entidades exteriores ao organismo, e que nada tinha a ver com o meio externo (ambiente), acreditava que a doença era um meio de punição divina aos pecadores e a saúde uma dadiva, por falta de conhecimento as pessoas responsabilizava a Deus por todas as coisas.

    (FERNANDA CARDOSO TRUGILHO - 3° PERÍODO- ENFERMAGEM NOITE)

    ResponderExcluir
  23. Concepção Fisiológica: centra-se no individuo como um todo, (corpo) (ambiente), não ligando a doença a órgãos isolados. Esta teoria foi iniciada por Hipócrates, explica a origem da doença apartir de um desiquilibrio entre as forças da matureza que estão dentro e fora da pessoa.
    Concepção Ontológica: Defende que as doenças são invasores externo ao organismo, que o invadem para se localizarem em varias de suas partes.Na antiguidade a doença era vista como castigo resultado por pecados cometidos pelo paciente. Na medicina moderna virus.

    Jerrimara O rodrigues/ 3° periodo - enfermagem noite

    ResponderExcluir
  24. A Concepção Fisiológica segundo Hipócrates, explica as origens das doenças a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora de cada indivíduo. A concepção Ontológica, defende que as doenças são entidades, como sendo de fora do corpo, coisas exteriores ao organismo, que o invadem para se localizarem em várias das suas partes, está ligada a uma forma de medicina que dirige os seus esforços na classificação dos processos de doença.Acredito que as curiosidade apresentadas em sala de aula servem para despertamento de todos e aguçam o desejo de novos conhecimentos.
    Juliane Fernandes C. Veiga - Enfermagem - 5º período - Noite.

    ResponderExcluir
  25. Num passado ainda recente a doença era frequentemente definida como "ausência de saúde", sendo a saúde definida como "ausência de doença" - definições que não eram esclarecedoras. Algumas autoridades encararam a doença e a saúde como estados de desconforto físico ou de bem-estar.
    Sendo, que a casos em que a pessoa esta se sentindo bem, e esta doente e outras que não esta se sentindo bem, mas costa em que ela esta doente.
    Duas concepções têm marcado o percurso da medicina (Myers e Benson, 1992). A concepção fisiológica, iniciada por Hipócrates, centra-se no paciente, como um todo, e no seu ambiente, evitando ligar a doença a perturbações de órgãos corporais particulares. A concepção ontológica, por seu lado, defende que as doenças são "entidades" exteriores ao organismo, que o invadem para se localizarem em várias das suas partes.
    Scarlet de souza silva. Enfermagem - 3° período-noite

    ResponderExcluir
  26. A concepção fisiológica(hipócrates)afirmava-se que além de entrar em contato como agente etiológico extrínseco existente no ambiente, haveria também um desequilíbrio interno, ou seja, o corpo deveria estar predisposto a adquirir alguma doença.
    A concepção Ontológica defende que todas as doenças são fatores externos que invadem o organismo e se localizam numa determinada parte do corpo causando uma patologia, esta concepção está sempre buscando um diagnóstico exato.Antigamente as doenças eram resultante de um castigo.
    Renata Gomes/fisioterapia turno:noite

    ResponderExcluir
  27. Na minha opinião, o ponto de vista fisiológico é mais abrangente sobre as reais causas da patologia, procurando observar cada detalhe do cotidiano e do ambiente em que se vive para determinar a origem da doença, ou seja a concepção fisiológica explica as possíveis origens que a doença pode ter e a desarmonia entre o meio externo e o interno de uma determinada pessoa. A fisiologia foca o paciente como um todo e o ambiente em que vive, evitando ligar a doença aos seus órgãos corporais.

    Já a concepção ontológica se diferencia por sempre observar algum tipo de microrganismo invasor, cujo gera os sintomas que denunciam a patologia ou seja eles vêm do exterior e invadem o organismo para se localizar em uma ou várias partes do corpo causando uma determinada patologia que pode se desenvolver de várias formas em cada pessoa.

    Apesar das duas visões serem bem diferentes eu acredito que nos dias de hoje seja necessário unir as duas visões para se ter um melhor diagnóstico.

    (Mirella Chapetta- Fisioterapia)

    ResponderExcluir
  28. Referente ao assunto da aula anterior,a concepção fisiológica-observamos que quem estabelece o estado da doença é o desiquilibrio do individuo interior e exterior.A doença é vista conforme uma boa qualidade de vida de cada individuo como um todo.já a concepção ontológica- só estudavam a doença e não o estado geral do paciente, antigamente eles tinham a doença como um castigo e a saude era um milagre de Deus.Era uma visão direcionada para o diagnostico exato que identifiquem os órgãos corporais afetados e que se manifestam os sintomas.Ana Carolina Nunes Melo(.3 período enfermagem noite)

    ResponderExcluir
  29. Concepção fisiológica: explica as origens das doenças e que há uma desarmonia entre o meio externo e interno do ser humano.a visão fisiológica vê o ser humano como um todo e o ambiente em que vive, evitando ligar a doença aos seus órgãos corporais.
    Concepção ontológica: acreditava-se na doença nada tinham haver com o meio em que o ser humano vive e sim como um castigo e a saúde era uma dádiva de deus.
    Ou seja a concepção fisiológica vê o ser humano como um todo, tem uma visão holística do ser, na qual o meio em q ele vive e trabalha afetariam diretamente na sua saúde. Já a concepção ontologia tem uma visão mais mística da doença, como se tudo se tratasse da vontade divina.
    (Felipe Dos Santos Acacio -Enfermagem)

    ResponderExcluir
  30. Acreditava-se que que se "eu" tenho é uma dadiva de Deus, uma benção, mas se está doente é um castigo.
    Comparando as duas concepções, na Fisiológica (Hipócrates)é mostrada a origem da doença a partir de um desequilíbrio entre interno(ambiente) e externo(corpo)da pessoa.Evita-se ligar a doença a perturbações de órgãos. Observando a doença como um todo. Na concepção Ontológica defende que a doença é exterior ao organismo invadindo o ser humana. Acredita se em um diagnóstico exato procurando especificamente o órgão afetado.Não tendo relação com personalidade, a constituição física ou o modo de vida do paciente. Vê-se que são opiniões muito distintas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acreditava-se que que se "eu" tenho é uma dadiva de Deus, uma benção, mas se está doente é um castigo.
      Comparando as duas concepções, na Fisiológica (Hipócrates)é mostrada a origem da doença a partir de um desequilíbrio entre interno(ambiente) e externo(corpo)da pessoa.Evita-se ligar a doença a perturbações de órgãos. Observando a doença como um todo. Na concepção Ontológica defende que a doença é exterior ao organismo invadindo o ser humana. Acredita se em um diagnóstico exato procurando especificamente o órgão afetado.Não tendo relação com personalidade, a constituição física ou o modo de vida do paciente. Vê-se que são opiniões muito distintas. JAQUELINE PESSANHA(FISIOTERAPIA)

      Excluir
  31. Analisando a concepção fisiológica e comparando-a com a concepção ontológica, percebe-se que são conceitos totalmente opostos.
    A concepção fisiológica defende as doenças como resultado de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora da pessoa; é como se a natureza, o ambiente em que se vive, influenciasse na saúde e pudesse também gerar perturbações nos órgãos corporais.
    Enquanto isso, a concepção ontológica já focaliza em um diagnóstico exato, onde o organismo (órgãos) é responsável por sua própria perturbação, sem qualquer relação com meios externos.
    LETÍCIA GABRY (FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  32. Na aula anterior o assunto abordado foi sobre a concepção fisiológica comparada com a concepção ontologica da doença, que por sua vez tem conceitos totalmente opostos, sendo a fisiológica (Hipócrates) mostrando uma origem de doença a partir de um desequilíbrio interno e externo (ambiente/corpo) de um indivíduo. A ontológica mostrando que a doença nada tinha a ver com o meio em que o ser humano vivia e sim como um castigo de Deus, e a saúde era uma dádiva de Deus, dependendo de como esse ser se comportasse diante dessa religiosidade. Além disso estudavam-se apenas a doença e não o estado geral do paciente, direcionando esse diagnóstico a órgãos corporais afetados, onde se manifestavam os sintomas. Luciani Magalhães Barbosa (Enfermagem/noite).

    ResponderExcluir
  33. Na Concepção fisiológica: explica as origens das doenças e que há uma desarmonia entre o meio externo e interno do ser humano.A visão fisiológica vê o ser humano como um todo e o ambiente em que vive, evitando ligar a doença aos seus órgãos corporais.A concepção Ontológica defende que todas as doenças são fatores externos que invadem o organismo e se localizam numa determinada parte do corpo causando uma patologia, esta concepção está sempre buscando um diagnóstico exato.Antigamente as doenças eram resultante de um castigo.A saúde era dádiva de Deus e a doença era castigo.( Elizabeth Garcia Soares-2ºperiodo de Enfermagem- noite)

    ResponderExcluir
  34. A concepção fisiológica centra-se no paciente, como um todo, e no seu ambiente, evitando ligar a doença a perturbações de órgãos corporais particulares. A concepção ontológica, por seu lado, defende que as doenças são "entidades" exteriores ao organismo, que o invadem para se localizarem em várias das suas partes. Na medicina moderna,concepção ontológica tem estado frequentemente ligada a uma forma de medicina que dirige os seus esforços na classificação dos processos de doença, na elaboração de um diagnóstico exacto, procurando identificar os órgãos corporais que estão perturbados e que provocam os sintomas. É uma concepção redutora que explica os processos de doença na base de órgãos específicos perturbados

    ResponderExcluir
  35. Utilizando-se dos achados de MYERS e BENSON é possível verificar que a concepção fisiológica é definida como um entendimento que Hipócrates obteve perante as dúvidas que ele (e talvez a sociedade da época) tinha sobre o exato momento do surgimento da doença. Embora não com os mesmos fatores que formam a tríade ecológica, a concepção fisiológica também se caracteriza pela participação de fatores externos, exemplificados principalmente na área mais “imaginária”, como no Egito Antigo, onde os processos mágico-religiosos tinham vasta influência sobre a doença. Já a concepção ontológica se firma num embasamento mais científico, pois o seu foco é a identificação dos órgãos perturbados e a partir disso e “só” disso seria possível caracterizar a doença, já que nessa concepção pouco importa a personalidade, a constituição física ou o modo de vida do paciente. O que pode se filtrar de tudo isso é que ambas concepções são interpretativas e que observando bem, possuem seu fundo de verdade tanto quanto seus pontos falhos. Talvez isso seja porque a verdade que rege a atualidade possa ser mudada posteriormente, basta ver que a ideia soberana (na época) de Hipócrates pode ser vista hoje com uma característica meio abstrata. E dessa forma, questionando sempre, é que a sociedade científica progride (ou no mínimo se transforma), sendo assim nada impede de aparecer uma nova concepção mediante a novas descobertas. Com isso, descobrindo onde exatamente surge a tal “doença” certamente tratamentos mais eficazes serão pensados. (Hugo Ubiratã / Fisioterapia)

    ResponderExcluir

  36. CARMEN LÚCIA DIAS DOS SANTOS ENFERMAGEM-NOITE


    A concepção fisiológica, iniciada por Hipócrates, explica as origens das doenças a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora da pessoa. Esta medicina, centra-se no paciente, como um todo, e no seu ambiente, evitando ligar a doença a perturbações de órgãos corporais particulares.
    Acreditava-se que que se "eu" tenho é uma dadiva de Deus, uma benção, mas se está doente é um castigo.
    Comparando as duas concepções, na Fisiológica (Hipócrates)é mostrada a origem da doença a partir de um desequilíbrio entre interno(ambiente) e externo(corpo)da pessoa.Evita-se ligar a doença a perturbações de órgãos. Observando a doença como um todo. Na concepção Ontológica defende que a doença é exterior ao organismo invadindo o ser humana. Acredita se em um diagnóstico exato procurando especificamente o órgão afetado.Não tendo relação com personalidade, a constituição física ou o modo de vida do paciente. Vê-se que são opiniões muito distintas.

    ResponderExcluir
  37. No meu entender, a concepção fisiológica trata-se de que a doença ou os sintomas proviam de pecados, culpas, sentimentos ruins, "coisas" exteriores, "castigo de Deus". Ou seja, se um indivíduo fizesse algo de ruim, seja a sociedade ou a espiritualidade da época, este seria castigado com uma doença.
    Já a concepção ontológica trata a doença e o sintoma como uma ciência "exata", tendo que haver um diagnóstico por parte externa e não pelo modo de vida do indivíduo, não como um castigo, pecados, etc. A doença seria externa e só ficaria doente quem fosse "invadido" por algo exterior.
    PALOMA COSTA BORGES
    ENFERMAGEM 2° PERIODO NOITE

    ResponderExcluir
  38. De acordo com o que foi passado no debate desta semana,compreendo da seguinte forma:
    Concepção fisiológica:ela trata a doença como um desequilíbrio do meio ambiente e do corpo.Nela é estudada várias funções dos seres vivos e em várias áreas da saúde com temas diversos.
    Concepção ontológica:a doença é vista como um castigo, só ficava doente quem estava sendo castigado, por alguma atitude errada. Ela pode ser confundida como metafísica.
    PRISCILLA GAGO TRINDADE
    ENFERMAGEM-NOITE 3 PERÍODO

    ResponderExcluir
  39. Acreditava-se em tempos antigos, segundo Hipócrates, que a a doença estariam ligadas a um desequilíbrio entre forças da natureza. Onde o paciente estaria ligado a um todo junto o ambiente em que vive. Esta concepção evitava ligar a doença com agentes patogênicos, que poderiam afetar o funcionamento equilibrado do corpo/órgãos. Ou seja, se a pessoa está doente foi porque Deus a castigou . Porém em oposição a concepção fisiológica, tem-se a concepção ontológica, que por bem pouco não conseguiu atingir o objetivo do processo de saúde e doença, esta concepção pregava que, a doença estava inteiramente ligada a um agente patológico exterior que que afetava especificamente o interior de um pessoa, e através de diagnósticos esses agente era encontrado e tratado. Mas também, e importante ressaltar que mesmo que um indivíduo seja um portador de um agente, ele pode ou não estar sendo afetado principalmente no seu ''eu''. E assim, com este indivíduo afetado por saber que esta ''doente'', ou é portador, pode ocasionar a piora do quadro. Portanto, pode-se concluir que, a concepção fisiológica era uma concepção mística, de contraposição a ontológica que acreditava apenas em agentes patogênicos e esquecia que a doença também não medições de sofrimento, dor e prazer.


    PAULO JOSÉ RODRIGUES DE ANDRADE- ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  40. No meu ponto de vista saúde e doença, além dos fatores biológicos, ambientais, culturais, sócio-econômicos e governamentais. As famílias e a comunidade, tem que adotarem uma medida mais enérgica, uma ação, na mudança de comportamento, atitude, e consciência juntamente com o agente de saúde, voltada aos cuidados com a alimentação, higiene, não esquecendo das vacinas.
    Para tanto, esses profissionais que estam direto com as famílias, devem adotarem uma medida preventiva simples nos hábitos diários para a melhoria de vida mais saudável.
    Portanto, o governo tem o dever de colaborar dando suporte técnico aos profissionais de saúde, investindo com recursos materiais, para que em conjunto com a comunidade, as informações façam jus ao tratamento profilático eficaz. Pelo menos,diminuíndo significativamente os casos de agentes patológicos.
    Infelizmente,essa investigação não ocorre adequadamente em todos os Municípios como deveria.
    Eu pude observar que, a intervenção mais assídua de prevençao profilática, só ocorre quando à interesse político, aí os procedimentos se tornam mais efetivos e quase como obrigatórios.


    Sandra R. Sedro Ferreira - Enf.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Concepção Fisiológica segundo Hipócrates, explica as origens das doenças a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e
    fora da pessoa.
    A concepção ontológica,em si, defende que as doenças
    são entidades exteriores ao organismo, que o invadem para se
    localizarem em várias das suas partes .
    Concepção Ontológica está ligada a uma forma de medicina que
    dirige os seus esforços na classificação dos processos de doença,
    na elaboração de um diagnóstico exato, procurando identificar os
    órgãos corporais que estão perturbados e que provocam os sintomas.
    Moisés B.Ferreira, Enf ,noite.

    ResponderExcluir
  43. No conceito de fisiologia as origens são um desequilíbrio de forças externas que vem a adoecer um indivíduo.

    A doença ontológica é recorrentemente uma situação temida e traumática, constituindo uma experiência contínua de ansiedade e stress, assim como o seu tratamento, tendo impacto tanto ao nível individual, como familiar
    (RICARDO BELLAS SPITZ / FISIOTERAPIA / NOITE)

    ResponderExcluir
  44. Na Concepção Fisiológica a enfermidade surge mediante um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora do indivíduo.
    A concepção ontológica, defende que as doenças são entidades exteriores ao organismo, que o invadem para se localizarem em várias das suas partes .
    A história da medicina não se resumiu a apenas dois conceitos. A medida que o homem evolui, está sempre criando novas teorias e concepções. Para ele não há razão ou verdade absoluta, o que há são pesquisas em busca de evidências que possam ser cientificamente comprovadas.
    (Fernando/Fisioterapia)

    ResponderExcluir
  45. Ao meu entender, durante o debate em sala de aula, obtive o seguinte argumento: que a forma de explicação para a concepção fisiológica é uma desestrutura no interior e exterior do indivíduo, avaliando-o como um todo, em seu meio físico, mental e social. Já na concepção ontológica vejo que é considerada como um ¨carma¨, ¨maldição¨, que invadem o corpo humano de tal forma que se manifesta como uma doença maldita e por muitas vezes mortal, onde se resultam de castigos dados aos pacientes. Ela por sua vez, é uma concepção que se avalia a base dos órgãos afetados, assumindo que a doença é uma coisa de si própria e não de uma constituição fisiopatológica.
    MÁRCIA CARMELITA DA SILVA 20121104213 3ºPERÍODO ENFERMAGEM NOITE

    ResponderExcluir
  46. A concepção fisiológica define as origens das doenças a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora do indivíduo.
    A concepção Ontológica defende que todas as doenças são fatores externos que invadem o organismo e se localizam numa determinada parte do corpo causando uma patologia, esta concepção está sempre buscando um diagnóstico exato.Antigamente as doenças eram resultante de um castigo.A saúde era dádiva de Deus e a doença era castigo.
    Lucilene Merlin - 2º periodo

    ResponderExcluir
  47. Concepção fisiológica esta centrada no paciente como um todo, A partir de um desequilíbrio Entre as forcas das natureza que estão dentro e fora do paciente e assim evitando ligar a doença a perturbações De órgãos corporais particulares ou seja no meu entendimento a pessoa deve prestar atenção ao seu redor para que tenha conhecimento dos fatos.
    Concepção ontológica Defende quedas doenças Sao exteriores Ao organismos e a prevenção e sempre a melhor opção pois assim estará evitando graves doenças pois as vezes fazemos as coisas e não pensamos nas consequências. Assume que a doença é uma coisa por si própria não sendo relacionada com fatores Da vida do paciente.

    LUCIANA ROMANELI - fisioterapia

    ResponderExcluir
  48. no meu entendimento e na minha opinião a saúde publica no brasil vem melhorando muito e evidente vou deixar bem claro que as vezes fica um pouco difícil porque a demanda de pessoas com certos problemas de saúde também tem aumentado mas mesmo assim o sistema único de saúde sus continua buscando melhorias para não deixar de atender a todos, as vezes nos deparamos com uma situação no qual precisamos fazer um exame clinico e levamos meses para conseguir marcar esse exame, mas sempre temos respostas favoráveis.
    Conheço pessoas que por falta de paciência vai para o hospital particular e gasta um dinheirão e acaba se decepcionando,o tratamento muita das vezes é pior que o sus, o dinheiro poderia ser aplicado em outras necessidades e aquele exame la do sus saiu primeiro e o sujeito não morreu, eu tenho experiencia de tudo isso e aprendi que as vezes é melhor esperar do que se precipitar porque o sus esta ai sempre abraçando causas de muitas pessoas e eu acredito que vai continuar melhorando para nao deixar ninguem sem atendimento e sem respostas.


    Rosinete nunes moreira (enfermagem)

    ResponderExcluir
  49. Nesta aula podemos entender que o conceito inicial da doença segundo Hipócrates, o corpo funcionava como um todo. E no modelo biomédico as ideias evoluíram e acredita-se que cada doença tenha uma causa diferente e especifica. Segundo Ribeiro deixou-se de acreditar no corpo como um todo e passou-se a ver ele separado em partes (membros e órgãos)
    Thaynara Brando - 3º período. Enfermagem, noite

    ResponderExcluir
  50. Evania Ferreira - Enfermagem19 de março de 2013 às 18:22

    NO MEU ENTENDIMENTO A DOENÇA ONTOLÓGICA É RECORRENTEMENTE UMA SITUAÇÃO TEMIDA E TRAUMATICA, CONSTITUINDO UMA EXPERIÊNCIA CONTÍNUA DE ANSIEDADE E STRESS, ASSIM COMO O SEU TRATAMENTO, TENDO IMPACTO TANTO NA VIDA FAMILIAR E TAMBÉM INDIVIDUAL.
    FISIOLÓGICA; ELA TRATA A DOENÇA COMO UM DESEQUILÍBRIO DO MEIO AMBIENTE E CORPO,PARA ISSO FAZ NECESSÁRIO ADOTAR UMA MEDIDA PREVENTIVA DE QUALIDADE DE VIDA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    ResponderExcluir
  51. Na concepção fisiológica as origens das doenças são a partir de um desequilíbrio da natureza, analisa-se o paciente, como um todo, e no ambiente em que vive, evitando ligar a doença a perturbações de órgãos corporais particulares, acreditavam-se que as doenças eram castigo dos deuses e não agentes patologicos. A concepção ontológica, por seu lado, defende que as doenças são "entidades" exteriores ao organismo, esta concepção acreditava que, a doença estava inteiramente ligada a um agente patológico exterior que afetava especificamente o interior de um pessoa, e através de diagnósticos esses agente eram encontrado e tratado.O individuo que é portador de algum agente patologico, ele pode ou não estar doente.
    Marcelli Perissé ( Enfermagem - 2º periodo)


    ResponderExcluir
  52. De acordo com a aula, foi esclarecido que as concepções: ontológica e fisiológica tem seu ponto de vista diferenciado. Onde a fisiológica ela é originada em meio a um desequilíbrio que está ligado a uma força natureza que estão tanto internamente quanto fora do indivíduo. Ao longo desse estudo evita-se qualquer tipo de ligação e perturbação de orgãos corporais particulares. E já a concepção ontológica ela foca na elaboração de um diagnóstico onde a mesma procura fazer o reconhecimento de órgãos corporais que estão perturbados e que provocam sintomas. Essa é uma concepção redutora,onde assume os processos autonomicamente.


    [ENFERMAGEM - NOITE ] - ANNA CAROLLINA AKEMI

    ResponderExcluir
  53. No meu entender a fisiologica se dar por um desiquilibrio onde se liga a forca da natureza ,e a ontologica eum processo onde busca o conhecimento de orgaos corporais que sao pertubados por forças maiores .

    ResponderExcluir
  54. A concepção fisiológica explica as origens das doenças através de exames e patologias clinicas.
    Já a concepção Antológica vem de um povo que acreditavam que doenças estavam relacionada as crenças, a tipos de religião e costumavam tratar das doenças através de religiosos, pois acreditavam que seus sintomas estavam ligados a uma entidade ou ate mesmo vinha como uma castigo de algum pecado .
    Acho que hoje em dia devemos seguir qualquer religião sem em momento algum questionar a medicina , e a medicina não questionar a religião .
    DAIANA CARVALHO DE PROENÇA MAT 20112102335 ( NOITE)

    ResponderExcluir
  55. No meu ponto de vista,a concepção fisiológica é definida como um entendimento que Hipócrates obteve perante as dúvidas que ele (e talvez a sociedade da época) tinha sobre o exato momento do surgimento da doença, afinal a doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas, pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece. Concepção Fisiológica iniciada por Hipócrates, explica as origens das doenças a partir de um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora da pessoa, segundo Myers e Benson (1992).A saúde existe quando há perfeita harmonia entre Alma, mente e corpo e essa harmonia, e unicamente ela, precisa ser alcançada antes que a cura possa se realizar, consideremos agora porque a medicina deve tão inevitavelmente que mudar. A ciência dos últimos anos tem encarado a doença como um fator material, que pode ser eliminado por meios materiais, o que, naturalmente, está completamente errado. A doença do corpo, como a conhecemos, é um resultado, um produto final, um estágio final de algo muito mais profundo. PABLO N ROSARIO

    ResponderExcluir
  56. Concepção fisiológica: iniciada por Hipócrates (pai da medicina) explica que as doenças originam-se a partir de um desequilibrio das forças da natureza internas e externas das pessoas, ou seja, vê o paciente como um todo não focando só em determinados órgãos, mais no ambiente em que ele vive e no seu estado emocional.
    Concepção ontológica: defende que a doença é causada por "entidades" naturais ou sobrenaturais externas do corpo humano que o invadem para localizarem em vários órgãos e assim manifestar-se. E acredita-se que isso ocorra como uma forma de castigo para o paciente, devido a algum pecado que ele tenha cometido. FRANCINE THURLER (3º PERIODO DE ENFERMAGEM) NOITE

    ResponderExcluir
  57. Concepção fisiológica: Hipócrates iniciou esta concepção acreditando que a doença surge a partir de um desequilibrio entre a natureza interior e exterior da pessoa, ou seja, a doença surge devido a fatores emocionais e ambientais e não esta ligada a pertubações de órgãos corporais determinados.
    Concepção ontológica: a doença assume o caracter de uma "entidade" natural ou sobrenatural externa ao corpo humano que se manifesta ao invadi-lo. Acredita-se que seje porque a pessoa cometeu algum pecado e esta sendo punida. Esta ligada a classificação dos processos de doença, na elaboração de um diagnóstico exato, procurando identificar os órgãos que estão perturbando e que provocam os sintomas. NADIANE COSTA (3º PERIODO DE ENFERMAGEM) NOITE

    ResponderExcluir