sábado, 2 de março de 2013

02/03/2013 - Comentário sobre Processo Saúde-Doença - Turma Noite


103 comentários:

  1. Adquiri uma visão diferente sobre o tema saúde-doença,um indivíduo que sofre de dores constantes e procura um médico para resolver seu problema está mas preparado para o diagnóstico do que uma pessoa saudável que descobre por um exame de rotina que terá que fazer tratamento diante do fato esclarecido pelo médico,colocando seu organismo em desequilibrio físico e emocional.
    Renata gomes (fisioterapia)

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    1. Para você refletir mais um pouco:

      Acho que existem muitos pontos para reflexão. Lembrando o texto do Canguilhem:

      A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas,
      pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores
      e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece (CANGUILHEM; CAPONI apud
      BRÊTAS e GAMBA, 2006).

      Muito pode-se pensar sobre isso. Para melhorar a sua reflexão é importante saber que podemos ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença. temos que pensar em tudo isso e muito mais.

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  2. Em aula podemos perceber a importancia do profissional de saúde e seu relacionamento com os seus pacientes. Quando tratamos de pessoas com complicações patogênicas, podemos perceber logo, o quanto abalados os clientes estão. E esse desnivelamento de emoção decorrente ao quadro clínico do cliente pode levar a um caso de doença com um outro significado. Significado este que diz que as complicações patogênicas não são apenas o unico conceito de doença, mas sim o estado em que o cliente como ser humano se encontra. Sofrimento, dor e prazer, três conceitos bem aplicados para conceituar o ser humano e sua doença. Paulo Jose Rodrigues de Andrade (Enfermagem)

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    1. Para melhorar a sua reflexão é importante saber que podemos ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença. temos que pensar em tudo isso e muito mais.

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  3. Quando um paciente relativamente saudável procura um médico para fazer exames de rotina, ele acredita que esteja tudo certo com seu resultado, quando na verdade não está. Cabe ao profissional de saúde dar o seu diagnóstico, com maior delicadeza possível, tendo em mente que aquele paciente não estava preparado para receber um resultado que comprometesse o seu bem estar e que existem determinantes sociais que interferem no processo de adoecimento. Deve-se então com todo o cuidado orienta-lo, explicar a doença e o tratamento.
    Devemos sempre dar importância as ações preventivas, pois são valiosíssimas e nos ajudam a ter mais possibilidades de evitar e interromper o processo de evolução das doenças, não deixando estas intervir na qualidade de vida.
    " Assim como existe uma forma saudável de definir e viver a doença, existe um desafio constante para manter e representar positivamente o estado de saúde. "
    (Bolander,1998)

    Natália C. Lobão (Fisioterapia)

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    1. Acho que existem muitos pontos para reflexão. Lembrando o texto do Canguilhem:

      A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas,
      pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores
      e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece (CANGUILHEM; CAPONI apud
      BRÊTAS e GAMBA, 2006).

      Muito pode-se pensar sobre isso. Para melhorar a sua reflexão é importante saber que podemos ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença. temos que pensar em tudo isso e muito mais.

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  4. Cheguei a conclusão que em meu estado normal posso receber do meu médico que sou portadora de alguma doença grave, mas como essa doença não se manifestou eu me considero uma pessoa sadia mesmo sabendo do fato de ter um vírus patológico grave. posso levar uma vida normal sem ficar pensando na doença e sim na saúde. Rosinete nunes moreira (enfermagem)

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    1. Acho que existem muitos pontos para reflexão. Lembrando o texto do Canguilhem:

      A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas,
      pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores
      e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece (CANGUILHEM; CAPONI apud
      BRÊTAS e GAMBA, 2006).

      Muito pode-se pensar sobre isso. Para melhorar a sua reflexão é importante saber que podemos ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença. temos que pensar em tudo isso e muito mais.

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  5. Nesse debate vi com outros olhos, diagnósticos que naturalmente eu como profissional da saúde falaria com o paciente de uma forma não muito boa. Agora posso ver com outros olhos. O agente etiológico não diz que ''você'' está doente. Exemplo: 70% das mulheres tem HPV, mas na maioria não manifesta. Então não necessariamente estão doentes.
    A maneira como o diagnóstico é colocado por nós agentes da saúde, é que pode fazer o paciente começar a manifestar algum sintoma dessa doença até agora não identificada. Nesse caso é como se o profissional da saúde fosse o agente etiológico da doença, pois não soube passar da melhor maneira o diagnóstico. Estamos repletos de agentes epidemiológicos, mas não estão sendo manifestados.
    Foi muito produtivo esse debate, assim como eu, muitos não tinham noção de como agir numa situação dessas. (JAQUELINE PESSANHA DE ANDRADE. FISIOTERAPIA)

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    1. Gostei da sua resposta. Apenas a título de complemento podemos ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença. temos que pensar em tudo isso.

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  6. A visão de saúde e doença vai além do corpo físico. Hoje em dia tem crescido a visão holística ao examinar o paciente. Doença passa a ser o quanto uma pessoa “sofre” isso vai além do desgaste ou desordem física. A importância desse debate é aguçar a responsabilidade dos agentes de saúde para lidar com seu paciente de forma mais humana. Quando falamos de ser humano, não podemos nos ater apenas em nossas especialidades e esquecer que por trás de um cliente, existe uma pessoa que exprime sentimentos muito diferentes uns dos outros, ocasionando respostas diversas em procedimentos iguais. Ricardo Bellas Spitz - fisioterapia

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  7. Segundo o ponto de vista demonstrado em aula uma pessoa só esta doente quando ela acha que esta doente ou quando se entrega á doença, ou seja, uma pessoa pode ter sido afetada por uma determinada doença mas o mesmo individuo só pode se considera doente quando ele se entrega e começa a pensar como doente e se limitando as suas atividades normais por achar que esta incapacitado.
    A mente influi muito no corpo, se um individuo achar que esta incapacitado ou que esta com um determinado sintoma o corpo pode fazer com que ele realmente sinta esse sintoma, mas não necessariamente esse sintoma veio da doença e sim provocado por si mesmo.
    (Felipe Dos Santos Acacio- Enfermagem)

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    1. Para melhorar a sua reflexão resolvi colar o texto do Canguilhem aqui.

      A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas,
      pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores
      e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece (CANGUILHEM; CAPONI apud
      BRÊTAS e GAMBA, 2006).

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  8. O debate realizado na aula da última sexta foi bastante produtivo.
    Nos levou ao pensamento sobre diversas situações relacionadas à nossa área de atuação, a saúde. Dentre elas, podemos citar a maneira de se revelar ao paciente a presença de certa patologia em seu organismo, que infuenciará na forma deste paciente lidar com a doença.
    Minha conclusão sobre esse debate é que a doença, em certas ocasiões, pode estar mais no psicológico do paciente do que em seu próprio corpo. E isso, muitas vezes, leva a um pior prognóstico, privando-o de suas atividades de vida diárias, e consequentemente tirando do paciente a vontade de lutar pela cura e pela vida.
    (LETÍCIA GABRY - FISIOTERAPIA)

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    1. Na verdade trata-se de um conjunto de situações. Ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença. temos que pensar em tudo isso.

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  9. Na aula de sexta-feira com tema que foi abordado saúde - doença pude adquirir muitas experiências pois nem sempre a doença vai ser fisiopatológica.Muita das vezes um paciente que já esta com a doença esta mais preparado para receber o resultado do que nós que vamos fazer uma consulta de rotina e acabamos saindo dali transtornados com a noticia que recebemos.Foram dados muitos exemplos e um deles foi os das mulheres acometidas de HPV quando descobrem que estão com esse vírus,parece que o mundo acaba para nós mais tudo é forma de como é transmitido a mensagem ao paciente para que ele não venha sofrer mais tarde,isso tudo tem tratamento e podemos sim levar uma vida normal sem que isso venha interferir no nosso dia-dia.Existem casos que ás vezes só os familiares ficam a par da situação do paciente,para que o mesmo não venha sofrer mais ainda.(Enfermagem -Mayara cristina)

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    1. Na verdade trata-se de um conjunto de situações. Ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença. temos que pensar em tudo isso.

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  10. Em aula entedi que sem manifestaçao clinica nao existe doença.
    Podemos estar doentes e nao apresentarmos dores, sofrimento e ao fazer um exame de rotina ser diagnosticado um resultado positivo levando a pessoa a uma recaida, afetando seu estado fisico e mental podendo ficar mais vulneravel e agravar o seu verdadeiro estado. Blenda Sousa - enfermagem

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    1. Para melhorar a sua reflexão resolvi colar o texto do Canguilhem aqui.

      A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas,
      pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores
      e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece (CANGUILHEM; CAPONI apud
      BRÊTAS e GAMBA, 2006).

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  11. Em assunto discutido em aula sobre processo saúde/doença, entendi que de acordo com a pespectiva do que é saúde e doença o profissional deve ter atenção e visão holística, vendo que a doença se torna, em si doneça a partir de um diagnóstico e não com condições fisiopatológica. Em sala falamos muito a respeito de como o psicológico enfluência sobre o estado em que o paciente/cliente estabelece pra si mesmo. Entendendo esta questão, podemos então como profissionais da área focar na saúde e nos seus métodos preventivos. Porque estar com o agente etiológico não é estar doente ou apresentar alguma doença; KARINA RANGEL DA SILVA, ENFERMAGEM 3°PERÍODO /NOITE

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    1. Na verdade trata-se de um conjunto de situações. Ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença. temos que pensar em tudo isso.

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  12. A aula de sexta foi muito produtiva, o Professor Waldomiro abordou claramente o assunto Processo Saúde e Doença com uma dinâmica em debate, cada aluno expressou o que entendia sobre o contexto . O entendimento veio com outra visão de saúde e donça que o professor explicou, que a presença do agente etiologico ainda não é a doença, para ser doente tem que existir a manifestação.Se não tem manifestação clinica você ta sadio e sempre vulneráveis, e temos mecanismo para reverter esse diagnostico da forma em que vc ver a doença.(Claudiane Carvalho 3° Período/Noite)

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  13. A aula de sexta foi extremamente produtiva, pois o tema abordado me fez perceber, apesar de ter estudado em outro momento, que não sabia inteiramente sobre o processo saúde-doença. Percebi também que pessoas diferentes apontam diferentes visões sobre o assunto. O profissional em saúde deve possuir uma visão holística sobre seu paciente, estando atendo a todos os detalhes, pois doenças assintomáticas podem levá-lo a afundar na sua frente sem que você perceba. Por isso devemos "virar de cabeça pra baixo" o paciente, tentando tirar proveito de tudo que nos é dado por ele. Ás vezes ajudando até mesmo fechar um diagnóstico que possa estar incompleto. (PALOMA COSTA BORGES ENFERMAGEM-2° PERIODO - NOITE)

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  14. A maneira como damos a notícia de determinado agente etiológico interfere diretamente no estado psicológico da pessoa, ela pode ter esse agente e não possuir manifestações e talvez pela maneira que o profissional da saúde aborda o paciente pode fazer que ele passe a ter outras complicações.
    Foram citados exemplos como o HIV e o HPV que a pessoa pode possuir esse agente sem nem mesmo ter nenhuma manifestação física de doença. Isso amplia o conceito antigo de doença que nesse caso para ser considerado doença vai depender das manifestações.
    FELLIPE DE SOUZA ALCANTARA - FISIOTERAPIA


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  15. Com o assunto discutido em sala de aula sobre processo saúde e doença, percebi que a maneira como damos a notícia de algo que pode mudar a vida e a rotina de uma pessoa é fundamental para que haja um planejamento e um equilíbrio emocional futuro, sendo assim necessário o profissional da saúde responsável dar todas as informações sobre a "doença" em questão e as formas de tratamento.
    O profissional deve demostra segurança e conhecimento sobre a situação, mantendo sempre a calma e paciência com o paciente .
    Percebi também durante o debate que a doença se manifesta ou se torna pior a partir de um diagnóstico e não com condições fisiopatológica.
    Mirella Cristine Lima Chapetta (FISIOTERAPIA)

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    1. Na verdade trata-se de um conjunto de situações. Ter o agente patogênico e não ter a doença. Ter a doença e não saber sua etiologia (causa). Ter o agente patogênico e ter a doença. temos que pensar em tudo isso.

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  16. O debate realizado em sala de aula teve como tema o "processo saúde-doença". Compreendi que o paciente é considerado doente após as manifestações clínicas da doença, que antes disso o paciente é considerado sadio. E também compreendi a importância do profissional de saúde perante um diagnóstico dado ao paciente. Nós profissionais temos que saber lidar com diagnósticos de doenças graves, principalmente para aqueles pacientes sem sinais e sintomas, pacientes que vão fazer exames de rotina e acabam descobrindo uma doença de alto risco, ou então, que requer muitos cuidados. Temos que saber passar o diagnóstico com total segurança. (Gabriela Luis/ 3º período/ Enfermagem)

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    1. As vezes a presença de um diagnóstico de alto risco em um paciente saudavel requer tratamento imediato para que a doença não se manifeste.

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  17. Em sala fiquei perdida, mas depois me encontrei no tema. Quando sabemos de algumas doenças ou até mesmo uma gripe ou um resfriado, afeta nosso psicológico, piora ou passamos a sentir dor quando já estamos em uma estado avançado. A depressão é do nosso psicológico, todos os sentimentos que nos dar é emocional, pois você não ficou em depressão do nada ou de uma para o outro. São coisas que as vezes nem existem, tem outras que até existem só que ficamos com aquilo martelando em nossa cabeça. Então, temos que ir ao médico mesmo sem dor.
    (ENFERMAGEM-NOITE)

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    1. Sabrina, senti a necessidade de colocar o texto do Canguilhem aqui para ajudar na reflexão.

      A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas,
      pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores
      e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece (CANGUILHEM; CAPONI apud
      BRÊTAS e GAMBA, 2006).

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  18. O debate da última aula abordou sobre o tema " processo saúde-doença" ,onde debatemos sobre a teoria de canguilhern onde nos mostrou a idéia de que o individuo só é considerado doente quando ele manisfeta sinais e sintomas da doença, nos ensinou que mesmo que o individuo tenha o agente etiológico não quer dizer que ele esteja doente, pois a presença do causador da doença não altera o bem - estar do individuo, que o estado emocional e imunológico é o que pode ativar manifestações da doença. por isso devemos ter muito cuidado com a maneira que é informada tais etiologias. Foi muito importante adquirirmos estes conhecimentos, pois nos mostrou que devemos ter uma abordagem muito cautelosa, para que não abale o emocional do paciente. ( Anna Karla da S. Pereira/ terceiro periodo de enfermagem)

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  19. O tema abordado em sala de aula abrange no meu ponto de vista que estar doente ou não se caracteriza não apenas com dados laboratoriais, mais também com o equilíbrio emocional do individuo, que é capaz tanto de lhe causar dor e sofrimento, quanto de trazer a tona agravos que possivelmente iram prejudicar a sua saúde. Assim acredito que o próprio individuo é capaz de se impor um estado de doença. Sabendo disso os profissionais da saúde devem abordar seu clientes ou pacientes com muito cuidado na hora de informar uma possível doença ou situação de risco, procurando tranquiliza-la, para que assim, o paciente possa entender claramente sua situação sem se desesperar ou achar q sua vida acabou. (Jhonatha Meireles de Moura - Enfermagem 2º periodo noite)

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    1. O estabelecimento da dor é uma consequencia da própria doença. O estado emocional ou psicológico pode ser um agravante ou não, a depender do caso.

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  20. O tema do debate foi bastante relevante, pois falar sobre saúde-doença nos faz pensar também, o quão humano o profissional precisa ser para lidar com as diferentes situações de seus pacientes. Não estamos falando apenas de informações de um diagnóstico, mas tratando de fatores que influenciarão a vida dos mesmos e consequentemente suas famílias. O profissional precisa atuar com muita ética, respeito e competência, para que o resultado seja eficaz e o paciente aceite adequadamente o tratamento indicado. Evania Ferreira de Souza

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  21. Foi bastante produtivo o debate realizado pelo prof.Miro, onde abordamos o seguinte tema; Processo Saúde-Doença. Devemos ser sensiveis quanto as queixas de nossos pacientes, pois uma determinada enfermidade pode ou não se manifestar, causando desconforto ou passando-se despercebido. Aprendi que devemos olhar o individuo como um todo, saúde-doença envolve o emocional, social e fisico. ( Jerrimara O. Rodrigues / enfermagem 3° periodo).

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  22. Na minha opinião, a aula foi bem produtiva também. Uma pessoa que passa por uma doença, sabe se ela fizer o tratamento ela vai melhorar e outra que tem a AIDS e vai ser tratada a vida toda e não vai ser curada, é bem diferente,as doenças não são iguais.Ela tem que conviver com a doença sua vida inteira. Ela precisa ter um equilíbrio emocional, tem que acreditar que existe um Deus que alguma maneira, independente de crença ou religião, consegue superar melhor a noticia e o tratamento, saber conviver com essa doença, e ter sempre um pensamento positivo que vai melhorar. Então, ela começa a racionalizar o que ela pode fazer para melhorar ou ter uma vida mais saudável.
    E nós profissional da saúde sempre levar alegria, pensamentos positivos, carinhos, para que ela possa ter um tratamento melhor e não tão doloroso.
    Lucilene Merlin, turma noite, enfermagem - 2º periodo.

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    1. O debate em saúde coletiva deve ser isento de convicções religiosas. Portanto o tema "Deus" deve ser abordado apenas nos foruns religiosos.

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  23. No processo saúde-doença abordado, a doença não pode ser visada só na questão diagnóstico, e sim no estado físico, emocional, cultural ,.... de cada indivíduo, então cabe a cada um de nós profissionais da saúde avaliarmos adequadamente cada postura e conhecimento tecnológico/biológico para proferirmos esboço de soluções e conforto para o paciente/cliente, dando a ele total segurança e estabilidade para que supere com otimismo. Sabemos que doença doe, corrói, destrói, machuca, mais com uma boa sensibilidade racional, avaliamos que a saúde é simplesmente o bem-estar de tudo isso, o refrigério em que devemos proporcionar aos que estamos cuidando. Cabe, estarmos atentos a qualquer mudança e fazer proceder a melhor solução. MÁRCIA CARMELITA DA SILVA -20121104213 enfermagem 3º período noite.

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  24. Na aula podemos esclarecer a importância do profissional de saúde na hora de dar o diagnostico, a forma que e passado ao paciente. Vimos também que nem sempre com a existência de uma fisiopatologia existe também uma doença, um paciente pode não apresentar sintomas e pode estar com o agente etiológico, então ai vemos como o psicológico influencia na vida do paciente. O paciente não sentia dores e nem apresentava nenhum sintoma físico ate receber o diagnostico, após receber o diagnostico apresenta dores ai então ele esta “doente”. Creio que todos que assistiram a aula também tem outra visão de saúde e doença! Thaynara Branco, enfermagem/noite.

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    1. Algumas vezes a presença do agente patogênico pode evoluir e manifestar a doença mas isso é raro.

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  25. De acordo com o tema saúde e doença abordado em sala de aula veio a confirmar e acrencentar conhecimentos que já tinha visto,como por exemplo,Matéria de Reportagem.Nos os agentes de saúde temos que aplicar nossas atividades com muita ética, profissionalismo e principalmente tomar cuidados necessários para contribuir com boas respostas aos nossos pacientes.Com todo este conhecimento adquirido terei embasamento ao passar estas informações com segurança.Sendo assim concordo,contudo que foi discutido em sala.Núbia Quirino Reis-Enfermagem 2° preríodo noite.

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  26. jose roberto f do nascimento turma 4ENF13A manha7 de março de 2013 às 08:24

    Bom dia turma ,este comentário e sobre à aula da semana passada que foi questionado sobre saúde e doença , todos caíram em discursão diferente .
    Na minha concepção ,nossa cultura sempre foi cuidar ,mais esta mudando a visão do povo ,no bate papo de tivemos na sala de aula muitos falou do doente em si ,mais o que foi perguntado era a doença não o doente .
    Na minha visão quando uma pessoa esta com uma doença não quer dizer que ele esteja doente ,por a doença pode ser controlada pois uma pessoa doente já se torna mais complicado , ontem no filme da tarde vimos que ouve com paciente de canse (leucemia ) que tinha uma vontade de viver e todos em sua volta lidava coragem , mais avida nos pega muitas surpresa ,infelizmente o personagem faleceu ,mais deixou uma estória de vida .

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  27. De acordo com o tema abordado na aula, Saúde e Doença, pude perceber que estar doente e ter a doença são coisas extremamente distintas onde é levado muito em conta a questão do psicológico. Mesmo que haja a presença do agente etiológico, se não houver manifestação, "não há doença". Devemos saber como dar determinadas notícias aos pacientes, pois dependendo da situação há uma recaída, ou o aparecimento de tais manifestações, comprometendo o seu bem estar fisicamente e emocionalmente, interferindo no processo de adoecimento muita das vezes por não estarem preparados para receberem tais informações quando pensam estar tudo bem. Devemos ter muita cautela e sabedoria na hora de transmitir nosso conhecimento ou até mesmo ao diagnosticar, pois podemos mudar o quadro negativamente se não soubermos como agir. Enxergo esse debate na sala de aula de uma maneira muito produtiva pois nos prepara para essa situação, lembrando que saúde e doença não são estados ou condições estáveis e sim conceitos vitais sujeitos a constante avaliação e mudança!! (THALITA DE MELLO SILVA/ENFERMAGEM/NOITE 3º Período)

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    1. Muito bom. Não podemos esquecer que em certos quadros onde o paciente protador se encontra em uma condição de saúde, também pode estar em condições de transmissão. Nestes casos é preciso trabalhar em termos de prevenção secundária.

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  28. Aline de Andrade do Nascimento (7º período Fisioterapia)

    A dinâmica realizada durante a aula nos fez debater sobre o que seria o real estado de doença do organismo e quando e de que forma o profissional de saúde deve passar essa informação para o seu paciente. A presença do agente etiológico não significa que o indivíduo esteja doente. Foi visto que somente quando o sistema imunológico deixa de conviver de forma harmoniosa com o agente, e este se manifesta, temos, de fato, o indivíduo doente. Acredito que ao passar a informação ao paciente, o profissional de saúde deve saber informá-lo sobre como manter uma boa qualidade de vida sendo ele portador de alguma doença ou fator etiológico, para que o indivíduo consiga lidar com o sua nova condição física e com o seu psicológico de uma forma o mais saudável possível!.

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  29. O assunto Saúde/Doença colocado em aula, fez que o meu ponto de vista fosse mudado, pois a forma que o diagnóstico foi colocado para o individuo fez com que ele passe de sadio para uma pessoa doente pois começou a desenvolver sintomas da doença que antes não havia,com o estado psicologico afetado o individuo se entrega a doença pois acha que é o fim de tudo, nós como profissionais de saude devemos proporcionar um bem estar para a melhora do individuo, dá apoio emocional pois a vida pode continuar sendo levada normalmente.

    Fabiana Macedo Pessanha (Enfermagem - 2º periodo)

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    1. Entretano, a vida tem que ser levada com certos cuidados para que a presença do agente etiológico não evolua para uma deonça.

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  30. Após o debate desenvolvido na aula conclui que o estado psicologico do individuo é afetado quando recebe um diagnóstico com um agente patologico positivo grave, pois ele passa de uma fase de bem - estar para uma fase de doença, mais isso pode ser causado pela maneira que colocamos o diagnóstico ao individuo, nós como agente de saúde temos que se colocar de forma que proporcionar uma melhora ao doende, ajudando buscar uma vida normal contendo o agente patologico em seu organismo.

    Gabriella Santos da Silva (Enfermagem - 2º periodo)

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    1. Pois nem sempre a presença do agente patológica levará ao desenvolvimento da deonça. Isto depende de vários fatores. O importante é que o profissional de saúde, na prestação do serviço, não seja um agente desencadeante da doença

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  31. Depois de incessante discussão positiva em sala de aula, podemos perceber diferentes visões sobre saúde e doença e o seu processo, mesmo estando baseado em autores e pesquisadores famosos. Segundo o debate, o saldo da aula foi que, apesar de o agente etiológico estar instalado no organismo do paciente, isso não significa que este está doente, vide que, não somente os sinais fisiopatológicos são capazes de diagnosticar tal patologia, levando-se em consideração o estado emocional e psicológico do paciente que interferem em demasia na maioria dos casos.

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    1. Sem esquecer os sintomas que levam ao sofrimento do paciente. Aí então a doença estará caracterizada.

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  32. Segundo o debate em sala de aula, uma pessoa só está doente quando demonstra sintomas,ou seja, quando ele começa a se entregar a doença. Se limitando de suas atividades normais. Mas isso também vai de acordo como o profissional de saúde da o diagnóstico de um agente patológico grave. Nós como agentes de saúde,devemos lembrar ao paciente que para muitas doenças existem tratamento, dando sempre apoio proporcionando um bem estar, pois uma vez que seu psicologico é afetado, mais difícil torna-se a "aceitação" da doença, com isso mais demorado seu tratamento!

    Karinne De Araujo Marques (Enfermagem - 3° periodo)

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    1. As vezes, o resultado positivo de uma medição fisopatológica, ainda que o paciente esteja saudável, requer uma intervenção para que não haja evolução do quadro levando ao adoecimento do paciente.

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  33. O assunto em questão, Saúde e Doença, percebo que deve ser tratado com muita cautela. Pois os profissionais da área da saúde precisam desenvolver a percepção de como a população compreende suas práticas, desenvolvendo mecanismos e linguagem de fácil entendimento, para que assim possa alcançar os grupos de pessoas de cada região. Se fazendo entender que saúde não apenas ausência de doença, e sim um completo bem estar físico e mental. E que qualquer informação, sinais e sintomas, pode ajudar no fechamento do diagnóstico. O profissional da saúde ciente do quadro do individuo, tem que elaborar um modo de se fazer entender, sem que sobrecarregue o paciente com informações inoportunas, visando sempre enfatizar o tratamento e a cura (quando houver). Após o aconselhamento, mostrar que pode sim levar um vida "normal". Tratando tudo com muita ética, respeito e se prontificando a ajudar sempre que for necessário.

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  34. Eu entendi que a determinação do estado de saúde de uma pessoa é um processo complexo que envolve diversos fatores.O conceito de multicausalidade não exclui a presença de agentes etiológicos como fator de aparecimento de doenças.Ele leva em consideração o estado psicológico do paciente, seus conflitos, recursos financeiros, nível de instrução.Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente à ausência de doença ou enfermidade. Elizabeth Garcia Soares (Enfermagem - 2° periodo)

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  35. Apesar de não ter comparecido a aula e não ter participado do debate ,eu entendi que o processo de Saude e Doença aborda os determinantes sociais que interferem no processo de adoecimento das populações bem como no risco das mesmas. A noção dinâmica do processo saúde-doença é abordada na perspectiva de atenção integral à saúde a partir do histórico do conceito bem como na ação das equipes de saúde que atuam na perspectiva da atenção básica do SUS,deixando de atuar numa queixa e sim centrando o foco do cuidado no indivíduo que está sujeito às inúmeras variáveis que determinam suas necessidades em vários momentos de sua vida.Os profissionais da area de Saude tem que buscar o conhecimento que saúde não simplesmente a ausencia de uma doença e sim um conjunto de fatores na vida de um individuo ,como qualidade de vida ,bem estar ,saude da familia ,lazer ,fatores economicos entre outros -Juliana da Silva Abreu -2°Periodo

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  36. Observa-se que o processo saúde doença é um tema que gera muitos debates, pois ele não inclui somente a saúde física do paciente e sim a mental e social também. Nota-se que a atenção a saúde é tudo que envolve o cuidado com a saúde do ser humano, incluindo as ações de promoção, proteção,reabilitação e tratamento as doenças, portanto acredita-se, que nós como futuros profissionais da área da saúde devemos preservar o paciente, ou seja tratá-lo com cautela, mas deixando sempre claro para o mesmo, ou para sua família cada processo que está sendo sucedido no seu tratamento. Vale a pena ressaltar que a família o tempo todo deve estar incluída, proporcionando lazer, dando apoio, ou seja estando sempre ao lado do paciente gerando um bem estar mental no mesmo. GIANINNY MATTOS DE MELLO - FISIOTERAPIA 7° PERÍODO.

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  37. Foi bastante produtiva a aula, com o debate que fez com q todos participassem e entendessem.
    O processo saúde doença diz tudo.
    As pessoas não deveriam esperar sentir algo (dor) para procurar um medico para se consultar. Deveria haver a prevenção para que não haja agravos nas doenças. Qualquer que seja, se todos nos mantivermos uma vida saudável, com certeza teremos o corpo e a mente saudáveis. O corpo é um conjunto de sistemas interdependentes, no qual a mente pode interferir no seu bom funcionamento.
    (Adriana Oliveira dos Santos (Enfermagem))

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  38. Após o debate sobre o processo saúde/doença, tive uma nova visão sobre o assunto, agora sei que não bastam somente exames laboratoriais para fechar um quadro de uma doença e sim um conjunto (exames laboratoriais + sinais e sintomas) sem esse conjunto não podemos afirmar que uma pessoa está doente. Precisamos esperar a resposta do corpo (sistema imunológico), pois ele pode estar trabalhando para destruir a doença, evitando assim que ela se manifeste.
    Concluí que quando recebermos os resultados de exames laboratoriais de rotina de uma pessoa sem sinais e sintomas, jamais podemos dizer que ela está doente e sim que ele tem o agente etiológico, mais iremos trabalhar para que não evolua. Antes do debate eu diria que a pessoa já está doente, afetando assim o seu emocional, diminuindo sua resposta imunológica e fazendo com que ele se torne um verdadeiro doente. Graziele P. B. Santos (Enfermagem)

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  39. O processo saúde-doença é multifatorial, não é baseado somente em agentes etiológicos. É um conceito que engloba fatores como: o biológico, econômico, social e cultural, e que se modifica nos diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade. Através destes se pretende obter informações para o surgimento de alguma enfermidade e como tratá-la. Portanto, cabe ao profissional da saúde conhecer o que está envolvido no universo patológico de seu paciente para que este se sinta integralmente amparado e possa confiar no tratamento que lhe é concedido.(Fernando Coimbra/Fisioterapia)

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  41. O assunto(SaudexDoença) abordado e discutido em sala foi o começo de muitos debates produtivos,com muitos conhecimentos e pensamentos diferentes, que no final teremos uma só resposta sobre o assunto.Como é importante para nós profissionais saber com quem estamos lidando e porque estamos lidando,para sabermos como abordar um paciente.Precisamos conhecer um pouco de seus pensamentos para lidarmos com seu psicológico,para termos uma abordagem com sucesso sem que haja qualquer sofrimento para o paciente e seus familiares.É um assunto que é abordado em várias etapas e uma das mais importantes é termos uma boa qualidade de vida e força de vontade de viver e vencer cada etapa e obstaculos que iremos enfrentar.O processo saude e doença é considerado que ambas estão interligadas e são consequencia dos mesmos fatores,é complexo e é um processo geral da vida social de cada um de nós.Ana Carolina Nunes Melo(enfermagem)

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  42. O debate em sala de aula me fez pensar em como comunicar da melhor forma possível um diagnóstico a um paciente, para que eu não me sinta o agente etiológico de sua patologia, e ainda, fazê-lo sentir que estamos doentes não quando temos um agente patológico em nosso organismo, mas sim, quando nos entregamos a este aspecto negativo, e que isto pode fazer com que o nosso corpo tenha uma baixa imunológica e venha realmente adoecer.O ideal é que se tenha o apoio de uma equipe multiprofissional onde cada especialista proporcione conforto em um aspecto, para que o paciente e seus familiares tenham noção real do que se trata e não fique especulando em fontes duvidosas, o que gera maior insegurança. Cristiane Novo mat.:20121105362 Enfermagem - noite.

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    1. Algumas vezes esse agente patológico pode se manifestar e então sobrevem a doença. Muito bom.

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  43. Através do debate sobre o processo saúde e doença entedi que: processo de saúde é um andamento de algo, que será resolvido em várias etapas.
    Concordo plenamente com a teoria de Canguilhen; Caponi que expressa o fato de não apenas os fatos fisiopatológicos podem definir uma doença e sim os valores expressos pelo o nosso corpo humano, principalmente por tudo que somos capazes de desenvolver com a nossa mente. (Priscilla Gago, Mat: 20121101441 - Enfermagem Noite)

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  44. Achei a aula um ótimo debate, onde os alunos puderam expressar suas idéias e opiniões, e com isso formar outros conceitos sobre o assunto abordado. O Processo saúde e doença, não é somente entendido como saúde ausência de doença , ou doença ausência de saúde, vai muito mais alem... doença não é apenas a presença de um agente etiológico trazendo males, mas sim um estada emocional/psicológico abalado, já que as características de uma doença podem ser percebidas somente depois que a notícia,'' penetra os ouvidos e chega até o coração'' quando a notícia é recebida pelo paciente, que muitas das vezes não esperava esse tipo de novidade, o seu psicológico é abalado, assim como suas células imunológicas também . Doença não significa a presença de um agente etiológico, já que depressão é uma doença que atinge a parte psíquica e emocional de uma pessoa e não apresenta um agente etiológico Nathalia Fernandes Enfermagem Noite

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    1. O estado emocional pode ser um complicador a depender do caso. Entretanto, devemos pensar no processo saúde-doença de forma que os elementos agente patogênico, hospedeiro e meio ambiente, e tembém o estado emocional, sejam considerados em conjunto.

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  45. Baseado no debate em sala sobre a questão Saúde x Doença: A grande maioria das pessoas procura um profissional da área da saúde somente quando está sentindo dor ou desconforto, buscando não apresentar mais os sintomas, ou seja, voltar ao estado anterior à doença.Toda doença ou desconforto, por mais ou menos sérios que sejam, é um sinal que o nosso corpo dá indicando que estamos agindo erroneamente, que não estamos sintonizados com a nossa saúde, com as nossas vontades, com os nossos valores. É um sinal de que estamos contra nós mesmos e de que devemos entrar em contato com a nossa própria essência, desenvolvendo consciência do processo de vida e dos mecanismos que criamos para gerar a doença.É preciso estar atento à lição que a doença traz. Como tudo que acontece na nossa vida, a doença também tem um “para quê”,para que possamos olhar mais para as nossas necessidades antes de olharmos para a necessidade dos outros, pra que encontremos horários de lazer no nosso dia a dia.

    Ana Carolina G. de S. Moraes Fisioterapia

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  46. Doença manifestada ≠ agente patológico. Doença manifestada= agente patológico + baixa de imunidade + gatilho emocional. Seria fácil demais caso essa fórmula regesse a caracterização/diagnóstico de uma doença. Equivocado está o profissional da saúde o qual acredita que existe uma regra que irá funcionar para todos. Como foi debatido na aula do dia 01/03/13, o conceito saúde/doença é muito subjetivo, devido (principalmente) a individualidade biológica aliada a particularidade de raciocínio e pensamento de cada um, permitindo assim que um mesmo ato cause efeitos diferentes se aplicados a pessoas diferentes. Como consequência disso, a similaridade de opiniões referente a este assunto beira a improbabilidade, porém com o decorrer das exposições de ideias durante o debate, (imagino eu) que cada aluno foi absorvendo algo que acrescentará no seu âmbito profissional. (Hugo Ubiratã / Fisioterapia)

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  47. O debate foi muito produtivo que muito das vezes achamos que a doença só é doença quando o individuo esta apresentando sintomas.Há pessoas saudaveis sem sintomas algum, descobre alguma patologia já instalada.A doença nao é apenas a presença de um agente etiologico,trazendo males,mais sim um estado emocional.O psicologico fica abalado o deixando vulnerável a doença, onde o corpo vai refletir mais rápido a doença.Débora da Silva (Enfermagem) 2º periodo.

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    1. O estado emocional pode ser um complicador do quadro geral ou um agente de cura. A depender do que se está sentindo na hora. Por outro lado, as pessoas pode ser saudaveis inclusive quando são portadoras de alguma etiologia. Cuidado para não confundir.

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  48. As coisas mais importantes que vimos naquele debate que tivemos sobre o processo saúde-doença foi: o conhecimento transmitido e a maneira como esse conhecimento tranformou as pessoas que ali estavam. Pelo menos foi isso que aconteceu comigo. Eu entrei naquela sala imaginando uma coisa e saí aprendendo outra completamente diferente. Eu percebi que eu estava errada a maneira como eu via o estado de saúde e de doença. Eu olhava muito superficialmente o assunto. E quando eu compreendi a idéia do Canguilhem, minha mente se abriu. E como diria Einstein, "a mente que se abre à uma nova ideia, jamais volta ao seu estado original."

    Rodrigo Bruno Machado de Brito - Enfermagem (noite)

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  49. o debte foi interessante pois abordou um assunto que muitas vezes não pensamos nas consequências. Na minha opinião deve sempre jogar limpo com o paciente, pois assim ele terá liberdade de escolher como viver. Muitas vezes o paciente nem sabe que está doente por não fazer exames de rotina e acaba descobrindo uma doença grave. O profissional deve ter cautela pois estará lidando com o emocional do paciente além de parte física. Portante o profissional tem que ter consciência e saber usar as palavras certas pois não estará lidando só com a parte física e sim com o lado emocional.

    LUCIANA ROMANELI - FISIOTERAPIA

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    1. Luciana, senti necessidade de deixar aqui o texto que debatemos em sala para maior reflexão:

      A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas,
      pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor, o prazer, enfim os valores
      e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece (CANGUILHEM; CAPONI apud
      BRÊTAS e GAMBA, 2006).

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  50. O debate da ultima aula sobre “processo saúde x doença” foi maravilhoso, pois abriu meus olhos para muitas observações por mim não atentadas, como por exemplo : em um indivíduo a doença pode estar presente no organismo e não apresentar sintoma algum, dando a entender que ela é uma pessoa “saudável” e a pessoa ter uma qualidade de vida como outra qualquer, foi dado o exemplo do vírus HPV, muitas mulheres não apresentam nenhum tipo de sintoma, mais após um exame de rotina acabam descobrindo que tem essa patologia, e isso não ser motivo para diagnosticá-lo como doente. Já outras pessoas, após um diagnóstico dado por profissionais incapacitados, a pessoa acaba desenvolvendo de forma abrupta aquela patologia então não apresentada. A maneira com que o assunto tem sido abordado tem sido de grande valor, o professor tem estimulado os alunos a abrirem suas mentes, e com isso ter uma visão ampliada sobre o assunto debatido. Luciani Magalhães Barbosa 3º período enfermagem. (noite)

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    1. Concordo com você, mas não podemos esquecer que a doença se manifesta pelos sintomas. Então a simpes presença do agente patogênico não caracteriza necessariamente um patologia ou doença.

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  51. O debate realizado sobre saúde-doença na aula de Saúde Coletiva foi muito produtivo e interessante.Nos mostrou que o individuo apesar de ter em seu corpo um vírus, uma bactéria e outros, o mesmo não pode ser considerado doente , ou seja, se os sintomas não aparecem o indivíduo é considerado saudável, vivendo diariamente na normalidade. Quando a pessoa descobre através de exames clínicos acaba aparecendo os sintomas da doença,e esse aparecimento faz sim com que ela se torne uma pessoa considerada doente tendo que lutar para curar a doença existente e para que volte a um estado de completo bem estar físico e metal.(Samilla dos Santos C. Pereira - Enfermagem)

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    1. Sem dúvida, a simples presença do agente etiológico não caracteriza a presença da doença. As condições imunológicas são importantes para o estabelecimento de um equilíbrio viável entre agente infeccioso e hospedeiro.

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  52. Boa noite! após debate em sala de aula passei entender melhor este assunto tão relevante para os profissionais da área da saúde,
    A saúde deve ser entendida como o auge da qualidade de vida,que é um bem comum que dever ser assegurado a todo cidadão independente da cor da pele,religião,sexo etc.
    O processo saúde-doença representa se pelo conjunto de variáveis que condiciona o estado de saúde e doença de uma população.E importantíssimo que o profissional da saúde esteja preparado para atender e entender os clientes que chegam,com um conceito de saúde embasado em uma teoria bem ultrapassada.
    ( Moisés B Ferreira,MAT 20122103534.Enfermagem, noite.)

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  53. Sempre tive uma visão,em relação ao processo saúde e doença,mais o debate em sala me ampliou os horizontes sobre os cuidados preventivos no atendimentos básicos e na abordagem do pacienten com alguma resistência.Pra mim bastava passar pra ele a real situaçãoe orientá-lo sobre os cuidados ou tratamento adequado e acompanhar a sua rotina.Mais hoje eu vejo que não é assim pra qualquer paciente,deve se levar em consideração o estado psicológico e emocional e agravidade do diagnóstico a ser tratado dentre outras.Além de ser dinâmica a aula é de suma importância para a rotina do proficional da saúde pois é clara ao tratar de assuntos delicados do cotidiano e nos mostra como lidar com o público.(Maria do carmo-Enfermagem)

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    1. É importate não perder de vista que as medições fisiopatológicas em si não são suficientes para o fechamento de um dagnóstico. É necessário ouvir o outro e a percepção do seu estado para ver se de fato está ocorrendo um adoencimento.

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  54. O tema do debate em sala, nos faz refletir sobre a questão de doença e saúde, muitas pessoas acabam procurando atendimento especializado unicamente, quando estamos de fato precisando de atendimento, e não quando se fala em termo de prevenção, fazer um série de exames, ajuda no caso de detecção de doenças precocemente, ajudando assim mais rápido seu tratamento, com a dinâmica é possível abrir novos horizontes para que possamos interagir com o paciente quando o termo é esclarecimento de questões que serão abordadas futuramente, não fazendo acepções de pessoas, independente de sua classe social, religião, enfim, efetuar as devidas orientações afim de realmente ter uma vida saudável. (JULIANE FERNANDES CORREIA VEIGA - NOITE - 5º PERÍODO)

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    1. Uma vida saudavel com boa alimentação, hidratação e atividade física é uma boa maneira de prevenção principalmente na juventude.

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  55. A debate sobre saúde foi muito interessante, fiz uma reflexão e percebi como o atendimento é falho e como ainda pensamos de forma arcaica. Mas falando do quesito prevenção e o porque de não ser algo tão frequente em nossa vida, eu cheguei a seguinte conclusão, talvez não fazer exames preventivos e ir ao hospital apenas quando estamos doente ocorra pela vida corrida e também porque não vivemos pensando no pior, porém nós acadêmicos de enfermagem e futuros profissionais de saúde devemos com isso criar uma visão ampliada sobre o assunto, afim de instruir nossos pacientes e evitar problemas tardios. Afinal prevenir sempre é melhor que remediar. ( Rayssa M. Catro- noite- 3º período)

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  56. A questão de se ouvir, e tentar entender e descobrir o que nos traz saúde pode ser um bom começo para se prevenir doenças.

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  57. O debate so mostro realmente como e as coisas ,as situacao saude e doenca e tudo aquilo que vivemos passamos um abito saudavel ,saber se comporta em sociedade ter uma boa relacao entre convivencia no mundo de hoje,se prevenir deixar de prouurar o medico so quando a algum problema,tem todo um processo manter o psicologico legal tambem ajuda a saude e um estado de completo bem estar fisico e mental e social ,nao apenas a ausencia de doenca.
    jessica gomes de oliveira ,enfermagem 2 periodo

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  58. Gostei muito dessa aula, foi um debate bastante produtivo e mais abrangente devido o conhecimento adquirido na aula passada que se tratava de doença como não pode ser considerada doença a pessoa que tem o agente etiologico apenas. Com ausência de sintomas. E se tratando de saúde foi muito bem analisado em aula a questão de que não é a ausência de patologia e sim o bem-estar e qualidade de vida. O Processo Saúde-Doença é justamente esse processo que todos nós vivemos de as vezes termos saúde e estarmos com o agente etiologico e outras de estarmos doentes e com muita saúde. Enfim, é valido para ambos Saúde ou Doença entender que nenhum dos dois é um estado estavél, assim podemos dizer que o Equilíbrio combina bem quando se trata de Saúde/doença. - Karina Rangel da Silva Enfermagem 3° periodo (noite) 20121102504

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  59. Tenho gostado muito do modo como as aulas tem sido dadas, com debate e uma dinâmica muito boa com a participação dos alunos e do professor interagindo muito bem entre si. No entanto o assunto em questão é o Processo Saúde - Doença esse assunto diversifica muitas opiniões segundo Canguilhem não depende só de fatores biológicos e etiológicos para determinar que um indivíduo esteja doente, mas depende também de diversos fatores tais como a qualidade de vida desse paciente, bem estar físico e mental, emprego, boa alimentação, lazer. A saúde é um estado de completo bem - estar físico, mental e social. Enfim um indivíduo pode estar doente e esta assintomático . Rosangela Enfermagem Noite 20122103713

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  60. A dinâmica realizada durante a aula nos fez debater sobre o que seria o real estado de doença do organismo e quando e de que forma o profissional de saúde deve passar essa informação para o seu paciente. A presença do agente etiológico não significa que o indivíduo esteja doente.Mesmo que haja a presença do agente etiológico, se não houver manifestação, "não há doença". Devemos saber como dar determinadas notícias aos pacientes, pois dependendo da situação há uma recaída, ou o aparecimento de tais manifestações, comprometendo o seu bem estar fisicamente e emocionalmente, interferindo no processo de adoecimento muita das vezes por não estarem preparados para receberem tais informações quando pensam estar tudo bem.

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    1. ESSE COMENTARIO ACIMA É CARMEN LUCIA DIAS DOS SANTOS ENFERMAGEM NOITE

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  61. Concepção fisiológica: centra-se no paciente como um todo e nao somente em um determinante, tudo deve ser avaliado, o hospedeiro (a capacidade de manter-se sem alterações), o meio ambiente (desde social a ambiental), e o agente etiológico (a medição fisiopatológica). Nos dias de hoje, temos a visão na saúde e nao na doença, trabalhamos na prevenção e promoçao da sáude, evitando que a doença se instale.
    Concepção ontológica: Antigamente o processo saúde/doença estava totalmente relacionado ao microorganismo. Não era trabalhado a saúde (promoção e prevenção) e sim a doença. A doença era vista como um castigo dos deuses, como consequencia do pecado.
    (GRAZIELE P. BAPTISTA SANTOS -ENFERMAGEM 3º PERÍODO NOITE)

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  62. Nesta aula pude perceber que podemos ter o agente patogênico e não ter a doença. Por exemplo, o agente pode existir e não está ativo, alguns casos são descobertos a doença por causa da imunidade que pode não resistir ao agente e torna-lo ativo causando a doença, por exemplo a herpes. As vezes até ter a doença e não saber sua causa. Muitos fatores podem influenciar o aparecimento de doenças como saneamento básico, emprego, vida social, traumas.. e isso ser somente descobertos após anos, a depressão por exemplo é uma doença silenciosa que pode ser desenvolvida por vários motivos sendo difícil diagnostica-la por não ter sintoma específico.. esse assunto disponibiliza várias ideias diferentes, a melhor forma de prevenir a doença é tendo uma alimentação saudável e a pratica de atividades físicas.
    Marcelli Perissé (Enfermagem)

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  63. O questionamento em sala foi a compreensão que o processo saúde-doença é socialmente determinado, muita das vezes não reconhece as formas de produzir e consumir de uma sociedade que determinam o processo saúde-doença. “Passa-se a valorizar a importância do conhecimento das ciências sociais enquanto referencial teórico-metodológico para análise e reflexão das práticas de saúde”. Aliando-se os “dados quantitativos da epidemiologia e o conhecimento técnico-científico das doenças, qualquer ação de prevenção, tratamento ou de planejamento de saúde deve levar em consideração os valores, as atitudes e as crenças de uma população”. A doença é uma realidade construída pelos agentes envolvidos no processo, os quais não podem tratar o fenômeno saúde-doença apenas pela vertente anátomo-fisiológica da medicina excluindo o contexto social, sem fazer um recorte da realidade premente.
    [ENFERMAGEM-3º PERIODO] ANNA CAROLLINA AKEMI

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  64. Debate da aula Saúde e Doença.esse tema me fez vê com outros olhos foi bem discursiva , só consegue fechar o quadro com exames mais sinais e sintomas a parti dai que se consegue fechar o diagnostico.algumas vezes esse agente patológico pode se manifestar e então sobre vem a doença.concordo com canguilhen; que se expressar o fato de não apenas os fatos fisiopatológicos podem definir uma doença.por exemplo HPV só se manifesta quando estar com baixa imunidade a parti dai que ela começa a se manifesta.
    Cristiane Nascimento Felipe .turma da noite

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  65. Neste debate aprendi que muitas vezes podemos ter um agente patológico em nosso organismo mais não necessariamente ele vai se desenvolver gerando a doença. Muitas pessoas estão com uma "doença" e não sabem, mais quando vão a uma consulta médica e o médico diagnostica passam a desenvolver os sintomas, então a doença não esta ligada só a pessoa ter o agente patológico, mais com o ambiente, seu estado psicológico, seu estado de espirito. FRANCINE THURLER (3º PERIODO DE ENFERMAGEM) NOITE

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  66. Este debate foi muito proveitoso pude perceber através do texto do CANGUILHEM que a doença não se manifesta só em a pessoa estar com o agente patológico, depende de alguns fatores como imunidade, o ambiente, o psicológico. Ela pode ter o agente patológico e não saber, e com isso não desenvolver os sintomas, sendo que só se caracteriza doença quando desenvolve os sintomas.
    NADIANE COSTA (3º PERIODO DE ENFERMAGEM) NOITE

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