quinta-feira, 4 de abril de 2013

Comentário turma manhã: ATIVIDADE FÍSICA, PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS


26 comentários:

  1. O Tema saúde-doença nos traz a memória conceitos e fatores significativos.No tema abordado em sala,explicou-se através de artigos científicos e pesquisas a inter-relação sócio-econômica do índividuo e a presença gritante do sedentarismo.Levou-se em consideração os benefícios vitais da atividade física moderada no cotidiano do cidadão.Mas o que chamou a atenção para esse assunto foi o fato de que,não só o exercício regular evitaria possíveis doenças,pelo fato de se tratar apenas do biológico.E sim do conjunto de fatores sociais,psicológicos,fianceiros .Tudo que proporcione um bem estar geral no índivíduo,ter as contas pagas e uma boa alimentação só é possível com um salário digno,e nem todas as classes possuem esse benefício.Isso implica dizer que o nível social mais alto tem sem dúvida uma qualidade de vida melhor que, associada com boa moradia,bom salário,lazer etre outros fica mais fácil organizar o conjunto do bem estar físico,mental,social.Que por sua vez evita-se deonças e problemas decorrentes desses fatores. SIMONE MARIA DE ARAÚJO MANHÃ-ENFERMAGEM 20122101073

    ResponderExcluir
  2. O debate da ultima aula nos mostra uma grande realidade ,que saúde é bem-estar físico,equilibrio nas relações familiares ,equilibrio mental e um bom ambiente natural envolvente. A ausência de bem-estar físico pode dificultar ou impedir o desenvolvimento de funções sociais,como,estudar , trabalhar,conviver, provocando até um mau estar psíquico.
    A atividade fisica regular tem sido reconhecida por seus efeitos saudáveis nos praticantes, é possível relacioná-la a alterações positivas para combater ou prevenir o aparacimento de diversas doenças,tais como : doenças cardiovasculares ,obesidade,diabetes,osteoporose,entre outras. Por esta razão o sedentarismo aparece como fator de risco para estas doenças.
    Sabemos que a atividade física está bastante associada ao estado sócio-econômico, muitas pessoas não tem condições de praticar alguma atividade física,podemos dizer que o conceito de saúde esta ligado a qualidade de vida que muitos no momento não tem.

    Fabiana Bueno Mat: 20121102666
    (Enfermagem Manhã)

    ResponderExcluir
  3. Dayana Vieira Moura8 de abril de 2013 às 07:47

    Dayana Vieira Moura-20111100717
    O comportamento de uma pessoa em relação à prática de atividades físicas está diretamente associado à sua situação socioeconômica , esta determinada para renda familiar , como o acesso ideal para tal prática e está relacionado com a predominância de inatividade física. Tanto a situação sócio econômica, o processo saúde doença e atividade física estão interligadas para uma melhor construção de qualidade de vida. Já sobre o processo saúde e doença ,vimos que a saúde é muito mais do que a ausência de doença , isso engloba além de bem está físico, mental ,social ,ambiente ,também está relacionada nas condições sociais econômicas em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  4. Debateu-se em sala de aula a respeito do conceito de saúde. Conforme estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a saúde era representada pela ausência de doença.
    Esse conceito mostrou-se preocupado apenas com a existência ou não de uma doença que ataca o indivíduo.
    Portanto, seu foco é o indivíduo (paciente), na medida em que, se não possui doença, tem saúde. Não se preocupa, por exemplo, com os fatores externos que podem influenciar o quadro de saúde do indivíduo.
    Posteriormente o conceito de saúde passou a ser mais amplo, compreendendo não somente o quadro clínico do paciente, mas também todo o ambiente que o cerca e sua qualidade de vida.
    Dessa ampliação de conceito surgiu a reforma sanitária na VII Conferência Nacional de Saúde com o principal objetivo de adequar o novo conceito de saúde às práticas no Brasil.
    Surgiu também o conceito de SUS (Sistema Único de Saúde), que pretende universalizar o atendimento de saúde (já aqui compreendida em seu novo conceito - amplo).
    Do exposto, compreende-se que o conceito de saúde, que outrora era limitado e imediatista (ausência de doença), passou a ser mais amplo e abrangente, compreendendo diversos fatores que não só o quadro clínico do paciente. Passou-se a buscar também a saúde como forma de melhorar a qualidade de vida e prevenção de doenças.
    Juliana C. Cunha Mariano de Oliveira 20122100044 - Enfermagem - Manhã

    ResponderExcluir
  5. Na sala de aula estamos falando muito disso o que verdadeiramente é saúde? o que verdadeiramente é doença? será que quem faz atividade física não pode adoecer? Bem o que eu entendo é que para realmente ter saúde temos que estar bem por completo em todos os sentidos , eu cheguei a comentar na ultima aula , que as vezes a pessoa é sedentária e não estar sentindo nada no momento mas com certeza no futuro isso irá acarretar algum problema de saúde, também tem aquelas pessoas que sempre estão em atividades físicas , malhando o tempo todo mas também no futuro poderão ter algum problema de saúde, porque na verdade tudo tem que ser com equilíbrio e moderação nada demais , é porque na verdade o nosso corpo é uma balança tem que viver em constante equilíbrio, também as condições sócio-econômicas também interferem muito porque com certeza pelo menos aqui no Brasil quem tem uma condição financeira melhor, consegue viver melhor , eu sei que graças a Deus hoje temos o sus mas ainda temos muito que melhoras , mas digo no geral como moradia , alimentação, laser tudo isso influi na saúde do ser humano.

    Vanessa dos Santos Cardoso_ 20122100477

    ResponderExcluir
  6. Nesta aula debatemos sobre o assunto: ATIVIDADE FISICA, como um dos processos de prevenção de doenças. Mas apesar de ser um beneficio, muita das pessoas perdem esse privilegio de se dedicar ao bom funcionamento do seu "organismo", pela agitação e pela correria do dia - a - dia. E também esse interesse, e a falta de tempo, faz com que as pessoas se alimentem mal, durmam mal, e tenham uma vida sedentária e estressada. Por outro lado um dois principais agravos em se fazer uma dieta e praticar exercícios é a falta de orientação por meio de médicos, nutricionistas, devido ao custo alto e o tratamento insatisfatório que o SUS nos dá.
    E também há aqueles que se submetem a dietas rigorosas e exercícios físicos extremamente prejudiciais a sua saúde, ocasionando lesões graves, podendo até causar mortes.
    Eu mesmo já fiz uma dieta louca dessas, perdi grande proporção de peso, mas fui acometida por um "mal súbito", internada as pressas, e depois dessa situação, engordei novamente o dobro, rs.
    Aprendi que para ter uma vida saudável é preciso fazer exercícios sob a orientação profissional de saúde, ter uma dieta equilibrada, fazer consultas e exames regulamente (para prevenção), estipular horários de trabalho, e priorizar o lazer, e noites de sono bem dormidas.
    GISELY COELHO RANGEL DUTRA ENFERMAGEM 2º PERÍODO MANHÃ.

    ResponderExcluir
  7. o debate em sala de aula foi muito interessante minha amiga gisele coelho passou pra mim todo assunto A atividade física, dentro da sua história, tem fundamental importância para a vida das pessoas de modo geral, sejam elas crianças, jovens, adultos ou idosos, pois ajuda a desenvolver o corpo, a mente e a coordenação de movimentos, isso fazendo com que as mesmas tenham um melhor quadro de saúde. Essas atividades devem ser praticadas desde crianças, pois as pessoas que praticam esse tipo de atividade têm a probabilidade de que ocorra um menor risco para o desenvolvimento de doenças e/ou incapacidades funcionais, logo terão uma melhor saúde e em conseqüência disto, uma vida mais longa e deixando de praticá-las você pode inconscientemente estar comprometendo o funcionamento do seu corpo e muito provavelmente sua saúde.,pois eu estava de plantão e não pode ir.mais me interessei pois gosto muito de atividade fisica mais não tenho tempo de fazer.

    ELISANGELA SANTOS DE MELO
    2ºPERÍODO MANHÃ

    ResponderExcluir
  8. A saude é um fator primordial no indivíduo(independente de raça,classe social ou religião).O fator saúde-doença sócio econômico estar designado não só o estado mental,emocional,psicológico,econômico e a ausência de doenças como também ao bem estar físico,as atividades físicas é muito importante para a prevenção de algumas doenças como diabetes e doenças cardíacas devido ao sedentarismo essas doenças podem se desenvolver,é claro que as atividades físicas não garante um bem estar 100% de saúde como debatemos na última aula.Apartir desses fatos podemos perceber que a saúde é muito mais importante do que podemos imaginar,portanto vamos tentar seguir esses fatores para termos uma qualidades de vida melhor.

    Marcia Cristina Da Silva 2º Período de Enfermagem 20122100606

    ResponderExcluir
  9. O objetivo desta aula, então, foi organizar uma revisão da literatura sobre as condições sócio ec onômicas, o processo saúde-doença e à prática da atividade física. O trabalho, assim, chega a conclusão de que a atividade física está bastante associada ao estado sócio-econômico e que os programas de intervenção em educação física, no campo da saúde pública, devem ser revistos.Pois todos nós sabemos como é importante fazer exercício físico regularmente, para prevenir como para curar muitas doenças e também para ajudar a controlar o peso. Um corpo em forma torna-se mais saudável não só a nível físico - circulatório, respiratório, muscular, osteoarticular e imunitário - como também a nível psicológico reduzindo o stress e a ansiedade e ao mesmo tempo que melhora o funcionamento e o rendimento intelectual.
    katiuce nogueira alves / 2° período / matrícula:20131104266

    ResponderExcluir
  10. Em um contexto bem amplo, exercícios físicos se relacionam com boa saúde, devido suas ações terapêuticas, evitando o processo de doença. Existem hoje Plano de Ações Estratégicas do governo como o Programa Academia da Saúde que visa contribuir para a promoção de saúde da população a partir da implantação de espaços públicos, construídos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, para o desenvolvimento de práticas corporais. Podemos sim encontrar muitas maneiras de se exercitar...melhorando hábitos de vida, e diminuindo cada vez mais índices que apontam as doenças cardiovasculares como uma das mais acometidas entre os brasileiros.
    ELISANGELA PINATTI
    TURNO: MANHÃ
    MAT: 20121103670
    ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  11. A atividade física é muito importante na vida de todos os indivíduos, pois previne de serias de doença no futuro, é importante começar a praticar atividade física desde de cedo, pra que a pessoa tenha um desenvolvimento saudável, e um saúde mental melhor, pois o ser humano que vive principalmente em grandes cidade sofre muito com o stress e a atividade física faz com que o ser humano poxa relaxar. Existem varia maneiras de atividade física, como fazer uma caminha na beira da praia ou pedalar em sua cidade, o importante é se exercita, podendo evitar vários tipos de doenças, como por exemplo doenças cardiovasculares.
    PRATIQUEM ATIVIDADES, PARA A MELHOR DA SUA SAÚDE.

    Aluna: ROBERTA DOS SANTOS FREITAS
    TURNO: MANHÃ
    MATRICULA: 20121101992
    3º PERÍODO

    ResponderExcluir
  12. Atualmente, a atividade física é uma questão de saúde pública. Os benefícios inerentes à prática da atividade física são amplamente reconhecidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a atividade física reduz o risco de morte prematura, melhora a mobilidade e promove o bem-estar psicológico. Um estilo de vida ativo, incluindo uma prática regular de exercício físico, permite melhorar a qualidade de vida dos indivíduos de várias formas, sendo frequentemente salientados benefícios físicos e psicológicos associados à essa prática. Não é necessário ser um atleta de alta competição, tão pouco treinar horas a fio ou ser muito musculoso ou fazer proezas físicas, basta que a prática de atividades físicas permita a pessoa melhorar e manter a capacidade de resistir e tolerar as exigências internas e externas, sem prejuízo físico e psicológico.

    Luciana Crevelande Barbosa - Enfermagem Manhã - 20121102619

    ResponderExcluir
  13. A atividade física já está comprovado que miniminiza o risco de doenças. Sendo preconizada nesse processo saúde-doença. As condições sócio-econômicas favorecem a prática. Em contra partida, atualmente existem métodos de praticar atividades físicas que não necessitam de disponibilidade financeiras. Porém, o maior problema encontrado é a falta de tempo. Encontra-se ainda a ausência de conhecimento quanto ao tema em determinadas classes sociais.
    Pâmela S. Rocha

    ResponderExcluir
  14. A atividade física é bastante importante para os seres humanos, não somente fisicamente, mas também fisiologicamente, uma vez que você fica menos estressado, sem contar que evita principalmente doenças cardiovasculares, porém as pessoas hoje em dia pela correria diária, acabam não tendo tempo para a prática de exercícios, tornando-o obeso e sedentário. A forma mais prática de exercício é o caminhar, se reservar 30 minutos todos os dias irá ver resultados benéficos a saúde.
    Os exercícios não foram criados para a estética e sim para o bem-estar físico integrado do cidadão.
    Aluna: Karlla Rodrigues dos Anjos
    Turno : Manhã
    Enfermagem 3° período
    Matrícula: 20121101914

    ResponderExcluir
  15. Foi debatido em sala de aula a importância da atividade física na saúde do ser humano, a sua relação com o processo saúde – doença e como as condições sócio-econômicas da população influi para este processo. A atividade física é importantíssima na vida de um individuo, pois ela traz bem-estar físico e psicológico para o ser humano, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares a atividade física ajuda a manter um equilíbrio psicológico do ser humano diminuindo ou prevenindo o stress. Mas existem dificuldades sócio-econômicas para a população menos favorecida ter uma bom equilíbrio de saúde porque esta população não tem acesso a boa alimentação uma boa condição de moradia ou acesso a atividade física, por falta de tempo e de oportunidade e etc.
    Daniella de Souza Lessa
    Matrícula:20121101502
    Enfermagem 3º período- Manhã

    ResponderExcluir
  16. No debate realizado em sala de aula, podemos ver que em alguns casos as atividades físicas são limitadas em decorrer da idade de cada pessoa. Mesmo sendo importante pra saúde, algumas pessoas se sentem privadas de fazer exercícios por falta de vontade e de incentivo. As alterações no estilo de vida das pessoas e a conseqüente diminuição dos níveis de atividade física das crianças, bem como, as diferenças socioeconômicas a cada dia mais presentes, são visíveis e preocupantes na atualidade, pois uma criança saudável, pode se tornar uma criança sedentária em questão de dias. Portanto na minha opinião, exercício físico é importante não apenas pela vaidade e sim por promover nosso bem estar.

    Débora Travassos
    20121105004 - Enfermagem 3º Período/ turno Manhã .

    ResponderExcluir
  17. No decorrer do tempo as atividades físicas se tornou uma questão de saúde publica. Sabendo que são limitadas com a idade já avançada e também com as condições socioeconômicas. Praticar atividade física é fundamental para a saúde e para um bem estar continuo. Portanto atualmente as pessoas estão deixando as atividades físicas, para ficarem sentados enfrente a uma televisão, computador e vídeo game. Na era tecnológica, já foram deixados de lado o "bem estar físico", pois não é só te atividade física que falo, mais também de uma péssima alimentação que hoje em dia temos. Contudo na minha opinião, sei que com a alimentação correta e a pratica de esportes e atividades físicas são essenciais para uma vida saudável, aumentando as praticas de tais atividades nas escolas, centros da família, municípios entre outros poderemos aumentar o nosso bem estar físico e mental.


    Manuella Barros de Mendonça
    2121102611 - Enfermagem 3ºPeríodo/Turno Manhã

    ResponderExcluir
  18. No debate em sala de aula, podemos perceber que a questão da atividade física está totalmente ligada a questões socio-econômicas. Sabemos o quanto o exercício é importante para o organismo do ser humano, mas nem todos tem tempo e nem oportunidade para praticá-los. Geralmente as pessoas de baixa renda tem uma carca horária maior de trabalho, não tem empregada pra cuidar dos filhos e nem da casa, não tem dinheiro para pagar uma academia e por muitos outros motivos, não conseguem fazer atividades físicas regulares. Vimos também o ponto de vista da atividade física em excesso pode causar falta de saúde.

    Liv de Lara da Costa
    20052101150 - Enfermagem manhã

    ResponderExcluir
  19. Em Sala, discutimos o processo saúde-doença, questões socio-economicas e atividade física. Na sociedade em que vivemos onde não temos sanaemanto básico, condições de moradia de qualidade e que a carga horária de trabalho e altíssima dificilmente a sáude dessa determinada classe será de excelência. Depois de muitas aulas onde debatemos sobre o processo saúde-doença, fica claro que a independente de classe social o indivíduo pode estar doente com sáude e com saúde, doente. Porém, é válido ressaltar de que algumas condições citadas aqui podem influenciar no processo saúde-doença do indivíduo ou de uma determinada comunidade. Karina Rangel 20121102504 - Enfermagem manhã.

    ResponderExcluir
  20. Já sabemos que o corpo precisa está em constante movimento para manter o seu equilíbrio. A falta de atividades físicas e de má alimentação,é um dos fatores determinantes para o processo de saúde-doença, pois a saúde implica no bem estar físico,mental,social,etc.A classe com menor poder aquisitivo é a mais afetada por falta de informação,educação e por questões financeiras,como consequência a cada ano aumenta mais o numero de obesos,diabéticos,hipertensos e outras doenças.Cabe a nós como profissionais da área da saúde orientar a população a mudar seus hábitos diários e à pratica exercícios físicos para que ocorra a diminuição dos problemas emocionais,físicos e mentais da população e assim promover saúde.
    Marize Layber
    Enfermagem - 3º período - 20121101100

    ResponderExcluir
  21. O debate que foi feito em sala de aula nos mostrou o que já sabíamos, que a falta de exercício físico prejudica o funcionamento do corpo humano, e com a prática de exercícios mais uma boa alimentação o indivíduo pode estar se livrando de algumas doenças como: diabetes, obesidade, doenças cardiorrespiratórias entre outras e assim proporcionando um bem estar físico que é um fator do processo saúde-doença. Mas nem toda a população tem condições financeiras para manter esse bem estar físico, e é ai que entra a questão sócio-econômica, pois, essa população pouco poder aquisitivo é a que sofre mais com doenças, pela falta de informação, condições financeiras e as vezes falta de saneamento. E com isso não conseguindo manter o processo saúde-doença em equilíbrio.
    Juliana Marques L.W. de Souza
    Enfermagem - 3º período

    ResponderExcluir
  22. Acho que as atividades físicas é essencial na vida de qualquer individuo independente de sua classe social( logo que indivíduos de classe mais alta terão mais conforto e comodidade) . Os agentes de saúde tem o dever de orientá-lo até mesmo para fazer uma caminhada na praia.
    O certo a fazer, que a saúde coletiva de mais atenção e crie programas e ações de incentivo, feito isso várias doenças vão obter menos índices de morbidade e maior qualidade de vida ao individuo.
    Eu apoio a atividade física e a e qualidade de vida!!!!!!!!
    Rayssa Nogueira
    3º período de Enfermagem

    ResponderExcluir
  23. A atividade física é essencial na vida de qualquer pessoa , pois trazem beneficios a saúde , proporcionam bem estar físico e mental , e ainda ajudam evitando doenças. Hoje em dia muitas cidades já implementaram projetos com esportes , natação e musculação de graça para o povo , para que assim possam estar sempre se exercitando e praticando alguma coisa . E assim com execícios físicos podemos melhorar nossos hábitos de vida e evitar doenças cardiovasculares por exemplo.
    Marcelli Thaís Gauté Peres Rodrigues
    Enfermagem - manhã - 3º periodo

    ResponderExcluir
  24. A atividade física é um complemento muitíssimo importante para a saúde e deveria ser um habito de vida indispensável para qualquer pessoa. Às vezes pensamos que não, mas muitos cidadãos não tem a consciência de quão é importante praticar atividades físicas, muitos tem o pensamento de que praticar tais atividades é vaidade, ou tem a visão imediata de músculos definidos, mas não se sabe que apenas uma caminhada de 30 minutos é essencial para um bem estar e equilíbrio no processo saúde-doença. Nos como profissionais e educadores de Saúde deveríamos orientar mais sobre os benefícios da pratica de atividades físicas, assim muitos vão prevenir grandes danos à saúde e obter uma vida mais saudável e melhor.

    ResponderExcluir
  25. SABEMOS QUE A ATIVIDADE FISICA E EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA NOSSA SAUDE,BEM ESTAR FISICO,
    MENTAL E SOCIAL, A SAUDE COLETIVA DEVIA ESTAR VOLTADA SEMPRE NA PRATICA DE ESPORTES, AFINAL UMA BOA QUALIDADE DE VIDA, O INDIVIDUO TEM MAIS SAUDE POR COMPLETO E O QUE EU PENSO.


    VIVIANE FERNANDES MELO.
    TURMA. MANHA . 3 PERIODO .

    ResponderExcluir
  26. Vimos também o ponto de vista da atividade física em excesso pode causar falta de saúde.
    Nos como profissionais e educadores de Saúde deveríamos orientar mais sobre os benefícios da pratica de atividades físicas, assim muitos vão prevenir grandes danos à saúde e obter uma vida mais saudável e melhor.
    a atividade fisica ajuda muito para prevenir doenças cardiovasculares a atividade física ajuda a manter um equilíbrio psicológico do ser humano diminuindo ou prevenindo o stress.

    Ana Carolina rodovalho souza
    turma manha enfermagem 2 periodo

    ResponderExcluir