quinta-feira, 4 de abril de 2013

Comentário turma noite: ATIVIDADE FÍSICA, PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS


63 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De todos os debates, esta aula fez com que o pensamento sobre saúde e doença combinassem. Todas elas estão interligadas umas as outras, assim como para a saúde é preciso ter uma vida saudável. Tanto social, quanto físico e como mental. Essas são os principais fatores que constituem um conceito teórico sobre o processo de saúde. A estabilidade desses fatos na vida de um indivíduo acarreta a uma qualidade de vida, um bem-estar, ou seja, um `eu`revigorado e saudável. Em questão de qualidade de vida, tendo como pauta também as condições socio-econômicas de um indivíduo. Este e um fator que grande discussão pois e claro e evidente que o indivíduo que possuem uma melhor qualidade de vida e econômica sempre terá um ponto a frente daquele que não tem condições ao menos para a sua alimentação correta. Este fato e constatado, porém, incorreto. A saúde e um direito de todos e dever do estado, e por isso as condições socio-econômicas não deveriam conceituar a saúde de um indivíduo. E assim, esta descrito basicamente todos os fatores apresentados em aula.

    ResponderExcluir
  3. No meu ponto de vista, o qual pude obter através da aula, percebi que a atividade física alem de promover saúde de certa forma e de prevenir doenças cardiovasculares entre outras também entendemos que é um CONDIÇÃO de saúde já que esta implica no lazer e na sua qualidade de vida.
    Olhando por um lado sócio econômico percebemos que este esta diretamente ligado ao estado de saúde de um ser humano promovendo qualidade de vida e sendo importante para uma boa alimentação, informação, acesso a um bom profissional de saúde, atividades físicas especializadas para cada tipo de ''doença'' acompanhada por um profissional da área, isso requer recursos financeiros. Nathalia Fernandes Enfermagem Noite

    ResponderExcluir
  4. O debate da última aula foi muito importante para nós futuro profissional da saúde, falou que o combate e prevenção da doença como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares... estão ligada a práticas de atividades físicas. No fator sócio econômico as vezes não é possível conseguir praticar alguma atividade física, as pessoas menos favorecidas na maioria fazem parte do grupo do sedentarismo onde ficam mais expostas a determinadas doenças. Anna Karla da Silva Pereira, Terceiro período, noite.

    ResponderExcluir
  5. A aula passada foi bem interessante, as atividades físicas estão bem associadas ao estado sócio-econômico. Todas as doenças estão relacionadas com a falta de atividades físicas,hipertensão, obesidade e entre outras.Precisamos fazer algum tipo de atividade para estarmos com bem estar físico, mental e social.A atividade física esta relacionada a uma qualidade de vida. A atividade física é saúde.
    Lucilene Merlin - 2ºPeriodo - Enfermagem.

    ResponderExcluir
  6. O debate em sala de aula nos fez refletir sobre o processo de saúde e doença com associação a condições socio-econômicas, muitas pessoas desejam a pratica de esporte para que possam viver de forma mais saudável, porém também esquecemos do outro lado, que para termos uma vida saudável é necesário ter condição socio-econômica, pois é necessário uma alimentação adequda e associada a pratica de atividades, muitas vezes as pessoas não tem o que comer, no caso nem o básico. Já outros possuem todas as condiçõe necessárias e não praticam simplemente pelo fato de não ter a orientação correta, essa aula é de extrema importância devido ao aprendizado para que possamos saber orientar de forma adequada a cada tipo de necessidade. Juliane F.C Veiga - 5º período - Noite.

    ResponderExcluir
  7. Esta aula foi a mais produtiva e esclarecedora, pois engloba tudo já discutido e mais um pouco. E com tudo que aprendi até agora percebo uma evolução do meu ponto de vista relacionado ao processo saúde e doença.Há tempos atrás, a concepção de saúde estava vinculada simplesmente a ausência de doenças. Mas atualmente, alguns autores tratam saúde como algo que engloba uma gama mais ampla de fatores, tais como hábitos alimentares, renda, trabalho, lazer, condições ambientais, cultura, educação, habitação, transporte e acesso aos serviços de saúde. Então entendo melhor a visão da Organização Mundial de Saúde que define saúde como"um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. E que a renda e classe social implicam diretamente na saúde e na qualidade de vida. Alguns tipos de doenças, como por exemplo a hipertensão, o colesterol alto, diabetes e até mesmo o tabagismo estão associados com ocupação, baixos salários e níveis educacionais. Verificaram também que essas pessoas têm um baixo suporte emocional e pouca percepção da própria saúde. Até mesmo os índices de mortalidade são maiores nos trabalhadores menos qualificados do que naqueles com status maior. Sabemos dos diversos benefícios que a atividade física proporciona a nossa saúde em seu aspecto físico, psicológico e social, prevenindo e combatendo doenças como diabetes, obesidade, osteoporose, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral, entre outras, logo, subentende-se que o sedentarismo esta ligado a doença. E a minha postura como profissional na área da saúde é adequar o serviço prestado, seja prenventivo ou não, a cada necessidade apresentada.

    ResponderExcluir
  8. No debate da aula passada foi abordado o tema onde demonstra a atividade física como uma agente causador de saúde ou um meio pelo qual uma pessoa pode melhorar sua qualidade de vida, porem algumas atividades quando em excesso podem prejudicar a saúde como por exemplo a própria atividade física que com o abuso dos exercícios pode prejudicar as articulações e musculatura ou a ingestão excessiva de líquido que também se torna prejudicial.
    Do mesmo modo em que as condições socioeconômicas de uma pessoa ou um povo influem diretamente na sua saúde, onde as pessoas com maior condições financeiras tendem a ter uma saúde melhor ou mais recursos para buscar a sua saúde.
    (Felipe Dos Santos Acacio - Enfermagem)

    ResponderExcluir
  9. Durante o debate da aula passada podemos abordar o assunto das atividades físicas como meio pelo qual favoreceria a saúde de uma pessoa, podem a saúde n vem somente através da atividade física regular e maneirada, porque atividades físicas exageradas são prejudiciais, a saúde vem de um conjunto de ações como alimentação adequada, viver sem estresse, e uma seria de condições sócio-economicas, por que o meio em q vivemos influi diretamente na nossa condição de vida, se vivemos em um meio insalubre ou estressante dificilmente teremos uma saúde digna.
    (Adriana Oliveira Dos Santos - Enfermagem 2º Periodo)

    ResponderExcluir
  10. A pratica de atividades físicas nos faz ter uma vida saudável longe de doenças como Hipertensão e obesidade etc. Mais para isso é necessário ter uma alimentação adequada para pode ter uma qualidade de vida boa. Isso mostra muito na busca pelas condições sócio – econômicas.

    ResponderExcluir
  11. Na última aula podemos falar mais um pouco sobre o processo saúde-doença. Dando ênfase a saúde relacionando a mesma a atividades físicas e as condições sócio-econômicas. Saúde nada mais é do que bem estar- físico tendo assim ausência de doença, mas para ter esse bem estar o indivíduo precisa ter equilíbrio nas relações, equilíbrio metal, uma estabilidade econômica e laboral, boa alimentação, um ambiente natural envolvente, então posso dizer que saúde está relacionada as seguintes áreas: mental, física e social, resumindo esse conceito está ligado a qualidade de vida. Samilla dos Santos Carvalho Pereira- Enfermagem. 3º- Período.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião e baseado na ultima aula, o exercício físico está em todas as áreas de atenção a saúde. Ele serve na prevenção de doenças principalmente as cardio-vasculares, atuando também como tratamento da mesma e de outras doenças.
    além de proporcionar bem estar, ele atua no humor e diminuição da dor pela liberação de serotonina e endorfina, podendo ser eficaz em problemas psicológicos também. A Parte de promoção a saúde quanto ao Exercício fisio precisa ser muito melhorada, ainda não é passado a população os benefícios do exercício físico. Os gastos com remédios e reabilitação iam diminuir consideravelmente com a prática de exercícios.
    FELLIPE DE SOUZA ALCANTARA - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO.

    ResponderExcluir
  13. Quando falamos de SAÚDE X DOENÇA, devemos levar em consideração três aspecto básico: (AGENTE x HOSPEDEIRO x MEIO AMBIENTE). Agente - características biológicas, pré requisitos de unidade, baixa resistência; Hospedeiro - idade, sexo, raça, desenvolvimento da personalidade, ética e educação sexual, promiscuidade, profilaxia; Meio Ambiente - geografia, clima, instabilidade familiar, baixo ingresso, moradia, facilidades inadequadas de recreação.
    Se tivermos por hábito fazer exercícios físicos periódicos e bem orientados, estamos trabalhando na prevenção. Hábitos saudáveis podem ajudar na prevenção da diabete mellitus, doenças coronárias, hipertensão arterial entre outras. A condição econômica do indivíduo pode estar diretamente ligada às oportunidades de realizar tarefas com uma qualidade melhor. Exemplo: pagar uma academia com um educador físico que estaria orientando nos momentos das atividades, pagar um médico para periodicamente estar acompanhando seus exames e taxas.
    Logo podemos concluir que o melhor a fazer é trabalhar com a prevenção e que a condição econômica na maioria das vezes pode ser fator decisivo entre uma vida saudável ou estar exposto às doenças.
    (RICARDO BELALS SPITZ - FISIOTERAPIA - NOITE)

    ResponderExcluir
  14. De acordo com a aula dada a atividade física, dentro da sua história, tem fundamental importância para a vida das pessoas de modo geral,pois ajuda a desenvolver o corpo, a mente e a coordenação de movimentos, isso fazendo com que as mesmas tenham um melhor quadro de saúde. Essas atividades devem ser praticadas desde crianças, pois as pessoas que praticam esse tipo de atividade têm a probabilidade de que ocorra um menor risco para o desenvolvimento de doenças e/ou incapacidades funcionais, logo terão uma melhor saúde e em conseqüência disto, uma vida mais longa e deixando de praticá-las você pode inconscientemente estar comprometendo o funcionamento do seu corpo e muito provavelmente sua saúde. Cada pessoa pode perceber mudanças em seu corpo, mente e também no aspecto social e afetivo quando realiza atividades físicas, então o melhor a se fazer é se manter sempre saudável, longe de qualquer doença. [ANNA CAROLLINA AKEMI- 3º PERÍODO ENFERMAGEM NOITE]

    ResponderExcluir
  15. Nesta aula podemos ver que praticar atividades físicas ou exercícios que movimentem o corpo é realmente muito benéfico a todas as pessoas. Esses benefícios não são somente ligados a estética não, estão também ligados ao organismo, e acima de tudo trazem melhorias à saúde das pessoas.Os exercícios colaboram para que as doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas, colesterol e hipertensão sejam prevenidas.As pessoas que praticam regularmente atividades físicas são mais vigorosas, possuem menos depressão e ficam menos estressadas. Os músculos e os ossos, assim como as articulações, ficam rígidos. Por isso, a prática constante e acima de tudo regular é extremamente importante para todas as pessoas que desejam se manter saudáveis. O difícil é arranjar hoje em dia tempo para a prática, pois com tantas afazeres não sobra tempo nem para dormir. (PALOMA COSTA BORGES ENFERMAGEM 2° PERIODO NOITE(Nesta aula podemos ver que praticar atividades físicas ou exercícios que movimentem o corpo é realmente muito benéfico a todas as pessoas. Esses benefícios não são somente ligados a estética não, estão também ligados ao organismo, e acima de tudo trazem melhorias à saúde das pessoas.Os exercícios colaboram para que as doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas, colesterol e hipertensão sejam prevenidas.As pessoas que praticam regularmente atividades físicas são mais vigorosas, possuem menos depressão e ficam menos estressadas. Os músculos e os ossos, assim como as articulações, ficam rígidos. Por isso, a prática constante e acima de tudo regular é extremamente importante para todas as pessoas que desejam se manter saudáveis. O difícil é arranjar hoje em dia tempo para a prática, pois com tantas afazeres não sobra tempo nem para dormir. (PALOMA COSTA BORGES ENFERMAGEM 2° PERIODO NOITE)

    ResponderExcluir
  16. Visto que para se ter saúde é necessário estar em bem estado físico, equilíbrio nas relações familiares, equilíbrio mental, bem estar econômico e laboral e bom ambiente natural e envolvente, desta maneira avalio que precisamos estar integrados a uma boa condição financeira, boas relações de amizades, um bom emprego, alimentação saudável, boa moradia, saneamento básico eficaz, estar adepto a atividades físicas diárias, acompanhamento médico regular independente ou não de estar doente ou com algum sintoma, em suma, tudo o que proporcione uma qualidade de vida favorável.Todos esses benefícios estão ligados no indivíduo num todo. Sei que muitos não tem tempo para se cuidarem, mais é necessário que paremos para refletir sobre nosso futuro(na questão saúde),em estar saudável e aproveitar a vida de forma prazerosa.
    MÁRCIA CARMELITA DA SILVA 20121104213 3ºPERÍODO ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  17. De acordo com o que discutimos na última aula, o estímulo de atividade física está relacionada diretamente a saúde, previnindo doenças e o sedentarismo um fator de risco para essas doenças. A prática de atividade física regular está relacionada ao combate e prevenção de diversas doenças, como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares etc. A OMS diz que a noção de saúde tem sido traduzida principalmente, como ausência de doenças e como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social" e não apeenas a ausência de doença ou enfermidade. Mas há críticas a este conceito, uma vez que a ausência de doença é o "marcador" de saúde e o foco é centrado no indivíduo.
    A Saúde é resultante de condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer e etc. As formas de organização social de produção podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida. Portanto, podemos entender que a saúde depende de determinantes sociais, econômicos, emocionais e mentais. A doença não pode existir sem a saúde. Essa aula foi muito produtiva e nos permitiu ter um olhar de completo entendimento quando se fala de saúde/doença, entendemos que os determinantes sociais são fundamentais para a saúde, e a incidência das doenças varia de acordo com as classes sociais, dentre outras. (THALITA DE MELLO SILVA/3º PERÍODO/NOITE ENFERMAGEM)

    ResponderExcluir
  18. Como vimos na ultima aula um grande resumo da processo saude ,podemos perceber que atividade fisica nao somente para um fisico espetacular mas sim pra melhoria da saude podemos trabalhar a respiracao e muitos outros.O sedentarismo ta em auta com a correria das pessoas ,por correria do dia-a-dia nao fazem mas exercicio,temos quer ter conciencia e pra nossa saude .JESSICA GOMES DE OLIVEIRA 2 PERIODO ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  19. o tema discutido na aula passada, fala como a atividade física esta relacionada à saúde. o sedentarismo é um fator que agrava a saúde do indivíduo, praticar regularmente atividades físicas pode prevenir e até mesmo erradicar doenças como, diabetes, obesidade,hipertensão arterial,doenças cardíacas, diminui as taxas de colesterol hdl e ldl. E também a ausência de doença não e só está sem alguma enfermidade, ausência de doença é um bem-estar físico mental e social e estar com saúde significa ter acesso a uma boa alimentação, habitação,renda,transporte,emprego,meio ambiente salubre, lazer, saneamento básico.a pratica regular de exercícios trabalha a musculatura e os ossos, elimina o estresse e a depressão. sem dizer que saúde não é só uma questão de não estar doente e sim uma questão social.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este tema é interessante de ser discutido, pois nos faz lembrar o quanto é importante a atividade física não somente em relação a estética, mas também à saúde como um todo, principalmente no combate à doenças do tipo, obesidade, diabetes, doença nos ossos entre outras,antes a saúde era titulada como ausencia de doença, hoje é considerado o resultado das condições de renda, transporte, serviço de saúde, meio ambiente, emprego, lazer... o sedentarismo é um dos principais motivos para ocasionar a doença e não basta fazer atividades físicas é necessário ter uma boa alimentação, estar bem socialmente, mentalmente e físicamente.(Marcelli de Souza Perissé - enfermagem - 2º periodo - noite)

    ResponderExcluir
  22. Fabiana Santos Correa-Enfermagem

    Segundo a OMS a definição de saúde consiste em: "Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade". Por isso a atividade física tem sido reconhecida por seus efeitos saudáveis nos praticantes. É possível relacioná-la às alterações positivas para combater ou prevenir o aparecimento de diversas doenças tais como cardiovasculares, obesidade, diabetes, osteoporose, entre outros. Por esta razão o sedentarismo aparece como fator de risco para estas doenças.
    Além destas evidências, encontram-se também as associações com a prática de atividade física aos níveis econômicos, pois quanto maior o conhecimento, a localização da moradia e a renda, maior será a acessibilidade à este bem estar, visto que pessoas de baixa renda não compreendem a necessidade e o vínculo da prática no processo saúde-doença. Hoje a terceira idade tem um índice de mortalidade muito mais elevado e isso se deve em grande parte pelo fato da vida mais saudável que estão buscando ter.
    Assim chega à conclusão de que a pratica regular de exercícios físicos tem sido cada vez mais valorizada por especialistas em saúde e claro pela população em geral, visto que seus benefícios são cada vez mais claros e comprovados. Mas um fator de influência determinante é o nível sócio-financeiro que o praticante possui, podendo melhorar a expectativa de vida em muitos casos. Especialização: Gestão em Saúde Pública

    ResponderExcluir
  23. Observamos na aula anterior com o professor Miro,a importância do exercicio fisico para a súde. muito se tem falado na midia,nos consultórios médicos,nas palestras realizadas pelos enfermeiros na atenção básica,realmente vimos os beneficios alcançados por essas pessoas que praticam atividade fisica,com dininuição do colesterol,controle do diabetes,da hipertenção e outros,previnindo assim o infarto, o AVC e outros problemas de saúde.Vimos também que o problema sócio-economico interfere bastante no fator saúde-doença,tanto aqueles com baixa aquisição economica quanto alta. (Jerrimara o rodrigues/noite)

    ResponderExcluir
  24. A atividade física, tem fundamental importância para a vida das pessoas em modo geral, sejam elas crianças, adultos, jovens ou idosos. ajuda a desenvolver o corpo, a mente e a coordenação e movimentos. pode ser relacionada a alterações positivas para evitar o aparecimento de diversas doenças como: doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes. hipertenção , entre outras. ( Karinne de araujo marques/ Enfermagem/ 3° periodo)

    ResponderExcluir
  25. A prática de atividades físicas nos faz ter uma vida saudável longe de doenças como Hipertensão e obesidade.A definição de saúde consiste em: "Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade".Chega à conclusão de que a prática regular de exercícios físicos tem sido cada vez mais valorizada por especialistas em saúde e claro pela população em geral, a incidência das doenças varia de acordo com as classes sociais.( Elizabeth Garcia Soares/Enfermagem- 2º período - noite )

    ResponderExcluir
  26. Confesso que na essa aula eu não entendi muito não mais vou tentar passar um pouco que entendi.
    De acordo com a OMS saúde é "Um estado de completo bem estar -físico,mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
    Boa parte da falta de saúde é por causa da falta de atividade física,onde as pessoas estão mudando seus hábitos de vida.Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é ter algum grau de atividade física e mental, não durante um mês mas durante toda a vida. Descobrimos que a saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças.Hoje em dia saúde esta relacionada com uma boa alimentação,moradia ,saneamento básico,lazer,trabalho,transporte,etc...E que com isso possamos levar uma vida mais digna e sem sedentarismo.(Mayara Cristina -2° período Enfermagem Noite)

    ResponderExcluir
  27. Foi uma aula com alguns temas diferentes, mas pude entender que atividades físicas possa prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade e entre outras. Um meio de prevenção de doenças mais saudável, uma caminhada, boas pedaladas, academia e entre vários meio de atividades físicas. Só basta tira um tempinho para cuidar de si mesmo. Temos que cuidar também do nosso estar-mental em algumas horinhas dar uma boa descansada, relaxar e ser distrair. Vai fazer muito bem ao nosso corpo.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Concluo que a atividade física tem fundamental importância para a vida das pessoas de modo geral, sejam elas crianças, jovens, adultos ou idosos, pois ajuda a desenvolver o corpo, a mente e a coordenação de movimentos, isso fazendo com que as mesmas tenham um melhor quadro de saúde. Essas atividades devem ser praticadas desde crianças, pois as pessoas que praticam esse tipo de atividade têm a probabilidade de que ocorra um menor risco para o desenvolvimento de doenças e/ou incapacidades funcionais, logo terão uma melhor saúde e em conseqüência disto, uma vida mais longa e deixando de praticá-las você pode inconscientemente estar comprometendo o funcionamento do seu corpo e muito provavelmente sua saúde.(Moisés B. Ferreira,2º período enfermagem noite)

    ResponderExcluir

  30. CARMEN LÚCIA DIAS DOS SANTOS ENFERMAGEM-NOITE


    Bom, a atividade fisica é de fundamental importancia pois auxilia no peristaltismo muscular, favorece o retorno sangueo e a drenagem linfatica, permite a cirulação sanguínea, mantém orgaos nutridos de oxigenio e sais escencias para a existencia do organismo.
    Lembrando disso vemos que e de fundamental importâcia para a vida.
    individuos que praticam exercicio fisícos tem é mais disposto ao trabalho, ao estudo, a vida emocional, social e espiritual. Além de promover a saúde individual e coletiva.

    ResponderExcluir
  31. Essa aula é de suma importância,porque ela nos mostra que a atividade física não é apenas para evitar certas doenças e para manter a forma,mais também um exelente igiene mental e com ela combatemos o estresse e a depressão,pois sempre nos traz uma vitalidade imensa após realiza-las.mais não podemos deixar de lembrar que nem sempre é comum orientar a população carente a praticar uma atividade física pois na maioria das famílias de baixa renda não há uma alimentação saldável,e não se pode falar em atividade física sem associa-la a uma boa alimentação,por isso atuando na saúde,devemos passar esse tipo de informação com claresa e proficionalismo para que a população se concientiza de que é realmente nescessário que cada um faça a sua parte para o seu próprio bem. Maria do Carmo azevedo,terceiro período.Enfermagem.

    ResponderExcluir
  32. A abordagem da aula, sobre as condições sócio econômicas, o processo saúde-doença e à prática da atividade física, foram vistas em sala de aula globalmente e abriram um novo conhecimento em cada uns dos alunos presente,pois mostraram o verdadeiro sentido das palavras SAÙDE xDOENÇA x ATIVIDADE FÍSICA, que por sinal foi muito bem elaborada e explicada pelo Dr.Waldemiro, que este período está utilizando da metodologia do construtivismo, repercutindo em nossas construções em relação ao saber com debates,conversações,opiniãoes e experiências profissionais de alguns alunos estagiários e que já estão presentes de alguma maneira na saúde me colocando diante de vários pontos de vista diferentes.
    Hoje usando todo o conhecimento construído em sala de aula,entendo a organização mundial de saúde no que diz respeito "Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”,chegando a conclusão que tanto a atividade física quanto a renda,as classes sociais,a destruturação familiar,o trabalho,o meio onde a pessoa vive,o direito que muitos não tem a um vida digna implicam diretamente na saúde.Artigos atualmente publicados mostram estatísticas conrelacionando as doenças como hipertensão, diabetes, obesidade,colesterol alto,problemas cardíacos e lesões do SNC ,com baixos salários,meio social em que vivem,cargos ocupados e baixos níveis educacionais.
    Contudo a atividade física é uma excelente aliada do bem estar físico,mental e espiritual.
    RENATA GOMES/ FISIOTERAPIA

    ResponderExcluir
  33. Hoje a atividade física é uma questão de saúde pública e não apenas "luxo para poucos". Já sabemos que os benefícios inerentes à prática da atividade física são amplamente reconhecidos pela sociedade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a atividade física reduz o risco de morte prematura, melhora a mobilidade e promove o bem-estar psicológico entre outros beneficios.
    Levou-se em consideração as melhoras nas atividades da vida diária melhorando o cotidiano do cidadão, mas o que chamou a atenção para esse assunto foi o fato de que não só o exercício regular evitaria possíveis doenças e sim do conjunto de fatores sociais, psicológicos e fianceiros .Tudo que proporcione um bem estar geral no índivíduo como, ter as contas pagas e uma boa alimentação só é possível com um salário digno,e nem todas as classes possuem esse benefício.Isso implica dizer que o nível social mais alto tem sem dúvida uma qualidade de vida melhor tendo, boa moradia,bom salário,lazer etre outros fica mais fácil organizar o conjunto do bem estar físico,mental,social.
    Para isso o goverdo deveria não só enfocar mais no bem estar fisico como tambem no psíquico da população, oferecendo academias públicas e propostas de especializções para as pessoas carentes.
    Mirella(fisioterapia)

    ResponderExcluir
  34. A última aula foi bastante importante para nos alertar sobre um tema que vem ganhando destaque na atualidade: a prática de exercícios físicos.
    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consiste somente da ausência de uma doença ou enfermidade”. Portanto, a atividade física regular está completamente interligada ao processo saúde e doença, sendo essencial na prevenção de diversas patologias, afetando também a parte financeira do governo e da população.
    O custo benefício das práticas de prevenção sempre serão mais viáveis que o tratamento das patologias, por isso, a população deve deixar o sedentarismo e o governo deve continuar incentivando a prática de exercícios físicos.
    LETÍCIA GABRY (FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  35. Na aula desta semana, falou-se em atividades físicas e seus benefícios, onde estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. Pode ajudar a aliviar o estresse e fornecer um sentimento agradável de bem estar.
    Logo, o indivíduo que pratica a atividade deve ser orientado por um profissional para que esta intenção de se manter saudável não se torne uma forma de se prejudicar. Agregado aos exercícios físicos, devemos obter na medida do possível, um bem-estar social, com um bom emprego, direito a lazer, boa alimentação, um descanso adequado e desta forma pode-se manter uma qualidade excelente de saúde.
    Cristiane da C. e Sátiro Novo - Enfermagem

    ResponderExcluir
  36. A atividade física regular tem sido reconhecida por seus efeitos saudáveis nos praticantes. É possível relacioná-la a alterações positivas para combater ou prevenir o aparecimento de diversas doenças. Se o processo saúde-doença fosse uma determinação biológica, caberia ao indivíduo alterar seus hábitos de saúde e estilos de vida para encerrar a causa e, assim, cessar o efeito. Logo, exercitar-se ou submeter-se a um regime dietético, seriam atitudes que conduziriam o sujeito à saúde ou à ausência de doenças e, óbvio, seriam responsabilidades do próprio indivíduo. Se as condições sócio-econômicas têm uma forte associação com a mortalidade e com a prevalência de fatores de riscos para algumas doenças, com certeza serão relevantes para a prática de atividades físicas. Podemos concluir o processo saúde-doença é influenciado direta e indiretamente por muitos fatores que se forem analisados estatisticamente irão definir características notáveis de uma população alvo, onde poderão ser adotadas medidas para promover e/ou melhorar a saúde no âmbito social. (Fernando Coimbra/Fisioterapia)

    ResponderExcluir
  37. Nessa aula foi falado sobre atividade física. No processo saúde×doença, os fatores determinantes nos podem causas bem ou mal. Exemplo: o sol pode ser bom ou ruim, o exercício físico bom ou ruim. Estão relativamente ligados. Saúde preventiva e não curativa. O "eu"estimulo (atividade física) ou não (sedentarismo) determinantes biológicos. O que é psicológico também é um determinante biológico. Se tenho uma doença, preciso ter saúde para me curar. Os determinantes biológicos não são responsáveis pela saúde ou doença! JAQUELINE PESSANHA DE ANDRADE (FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  38. Nesta aula, foram acrescentadas novas informações que aderiram ao “conceito” de saúde-doença antes exposto em sala. Até o momento, o conceito de saúde-doença valia-se dos estudos de Canguilhem, definições da OMS e relatos do período da reforma sanitária. Durante o debate, discutiu-se a atividade física e as condições sociais agindo sobre o individuo e o afetando em relação a sua (possível) saúde. Foi possível entender isso a partir do raciocínio: aquele individuo de baixa renda não conseguirá proporcionar para si mesmo e nem para seus familiares condições de acesso a serviços de saúde que exijam um gasto monetário elevado. Já a atividade física mostrou-se importante aliada a diminuição de obesidade,diabetes, doenças cardiovasculares, dentre outras. Portanto, pode ser observado com a conclusão dessa temática, que tanto o meio social quanto a atividade física influem sobre determinantes de saúde-doença. (Hugo Ubiratã / Fisioterapia)

    ResponderExcluir
  39. O exercício físico é de grande impacto na saúde do ser humano, ele atua na prevenção de doenças, redução das taxas de mortalidade, efeito positivo em crianças, adultos e idosos, o exercício é um medicamento que devemos prescrever a todos os pacientes, ou seja, o exercício é um remédio que todos deveriam tomar.
    Estatísticas comprovam que 20% da nossa saúde é genética, 10% acesso a planos de saúde e remédios, 20% meio ambiente e 50% hábitos saudáveis como boa alimentação e atividades físicas. Várias doenças podem ser evitadas com o exercício físico como por exemplo, diabete mellitus, câncer, hipertensão, depressão, osteoporose, demência, doença arterial coronariana etc.
    Vale a pena ressaltar que medidas como vacinação, antibióticos, tratamento de água e esgoto, investimento na saúde e medidas preventivas aumentam a expectativa de vida.

    GIANINNY MATTOS DE MELLO - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO.

    ResponderExcluir
  40. A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Estar bem com si próprio com o ambiente em que vive alimentação, meio profissional, sentimental e te mesmo seu meio financeiro, isso tudo acarreta para um bem estar pessoal, prevenindo serias doenças com obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e entre outras.. Mais voltando a nossa realidade, vimos na sala que nem todos têm esse mesmo privilégio..nem todos tem condições (financeira)para levar uma vida de atividade física regular e alimentar,porque ainda é precário o suporte dado pela rede publica de saúde para tais atividades.
    Nos dias de hoje onde o tempo é escasso, a correria é grande, saímos cedo para o trabalho, nos alimentamos mal durante todo o dia e quando chegamos em casa temos poucas horas para descansar e voltar cedo para repetir as mesmas atividades, restando pouco ou quase nenhum tempo para a prática de exercícios, o que acabada gerando uma probabilidade maior de contrairmos as doenças acima citadas.
    Finalizando, a doença não pode existir sem saúde!
    TAIS MACEDO RAMOS (20121105644) – ENFERMAGEM – 3º PERIODO

    ResponderExcluir
  41. Evania Ferreira de Souza (Enfermagem - Noite)14 de abril de 2013 às 12:13

    Realmente a prática de atividade física contribui diretamente com a saúde física e emocional das pessoas. Os exercícios, bem praticados, previnem inúmeras doenças e promovem bem-estar. Vale ressaltar, como abordado em sala, que a condição financeira de cada indivíduo interfere diretamente nos seus hábitos e atividades. A pessoa com maior poder aquisitivo geralmente administra melhor o seu contexto de vida incluindo atividades físicas, tais como: academia, natação e outros. Por outro lado, a pessoa com menor poder aquisitivo não tem tempo e nem dinheiro para pensar em fazer atividades que dependam de investimentos financeiros.

    ResponderExcluir
  42. O debate desta última aula, abrange um assunto que termina de completar e interligar sobre todos os conceitos citados em aula até então sobre saúde coletiva,fazendo com que, pensamento sobre saúde e doença combinassem.
    Como futura profissional de saúde enfermeira em formação,pude compreender melhor que o combate e prevenção da doença como diabetes,obesidade, doenças cardiovasculares...estão ligadas a práticas de atividades físicas.No fator sócio econômico as vezes não é possível conseguir praticar alguma atividade física, as pessoas menos favorecidas na maioria fazem parte do grupo do sedentarismo onde ficam mais expostas a certas doenças, porém,todas as doenças estão relacionadas com a falta de atividades físicas, hipertensão, obesidade entre outras.PRISCILLA GAGO TRINDADE 3 PERÍODO ENFERMAGEM-NOITE.

    ResponderExcluir
  43. No meu ponto de vista vejo a pratica de atividades físicas como algo que previne algumas doenças como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose entre outras. Deixando muito claro que a atividade física não é somente para estética.
    Com o sedentarismo aumentando o níveis de mortalidade por esses tipos de doenças ficam altas.
    Porém a diferença sócio-econômica comanda esses fatores pois para conseguir um conforto acaba o individuo trabalhando muito, aumentando sua tensão e estresse e não tendo tempo para a saúde, além disso uma boa noite de sono ajuda para melhora do bem-estar

    Fabiana Macedo Pessanha - Enfermagem - 2º periodo

    ResponderExcluir
  44. A pratica de atividades físicas não está relacionada apenas com a busca do corpo perfeito, ao praticarmos qualquer atividade como uma simples caminhada podemos prevenir certas doenças como: obesidade, diabetes, cardiovasculares, osteoporose entre outras.
    A ausência dessa pratica aumenta a estatística de morte de pessoas entre a idade 25 a 40 anos, pois elas começam a ficar sedentária com uma má-alimentação constante.
    Com a desigualdade sócio-econômica as pessoas ficam focadas no maior ganho de dinheiro para um melhor conforto para sua família e acaba deixando a sua saúde para depois e acaba sendo tarde.

    Gabriella Santos da Silva - Enfermagem - 2ºperiodo

    ResponderExcluir
  45. O debate da ultima aula foi muito importante e produtivo pois tive uma visao ampliada em relação o combate e prevençao da doença como HA,DIA,obesidade,doenças cardiovasculares.....estao relacionadas com a ma alimentaçao,o sedentarismoas pessoas precisam se adequar a atividade fisica,mudar o habito,renovar o conceito,as vezes nao e tao facil pois a desigualdade socio-economica,pois o SUS não funciona como deveria funcionar e as pessoas acabam priorizando a sua familia do que a sua propria saude,pois esta rbem tem que ser num todo físico,mental e social.Debora da Silva 2ºperiodo-Enfermagem

    ResponderExcluir
  46. O debate abordado na ultima aula, nós fez lembrar a importancia que tem para os profissionais de saude o processo saude x doença,a atividade fisica e as condições socio economicas,que são processos interligados uns aos outros.Mais uma vez escutamos dizer que a saude é um completo bem estar físico,mental e social,mais a realidade em que vivemos ninguém tem esse conjunto de processos completo devido as condições de vida socio economicas.Podemos dizer que para termos uma boa saude temos que ter alimentação adequada,moradia,renda,trabalho,bons relacionamentos familiares e com os amigos,praticar atividades fisica pelo menos de 2 a 3 vezes por semana devido a prevenção de doenças(como cardiovasculares,obesidade,diabetes,Has,osteoporose entre outras),todo ser humano precisa de um lazer dependente ou não das suas condições socio economicas,devido também para a melhora( do estresse e a depressão devido o dia a dia e suas condições sociais).O tempo e a vida das pessoas de baixo poder executivo pode influenciar muito no que foi acabado de ser citado acima, por isso que tem a desigualdade sociais.Hoje não é todos que tem o previlégio de praticar atividades fisicas(não pela estética,muitos querem praticar pela prevenção de doenças,mais suas condições sociais não permitem,devido suas batalhas e jornadas do dia a dia de cada um.)A conclusão para muitos especialistas e que a pratica de atividades físicas está sendo bem mais valorizada e preocuradas pela população mesmo com as diferenças sociais.Para muitos a saúde é uma possibilidade de agir e reagir,de adoecer e se recuperar.Já a doença é uma nova dimenção de vida.Os fatores(saude x doença, atividades físicas e condições socio economicos são um dependentes do outro,um completa o outro).Ana Carolina Nunes Melo 3 periodo enfermagem.

    ResponderExcluir
  47. Foi uma aula muito interessante e produtiva, pois discutimos sobre vários assuntos, e percebi que atividade física é um passo muito importante para a saúde pois previne , bastante doenças , o sedentarismo é muito prejudicial o nosso corpo , eu sei que nem todo mundo pode frequentar uma academia , trabalhar com a prevenção é a melhor alternativa é que a condição econômica na maioria das vezes pode ser fator decisivo entre uma vida saudável ou estar exposto às doenças, mas pelo menos uma caminhada por dia todo mundo poderia fazer.


    Débora Silva 2° Período

    ResponderExcluir
  48. O debate nos mostrou um olhar critico e avaliativo para o conceito de bem-estar. Entendi que para ter saúde é preciso ter uma vida saudavel, esse bem maior que é o estar saudavel, gera varias questões e metodos que enteragem com o tema,social,fisíco e mental, esses são primordiais.O equilibrio é fundamental para um bem-estar e qualidade de vida.O fator socioeconômico é fundamental e muito importânte na visão de todos,tem pessoas que não tem uma boa vida econômica mas vive uma vida otima porque tem um equilibrio, e tem pessoas que tem uma vida econômica totalmente boa mas ñ tem o equilibrio vive uma vida errada , a pessoa tem que unir as duas uma vida socioeconomica boa e o equilibrio .Claudiane de carvalho (3° periodo enfermagem .

    ResponderExcluir
  49. A aula trouxe a tona algumas perspectivas muito interessantes sobre o processo de saúde, que são o meio em que o individuo vive , sua condição social e os cuidados com seu próprio corpo, e ao meu ver a chave para uma condição de vida saudável é o equilíbrio entre esses fatores, e que a atividade física tem um papel fundamental na saúde do individuo, pois atual diretamente em seu bem estar não só físico mas também mental e social. apesar disso deve-se ter muito cuidado para que não ocorra excessos, pois nesse caso a atividade pode causar agravos a saúde ao invés de benefícios.
    JHONATHA MEIRELES DE MOURA (2º PERIODO ENFERMAGEM)

    ResponderExcluir
  50. O tema abordado para a última aula foi atividade física, condições sócio-econômicas no processo SaúdeXDoença , um tema muito amplo, além de ser um assunto muito abordado na atualidade é essencial à saúde.
    Segundo a OMS – Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e ausência de doença, mas para estar em pleno equilíbrio deve-se contar com vários outros fatores como: renda, lazer, bom relacionamento com as pessoas, uma boa alimentação, boa moradia.
    A atividade física não é só em busca de um corpo escultural, mas sim da prevenção da doença, como: hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares. Mas para as pessoas menos favorecidas a prática de atividade física é mais complicada pela desigualdade social. Podemos concluir que a atividade física leva a saúde.
    Gabriela Luis/ 3ºperíodo/ Enfermagem

    ResponderExcluir
  51. O assunto discutido em sala de aula serviu muito para demostrar o quanto uma atividade física pode auxiliar em um tratamento e e claro sendo acompanhado por um especialista sendo q tudo dependo do ponto de partida não a como praticar uma atividade física adequada sem uma alimentação adequada , sem os horários adequados, com noites de sono perdida por algum motivo ,não adianta comer pouco quando se come mal entre outras coisas que acontece em nosso dia a dia então fica a dica doença não pode existir sem saúde . Por isso na maioria das vezes saúde encontra-se ligado as condições sócio econômica.
    DAIANA CARVALHO DE PROENÇA MAT 20112102335 NOITE

    ResponderExcluir
  52. Estudos comprovam que a atividade física sem dúvidas trás benefícios a saúde e age no organismo como forma preventiva de doenças. Contudo, este modo de olhar a relação entre a atividade física e a saúde aponta dois grandes problemas: Por um lado, a visão estreita de saúde e, por outro, talvez em
    decorrência da primeira, a não identificação de grupos desprivilegiados.
    SE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE, TALVEZ FOSSE IMPORTANTE TORNA-LA UM HÁBITO ENTRE OS INDIVÍDUOS.
    Neste caso entra o papel do Governo em realizar a promoção da saúde igualmente para todos, em consequência entra os benefícios do exercício trazendo a prevenção, e prevenir é mais barato do que tratar.
    Se as condições sócio-econômicas têm uma prevalência de fatores de riscos para algumas doenças, pode-se acreditar que isto é, também, representativo para o caso da prática de atividades físicas.
    se o processo saúde-doença fosse uma determinação biológica, caberia ao indivíduo alterar seus hábitos de saúde e estilos de vida para encerrar a causa e, assim, cessar o efeito. Como não é, pra se manter saudável gera um custo, com exercícios físicos indicados e uma dieta equilibrada ficamos sabendo assim que essa realidade não é para todos, pois pra que isso ocorra depende da condição econômica das famílias.
    Natália C. Lobão ( Fisioterapia 7º período )

    ResponderExcluir
  53. A última aula nos mostrou o quanto cada processo veio completando o outro, e abriu nosso entendimento para compreendermos melhor o processo Saúde x Doença. E se tratando de saúde , eu achava que a doença que era silenciosa, mais ao decorrer da aula vi que era ao contrário, e foi mostrado que a saúde que é silenciosa, pois o ser humano só a percebe quando fica doente. E que a doença não é compreendida apenas por meio de medições fisiopatológicas , pois uma pessoa pode conviver com algum tipo de vírus e não desenvolvê-lo, como por exemplo o vírus do “HPV”. Também nos fez refletir o quanto devemos usar de prevenção, para que não venhamos adoecer, como por exemplo: exercício físico, boa alimentação , condições de vida favorável, enfim, um completo bem estar físico , mental e social, e se houver algum desequilíbrio entre algum desses fatores, poderá interferir nessa plenitude chamada “saúde”. Vimos também que muitas pessoa sofrem de muitas doenças por ter uma condição de vida sócio-econômica desprivilegiada , e que isso contribui muito para uma vida desregrada , sedentária e oportuna a várias patologias.
    Luciani Magalhães Barbosa (enfermagem 3º período noite)

    ResponderExcluir
  54. Com esse debate em sala de aula sobre atividade física, processo saúde/doença e condoções socio econômica, ficou mais uma vez firmado que a prática de atividade física junto com uma boa alimentação, ajuda na prevenção e no combate de várias doenças cardiovasculares,diabetes,osteoporose a obesidade entre outras. Hoje em dia os médicos tem se falado muito na prática de exercício físico e de uma boa alimentação, mais infelizmente ainda não está ao alcance de todos a desigualdade social ainda tem sido muito grande. Sabemos que não é regra, mais o indivíduo com uma vida financeira mais estabilizada teria mais condiçoes para se dedicar a atividade física e uma boa alimentação do que um indivíduo que tem uma carga horária de trabalho sobrecarregada e muita das vezes sem tempo de se alimentar direito seria mais propenço a adoecer pois a saúde seria possibilidade de agir e reagir, adoecer e se recuperar, a doença é uma dimenção da saúde. Mais uma vez concluo que falando em saúde de uma população ter um completo bem estar físico, mental e social, seria utopia olhando nossa sociedade de um modo geral com essa desigualdade social e o descaso dos políticos. Graziele Pinheiro Baptista Santos (3ºPeríodo - Enfermagem noite).

    ResponderExcluir
  55. Essa aula foi muito importante para o crescimento profissional do enfermeiro, aprendi que não devemos deixar a Doença acontecer para depois tratar e sim devemos ter ações para prevenir as doenças, tais como: execício físico, o exercício físico e muito importante na vida do individuo, seja uma caminhada ou uma corrida sempre é bem vinda para evitar doenças de vários tipos, a alimentação também e uma grande aliada para obter uma boa saúde, por isso tenha em seu prato alimentos saudáveis para prevenir doenças, a condições sócio econômica também tem muita influencia na vida do individuo, pois p o individuo desfrutar de uma boa alimento de um academia ele precisa ter uma boa condição econômica.
    Ou seja a saúde é: boa alimentação, pratica de exercício físico, estar bem no emprego, bem com a sociedade, e bem com sigo mesmo.
    FERNANDA CARDOSO TRUGILHO- ENFERMAGEM-NOITE-3° PERÍODO

    ResponderExcluir
  56. O debate em sala de aula, sobre atividade física, processo saúde-doença e condições sócios-econômicas, fez com que refletissemos que para se ter uma saúde completa é necessário que tenha um conjunto de fatores como: Bem estar físico ( uma boa alimentação, exercício físico para o bom rendimento do corpo...) Mental ( estar bem consigo mesma, estar bem em seus relacionamentos....) e social ( ter tempo e condições para se divertir, passear...). Acredito que a prevenção ainda é o melhor caminho a ser seguido, e como futuros enfermeiros temos que ter sempre essa palavra em atividade.
    Beatriz de S. M. Batista
    Enfermagem - Noite

    ResponderExcluir
  57. O assunto abordado em sala de aula sobre atividade física,processo saúde doença e condições sócio econômica nos deixa cada vez com mais certeza que o exercício físico esta muito ligado a uma boa saúde, a pratica de esportes como: caminhar, jogar bola, correr, nadar e etc.. são essenciais para o corpo, a alimentação balanceada com frutas, sucos também é essencial .Para obter saúde tem que esta bem com a família, bem estabilizado, bem no serviço. A saúde esta em todos os aspectos físicos e mentais do individuo, não adianta esta bem fisicamente se estiver passando por alguma dificuldade em casa, o mesmo acontece se tiver com uma boa condição econômica mais não pratica um esporte e vive uma vida sedentária com uma alimentação desregulada, saúde esta ligada a um equilíbrio de todos esse casos.

    Paulo Vitor Reis Mrtins- ENFERMAGEM NOITE 3° PERIODO

    ResponderExcluir
  58. Segundo Minayo, saúde é o resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Partindo desse ponto para se ter saúde deve haver um equilibrio entre bem-estar fisico, mental e social, onde o exercicio fisico faz parte da prevenção de várias doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose, obesidade, onde o sedentarismo é um dos fatores de risco. Hoje em dia se fala muito em alimentação saudável e a prática de exercicíos como prevenção das doenças, mais nem sempre é possível seguir estas orientações. FRANCINE THURLER (3º PERIODO DE ENFERMAGEM) NOITE

    ResponderExcluir
  59. o debate foi muito proveitoso, mais uma vez ficou visivel que para se ter saude é necessário um equilibrio entre o fisico, o mental e o social. A doença deve ser prevenida e um dos metodoos de prevenção é o exercicio fisico e a boa alimentação, onde hoje se ouve falar a todo instante sobre o sedentarismo que é um dos fatores causador de doenças. O exercicio fisico e a boa alimentação tem ajudado muitas pessoas tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças, mais não basta só esses dois fatores, deve-se ter boa moradia, trabalho, lazer, e estar bem consigo mesmo. NADIANE COSTA (3º PERIODO DE ENFERMAGEM) NOITE

    ResponderExcluir
  60. O debate em sala de aula foi importante nos fez refletir sobre o processo de saúde e doença com associação a condições socioeconômicas, muitas pessoas desejam a pratica de esporte para que possam viver de forma mais saudável, para termos uma vida saudável é necessário ter condição socioeconômica, pois é necessário uma alimentação adequada e associada a pratica de atividades, muitas vezes as pessoas não tem nem o básico para se alimentar.(Scarlet de Souza Silva.)

    ResponderExcluir