domingo, 5 de maio de 2013

Saúde Ambiental (turma manhã). Até 10/05/2013


34 comentários:

  1. Os fatores saúde-doença são sempre abordados em teses, estudos,comentários centíficos;Bem como suas causas ,formas de contágio, agente etiológico entre outros.E foi com os olhar voltado para a inter relação indívíduo-ambiente que determinados agravos foram identificados.Desde do perído da revolução industrial a saúde ambiental já era notada,com as populações que deslocavanm-se do campo em busca de emprego nas cidades.Isso, sem contar na mão de obra importada ,aglomerando uma massa de índivíduos de segmento social baixo.Atualmente a influencia negativa da inovação tecnológia contribui bruscamente no desenvolvimento de afecções físicas,voltavas visivelmente para a população de baixa renda,no que se diz respeito as condições de moradia ,sanemamento e acesso a informação do nível de prevenção primária. Porém,as demais classes sociais não estão isentas de contrair ou desenvolver tais agravos físicos. A poluição nas grandes metrópoles é alarmante o grau de infecções respiratórias é elevado dentre outros problemas ocasionados pelo desequilíbrio ambiental,que é vítima da humanidade! mesmo sendo pejudicada em um denominador comum,busca acima dos seus interesses físicos o sucesso capitalista.Saúde ambietal é vital para o desenvolvimento do bem estar físiológico humano.Os fatore socio-econômicos contribuem parao desenvolvimento do índice de doenças que são contraídas pela água ou ar, propício à umidade e a ausencia de raios solares.A contrução de moradias dignas,saneamento básico,medidas preventivas FUNCIONATES,diminuição da interferencia industrial e tecnológica contribuiria na queda de inúmeras doenças que ja deveriam ter sido erradicadas.

    SIMONE MARIA DE ARAÚJO,2° PERÍODO,ENFERMAGEM,MANHÃ.20122101073

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saúde meio ambiente e saúde ambiental ,está sendo um marcante estado de calamidade publica ,á própria população é a mais prejudicada .E não se dar em conta que ele próprio pode amenizar estes agravos a saúde ; colocando a mão consciência ,evitando jogar esgoto a céu aberto ,porque ? o que são atingido são a própria população .O controle sobre estes agravos tinha que ser mais presente ,com mais informações , a vigilância de saúde indo até onde os agravos estão mais sendo notificado e não aguardando ,que á população se dirija a os postos de saúde, para ai sim poder de uma atitude ,isto já fica sendo curativa não preventiva ; todos os anos na região litorânea ,no meado de novembro e no ano vigente ,meado de março tem registrado um alto tacha de pessoas com sintomas febre ,desinteira e vomito , isto já é pela aglomeração de pessoas na região ,no meu olhar acho que maior causa seja a agua ,porque á uma grande demanda neste período , o próprio moradores a carreta este sintomas (JOSE ROBERTO FERREIRA DO NASCIMENTO TURMA 4ENF13A 201221OO163

      Excluir
  2. Dayana Vieira Moura6 de maio de 2013 às 18:48

    Dayana Vieira Moura-20111100717
    Na aula vimos que os fatores ambientais estão relacionados também ao pouco ou nenhum nível de escolaridade que tem uma implicação direta na qualidade de vida e saúde da comunidade, já que menos conhecimentos menos informações. Moradias precárias e inexistência de condições ideais para uma vida saudável levam a um aumento na incidência de doenças. “Quando piores as condições do ambiente, maior a presença de doenças (Sylvia Carolina Aranha, 2006)”. Pessoas e famílias em boa situação socioeconômica, e que possuem boa educação, possuem menor risco de adquirirem ou serem afetados por doenças, devido ao maior conhecimento e acesso aos meios pelo qual as doenças podem ser tratadas. Importante propor ações para controlar os malefícios causados por fatores ambientais, como água impropria ao uso, falta de saneamento básico, coleta de lixo e canalização de esgoto e o mais importante educação em saúde para coletividade. Para assim promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Relacionado ao debate em sala de aula, podemos ver quanto pior as condições de vida de uma pessoa,mais risco de contrair doenças, sabemos que a falta de educação(informação),leva as pessoas viverem de condições inadequadas correndo assim o risco de contrair qualquer tipo de doença,sabemos também que o meio ambiente enfuem bastante para nossa saúde de modo geral,saneamento básico,esgoto,coleta de lixo, agua tratada,poluicao
    e toda operação das propriedades do meio ambiente, precisamos fazer nossa parte para termos uma boa
    qualidade de vida.




    Viviane Fernandes Melo
    Manha, Enfermagem, 3 Período.

    ResponderExcluir
  4. Alcançar um nível de qualidade ambiental adequado e extensível a toda população é um grande desafio da saúde pública. Deve-se entender a saúde ambiental como um parâmetro de qualidade de vida, pois ela interfere diretamente na saúde do indivíduo. Alterações no equilíbrio da natureza estão gerando agravos à saúde humana. os problemas ambientais afetam diretamente a questão da saúde, uma vez que os seres humanos e as sociedades são afetados em várias dimensões.
    Indivíduos que vivem em locais aglomerados, sem a menor ventilação,em ambientes sem incidência do sol e com condições sanitárias precárias, estão mas suscetíveis a desencadear doenças respiratórias, devido a promiscuidade microbiologicas desse ambientes. Quando se faz intervenção no meio ambiente, minimiza-se a incidência de doenças e consequentemente se obtém uma melhora na qualidade de vida.

    Juliana Costa C. Mariano de Oliveira
    Enfermagem - Manhã
    20122100044

    ResponderExcluir
  5. A saúde ambiental é um fator que predispõe não só a pobreza e a miséria é também a falta de informações e atidudes também´,pois não basta ter informações da importância de esgotos abertos,aglomeração de pessoas,ambientes fechados etc,é necessário atitudes primeiramente do indivíduo de expor tais problemas á secretarias de saúde,ambientais enfim autoridades que possam dar um jeito na situação,o governo só divulga os casos,porém não tomam as principais providências para tal problema.Como vimos em sala de aula a incidência das doenças respiratórias como a asma e a tuberculose são maiores do que a doenças transmissíveis como a leptospirose por causa da grande aglomeração de pessoas essas doenças são de notificação compulsória,portanto as pessoas de baixa renda e que moram em comunidades fechadas devem ser instruídas com relação a ter filhos e a importância da água tratada.


    Marcia Cristina Da Silva Enfermagem-Manhã
    20122100606

    ResponderExcluir
  6. jose roberto f do nascimento turma 4ENF13A manha8 de maio de 2013 às 06:30

    Saúde meio ambiente e saúde ambiental ,está sendo um marcante estado de calamidade publica ,á própria população é a mais prejudicada .E não se dar em conta que ele próprio pode amenizar estes agravos a saúde ; colocando a mão consciência ,evitando jogar esgoto a céu aberto ,porque ? o que são atingido são a própria população .O controle sobre estes agravos tinha que ser mais presente ,com mais informações , a vigilância de saúde indo até onde os agravos estão mais sendo notificado e não aguardando ,que á população se dirija a os postos de saúde, para ai sim poder de uma atitude ,isto já fica sendo curativa não preventiva ; todos os anos na região litorânea ,no meado de novembro e no ano vigente ,meado de março tem registrado um alto tacha de pessoas com sintomas febre ,desinteira e vomito , isto já é pela aglomeração de pessoas na região ,no meu olhar acho que maior causa seja a agua ,porque á uma grande demanda neste período , o próprio moradores a carreta este sintomas

    ResponderExcluir
  7. A Saúde Ambiental compreende todos os aspectos da saúde humana que são determinados pelos fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos do ambiente,também inclui a redução e a prevenção dos fatores no ambiente que, potencialmente, podem afetar de forma grave a saúde de nós mesmos e de nossos filhos e netos. Então se nos preocuparmos agora com a saúde do ambiente que está em volta da gente conseguiremos garantir um futuro adequado para todos e assim termos uma vida mais saudável e sustentável também.

    Nome: Marcelli Thaís Gauté Peres Rodrigues
    Enfermagem - Manhã - 3º Período.

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia com os grandes desenvolvimentos, a inter relação humana e ambiental, tem sido visto com outros olhos, uma vez que a humanidade sempre dependeu dos recursos naturais para sua economia, e sobrevivência.O desgaste destes recursos podem colocar a vida humana em risco. As alterações climáticas, destruição da camada de ozônio, perda da biodiversidade, degradação dos solos, também interferem na saúde e bem estar das populações. A palavra "meio ambiente", deve ser interpretada de uma forma ampla, onde não se refere apenas como a natureza, mas sim o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais e sua interações.
    ELISANGELA PINATTI
    MAT: 20121103670
    ENFERMAGEM/ MANHÃ

    ResponderExcluir
  9. As condições de moradia e de saneamento básico encontram-se relacionadas com a qualidade de vida de cada indivíduo. Nos indivíduos de baixa renda e más moradias são encontrados mais casos de doenças, então quanto piores as condições do ambiente, maior a presença de doenças. Portanto, a otimização das condições ambientais nas famílias de baixa renda se torna essencial para a redução dos fatores de risco de muitas enfermidades, tornando-se indispensável para enfrentar os graves problemas de saúde pública do país. E ai entra a saúde ambiental, que pressupõe cautela em relação aos fatores químicos, físicos e biológicos expostos ao indivíduo, visto que estes fatores podem ter um impacto sobre a saúde humana. E a saúde ambiental deve zelar pela saúde tanto das gerações atuais como das futuras. E o objetivo da saúde ambiental é prevenir as doenças mediante a criação de espaços saudáveis.

    JULIANA MARQUES LIMA WERNON DE SOUZA
    ENFERMAGEM-MANHÃ-3º PERÍODO

    ResponderExcluir
  10. Saude e muito complexa, estamos a cada aula aprendendo que temos o compromisso com toda a comunidade como um todo ,nos vivemos em nosso espaço e a vida tao corrida que nao paramos para nos preoculpar-mos com o lixo que descartamos e residuos que produzimos. Para onde sao encaminhado? Sera que nosso esgoto e tratado ? Para depois ser dadoo devi fim. E nos separamos o oleo em recipiente para que sejam reaproveitados? Pois quando contaminamos o solo surge um
    aumento de agravos a saude de todos ,nao somente do ser humano. Com a contaminaçao de um lago os peixes se alimentarao de impuresas e futuramente iremos come-lo. Se o esgoto e lançado nas aguas pluvias contamina essa agua e se houver alguma enchente poderar levar muitas doenças ,principalmente nas crianças . Surge entao um grande numero de crianças com verminoses, rota-virus,entre outras complicaçoes.
    Josi alvarenga de matos augusto
    enfermagem 2° periodo- manha

    ResponderExcluir
  11. Saúde Ambiental compreende qualidade de vida e interação com o meio ambiente. Também inclui a avaliação, a redução e a prevenção dos fatores no ambiente que, potencialmente, podem afetar de forma catastrófica a saúde das gerações atuais e futuras. A população das cidades tem aumentado de forma exagerada e ocupado o espaço urbano de forma desordenada. O êxodo rural tem sido a principal causa do inchaço das cidades. A população, por falta de oportunidades no campo, vem para as cidades e ocupa o espaço sem planejamento e controle. O que se tem percebido é que a ocorrência de doenças sempre é mais comum em comunidades pobres, devido às precárias condições de habitação, o que tornam as mesmas mais vulneráveis. Hoje em dia a preocupação com a preservação e conservação ambiental vem crescendo muito e com isso as pessoas estão deixando de se preocupar com a "saúde ambiental". O meio ambiente não gira entorno apenas de extinções, poluições, grandes fenômenos causados pela força humana. Devemos lembrar que o ambiente é um organismo vivo e depende de um crescimento saudável para se manter belo, forte e produtor de recursos. Entretanto, a população também não faz a sua parte, pois joga lixo em lugares inadequados, deixa acumular água em recipientes, não limpa os terrenos baldios entre outras ações. A informação junto à população é de fundamental importância, pois a falta de conscientização só traz agravantes.

    Luciana Crevelande Barbosa - Enfermagem manhã - 20121102619

    ResponderExcluir
  12. saúde ambiental engloba uma série condições que devem estar apropriadas para o bem estar completo do ser humano, incluindo o meio ambiente equilibrado.
    Entende-se que a expressão "meio ambiente" deve ser interpretada de uma forma ampla, não se referindo apenas à natureza propriamente dita, mas sim a uma realidade complexa, resultante do conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sócio-econômicos, bem como de suas inúmeras interações que ocorrem dentro de sistemas naturais, artificiais, sociais e culturais.o homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do meio ambiente saudável para ter uma vida salubre.
    Elisangela Santos de Melo
    Turma Manhã matricula 20122104736

    ResponderExcluir
  13. É indispensável uma saúde e bem-estar do indivíduo em um ambiente limpo,no entanto as interações entre a saúde humana e o ambiente são muito complexas,os impactos na saúde mais conhecidos estão relacionados com a poluição atmosférica, a falta de um saneamento básico e as condições sanitárias insuficientes. As alterações climáticas, a destruição da camada de ozono estratosférico, a perda de biodiversidade e a degradação dos solos também podem afectar a saúde humana,as classes baixas onde tem piores condições de vida são mais propiciais as doenças,muitos não podem viver em um ambiente que oferece conforto; e com isso quanto menos favorecido o estado de vida da pessoa mais riscos tem de adquirir as doenças.

    Fabiana dos Santos Bueno
    Mat: 20121102666 - Enfermagem

    ResponderExcluir
  14. A saúde ambiental está relacionada a correlação de habitat desse indivíduo, cultura individual, e nível de escolaridade de cada um, umas vez que pessoas estão sendo informadas sobre determinado agravo devido às condições precárias de saneamento básico, de poluição das águas, ou até mesmo o fator clima influenciando. Todos temos que ter conscientização sobre sustentabilidade,ou seja, retirar somente o necessário da natureza sem prejudicar as gerações futura e dá um largo passo de sabedoria e perceber que várias doenças estão associadas ao meio ambiente, como doenças pulmonares que acomete grande quantidade da população.
    Karlla Rodrigues
    Matrícula: 20121101914

    ResponderExcluir
  15. De acordo com o que foi debatida em sala de aula a saúde ambiental está relacionada com hábitos do indivíduo, cultura individual, e nível de escolaridade de cada um e que determinados agravos decorrem das condições precárias de saneamento básico, de poluição das águas, ou até mesmo o fator clima influenciando. A sociedade tem que ter conscientização sobre sustentabilidade, ou seja, retirar somente o necessário da natureza sem prejudicar as gerações futura e perceber que várias doenças estão associadas ao meio ambiente.
    Caroline Claudinio
    20121100505

    ResponderExcluir
  16. De acordo com a Organização Mundial de Saúde saneamento básico é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. Portanto, o saneamento não se restringe ao abastecimento de água limpa, coleta e tratamento de esgoto sanitário, sendo um conjunto de ações que também inclui a coleta de lixo e limpeza das vias publicas proporcionando, assim, um ambiente saudável para os habitantes.
    A falta do saneamento pode provocar a transmissão de doenças, contaminação de alimentos e de água, sendo que as crianças são as principais vitimas.

    Fábia Regina Santos da Silva
    Enfermagem
    Turma da manhã

    ResponderExcluir
  17. No debate realizado em sala de aula podemos perceber que assuntos como Saúde Ambiental, engloba os problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental do ser humano, como parte integrante de uma comunidade. Freqüentemente a necessidade de se tramitar os processos de EIA/RIMA na esfera de Saúde, a fim de privilegiar a prevenção em saúde. Sobre a SAÚDE AMBIENTAL certamente haverá também a pressão econômica, mas não deixa de ser uma instância interessante hoje totalmente ignorados nos processos de licenciamento ambiental.. O meio ambiente não gira em torno apenas de extinções, poluições, grandes fenômenos causados pela força humana.

    Aluna: Débora Travassos Silva
    Matricula: 20121105004 Turno: Manhã
    Enfermagem, 3º Período

    ResponderExcluir
  18. A saúde dos indivíduos está ligada a fatores ambientais. Quanto pior for o ambiente em que se vive pior as condições de saúde dos indivíduos. Por causa da grande população mundial, cada dia cresce o número de pobreza e também aumento de mais doenças que apenas se trata de doenças por falta de higiene, miséria e falta das condições básicas para se viver. As pessoas moram em situações precárias, sem água e tratamento de esgoto. Também a falta de médico de ação preventiva. E a busca pela sobrevivência ainda prejudica muito isso....
    No debate em aula, fiquei bastante preocupada das condições de vida das pessoas que vivem na favela da Rocinha no Rio de Janeiro, que vive em aglomerações e por causa do tráfico tem seus atendimentos de saúde prejudicados por causa da violência, gerando um grande índice de tuberculose...e que muitos que possuem essa doença morrem, uma doença que feito o tratamento corretamente as chances de vida é de 100%. Também fiquei também preocupada com as condições de saúde do Brasil em relação também a tuberculose em geral como a OMS atesta.
    Devemos repensar em que mundo deixaremos para nossas futuras gerações, devemos cobrar mais dos políticos em relação a saúde do planeta...Para termos uma saúde que cause bem-estar a todos.
    Gisely Coelho Rangel Dutra Matrícula 20122104581

    ResponderExcluir
  19. No debate feito em sala de aula, discutimos sobre saúde ambiental, que influencia nos problemas do bem-estar do ser humano físico e mental. O que mais interfere á essa saúde são os níveis de escolaridade, o habitat e a cultura individual de cada um. Quando as pessoas já são informadas o porque de determinado agravo em sua localidade devido ao saneamento básico, a poluição das águas e o esgoto em céu aberto. Virá então á educação é saúde para informar melhor sobre como melhorar a situação de sua comunidade, permanecendo assim com a melhor opinião para a melhoria de sua saúde ambiental.
    Manuella Mendonça -20121102611/ 3 período - manhã

    ResponderExcluir
  20. Através dos debates que aconteceram em sala de aula a respeito da interferência do meio sobre a saúde da população, de uma forma geral, pudemos juntos analisar as evidências de que os danos causados pela falta de cuidados do homem com o lugar em que vive geram consequências e influenciam negativamente na saúde coletiva. Entendemos também que a despreocupação do poder público com a qualidade de vida da parcela mais desprestigiada em nossa sociedade, acarreta uma série de complicações à saúde desta classe. Ressaltamos a importância de uma iniciativa emergencial para alteração deste quadro, para que não sejam necessárias que mais pessoas sejam vítimas da indiferença e do descomprometimento com o bem estar de todos.
    Carolina Buarque Gomes de Oliveira - 20121101456 - 3º período - manhã

    ResponderExcluir
  21. De acordo com a aula,sobre saúde ambiental discutimos o quanto a saúde esta associada ao meio ambiente, pois não adianta você sair de uma clinica médica curado de certa doença e deparar com um meio ambiente super poluído, podendo trazer doenças bem graves, como por exemplo a poluição do ar das grandes cidades traz sérios problemas respiratórios. Mais vai também do habitat de cada individuo e cultura, pois tem certos lugares que as pessoas tomam banho em rios poluídos e bebem água poluída devida a sua cultura, por isso o próprio ser humano tem que ter a consciência de que certos atos podem trazer sérios problemas de saúde.

    ROBERTA DOS SANTOS FREITAS
    MATRICULA:20121101992
    3º PERIODO-MANHA

    ResponderExcluir
  22. A saúde ambiental compreende a área da saúde pública que corresponde desde a formulação de políticas públicas, até as intervenções relacionadas ao objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano,e sendo assim quanto mais cresce à população mais aumenta a grande poluição,que é a grande preocupação da saúde do meio ambiente que visa cuidados com o ser humano ,até mesmo o consumo de água segura, é de importância fundamental para a sadia qualidade de vida e de proteção contra as doenças, sobre tudo está relacionadas a fatores ambientais e que têm afligido populações em todo o mundo.
    Aluna:Katiuce nogueira alves
    Matrícula:20131104266

    ResponderExcluir
  23. saúde ambiental compreende a área da saúde pública que corresponde desde a formulação de políticas públicas, até as intervenções relacionadas ao objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano,e sendo assim quanto mais cresce à população mais aumenta a grande poluição,que é a grande preocupação da saúde do meio ambiente que visa cuidados com o ser humano ,até mesmo o consumo de água segura, é de importância fundamental para a sadia qualidade de vida e de proteção contra as doenças, sobre tudo está relacionadas a fatores ambientais e que têm afligido populações em todo o mundo.Diante desse quadro, fica claro que meio ambiente e saúde são temas completamente indissociáveis, Mas, a busca do homem por uma vida melhor está lhe trazendo doenças, problemas sociais e comprometendo seu futuro na Terra, já que suas ações são altamente degradantes.
    Aluna:Katiuce nogueira alves
    Matricula:20131104266

    ResponderExcluir
  24. Debate feito em sala de aula sobre a saúde ambiental. A saúde ambiental engloba os problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental do ser humano, como parte integrante de uma comunidade. A saúde do homem esta diretamente relacionada com a boa saúde ambiental, pois para o ser humano estar com o seu bem estar físico e mental em equilíbrio é preciso que ele esteja em um ambiente favorável a sua saúde, que este indivíduo viva em um meio ambiente não poluído tanto a água quanto o solo e que o local onde ele mora tenha saneamento básico, pois quando estas condições não são favoráveis podem trazer vários problemas a saúde, não só doenças físicas mas também podendo comprometer seu bem estar mental e social.

    Daniella de Souza Lessa
    Matricula:20121101502
    Enfermagem 3ºperíodo Manhã

    ResponderExcluir
  25. Saúde ambiental O meio ambiente não gira entorno apenas de extinções, poluições, grandes fenômenos causados pela força humana. Devemos lembrar que o ambiente é um organismo vivo e depende de um crescimento saudável para se manter bem e limpo..Os fatore socio-econômicos contribuem para desenvolvimento do índice de doenças que são contraídas pela água ou ar, propício à umidade e a ausencia de raios solares e sim se nos seres humanos fosemos mas coerente e para de jogar lixo porque nos mesmo acaba poluindo o mundo .

    Aluna: Ana Carolina Rodovalho Souza
    2 Periodo Enfermagem

    ResponderExcluir
  26. O Homem vem destruindo severamente a natureza desde a Revolução Industrial, para suprir as suas necessidades que são infinitas sem ter consciência ambiental, ou seja, não se importaram se os recursos naturais seriam esgotáveis ou não. Saude Ambiental é uma área da Saúde Pública relacionada ao conhecimento científico e à formulação de politícas públicas relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico, visando melhorar a qualidade de vida do ser humano sob o ponto de vista da sustentabilidade.
    duas áreas essenciais à sociedade - Saúde e Meio Ambiente que tradicionalmente apresentam políticas públicas distantes, quando não antagônicas, passaram a buscar articulação visando potencializar seus resultados.

    Leandro Penco Mendes
    Manha

    ResponderExcluir
  27. O desenvolvimento social e industrial vem crescendo a cada dia e sem qualquer prestação de contas para com o meio ambiente. Industrias para manter suas produções em massa, não asseguram a integridade ambiental e em seguida a social, um desequilíbrio ambiental coletivo das potências comerciais. E não menos importante cada cidadão, o individuo sozinho produzindo o desequilíbrio doméstico.
    A saúde ambiental abrange um campo na área da saúde publica que envolve os fatores para melhore atender as questões de desequilíbrio na meio ambiente. Que esta preocupada com os efeitos sociais, ambientais, físicos, químicos, radiativos e biológicos da saúde publica e tenta manter o controle desses efeitos na saúde ambiental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desenvolvimento social e industrial vem crescendo a cada dia e sem qualquer prestação de contas para com o meio ambiente. Industrias para manter suas produções em massa, não asseguram a integridade ambiental e em seguida a social, um desequilíbrio ambiental coletivo das potências comerciais. E não menos importante cada cidadão, o individuo sozinho produzindo o desequilíbrio doméstico.
      A saúde ambiental abrange um campo na área da saúde publica que envolve os fatores para melhore atender as questões de desequilíbrio na meio ambiente. Que esta preocupada com os efeitos sociais, ambientais, físicos, químicos, radiativos e biológicos da saúde publica e tentar manter o controle desses efeitos na saúde ambiental. Reproduzindo assim melhor qualidade de vida da sociedade.

      Matrícula: 20072371307 - Manhã

      Excluir
  28. O assunto abordado em sala de aula foi sobre a qualidade ambiental, desequilíbrios da natureza e locais de moradia que interferem na saúde humana.
    E acredito que a saúde esta sim muitíssimo ligada com estas demais condições, e que se houver um desequilíbrio ambiental, um local desadequado para se morar onde não se tem ventilação, sol para aquecer assim haverá umidade, desencadeando diversas doenças respiratórias e demais alterações na saúde do individuo.
    Nos como profissionais de saúde deveu nos posicionar para começar parti de nos a mudança e através disto passar orientações para que haja também uma mudança nestas condições de vida, moradia e ambiental.

    ResponderExcluir
  29. Com o crescimento desordenado das cidades e das moradias, a saúde ambiental nas comunidades interfere diretamente na saúde do individuo,devido o fato que o ambiente está ligado ao processo de saúde-doença.Moradias aglomeradas,falta de saneamento básico,falta de informação e educação ambiental veem sendo os maiores problemas dessas comunidades.Devido a essa aglomeração varias doenças são ocasionadas aos moradores dessas comunidades como problemas respiratórios,doenças causadas por falta de água adequada,morte de menores de 1 ano de idade é bem comum,etc.
    Nós como futuros enfermeiros e no trabalho continuo a prevenção de agravos,devemos trabalhar a educação e informação nas comunidades,orientando o modo correto nas situações do cotidiano dessa população para que haja mudanças e menos fatores de risco.

    Marize Layber
    Enfermagem - 3º período - 20121101100

    ResponderExcluir
  30. Saúde ambiental é a parte da saúde pública que engloba os problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental do ser humano, como parte integrante de uma comunidade. O conhecimento científico atual sobre a relação da saúde com o ambiente é um fato. Cresce a cada dia o número de doenças que anteriormente eram classificadas pelos médicos como idiopáticas, ou seja, sem uma explicação causal, e que hoje têm essa explicação no ambiente em que as pessoas vivem. Atualmente, inúmeras substâncias químicas e fatores relacionados a fenômenos físicos, biológicos e sociais estão sendo associados mais frequentemente com a saúde/doença das pessoas. Ou seja, são muitas doenças que hoje estão sendo desenvolvidas devido a falta da educação da população em saúde Ambiental. KARINA RANGEL DA SILVA - ENFERMAGEM 20121102504

    ResponderExcluir
  31. Na aula pudemos ver muito sobre a saúde ambiental.O Meio Ambiente não gira entorno apenas de extinções, poluições, grandes fenômenos causados por força humana e nem mesmo impactação de grandes empreendimentos. Devemos lembrar que o ambiente é um organismo vivo e depende de um crescimento saudável para se manter belo, forte e produtor de recursos.
    Preocupando-se com a saúde do ambiente que está em nosso entorno conseguimos garantir um futuro adequado para as nossa gerações descendentes e assim ter uma vida mais saudável e sustentável.A saúde ambiental abrange um campo na área da saúde publica que envolve os fatores para melhore atender as questões de desequilíbrio na meio ambiente. Que esta preocupada com os efeitos sociais, ambientais, físicos, químicos, radiativos e biológicos da saúde publica e tentar manter o controle desses efeitos na saúde ambiental. Reproduzindo assim melhor qualidade de vida da sociedade.

    Vanessa dos Santos Cardoso Matrícula- 20122100477 Enfermagem 2° Período

    ResponderExcluir
  32. ENCERRADO. NENHUM COMENTÁRIO SERÁ ACEITO A PARTIR DESTE AVISO.

    ResponderExcluir