segunda-feira, 20 de maio de 2013

Indicador de S A (Marco Conceitual) - Noite


53 comentários:

  1. Um dos grandes desafios atuais colocados para a Saúde Pública e, particularmente, para a Saúde Ambiental é o de estruturar sistemas de monitoramento e vigilância que permitam antecipar e, se possível, prevenir e monitorar as consequências das mudanças ambientais para a saúde humana, o que requer a sistemática coleta e análise de dados que permitam construir indicadores que apontem esta inter-relação. Um indicador de saúde ambiental é uma expressão que demonstra a vinculação entre o ambiente
    e saúde direcionada para um aspecto concreto de uma política ou gerenciamento e apresentada em uma forma que facilite sua interpretação, permitindo a tomada de decisão eficaz e efetiva. Indicadores de saúde ambiental permitem:identificar áreas e problemas de saúde ambiental,informar ao público e tomadores de decisões e definir, avaliar e comparar ações.

    GIANINNY MATTOS DE MELLO - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO.

    ResponderExcluir
  2. CONTINUAÇÃO ...
    Proporcionar informação de maneira útil para quem toma decisões requer de:seleção de informação relevante,tradução da informação a forma consistente e coerente e apresentação da informação de maneira acessível e aceitável.

    GIANINNY MATTOS DE MELLO - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO.

    ResponderExcluir
  3. O brasil ainda sofre com as epidemias infecto parasitaria podemos observar vários casos de pessoas doentes a dengue principalmente tem aumentados nos últimos tempos . Eu mesmo pude presenciar casos de óbito por conta da dengue hemorrágica não sei quando vamos conseguir acabar com esse grande problema que tem atingido grande parte da população mas infelizmente nos também somo culpados na hora de escolher nossos políticos e governantes que estão cada vez mais despreocupados com o povo. o descaso e a desigualdade social é grande nesse brasil miserável, onde só os grandes conseguem manter uma saúde de qualidade por ter uma condição financeira favorável, porque não olha para o povo oferecendo um meio de vida mais digno ampliando e investindo mais na saúde publica, investir no saneamento básico acabando com os esgotos a céu aberto que vemos por ai trazendo vários fatores de riscos para a população no qual muitos encontram-se com a saúde comprometida . Rosinete Nunes Moreira (enfermagem)

    ResponderExcluir
  4. Como a urbanização está se desenvolvendo rápida e desordenada, faz com quê tenha à degradação ambiental e a péssimas qualidades de vida. Com todos esses fatores de destruição ambiental, estão relacionados aos danos à saúde, como: doenças cardiovasculares, neoplásicas, doenças infecto-parasitárias, acidentes e bastante violências. Tudo isso por causa de poluição atmosférica, inadequação do saneamento básico , exposição a substâncias químicas e físicas e entre muitos outros.

    SABRINA NOGUEIRA DE CARVALHO / 2° PERÍODO / ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  5. A saúde pública, vem ao longo dos anos trabalhando com a questão da prevenção, efetuando a orientação da população de modo geral, porém encontra muita barreira no sentido de prevenção, devido ao crescimento desordenado da população, aglomeração de pessoas, com fatores ambientais não propícios a saúde de modo geral, ainda também sofre com a questão de condição sócio econômica, como a falta de saneamento básico, e até mesmo condições para que o indivíduo se alimente da forma adequada, desse modo também entra a questão da educação que muitas vezes não possuem, e não sabem a importância de um bom descarte de lixo por exemplo, fazendo de forma irregular, que geram vários fatores, como a proporção aumentada de doenças de modo geral, o aumento de parasitas por exemplo, ou até mesmo de ratos, entre outros, causando a degradação do meio ambiente e não tendo a chamada qualidade de vida. Juliane F. C. Veiga - 5º período - noite - Enfermagem.

    ResponderExcluir
  6. Na aula passada vimos que nós mesmos destruímos nosso ambiente. Devemos nos preocupar em identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde. Assim, essa vigilância acompanha a interação do indivíduo com o meio ambiente, focando o espaço urbano e coletivo e as diversas formas de intervenção sobre este meio entendendo que essa relação possa se dar de maneira harmônica e resultados positivos ou de maneira nociva, resultando em doenças e agravos à saúde. Nesse sentido, a qualidade da água para consumo humano, contaminantes ambientais, qualidade do ar, qualidade do solo, notadamente em relação ao manejo dos resíduos tóxicos e perigosos, os desastres naturais e acidentes com produtos perigosos, são objetos de monitoramento dessa vigilância seja de forma direta e contínua ou por meio de ações em parceria com empresas com consciência ecológica. PALOMA BORGES 2° PERIODO NOITE ENFERMAGEM.

    ResponderExcluir
  7. Com o grande crescimento desordenada da humanizãção vemos nitidamente a alta taxa de doenças adquiridas pelas proprias pessoas que não se conscietiza em cuidar do meio ambiente em que vive, estou falando também de pessoas com a cultura e economia baixa , isso tudo leva a grandes alarmantes e poluição no solo ,água, ar e reciduos tóxicos no meio ambiente, acontece o descuido e contaminação, com tudo isso generalizado podemos ter grandes resultados de acidentes, doenças e péssima qualidade de vida. A vigilancia faz um trabalho de antecipação, prevenção, amostras,informação e indicadores para estar tendo toda uma melhoria em relação a esse questionamendo, porém a demanda é grande e acaba não conseguindo passar toda informação desejada , e com a questão da falta de cultura piora mais ainda o meio ambiente, mesmo com todas as parcerias de consciência ecológica.

    ResponderExcluir
  8. O comentário de cima 23/05/13 hora08:42 é de Claudiane de Carvalho Alves , efermagem noite , esqueci de colocar meu nome !!

    ResponderExcluir
  9. Grande parte da destruição do meio ambiente é por causa do próprio ser humano que nele vive Depois de um mapeamento e analise do material do local é importante uma vigilância desses focos de destruição a natureza, pra só depois agir de maneira mais direta. A falta de saneamento básico, o descarte de lixo e dejetos tóxicos no ar e na água devido a indústria são os maiores fatores de destruição. Medidas preventivas, como a orientação da população quanto a essa destruição e o peso que acaba caindo sobre nós mesmos criando além de risco ambientais doenças (essa orientação é bem válida e pode trazer resultados positivos) além da orientação a população é importante que se passe isso para as empresas para que elas façam mudanças em suas posturas quanto ao respeito ao meio ambiente de maneira que não contamine a água, o solo e o ar.
    FELLIPE DE SOUZA ALCANTARA – FISIOTERAPIA – 7º PERÍODO

    ResponderExcluir
  10. O crescimento desordenado da urbanização associado a grande pobreza e a destruição da natureza produze uma péssima qualidade de vida, e isto está se tornando uma grande preocupação por parte da Organização Mundial de Saúde, que tem elaborado uma metodologia para definir indicadores de saúde ambiental, que são políticas que contribuem estabelecendo prioridades, indicando os problemas ambientais e de saúde auxiliando as autoridades na hora das tomadas de decisão para prevenção de doenças e agravos à saúde. Onde no meu ponto de vista, o que é realmente necessário para sanar problemas ambientais é uma educação ambiental maciça desde o primeiro seguimento escolar, fazendo com que as crianças levem para casa esses exemplos. CRISTIANE DA COSTA E SÁTIRO NOVO - ENFERMAGEM 20121105362

    ResponderExcluir
  11. Pesquisando, encontrei o modelo FPSEEA (Força motriz/ Pressão/ Situação/ Exposição/ Efeito/ Ação), da Organização Mundial da Saúde, na construção de indicadores de saúde ambiental. Esse tipo de indicadores é imprescindível na estruturação de sistemas de informação, bem como no suporte à participação da sociedade na formulação e avaliação de políticas de meio ambiente e saúde. Além de explicitar processos e forças geradoras de riscos à saúde, a aplicação do modelo oferece ao governo e à sociedade civil organizada os indicadores necessários à compreensão dos determinantes ambientais desses riscos, constituindo ferramenta importante na tomada de decisão comprometida com o desenvolvimento sustentável. Assim podemos analisar e agir de forma direcionada e ordenada, juntamente com a comunidade e o poder público do país.
    (Ricardo Bellas Spitz, fisioterapia, noite)

    ResponderExcluir
  12. assim com o crescimento cada vez maior,os espacos vao ficando pequeno agloberando cada vez mais as pessoas aqui no rio se ver muitro isso nas favelas falta de espacos ,com issos os indicadores vao cada vez mais aparecendo contagiando,nao so no rio e outros varios lugares o meio ambiente sendo atacado por lixos de empresas,do dia-dia .
    Mas com todas manifestas que fazem ainda e possivel de se ver que tem gente quer nao ta nem ai prejudicando cada vez mais o meio ambiente.Com isso as autoridades poderiam, ser mais severas e atuar mais nas causas de discuido com a populacao e com meio ambiente.
    JESSICA GOMES DE OLIVEIRA -2 PERIODO DE ENFERMAGEM .

    ResponderExcluir
  13. A desigualdade social atingi todo Brasil, pois a forma de divisão da renda social prioriza uns e desfavorece outros, isso leva a um crescimento desorganizado e falta de saneamento básico.
    Algumas epidemias aumenta os índices de mortalidade dessa determinada população, as condições precárias, falta de renda só fazem os agravos à saúde continuar.
    A Organização Mundial de Saúde procura uma metodologia de indicadores de saúde ambiental, prioriza a tentativa de prevenção de doenças e proporcionar o bem-estar.
    O método é tentar reeducar toda população pois o meio ambiente é o lugar que vivemos e fiscalizar e cobrar os nossos direitos perante a politica que vivemos.
    GABRIELLA SANTOS DA SILVA - ENFERMAGEM - 2ºPERIODO

    ResponderExcluir
  14. Com o fluxo populacional aumentado a desorganização e a falta de saneamento básico proporciona a população grandes epidemias.
    Quanto mais aumenta a população, mais instalação de industriais são desenvolvidas fazendo que concorra uma grande contaminação de solo, ar e água prejudicando o meio ambiente que vivemos.
    A metodologia de indicadores de saúde ambiental através da Organização Mundial de Saúde tem tentando fazer a prevenção de doenças e o agravo a saúde.
    Se continuar dessa forma a desigualdade social só ajudaram em agravar as condições da população,
    temos que procurar a preservar o meio ambiente, pois água potável é direito de todos.
    Se o governo investir melhor a verba para promoção, prevenção e reabilitação da saúde, os índices de mortalidade diminuem.
    FABIANA MACEDO PESSANHA - ENFERMAGEM - 2ºPERIODO

    ResponderExcluir
  15. Com a enorme taxa de natalidade e falta de controle do poder público, no que diz respeito a saúde ambiental, a situação do país cada dia piora e a falta de saneamento e estratégias sócio-ambientais são de imensa importância nessas horas. A cadeia de problemas e intoxicação, que poderia ser evitada na altura das indústrias produtoras, percorre todos os setores até chegar no solo, na água e consequentemente nos alimentos. Na aula foi abordado esse tema com bastante ênfase em como detectar e frear esses problemas. Medidas políticas, de intervenção, poderiam ser o primeiro passo para diminuir a quantidade de substâncias nocivas e não deixar com que os problemas desencadeiem futuras doenças gastrointestinais, doenças respiratórias, entre outras. Se não houver um controle, uma diminuição, uma fiscalização desde o começo da cadeia, ficará muito difícil a sua resolução. Seria muito melhor e mais eficiente economicamente a prevenção dessas contaminações do que o tratamento posterior as infecções e diversos outros problemas que o ser humano poderá enfrentar.

    IGOR BATISTA DA SILVA - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO

    ResponderExcluir
  16. Na ultima aula pude perceber que saúde e meio ambientem devem andar lado a lado, o meio ambiente e um fator fortíssimo para nos seres humanos obter uma saúde de qualidade, 30% dos danos a saúde estão relacionados aos fatores ambientais, tais como: água, esgoto, lixo, falta de saneamento básico etc...
    O crescimento populacional também é um grande fator para o agravo de doenças na população, quanto mas pessoas mas complicado é de solucionar o problema, a saúde deveria ser para todos mas infelizmente não é, o governo vem tentando amenizar esses problemas com a prevenção de tais, mas também cabe a nos cidadães a ajudar a preservar o nosso meio ambiente, pois sem um meio ambiente adequado não haverá saúde.

    FERNANDA CARDOSO TRUGILHO 3° PERIODO- NOITE- ENFERMAGEM.

    ResponderExcluir
  17. Na aula discutiu-se o atual modelo em que focava-se o crescimento econonomico e a urbanização onde os mesmos devem obter uma série de cuidados especiais.
    Devido a ausência desses cuidados,obtemos diversos tipos de doença.
    Por esse motivo cabe a nós profissionais da saúde movimentarmos com as promoções desses casos que tanto nos preocupa.
    Com o passar do tempo a tendência desse ar atmosférico é só piorar e para que isso possa "amenizar" de alguma forma é apenas fazendo o que estiver ao nosso alcance. E que o perfil de saúde população brasileira é um cenário socioambiental.
    Então cabe a nós,definitivamente dar um levante em nossa saúde.
    Anna Carollina Akemi-Enfermagem noite.

    ResponderExcluir
  18. A saúde ambiental compromete diretamente a saúde do indivíduo que abita no meio desta.
    Boa parte dos danos a saúde são causados por má qualidade da água para o consumo, esgoto, ar e outros...
    A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde. Nathalia Fernandes enfermagem noite

    ResponderExcluir
  19. A destruição do meio ambiente tem ligação direta com o crescimento populacional, quanto mais pessoas mais difícil para se controlar todos os resíduos tóxicos e lixos, dificultando o meio ambiente de agir como o esperado. A poluição de rios, mares, e matas causando extinções de varias espécies de animais. Já no parte urbana sofremos com os maus cheiros, lixos espalhados para todos os lados, não há educação nessa parte, temos que repensar nos nossos conceitos se não vamos viver em mundo onde a poluição será predominante no meio ambiente.

    Paulo Vitor Reis Martins 3°período- noite- enfermagem

    ResponderExcluir
  20. O assunto debatido na última aula abordou a questão de que o crescimento populacional e a urbanização desordenada estava diretamente ligado a saúde ambiental. Hipócrates indicava a importância de observar fatores ambientais, tais como a qualidade das águas, para determinar a saúde da população. Entretanto, o uso sistemático de indicadores bem definidos é muito mais recente; Em meados da década de 1990, a Organização Mundial da Saúde – OMS e a Organização Pan-Americana da Saúde – Opas, começaram a elaborar uma metodologia para definir indicadores de saúde ambiental. A saúde ambiental compromete a saúde do indivíduo que ali habita. A ausência de cuidados como falta de saneamento básico, esgoto, falta de água potável etc, resulta nos mais diversos tipos de doenças; diarreia por exemplo. Baseado nisto, é possível perceber que nosso dever é intervenção máxima, através de promoção e prevenção a fim de diminuir e minizar esses impactos no meio ambiente, já que 'quanto piores as condições do ambiente, maior a presença de doenças'!

    Thalita De Mello Silva - 3º Período/Enfermagem Noite

    ResponderExcluir
  21. Na ultima aula sobre saude ambiental nos foi mostrado um gráfico sobre o marco conseitual no qual se divide em forças motrizes, pressão, situação, exposição e efeito.
    As forças motrizes a pressa e a situação são meios dos quais causam danos a saúde, são as fontes causadoras das doenças, exemplo disso seria uma fabrica que despeja poluição nos rios ou poluição na atmosfera e a forma de acabar com qualquer uma dessas forças é simples e não muito custosa, so exigir fiscalização para q haja a prevenção, fiscalizar e exigir o uso de filtros de ar ou que se parem de jogar poluentes no meio ambiente. Já as exposições e efeitos já são situações onde para se resolver precisaria de um custo maior e ações mais trabalhosas, seriam os damos causados pela não fiscalização adequada das fontes causadoras da poluição, como por exemplo se uma industria despeja poluentes nas águas e uma pessoa toma essa agua ela pode se contaminar, a agua contaminada pelo poluente foi a causa da contaminação dessa pessoa.
    (Felipe dos Santos Acacio- 2° periodo)

    ResponderExcluir
  22. O que conceitua a saúde de um modo amplo é a forma em que se encontra o seu ambiente, de como ele está composto,tais como em seus aspectos de biossegurança,na qualidade da água, do ar e do espaço. Sobretudo, existem meios, nos quais são compostos por nós onde são causadas diversas e variadas doenças contagiosas e transmissíveis, gerando até epidemias.
    Foi discutido, que o grande aumento populacional em que estamos gerando cada vez mais nos possibilita a entrada de poluições e desgastes no ambiente. Se o governo investisse mais na despoluição em geral e a sociedade mudasse os padrões culturais, viveríamos mais , melhor e com saúde.
    MÁRCIA CARMELITA DA SILVA 20121104213 3ºPERÍODO ENFERMAGEM NOITE.

    ResponderExcluir
  23. A aula passada abordou o tema Indicadores de Saúde o qual temos vistos que o perfil de saúde da população brasileira é o cenário socioambiental,doenças cardiovasculares, neoplásticas e doenças infecto parasitárias.A destruição do ambiente tem ligação direta com o crescimento populacional,quanto mais pessoas mais difícil para se controlar todos os resíduos tóxicos e lixos,dificultando assim o meio ambiente de agir como deveria,nós mesmos estamos destruindo o nosso ecossistema fazendo assim que várias especies de animais e vegetais morram.Temos que mudar as nossas opiniões agora para que mais tarde não venhamos sofrer grandes frustrações as quais nós poderíamos ter mudados enquanto era cedo. Mayara Crisitna -Enfermagem 2º período noite

    ResponderExcluir
  24. O assunto debatido foi a questão de que o crescimento populacional e a urbanização desordenada estava diretamente ligado a saúde ambiental. Medidas políticas, de intervenção, poderiam ser o primeiro passo para diminuir que os problemas desencadeiem futuras doenças. Se não houver um controle, uma diminuição, uma fiscalização desde o começo da cadeia, ficará muito difícil a sua resolução. Seria muito melhor e mais eficiente economicamente a prevenção dessas contaminações do que o tratamento posterior as infecções e diversos outros problemas.
    Scarlet de Souza Silva.(Enfermagem)

    ResponderExcluir
  25. Em nossa sociedade o processo de vigilância ambiental em saúde constitui-se de coleta de dados e análise de informação sobre saúde e ambiente, com o intuito de orientar a execução de ações de controle de fatores ambientais que interferem na saúde e contribuem para a ocorrência de doenças e agravos. Contempla as ações executadas pelo setor saúde e também ações de outros setores promovidas e articuladas. Utiliza como ferramentas Indicadores de Saúde Ambiental ( ISA). As autoridades competentes devem fazer uso contínuo deste recurso para obter informações relevantes e detectar possíveis agentes causadores e agravantes da saúde da população. Portanto, ao passo que estes marcadores permitem que sejam feitas ações curativas, torna-se indispensável pensar e trabalhar a saúde de forma preventiva. Fernando Coimbra / Fisioterapia

    ResponderExcluir
  26. A disponibilidade de informação apoiada em dados válidos e confiáveis é condição essencial para a
    análise objetiva da situação sanitária, assim como para a tomada de decisões baseadas em evidências e para a programação de ações de saúde. A busca de medidas do estado de saúde da população é uma atividade central em saúde pública, iniciada com o registro sistemático de dados de mortalidade e de sobrevivência. Com os avanços no controle das doenças infecciosas e a melhor compreensão do conceito de saúde e de seus determinantes sociais, passou-se a analisar outras dimensões do estado de saúde, medidas por dados de morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais, entre outros. Os indicadores de saúde foram desenvolvidos para facilitar a quantificação e a avaliação das informações produzidas com tal finalidade.
    Em termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. A construção de um indicador é um processo cuja complexidade pode variar desde a simples contagem direta de casos de determinada doença, até o cálculo de proporções, razões, taxas ou índices mais sofisticados, como a esperança de vida ao nascer.

    As principais modalidades de indicadores de saúde são:
    · Mortalidade / sobrevivência
    · Morbidade / gravidade / incapacidade
    · Nutrição / crescimento e desenvolvimento
    · Aspectos demográficos
    · Condições socioeconômicas
    · Saúde ambiental
    · Serviços de saúde.

    Natália C. Lobão - Fisioterapia - 7º Período

    ResponderExcluir
  27. Nós destruímos nosso ambiente. Deveríamos mudar nosso modo de viver, tentar de alguma forma melhorar o mundo, nos preocupar em identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.Se o governo investisse mais na despoluição em geral e a sociedade mudasse os padrões culturais, viveríamos mais e melhor.
    A destruição do ambiente tem ligação direta com o crescimento populacional,quanto mais pessoas mais difícil para se controlar todos os resíduos tóxicos e lixos. Com essa aula fico pensando quantas coisas erradas fazemos e estamos acabando com o nosso ambiente.
    Lucilene Merlin ( Enfermagem) Noite

    ResponderExcluir
  28. A saúde ambiental prejudica e compromete o ser humano que vive neste mesmo ambiente.
    Os problemas como esgoto, água não tratada e outros compromete a saúde do individuo que vive neste meio.
    O crescimento populacional também é um grande fator para o agravo de doenças na população, quanto mais pessoas, mais poluição e mais complicado é de se solucionar qualquer tipó de problema.
    Com o aumento da poluição e da população o que era dificil de se ter como saúde para todos fica ainda mais complicado de se obter. A poluição do local aumenta, pois a maioria não tem esgoto tratado e acaba prejudicando a água que pode vir a ser poluida pelo esgoto que não é t5ratado e jogado de qualquer jeito em rios, prejudicando assim o meio animal e vegetal.
    O governo precisa sim melhorar em muitas coisas, mas as pessoas devem mudar também a maneira de pensar e começar a perceber que a população também tem que ajudar de alguma forma para que as coisas melhorem e possamos viver em um ambiente melhor futuramente.

    Isis Chelotti, enfermagem 2º período - noite. UVA

    ResponderExcluir
  29. Uma das grandes dificuldades do profissional de saúde é medir o padrão de vida, ou nível de vida,
    da população com a qual trabalha. Essa questão tem sido muito estudada internacionalmente, pela
    necessidade de comparar níveis de vida entre diferentes países, ou num mesmo país numa série
    temporal.Dispomos de muitos dados sobre doenças, doentes, seqüelas, incapacidades, mortes, porém ainda
    não somos capazes de obter e trabalhar com informações que nos permitam, por exemplo, avaliar a
    fase pré-patológica das doenças. Os horizontes se ampliaram enormemente com os recursos da
    informática, a construção e o acesso facilitado às grandes bases de dados. O que se espera é que o
    aumento da expertise dos trabalhadores de saúde leve a uma utilização e uma capacidade de análise
    da realidade cada vez melhor e mais abrangente de modo a beneficiar a toda a comunidade.Muitas das ações e serviços de saúde têm validade intrínseca, indiscutível, porém cada vez mais os
    planejadores e gestores buscam evidências de quais benefícios decorrem dos investimentos no setor.
    É muito difícil distinguir e controlar o impacto dos serviços de saúde na melhoria das condições de
    saúde.
    ANA CAROLINA GONÇALVES DE SOUZA MORAES 7º PERIODO- FISIOTERAPIA - NOITE

    ResponderExcluir
  30. Na aula passada discutimos que,Saúde Ambiental constitui-se de aspectos da saúde humana (incluindo a qualidade de vida) que são determinados por factores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos do ambiente.Também inclui a avaliação, a correcção, a redução e a prevenção dos fatores no ambiente que, potencialmente, podem afetar de forma adversa a saúde das gerações presentes e futuras.
    Hoje em dia a preocupação socio-ambiental, preservação e conservação ambiental vem crescendo muito principalmente no mundo corporativo e com isso as pessoas estão deixando de se preocupar com a "saúde ambiental". Desde há muito, as exigências cada vez mais complexas da sociedade moderna vêm acelerando o uso dos recursos naturais, resultando em danos ambientais que colocam em risco a sobrevivência da humanidade no planeta,entretanto, é fácil constatar que essa equação (exploração dos recursos naturais = desenvolvimento econômico e tecnológico = qualidade de vida) não vem se relevando verdadeira. Isso porque os recursos oriundos da natureza estão sendo aproveitados de forma predatória, causando graves danos ao meio ambiente e refletindo negativamente na própria condição de vida e de saúde do homem.Sem pretensão de exaurir o assunto,a aula passada destacou e exemplificou a correlação entre meio ambiente e saúde, inclusive sob o aspecto legal, e mostrou a importância da aplicação dos princípios da prevenção e da precaução.
    A palavra saúde também deve ser compreendida de forma abrangente, não se referindo somente à ausência de doenças, mas sim ao completo bem-estar físico, mental e social de um indivídu,uma vez que,"a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais"...Assim o termo "saúde" engloba uma série condições que devem estar apropriadas para o bem estar completo do ser humano, incluindo o meio ambiente equilibrado.Afinal preservar e conservar o meio ambiente se traduz na garantia de sobrevivência da própria espécie humana e, nesse sentido, a natureza não pode se adequar às leis criadas pelo homem, muito pelo contrário, o direito deve ser formulado em respeito às limitações naturais, submetendo às atividades econômicas às exigências naturais.
    Taís Macedo(20121105644)noite..Enfermagem
















    ResponderExcluir
  31. Saúde Ambiental é uma área da Saúde Pública relacionada ao conhecimento científico e à formulação de politícas públicas relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico (relacionados à intervenção humana), visando melhorar a qualidade de vida do ser humano, sob o ponto de vista da sustentabilidade, que é a adoção de um estilo de vida mais saudável e amigo do meio ambiente, principalmente para quem mora nos centros urbanos.
    Aproximadamente 85% da população mundial habitarão as grandes cidades. É a demanda por produtos e serviços voltados a quem vive nas cidades que resulta na devastação do meio ambiente, na poluição em todos os níveis e na escassez de recursos naturais.
    Assim, é fundamental uma mudança na cultura e atitude dos indivíduos, de forma a tentar reverter ou ao menos deter este processo, assumindo responsabilidades diante de si mesmo e do planeta. Esta nova postura é chamada de cidadania sustentável.
    Viver causando o mínimo de impacto sobre o meio ambiente depende principalmente de nós mesmos e das escolhas que fazemos diariamente.
    Entao é bom nos adotarmos medidas para melhorarmos a qualidade de vida juntamente com o Meio Ambiente.

    BLENDA CAROLINE DE SOUSA - 2° PERÍODO DE ENFERMAGEM - NOITE

    ResponderExcluir
  32. O crescimento urbano é considerado uma grande evolução, onde pessoas se centralizam em cidades deixando a vida na zona rural, mas esses crescimento tem causado grande destruição para nosso ecosistema, causando desmatamento,poluição e outros, tambem faz com que se desenvolva doenças. As pessoas precisam evitar com pequenas ações doenças como a dengue que a cada ano mata muitas pessoas. Outro fator para destruição é o consumo que produz cada vez mais milhões de lixos, um exemplo disso foi a criação dos descartáveis. As pessoas buscam com o desenvolvimento coisas que possam possibilitar o "rápido" do dia a dia, e evitam realizar simples ações com o jogar o lixo na lixeira, ou fazer a coleta seletiva ou ate mesmo respeitar o espaço da natureza para que possa haver uma hamonia entre nós e o meio em que vivemos. Samilla dos Santos Carvalho Pereira- Enfermagem 3º período

    ResponderExcluir
  33. Atualmente a preocupação socio-ambiental , preservação e conservação ambiental vem crescendo muito principalmente no mundo corporativo,antigamente a população não tinha pensamentos futuros em relação ao meio ambiente em que vivem,projetos relacionados a preservação ambiental não saiam das gavetas na época da revolução industrial,pois focavam em desenvolvimento privado,em fonte de rendas.
    A destruição do ambiente tem ligação direta com o crescimento populacional,quanto mais pessoas mais difícil para se controlar todos os resíduos tóxicos e lixos,sobrecarregando os rios,mares e lagoas,aterros sanitarios pois são onde a maioria desses resíduos são encontrados.A região dos lagos ocorre o sufocamentos das lagunas pois a maioria dos esgotos e resíduos são lançados sem tratamentos em épocas de sub lotação populacional como datas de carnaval e ano novo,fatos descritos e comprovados pelas autoridades locais e populacional,pois a produção de esgoto aumentada é mandada para redes de tratamento que não tem capacidade para separação e tratamento desses resíduos jogando a maior parte nas lagunas que por mais que tenham entrada de água pelo canal Itajurú não é suficiente para sua renovação.
    A palavra saúde também deve ser compreendida de forma abrangente, não se referindo somente à ausência de doenças, mas sim ao completo bem-estar físico, mental e social de um indivídu,uma vez que,"a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
    O povo brasileiro tem que acordar para no que diz respeito a saúde e o meio ambiente pois uma está interligada na outra,se o indivíduo viver em um ambiente poluído e contaminado,ele está mais proprício a adoecer e transmitir esse agente intrísico para seu grupo familiar.
    RENATA GOMES/FISIOTERAPIA/ TURNO NOITE

    ResponderExcluir
  34. Na aula debatemos e aprendemos um pouco mais sobre os indicadores ambientais. Um indicador de saúde ambiental, pode ser visto como uma medida facilmente compreensível e relevante em relação ao meio ambiente e a saúde, para auxiliar determinadas pessoas a fazer escolhas mais apropriadas e com devidas fundamentações e informaçoes.
    O perfil da saúde nas pessoas no brasil, é o cenário sociobiental e vemos que hoje as doêncas cardiovasculares e neoplásticas são respectivamente (primeira e a terceira) causa de óbitos com as doenças infectoparasitarias.
    Todos devemos pelomenos conhecer alguns dos responsáveis que regem e fundamentam as leis para a prevenção do meio ambiente e da saúde, onde se encontram os(a) OMS, OPAS, MS, CGVAM, SVS, MS e DATASUS.
    As FORÇAS MOTRIZES "fontes contaminadoras" que são (indústria ,transportes ,atividades domesticas , gerenciamento de resíduos e agricultura )eles causam PRESSOES e (emissões de gases tóxicos ),ESTADO (concentram no ambiente ar, agua ,alimentos e solo)EXPOSIÇÃO ( acaba ficando exposto e contaminando em pequenas dose o homem e animas , e o adoecendo )causando EFEITO ( na saúde moderado ,clinico ,avançado ,permanente ,precoces e subclínicas.
    Recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco relacionados as doenças e outros agravos a saúde com relações entre meio ambiente a sustentabilidade e a saúde ambiental.
    Mirella Chapetta (Fisioterapia)

    ResponderExcluir
  35. Os indicadores são de extrema importância para um maior controle da vigilância sanitária sobre os diversos aspectos que podem influenciar diretamente na condição de saúde do indivíduo. A coleta de dados permite a atuação de forma eficaz no processo de prevenção, que é cada vez mais priorizado na atuação do profissional de saúde. A orientação da população, diante do seu crescimento de forma desorganizada e desestruturada, é uma forma de poupar futuros gastos com patologias mais simples, que ainda estão presentes na nossa sociedade. Ensinar ao indivíduo que cuidar do ambiente é parte fundamental de cuidar da sua própria saúde é fundamental para o nosso progresso.
    Aline de Andrade do Nascimento. (7º período - Fisioterapia)

    ResponderExcluir
  36. A aula passada foi bastante produtiva,debatemos sobre os efeitos causados ao meio ambiente.Nos foi mostrado um gráfico sobre o marco conceitual no qual se divide em forças motriz, pressão, situação,exposição e efeito. Através desse gráfico podemos ver a dimensão dos estragos causados ao meio ambiente, pela falta de fiscalização e consequentemente podendo afetar a todo o ecossistema.Fazendo uma análise e colocando em prática medidas preventivas e educativas podemos amenizar esse impacto na natureza.
    Foi enfatizado bastante a questão também da desigualdade social em nosso país,o professor falou uma frase forte que chamou a atenção " A iniquidade social"; é triste mas é o retrato do nosso Brasil.

    Jerrimara O. Rodrigues /Enfermagem 3 periodo

    ResponderExcluir
  37. Mediante a tudo que aprendi, analiso a situação global que diz respeito ao desenvolvimento, ambiente e saúde. Há algumas décadas a preocupação com o ambiente tomou uma grande proporção em consequência do agravamento dos problemas ambientais, gerados pelo ser humano ao longo do seu processo de desenvolvimento. E com isso identificar políticas e ações efetivas para prevenir e controlar os efeitos dos riscos ambientais na saúde, que são as causas de inúmeras doenças. É necessário a redefinição e reorientação do papel do setor saúde frente aos problemas ambientais, além de adotar um modelo mais amplo, focado na promoção da saúde e numa perspectiva ampliada de vigilância da saúde. Devemos observar os indicadores de saúde que visa a qualidade dos sistemas de informações, tipo, especificidade, sensibilidade, mensurabilidade, relevância e custo-efetividade."Necessidade de construção de um novo espaço de práticas voltadas à promoção da saúde e à defesa do meio ambiente, o último compreendido nas dimensões sócio-política e ecossistêmica (Netto, 2004)".

    ResponderExcluir
  38. O Brasil é um país rico, mas a concentração do dinheiro está em poucos. Isso denota desnível social. Para que haja alguns milionários, com certeza há milhares de pessoas na miséria. É como se o Brasil estivesse em uma UTI. A questão das "bolsas" que o Brasil distribui, não devemos ter preconceitos. A maioria dos países tem. Elas ajudam na economia do país. Ex. O defeso, dá a "bolsa" no período do desenvolvimento do pescado, não podendo pescar nesse período.
    Devemos ter um um censo crítico. Não devemos acreditar em tudo! Principalmente em relação à condição do país.
    Foi falado também na aula, sobre força motriz:força que emite. Algo que é jogado no ambiente, causando pressão ambiental. A cadeia ambiente e saúde. Ambiente: forças motriz, pressões, estado. Saúde: exposição e efeito. Todos estão ligados, um leva ao outro. JAQUELINE ANDRADE (FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  39. Nessa aula conheci que a saúde esta envolvida com o meio ambiente, pois se a sociedade não tem conhecimento de preservar o ambiente em que vive isso afetará diretamente com a saúde da população. De acordo com a OMS um dos fatores que estima 30% dos danos à saúde está relacionado a inadequação do saneamento básico, os lixos que são jogados nas ruas causam entupimento de boeiros e em épocas de chuva, estes, não dão vasão e acabam contaminando a população com o esgoto. O indicador da saúde ambiental (ISA) demonstra a vinculação entre o ambiente e saúde direcionando-a para um aspecto concreto de uma política ou gerenciamento.É apresentado de uma forma que facilite sua interpretação, permitindo a tomada de decisão eficaz e efetiva. Um indicador de saúde ambiental pode ser visto como uma medida que sintetiza, em termos facilmente compreensíveis e relevantes, alguns aspectos da relação entre o meio ambiente e a saúde, de forma a auxiliar tomadores de decisões a fazer escolhas mais apropriadas, fundamentadas em informações. Marcelli Perissé - Enfermagem 2º período.

    ResponderExcluir
  40. Primeiramente e inevitável aceitar que o meio ambiente vem sendo degradado a cada século que se passa, e isso por culpa dos seres que o proprio habitam. Este ambiente encontra-se em estado de ‘’desenvolução’’. Mas nem tudo esta perdido, com o passar dos anos estudiosos criaram uma alguma forma de quantificar e apresentar resultados para que esta situação se reverta. Então, a vigilancia eerce um papel de etrema importancia, como a estruturação de monitoramento para que sejam analisados e antecipados dados que permitam que o ambiente de alguma forma afete a saúde do indivíduo. Este monitoramento permite que sejam empregados dados quantificados, analisado-os e impondo em um planejamento formando um indicador de saúde. Estes indicadores ambientais estão inteiramente ligados ao gerenciamento de tomadas que preservem o ambiente e previnam a saúde da população.

    ResponderExcluir
  41. Com o tema proposto em debate, pude observar que a saúde pública, vem ao longo do tempo buscando e trabalhando sobre questões para a prevenção de doenças, que até hoje continuam em uma grande proporção atingindo a população,exclusivamente a de baixa renda, devido ao crescimento desordenado da população.
    Entre um dos grandes desafios atuais expostos pela saúde pública e, particularmente, para a saúde ambiental é o de estruturar sistemas de monitoramento e vigilância que permitam antecipar, se possível, prevenir as consequências das mudanças ambientais para a saúde humana, o que requer a sistemática coleta e análise de dados que permitam construir indicadores que apontem esta inter-relação. Nesta aula o principal tema foi os indicadores, um indicador de saúde ambiental é uma expressão que demonstra a vinculação entre o ambiente e a saúde direcionada para um aspecto concreto de uma política ou facilite sua interpretação, permitindo a tomada de decisão eficaz e efetiva, os indicadores permitem identificar áreas e problemas de saúde ambiental, informar ao público e tomadores de decisões e definir, avaliar e comparar ações. PRISCILLA GAGO TRINDADE-ENFERMAGEM / NOITE 3 PERÍODO.

    ResponderExcluir
  42. Sabemos que grande parte dos danos à saúde estão diretamente relacionados a fatores ambientais; A urbanização rápida e desordenada têm agravado a degradação ambiental e consequentemente a qualidade de vida da população com poucos recursos.
    Podemos observar sobre as origens da poluição ambiental (força motriz), que muitas vezes as pessoas acabam nem tomando consciência; e isso só gera mais poluição, levando a contaminações, infecções e uma série de outras patologias.
    Medidas preventivas seriam soluções que poderiam ser tomadas, consciêntizando a população sobre suas obrigações em relação ao meio que se vive.
    LETÍCIA GABRY - FISIOTERAPIA

    ResponderExcluir
  43. Evania Ferreira de Souza (Enfermagem - Noite)25 de maio de 2013 às 16:54

    A desorganização do Brasil contribui diretamente para o enorme agravo de doenças, principalmente na população de baixa renda, pois estão sujeitos à contaminações maiores devido à falta de saneamento básico adequado, aglomerações de casas e falta de prevenção. Não há como separar a saúde coletiva da preservação do meio ambiente, sendo assim, não basta tentar prevenir com soluções paleativas, mas é necessário uma ação conjunta de educação das comunidades quanto ao cuidado do meio ambiente e principalmente das grandes indústrias que são responsáveis pela poluição do ar, dos rios e oceanos.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Na ultima aula aprendemos um pouco sobre indicadores de saúde ambiental. e vimos que o indicador de saúde ambiental é uma expressão de ligação entre o ambiente e a saúde,referente a um assunto específico de política ou gerenciamento, apresentada de tal modo que facilite a interpretação para fins de se adotar uma decisão mais efetiva.
    Assim também os Indicadores de Saúde Ambiental visa demonstrar meios de prevenção ao ambiente e saúde sobre o relacionamento do ambiente e o desenvolvimento com formas de políticas e de gerenciamento.
    Tais indicadores de saúde são: OMS; OPAS; MS/DATASUS; SVS/MS; CGVAM/SVS/MS.
    Que juntamente trabalham com ações preventivas e ações curativas seguindo um padrão que gera a cadeia ambiente saúde:
    • Forças motrizes (que é alguma coisa que gera pressão ambiental, como indústrias e energia, transporte, atividades domésticas, gerenciamento de resíduos e agricultura);
    • Pressões – são as emissões das forças motrizes.
    • Situação – que gera uma concentração ambiental - essa situação gera um estado ao ambiente (ar, água, alimentos e solo);
    • Exposição – está exposição externa ao ambiente fazendo toda absorvida na natureza desenfreada;
    • Efeito – pode ser de moderados, clínicos, avalizados, permanentes, precoces, subclínicos- um dos causadores de problemas sócio ambientais e de saúde a população de leve a problemas crônicos.
    (Enfermagem 2º período,noite, MAT 20122103534)

    ResponderExcluir
  46. O crescimento desordenado e rápida urbanização acarretam grandes danos a nossa saúde,os maiores danos estão relacionados com os fatores ambientais devido a poluição ,a falta de saneamento básico,como esgoto e água tratada ,exposição de substancia químicas ,entre outros .Temos que tomar medidas de prevenção e cuidado com o meio em que vivemos ,para termos uma melhor condição de vida.Os indicadores de saúde são visto como uma medida que sintetiza em termos facilmente compreensíveis e relevantes ,alguns aspectos da relação entre o meio ambiente e a saúde ,tomando decisões que visão a melhor qualidade da vigilância na saúde. JULIANA DA SILVA ABREU .ENFERMAGEM NOITE 2ºPERIODO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na aula foi exposto e explicado como um indicador de saúde ambiental pode ser visto como uma medida que sintetiza, em termos facilmente compreensíveis e relevantes, alguns aspectos da relação entre o meio ambiente e a saúde, de forma a auxiliar tomadores de decisão a fazer escolhas mais apropriadas, fundamentadas em informações.
      Pode se utilizar ações,tais como :
      -Estruturas municipais em meio ambiente: secretarias;
      -Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Região Metropolitana
      -Implementação da Vigilância em Saúde Ambiental;
      -Iniciativas intersetoriais para a Promoçã
      Essa ações evitam que a população não obtenham doenças cardiovasculares , parasitárias , acidentes com produtos tóxicos e lixos ,doenças respiratórias,câncer,malformação congênita,doenças neurológicas e imunológicas estão diretamente relacionadas como cada individuo vive.
      A OMS tem promovido estudos para um melhor entendimento da relação ambiente – saúde, de forma a subsidiar a definição de políticas e estratégias para estes setores.
      Esse crescimento acelerado ao desenvolvimento tem transformando o perfil de saúde das pessoas, como no caso do Brasil que as pessoas tem apresentado em 1º lugar - doenças cardiovasculares e neoplásicas (respectivamente 1ª e 3ª causas de óbito); 2º lugar – doenças infecto-parasitárias; e 3º lugar – causas externas (acidentes e violências). Conforme a OMS diz: 30% dos danos à saúde estão relacionados aos fatores ambientais.
      E com isso foi se criado a Vigilância em Saúde Ambiental que através de atitudes visam detectar os problemas que interferem no desenvolvimento ocasionando tais situações com medidas preventivas e sócio informativas.
      RENATA GOMES /FISIOTERAPIA /TURNO NOITE

      Excluir
  47. Na aula foi exposto dados epidemiologicos importantes para o ministério da saude. A força motriz é a origem do problema, ou seja, da onde ele se origina causando tantos estragos. Exemplos de força motriz são as industrias, estrutura sanitária despejando esgoto. Hoje há grande mortalidade de peixes devido a diminuição de O2 e o aumento de bactéria. O lixo decomposto, a bactéria anaeróbia se prolifera e com isso nós corremoso risco de comer peixe contaminado. Foi destacado também o uso de agrotóxicos na agricultura. A habitação insalubre afeta também o emocional do indivíduo, levando a depressão, sendo o único indicadormque afeta o emocional.

    Luciana Romaneli- fisioterapia- noite

    ResponderExcluir
  48. O assunto falado na ultima aula é a mais pura relidade que vivemos hoje.HOJE a saúde está muito visada a questão da prevenção,porém encontramos muitas barreiras no sentido da prevenção devido ao crescimento desordenado da população e aglomeração de pessoas com fatores ambientais não propícios a saúde de modo geral,também tem a questão socio economica como a falta de saneamento básico e até mesmo condições de alimentação do individuo,a educação que muitos não tem,o descarte do lixo que muitos nem sabem,aumentando assim a proporção de doenças de modo geral.Com isso grande parte da destruição do meio ambiente é por causa do próprio ser humano.Tem que ser tomadas medidas preventivas como a orientação da população leiga diante a destruição que o peso acaba caindo sobre nós mesmos,para conseguirmos assim ter uma saúde com a promoção e prevenção com sucesso.ANA CAROLINA NUNES MELO.3 PERIODO NOITE.

    ResponderExcluir
  49. De acordo com a última aula, pude observar que 30% dos danos a saúde estão relacionado a saúde ambiental, queas ações preventivas são ações feitas para previnir a doença e a divisão da cadeia ambiente-saude em preventiva e curativa. Nas ações preventivas incluem a força motriz (ações para impedir a poluição) a pressão (ações imediatas) e estado(ações como coleta seletiva de lixo) e nas ações curativas incluem a exposição (a contaminação) e o efeito (a pessoa já está doente e deve ser feito ações para curar esse doente,enfim a força motrz que gera pressão sobre o ambiente que mudam o estado do meio ambiente e a exposição externa das pessoas a esse efeito, ela absorve essa contaminação e o efeito disso é a doença. Com as ações preventivas e educativas, podemos diminuir o impacto da poluição na natureza e conscientizar as pessoas que cuidando do meio ambiente, cuidamos da nossa própria saúde. Graziele P. Baptista Santos - 3° período noite

    ResponderExcluir
  50. Os Indicadores de Saúde Ambiental visa demonstrar meios de prevenção ao ambiente e saúde sobre o relacionamento do ambiente e o desenvolvimento com formas de políticas e de gerenciamento.Tais indicadores de saúde são: OMS; OPAS; MS/DATA SUS; SVS/MS; CGVAM/SVS/MS.
    Que juntamente trabalham com ações preventivas e ações curativas seguindo um padrão que gera a cadeia ambiente saúde:
    • Forças motrizes (que é alguma coisa que gera pressão ambiental, como indústrias e energia, transporte, atividades domésticas, gerenciamento de resíduos e agricultura);
    • Pressão – são as emissões das forças motrizes.
    • Situação – que gera uma concentração ambiental - essa situação gera um estado ao ambiente (ar, água, alimentos e solo);
    • Exposição – exposição externa/ mercúrio,metal pesado na água.
    • Efeito – pode ser de moderados, clínicos, avalizados, permanentes, precoces, subclínicos- um dos causadores de problemas sócio ambientais e de saúde a população de leve a problemas crônicos.Elizabeth Garcia Soares-2º período enfermagem ( noite).

    ResponderExcluir
  51. Qualidade de vida esta ligado a muita coisas entre elas ao meio ambiente em que habitamos é nossa obrigação tratar, proteger e ajudar no que pudermos pois parte da destruição do meio ambiente é por causa do próprio ser humano, a Saúde Ambiental é um sistemas de monitoramento e vigilância que permitam antecipar e, se possível, prevenir e monitorar as consequências das mudanças ambientais feitas pelo homem, e quanto a poluição melhor seria e mais eficiente a prevenção dessas contaminações do que o tratamento posterior as infecções e diversos outros problemas que o homem poderá passar. Não basta só nos conscientizarmos temos que fazer augo contribuir com o que puder como coleta seletiva não jogar lixo em qualquer lugar, fazermos nossa parte.
    PABLO N ROSARIO

    ResponderExcluir