domingo, 5 de maio de 2013

Saúde Ambiental (turma Noite). Até 10/05/2013


51 comentários:

  1. A pobreza e a miséria atingem grande parte da população brasileira e com isso, doenças simples
    de se prevenirem ou de se curarem ainda possuem elevados índices de incidência e prevalência.A aglomeração é extremamente comum nas famílias de baixa renda devido à elevada taxa de
    natalidade. Não é difícil ver uma família com 8 filhos em casas onde nem a luz do sol consegue entrar. As autoridades dão pouca importância a um problema que seria fácil de resolver se o dinheiro aprovado pra isto parasse de entrar nos seus bolsos. Falta um poder honesto no nosso país. PALOMA COSTA BORGES - ENFERMAGEM - NOITE

    ResponderExcluir
  2. Já dizia (Sylvia Carolina Aranha, 2006) “Quanto piores as condições do ambiente, maior a presença de doenças.” Sabemos que os fatores como poluição e a falta de saneamento básico pode ser determinante para ocasionar doenças como: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema, câncer no pulmão, doenças cardíacas e outras. Para melhorar este quadro, as intervenções nos ambientes domiciliar e peridomiciliar tornaram-se um importante meio de combate a doenças, assim como as políticas de prevenção que devem ser estudadas e planejadas junto à comunidade local. (RICARDO BELLAS SPITZ – FISIOTERAPIA – NOITE)

    ResponderExcluir
  3. É muito complicado saúde ambiental, pois nem todos tem condições financeiras boas, para ter uma casa em perfeito estado. Com o aumento da população, que cresce cada vez mais, a aglomeração é bem comum, famílias imensas que vive em uma casa de cômodos apertados ou estreitos, não tem saneamento básico, não tem uma ventilação adequada e muitas infiltrações nas paredes, que acaba causando problemas respiratórios, como: asma, bronquite e alergias. E aumenta o índice da poluição e contaminação, em solo aguá e ar.

    SABRINA NOGUEIRA DE CARVALHO- ENFERMAGEM- NOITE

    ResponderExcluir
  4. Na aula um dos temas discutidos foi a relação entre os fatores ambientais e a saúde dos indivíduos, em relação a isso ficou entendido que quanto maior as condições do ambiente maior a presença de doenças e quanto menos condição social, mais presença de doença. A participação política é essencial na melhoria das condições individuais. Foi citada a favela da rosinha que é um tipo de desordem urbana, onde tem maior prevalência de tuberculose devido a umidade e falta de luz solar, e possui ainda elevada taxa de natalidade. No Brasil a taxa de tuberculose ainda é alta ocupando 80% dos casos. Devido a falta de luz solar ocorre a proliferação de fungos e doenças alérgicas.
    Também foi discutido a questão da intervenção onde o diagnostico tem que ser de dentro para fora, onde o indivíduo tem que se expressar e assim receber o melhor tratamento.
    A intervenção de longo prazo temos o exemplo de que quando entramos na universidade somos uma pessoa e depois de 4, 5 anos saímos diferentes, com pensamos diferentes.
    Outro tema abordado foi a saúde, meio ambiente e saúde ambiental onde a OMS define que campo é esse da saúde ambiental, que é questão de saúde pùblica. A OMS tem conceito de saúde ambiental. Outro exemplo citado Volta Redonda que tem poluição do ar diariamente, cheia de cinzas e assim os indíviduos mais propensos a doenças respiratórias. Com o aumento da população maior uso de fertilizantes e agrotóxicos para produção de alimentos e assim poluindo o ambiente e maior produção de esgotos.

    Luciana Romaneli - Fisioterapia- noite

    ResponderExcluir
  5. "Saúde ambiental é a parte da saúde pública que engloba os problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental do ser humano, como parte integrante de uma comunidade." (Wikipedia)
    Analisando a definição de saúde ambiental e os conhecimentos que nos foram passados, podemos observar como é precária a vida de pessoas que moram em comunidades carentes, e percebemos que isso não se deve apenas a questões financeiras, mas no que se diz respeito à qualidade de vida, à saúde.
    É praticamente impossível se ter saúde vivendo em um lugar sem ventilação adequada, com infiltrações, sem saneamento básico, etc.
    Cabe aos Líderes do governo atentarem para essa situação, procurando melhores soluções para esse problema. Investindo no que se deve investir.
    LETÍCIA GABRY - FISIOTERAPIA

    ResponderExcluir
  6. Aula produtiva, estudamos sobre saúde ambiental, quanto piores as condições do ambientes , maior a presença de doenças. Se pisarmos numa terra que tem poluição, e não existe rede de esgoto, ali vai haver várias doenças.Exemplos favelas, casas encostadas uma na outra, sem saneamento básico, sem rede de esgoto, águas contaminadas. Como aquelas pessoas que moram nesses lugares vai ter uma vida saudável, sem ter um bem estar físico e mental. Temos que ter qualidade de vida.
    Temos que preservar e conservar o nosso mundo, e que o ambiente é um organismo vivo e depende de um crescimento saudável para se manter belo, forte e produtor de recursos. Para conseguirmos ter um futuro melhor para nossos filhos e netos...E assim ter uma vida mais saudável e sustentável. Se continuarmos com águas contaminadas, saneamento inadequado, uso inadequado do solo, falta de educação ambiental, queimadas e derrubadas das matas, falta de planejamento urbano, e entre outras, vamos ficar sem vida saudável daqui uns anos!
    Aluna: Lucilene Monteiro Merlin - Enfermagem - Noite.

    ResponderExcluir
  7. Evania Ferreira de Souza (Enfermagem - Noite)7 de maio de 2013 às 16:42

    Quanto mais carente e pobre a região, mais propício se torna o ambiente para a proliferação de doenças, devido a falta de saneamento apropriado e moradias precárias sujeitas à infiltrações, ausência de descarte correto do lixo, etc. A saúde ambiental é, portanto, fundamental para que cuidados básicos com a saúde sejam estabelecidos, melhorando a qualidade de vida e aumentando as defesas do organismo contra enfermidades. Deve-se ter uma atenção especial ao ambiente em que se habita, principalmente dentro das moradias, tentando prevenir doenças aumentando a circulação de ar, evitando infiltrações nas paredes, descartando o lixo corretamente, verificando reservatórios de água, etc.

    ResponderExcluir
  8. Quanto piores as condições do ambiente maior a presença de doenças. Na ultima aula foi falado da relação entre os fatores ambientais e a saúde do indivíduo. Os Fatores podem ter origens: Físicas, químicas e biológicas. A habitação, o saneamento, o aumento da população, o uso de fertilizantes (que contaminam os lenções freáticos e rios), entre outros, estão relacionados com as condições de saúde do indivíduo.
    As principais doenças são: Gastro-intestinais e respiratórias ( No caso da rocinha tuberculose) quem na maioria das vezes tem origem em uma desorganização urbana com deficit de radiação solar, entrada de luz e proliferação de fungos.
    Devem ser feitas ações comunitárias para combater esses fatores, mobilizando os moradores. Devemos aprender a otimizar , Mapeara condições, organizar e agir.

    FELLIPE DE SOUZA ALCANTARA - FISIOTERAPIA - NOITE

    ResponderExcluir
  9. O tema abordado na aula foi saúde ambiental que engloba os problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental de um individuo.A cada dia que passa a aglomeração de casas em comunidades e favelas ,moradia precária,o aumento da população, a falta de saneamento básico , água tratada ,esgoto ;a miséria em sim vem crescendo e com isso ocorre o aumento de contaminações e doenças entre a população .Para que isso não ocorra ,cada um tem que fazer sua parte ,não só a população tem que se cuidar e preservar o meio em que vive ,mais principalmente o poder publico tem que oferecer condições descentes de moradia ,de saneamento básico , água tratada ,esgoto ,recolhimento de lixo para que não haja manifestações de insetos e bichos que possam transmitir algum tipo de contaminação ,é direito da população ter uma saúde de boa qualidade ,ou seja ,devemos cuidar do que temos hoje pois amanha podemos não ter.
    JULIANA DA SILVA ABREU -ENFERMAGEM -NOITE

    ResponderExcluir
  10. A última aula nos fez compreender a importância dos fatores ambientais para a saúde dos indivíduos. “Quanto piores as condições do ambiente maior é a presença de doenças” (Sylvia Carolina Aranha, 2006). Vimos que nas famílias de baixa renda as doenças estão relacionadas à precárias condições de moradias , falta de saneamento básico, aglomeração extrema e nível elevado da taxa de natalidade, contribuindo para aumento de várias doenças. A solução para diminuir esse índice tão significativo nessas famílias , seria abordagem e intervenção nos ambientes domiciliares e peridomiciliares, tornando-se de grande importância para combater essas doenças e contribuindo grandemente para uma melhoria de vida dessas pessoas, por que se faltar saúde no ambiente, faltará saúde nos indivíduos, pois a saúde é o completo bem estar físico mental e social, qualquer alteração em um desses fatores , levará a um desequilíbrio, favorecendo então as doenças.
    Luciani Magalhães Barbosa (3ºperíodo enfermagem noite)

    ResponderExcluir
  11. Bom na aula passada foi abordado o tema saúde ambiental onde o mesmo é muito abrangente onde engloba problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem - estar físico e mental do ser humano.
    Temos visto que as piores condições de vida esta relacionadas as classes baixas,onde as doenças são mais propicias de se chegarem por falta de um saneamento básico,uma moradia digna mais confortável para os indivíduos levando assim a uma taxa de natalidade mais elevada.Cabe as autoridades atuar no controle sanitário do meio ambiente,cabendo -lhe detectar,identificar,analisar,prevenir e corrigir os riscos ambientais para saúde,porque se faltar saúde para o ambiente faltará saúde para as pessoas.
    Mayara Cristina da Silva Gomes (2° período enfermagem noite)

    ResponderExcluir
  12. A aula foi muito produtiva.Eu entendi que quanto menos favorecida as classes, maior o índice de doenças.A baixa renda pode ser a causadora de doenças como o raquitismo, devido a falta de uma alimentação adequada e sadia.Podemos também relacionar as doenças à falta de saneamento básico e a poluição etc. O aumento desordenado da população faz com que se aumente também a produção nas indústrias de alimentos e com isso, se exige o uso de fertilizantes e agrotóxicos onde tudo isso terminara na poluição ambiental contaminando rios, lagoas e consequentemente, contaminando o próprio ser humano através dos alimentos que serão consumidos vindo dessas águas contaminadas.
    ELIZABETH GARCIA SOARES ( 2º período enfermagem/noite)

    ResponderExcluir
  13. A aula nos mostrou que quanto maior a pobreza falta de saneamento básico, maior a proriferação de doenças acometidas em um lugar com aumento desordenado de pessoas com renda baixa.
    Na doença encontramos a tuberculose com determinantes sociais bem marcados, sendo possível estabelecer uma estreita relação com as condições de moradia, acesso aos serviços de saúde e alimentação adequada.
    Entretanto aprendi que o enfermeiro tem que ter uma boa abordagem, saber se comunicar e se apresentar , para realizar um otimo trabalho na comunidade para estar amenizando os problemas ambientais que estão inseridas na Saúde Pública.(Claudiane de Carvalho Alves)- Enfermagem 3° periodo noite

    ResponderExcluir
  14. A última aula foi uma constatação do que mais acomete as grandes metrópoles, o crescimento populacional, que é um grande fator no desgaste ambiental e na interferência da saúde do individuo. Debatemos que quanto pior as condições do ambiente, maior a presença de doença. O grande avanço das comunidades é um determinante para a falta do saneamento básico, poluição dos rios, má condição de moradia; como casas construídas quase uma em cima da outra tudo isso favorece para o grande acometimento de doenças no individuo... Nós profissionais da saúde devemos fazer um eficiente trabalho de saúde pública para minimizar e até mesmo combater a determinadas doenças. Anna Karla da Silva Pereira ( 3º período de enfermagem noite)

    ResponderExcluir
  15. De acordo com o tema discutido em sala de aula,pude concluir com mais clareza sobre a influência da saúde ambiental com a relação junto as doenças que atingem a todos que não possuem boas condições financeiras. Como dizia Sylvia Carolina Aranha,2006 Quanto pior as condições do ambiente, maior a presença de doenças, entretanto, com o aumento da população a aglomeração é o que mais vemos e se tornou comum, várias pessoas que vivem em casas pequenas,com pouca ventilação e várias infiltrações e sem nenhum saneamento básico, porém, sendo assim o causador de doenças respiratórias: bronquites, alergias etc...
    As intervenções adotadas para uma melhora seria, um combate com as políticas de prevenção que devem ser planejadas de acordo com a comunidade.( PRISCILLA GAGO TRINDADE/ENFERMAGEM-NOITE 3 PERÍODO)

    ResponderExcluir
  16. Na aula passada os temas discutidos foi os fatores ambientais e a saúde dos indivíduos. Conforme a população vai crescendo cada vez mais havéra a aglomeração de famílias, sem condição social, sem infraestrutura acabam tendo risco de saúde, pois muitas pessoas moram em favelas vivendo em casas apertadas, sem vetilação correndo o risco de pegar algumas doenças respiratórias, como: asma, bronquite e alergias. Isso já se ver na favela da Rosinha com grande indice de desordem urbana gerou uma prevalência de turberculose devido a umidade e falta de luz solar no local.

    ResponderExcluir
  17. O tema abordado e discutido na ultima aula foi sobre (relações entre fatores ambientais e a saude dos individuos) ao qual aprendi que através desse momento de relações que vem a prevenção primária.Em relação a isso ficou bem claro que quanto maior(piores)as condições do ambiente maior a presença de doenças e quanto menos as condições sociais maior a presença de doença.Vem piorando a cada dia devido a aglomeração de casas em comunidade,as moradias precárias,o aumento da população,a falta de saneamento basico,vem aumentando ainda mais a taxa de natalidade,contribuindo para o aumento de varias doenças principalmente as respiratórias.Então não podemos esquecer que temos que mexer sempre na saude individual e coletiva,pois não podemos falar só em saúde e sim lembrar sempre da saude ambiental que são interligadas que se refletem diretamente na saude da população,principalmente na area primária.Ana Carolina Nunes Melo.(Enfermagem noite)

    ResponderExcluir
  18. A saúde dos indivíduos não depende somente de si mas também de uma equipe bem preparada para abordagem domiciliar que leve para suas moradias a importância de se prevenir patologias podemos ver hoje muitas pessoas consideradas pobres porque vivem em ambientes de extrema sujeira, viso que o individuo pode viver num barraco mas também pode mante-lo limpo para evitar e prevenir doenças pois as pessoas podem ser pobres mas não preguiçosas mas levando em consideração que muitos são levados ao desanimo por falta de emprego para manter a si e a sua família e com a falta de dinheiro o individuo não tem como comprar produtos de limpeza, remédios e alimentos para manter uma boa qualidade de vida eu acho q o povo tem q lutar pelos seus direitos pois a desigualdade no brasil é muito grande e tudo que o povo mais precisa é igualdade social ter seu emprego para que as famílias possam viver dignamente e com saúde .
    ROSINETE NUNES MOREIRA (enfermagem/noite)

    ResponderExcluir
  19. Vimos que quanto piores as condições do ambiente, maior a presença de doenças. Quanto menos condi social, menor qualidade de vida. Não exite melhora sem participação politica. A desorganização urbana aumenta a incidência de doenças gastrointestinais e respiratória. Maior índice de tuberculose, pois não há ventilação e nem luz solar, aumentando a proliferação de fungos e bactérias. Por tudo isso é preciso que seja feita intervenções políticas, para um bom planejamento das cidades. JAQUELINE ANDRADE(FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  20. O grande número de fatores ambientais que podem afetar a saúde humana é um indicativo da complexidade das interações existentes e da amplitude de ações necessárias para melhorar os fatores ambientais determinantes da saúde. Porém, os programas de melhorias no ambiente têm ações bastante diferenciadas daquelas de atenção médica, ainda que não possam estar desvinculadas delas. A resposta de indivíduos a um aspecto nocivo do ambiente depende, também, de sua constituição genética. Os fatores ambientais podem ser: agentes físicos, substâncias químicas, agentes biológicos e fatores nutricionais. Eles estão relacionados às características geográficas de uma região, à cultura dos grupos, ao status socioeconômico e a fatores ocupacionais.

    GIANINNY MATTOS DE MELLO - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO.

    ResponderExcluir
  21. Compreendo que par se ter uma boa condição de saúde é primordial se ter o fator educação ambiental, neste contexto se engloba toda a extrutura que compõem este fator onde conscite em: saneamento básico, moradia adequada, tratamento de água, coleta de resíduos..., com o crescente número de fatores ambientais desfavoráveis, existem meios em que possamos alterar esta complexidade para determinarmos, ao menos, uma saúde de qualidade. Com isso necessitamos de pessoas propostas a trabalhar na abordagem da comunidade/domiciliar, onde leve para esses locais a importância da prevenção de patologias (gastrointestinais, respiratórias, de pele, dentre outras...)provenientes aos descuidos relacionados ao meio onde vivem. Vejo que a equipe de saúde tem que estar de mãos dadas com a comunidade, proporcionando a ela condições de prevenção, aprendizado e melhoria de vida(saúde).
    MÁRCIA CARMELITA DA SILVA. 20121104213 ENFERMAGEM 3º PERÍODO NOITE.

    ResponderExcluir
  22. A aula sobre saúde ambiental retratou sobre as condições de saúde ligadas ao ambiente em que a pessoa vive e freqüenta, ou seja, lugares com uma péssima qualidade de saneamento, lixo ou contaminação seja no solo, no ar ou na terra as pessoas que freqüentam ou vivem próximo a esses lugares tendem a adquirir doenças mais facilmente pois a sujeira é um foco perfeito para ploriferaçao de microorganismos patogenos e doenças parasitarias.
    A saúde esta vinculada diretamente a higiene, quanto maior a higiene maior a chance da pessoa n adquirir doenças
    (Enfermagem- Felipe dos Santos Acacio)

    ResponderExcluir
  23. A questão habitacional e a falta de recursos financeiros estão intimamente ligados e interferem diretamente nos problemas de saúde, pois o aglomeramento desordenado das moradias dificulta a penetração dos raios solares e a ventilação dentro das comunidades tornando-as um ambiente favorável à cultura de microrganismos, que podem ser comparadas a uma "estufa" úmida e quente, fazendo com que as bactérias se disseminem favoravelmente. Além dessa convivência íntima com os microrganismos, estes indivíduos devido as suas condições financeiras não tem uma boa alimentação, falta-lhes saneamento básico e acesso aos serviços de saúde, tornando-os suscetíveis a todo tipo de doenças. Através de uma ação conjunta e metodológica entre governo, associação de moradores, agentes comunitários e população poderíamos diagnosticar a real necessidade das comunidades e trabalhar em prol da prevenção e combate de doenças simples que podem ser extintas com simples atitudes. CRISTIANE DA COSTA E SÁTIRO NOVO - ENFERMAGEM - NOITE - 20121105362

    ResponderExcluir
  24. Quanto maior é o indice de saneamento básico precário mais os indices de doenças são elevados, pois o crescimento desorganizado de certos lugares.
    A falta de moradia digna, condições financeiras, por muitas vezes nós deparamos com familias morando dentro de um só cômodo, sem iluminação adequada, com paredes contendo certos fungos e bactérias propicia para manifestação de doenças, as vezes sem local para fazer suas necessidades básicas, fossas utilizadas à céu aberto, elevando mais ainda o indice de contaminação do solo, da água e da propria pessoa que habita o determinado local.
    Doenças fáceis de ser evitadas estão matando ou deixando sequelas irrepáraveis na população.
    O Governo deveria começar a investir em prevenção primária com o intuito de amenizar esses indices e elaborar uma forma de trazer melhoras nas condições socio-econômicas da população.

    Fabiana Macedo Pessanha - Enfermagem - 2º periodo

    ResponderExcluir
  25. Os fatores socio-economicos precários faz com que a população da baixa classe social seja atingida por doenças provocadas pela falta de saneamento básico, alimentação entre outros fatores.
    Essas pessoas residem em lugares de extrema poluição, muita aglomeração, em solo e água contaminados, pois o esgoto corre entre as casas.
    Algumas dessas pessoas vivem em pequenos cômodos sem ventilação, luz e umido sendo propicio para poliferação de fungos e bactérias causadoras de certas doenças.
    O Governo tem que começar sua atuação para controlar o saniamento básico e proporcionas a melhoria de sáude para essa população atingida, pois do que adianta melhorar o atendimento a saúde e esquecer os fatores que leva a não ter o bem-estar.
    Para se viver bem precisamos ter um ambiente saudavel para todos.

    Gabriella Santos da Silva - Enfermagem - 2º periodo

    ResponderExcluir
  26. Muitas pessoas não percebem, mas o homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do meio ambiente saudável para ter uma vida salubre.
    É certo que qualquer dano causado ao meio ambiente provoca prejuízos à saúde pública e vice-versa. "A existência de um é a própria condição da existência do outro" razão pela qual o ser humano deve realizar suas atividades respeitando e protegendo a natureza. É fácil descobrir inúmeras situações que demonstram a relação entre o meio ambiente e a saúde.
    O vibrião da cólera, por exemplo, é transmitido pelo contato direto com a água ou pela ingestão de alimentos contaminados. A falta de saneamento básico, os maus hábitos de higiene e as condições precárias de vida de determinadas regiões do planeta são fatores que estão intimamente ligados com o meio ambiente e que contribuem para a transmissão da doença. “A água infectada, além de disseminar a doença ao ser ingerida, pode também contaminar peixes, mariscos, camarões etc.”.

    Fabiana Santos Correia - Enfermagem - Noite

    ResponderExcluir
  27. A qualidade do saneamento básico do país preocupa muito não só as autoridades, mas também as pessoas que vivem ao redor de tanta falta de infra-estrutura. A baixa renda familiar aliada a grande taxa de natalidade e a condições precárias de saúde e saneamento, não deixam a bola de neve parar de crescer e com isso acarreta inúmeros problemas sócio-econômicos ambientais. Clássicos problemas respiratórios, verminoses e até simples infecções tomam proporções alarmantes, além da contaminação da água que leva a diversas outras enfermidades. Os responsáveis pela adequação da saúde ambiental tomam as suas providências, mas algumas vezes precipitadas e querem resolver os problemas de uma só vez, do centro para a periferia, quando sabemos que a solução está primeiro do lado de fora, do lado de quem não sofre com essas condições.


    IGOR BATISTA DA SILVA - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO

    ResponderExcluir
  28. Durante as aulas eu compreendi que as condições do ambiente no que diz respeito à qualidade da moradia pela infraestrutura, afetam diretamente a saúde dos moradores. Conforme o exemplo mostrado em sala de aula dos moradores da favela da rocinha, ficou claro que em um ambiente sobrecarregado como esse tem diversos problemas de infraestrutura devido ao aumento rápido e quase desenfreado da população. Tais problemas tornam-se muito difíceis de se resolver com o passar do tempo e a má gestão dos recursos públicos. E o acúmulo dessas variáveis acabam por auemntar significativamente o risco para os que ali vivem.
    Com o péssimo saneamento básico, grande densidade demográfica e pouca ou enhuma incidência de luz solar, dentre outros fatores, Diversos agentes etiológicos encontram os meios necessários para se multiplicarem e/ou se espalharem com facilidade. E este é um assunto grave, que deve ser tratado com seriedade e agilidade.

    ResponderExcluir
  29. Pude perceber com a aula passada, que quanto menor condição social, menor a qualidade de vida da pessoa e maior a proliferação das doenças. O aglomeramento desordenado das moradias é um "prato cheio" para as bactérias e a cultura de microorganismos, facilitando o aparecimento de doenças. As condições precárias de saneamento, a poluição do ar, um ambiente de trabalho inseguro etc, tudo isso está diretamente ligado ao surgimento de agravos, como diarréia, intoxicação, infecções respiratórias, doenças causadas por vetores ou zoonoses, dentre outras. Devido a suas condições financeiras, o indivíduo não possui uma boa alimentação, falta saneamento básico, infra-estrutura e um bom acesso à saúde, tornando-o suscetível e ficando totalmente exposto a todo e qualquer tipo de doença. Com isso, podemos perceber que as condições socioeconômicas estão diretamente e inteiramente ligadas as doenças. Necessita-se da intervenção do governo, ao menos para minimizar essa situação, investindo em prevenção e elaborando uma forma de trazer melhorias para as condições socioeconômicas dessa população.

    Thalita de Mello Silva - 3º Período/Enfermagem/Noite.

    ResponderExcluir
  30. Na última aula o tema abordado foi a relação dos fatores ambientais e a saúde dos indivíduos. Onde foi discutido que a falta de saneamento básico, aglomeração de pessoas em casas muito pequenas, sem incidência solar e pouco ventilada gera na população várias doenças respiratórias. Geralmente isso ocorre em casa onde a situação econômica é precária. Já dizia Sylvia Carolina, “quanto pior as condições do ambiente, maior a presença de doenças. Então se entende que a saúde ambiental está relacionada a saúde individual e coletiva. E para haver uma melhoria tem que ter uma ação política envolvendo igrejas, associações, comércios do local reivindicando seus direitos. Gabriela da Silva Lima Luis/3ºperído/Noite

    ResponderExcluir
  31. Sempre me surpreendo com os dados estátisticos abordados em sala de aula e seus números alarmantes. Na última aula o professor nos mostrou de forma concreta a ligação entre questões socioeconômicas e ambientais como interferência direta no fator saúde, nos mostrou os fatores que elevam a cada ano o número de doenças em uma sociedade carente de tudo, não só nas questões como infra-estrutura, mas como a carência no conhecimento, que tendem a elevar ainda mais o número de agravos. Fatores como aglomeração, falta de saneamento básico, alimentação inadequada, violência e outros interferem diretamente na saúde do cidadão e de toda uma comunidade. Rayssa Castro enfermagem/noite/ 3ºPeríodo

    ResponderExcluir
  32. Saude ambiental falou sobre a ligação entre a ligação entre ambiente e saúde, ou seja quanto mais insalubre é um lugar maior é a chance do indivíduo adquirir uma determinada doença.
    Com o crescimento das cidades o meio ambiente acaba sendo desgastado, desmatando-se arvores, se construindo casa em locais de risco e com isso acabando acontecendo as favelas, lugares com amontoado de casas e sem rede de tratamento de água esgoto, o que por sua vez gera doenças a população que ali vive
    (Enfermagem- adriana oliveira dos santos)

    ResponderExcluir
  33. Pode-se afirmar que a saude relaciona-se diretamente com as condicoes e fatores ambientais entornos ao individuo. Pesquisas e dados estatisticos vem constantemente reforcando esta afirmacao. Por exemplo, para que haja mudanca em marcadores de saude de um determinado publico alvo, ha a necesidade de modificacao de politicas publicas voltadas a melhoria de condicoes medico- sanitarias,, esporte, educacao, alimentacao, lazer. Portanto, saude e doenca sao consequencia do meio em que se manifestam. Fernando Coimbra/Fisioterapia

    ResponderExcluir
  34. Na aula do dia 03/05 pode ser conferido mais a fundo uma das bases dos modelos saúde-doença estudada anteriormente (fator ambiental). Foi visto que tal grandeza é tão importante que a OMS criou uma definição de saúde ambiental e assim pôde especificar mais facilmente as diretrizes que priorizem a saúde. Exemplificando isso, viu-se que doenças como a tuberculose são propagadas em locais que apresentam condições quase desumanas, em meio a pobreza e aglomeração populacional. E devido a mesma crescente populacional, surge o problema da poluição em função dos meios usados (agrotóxicos visando melhor produção...) para viabilizar um padrão que possa suprir tais pessoas. Hugo Ubiratã / Fisioterapia

    ResponderExcluir
  35. Determinados fatores, podendo ser eles físicos, químicos, biológicos, sociais e ambientais podem influenciar diretamente e potencialmente a saúde e no bem estar do indivíduo.O indivíduo desenvolve as doenças de acordo com o ambiente em que se encontra e em diversas áreas em nosso país encontramos incidências de doenças respiratórias, gastrointestinais, doenças de pele,bacterianas entre outras, tudo isso nos mostra cada vez a falta de saneamento básico e infra- estrutura. Para que tudo isso comece a funcionar em perfeito estado infelizmente precisamos de intervenções políticas, enquanto isso não acontece observamos cada vez mais que as condições dos meios refletem no físico.
    "Saúde Ambiental é o campo de atuação da saúde pública que se ocupa das formas de vida, das substâncias e das condições em torno do ser humano, que podem exercer alguma influência sobre a sua saúde e o seu bem-estar" (Brasil-MS, 199

    Natália C. Lobão - 7º Período- Fisioterapia

    ResponderExcluir
  36. Quanto piores as condições do ambiente, maior a presença de doenças (Sylvia Carolina Aranha, 2006). Essa frase já diz tudo. E infelizmente a população brasileira ainda é muito atingida pela pobreza e a miséria. Se tornando cada vez mais frágeis as agressões do meio ambiente. Vivendo em condições sub-humanas, onde um barraco abriga muitas pessoas em meio a precariedade, sem qualquer saneamento básico e, com isso, ficam expostos a vários tipos de doenças. As preocupações com meio ambiente vem se estruturando recentemente, pois essa problemática vem se agravando dia após dia, e ainda estão buscando soluções. Devido o aumento desenfreado da população, o grande desenvolvimento industrial, entre outros, estamos sofrendo muito com esse crescimento, e assim , o meu ambiente também sofre com tanta poluição originada dos esgotos humanos a utilização de produtos com componentes responsáveis pela contaminação. E tenho visto que pouca coisa tem sido feita para mudar essa realidade. Nossas Autoridades investem em programas ilusórios, designam PSF ou USF em lugares sem condições nenhuma de se manter uma vida saudável. Logo, se torna impossível realizar cuidados preventivos, onde a necessidade é a medicina curativa. Temos que acordar e nos conscientizar da importância do cuidar dessa inter-relação entre saúde e meio ambiente.
    Aline Moraes

    ResponderExcluir
  37. Na aula foi discutido a relação entre os Fatores Ambientais e a Saúde dos Indivíduos, onde os principais determinantes da saúde incluem o ambiente social e econômico, o ambiente físico e as características e comportamentos individuais da pessoa.Um indivíduo vive é de grande importância na qualidade de vida dele mesmo e em seu estado de saúde. O ambiente social e econômico são fatores essenciais no estado de saúde,dado o fato de que altos níveis educacionais estão relacionados com um alto padrão de vida, bem como uma maior renda. Geralmente, as pessoas que terminam o ensino superior têm maior probabilidade de conseguir um emprego melhor e, portanto, são menos propensas ao estresse em comparação com indivíduos com baixa escolaridade.O ambiente físico é talvez o fator mais importante que deve ser considerado na classificação do estado de saúde de um indivíduo. Isso inclui fatores como água e ar limpos, casas, comunidades e estradas seguras, todos contribuindo para a boa saúde.A percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto as crenças sobre o que traz ou retira a saúde.

    Anna Carollina Akemi - ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  38. Foi debatido na aula anterior a relação entre os fatores ambientais e a saúde dos indivíduos. Em relação a saúde ambiental : " Quanto piores as condições do ambiente, maior a presença de doença.( Sylvia Carolina Aranha,2006)."Realmente como podemos ter boa saúde em um ambiente sem saneamento básico, onde os dejetos passam ao ar livre, os agrotóxicos jogados em plantações sem o mínimo cuidado, rios e lagos poluídos, como se não basta-se,a falta de planejamento habitacional nas grandes cidades e até municípios pequenos como nosso,construção próximas as praias e mangues. O poder público tem o dever de fiscalizar e sanar esses problemas.Afinal o nosso Brasil é de uma beleza invejável. (Jerrimara o. Rodrigues/ enfermagem 3 período)

    ResponderExcluir
  39. O assunto em sala de aula foi bastante construtivo, pois os fatores relacionados à saúde ambiental são evidentes os sinais de deteriorização do ambiente em escala planetária. A degradação progressiva dos ecossistemas, a contaminação crescente da atmosfera, solo e água, bem como o aquecimento global são exemplos dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente. Esses problemas são exacerbados em situações locais em que se acumulam fontes de riscos advindas de processos produtivos passados ou presentes, como a disposição inadequada de resíduos industriais, a contaminação de mananciais de água e as péssimas condições de trabalho,moradia e decadência na saúde. ANA CAROLINA GONÇALVES DE SOUZA MORAES 7ºPERÍODO - FISIOTERAPIA- NOITE

    ResponderExcluir
  40. A saúde pública e a saude ambiental estão diretamente ligadas , pois é impossível se ter saúde onde as condições do ambiente e comunidade que se vive são precárias .Como foi mostrado e discutido em sala o exemplo da comunidade da Rocinha onde o índice de moradores contaminados por tuberculose são absurdos aproximadamente 300 em 100 mil moradores ja tiveram a doença, por conta dos guetos serem pouco ventilados e muito úmidos e onde há pouca iluminação solar ou quase nenhuma .é obvio que tem de se implantar projetos de conscientização nessas comunidades, através de escolas e PSF( Posto de Saude da Família ) para que a população em geral tenha clareza de como se prevenir , pois a doença e a saúde sempre foram um problema social e não só individual .(Ellen Cristina Prioste da Silva) segundo periodo de Enfermagem

    ResponderExcluir
  41. A Educação Ambiental não deve discutir somente o meio ambiente físico, mas também deve contextualizar a saúde local, destacando os cuidados com a prevenção de doenças e gestão dos fatores ambientais deletérios a saúde. O termo saúde ambiental se refere a relação da população com o meio ambiente em que vive. Nem todos procuram zelar pelo ambiente, quanto pela saúde do mesmo,de forma que a população não venha a ser afetada com as inúmeras doenças e prejuízos causados por práticas erradas ou falta de controle ambiental.Devido o aumento desenfreado da população, o grande desenvolvimento industrial, entre outros, estamos sofrendo muito com esse crescimento, e assim , o meu ambiente também sofre com tanta poluição originada dos esgotos humanos a utilização de produtos com componentes responsáveis pela contaminação.Preocupando-se com a saúde do ambiente que está em nosso entorno conseguimos garantir um futuro adequado para as nossa gerações descendentes e assim ter uma vida mais saudável e sustentável. Tais Macedo (20121105644)enfermagem - Noite!!1

    ResponderExcluir
  42. Na aula, vimos que os fatores ambientais estão relacionados também ao pouco ou nenhum nível de escolaridade que tem uma implicação direta na qualidade de vida e saúde da populção, já que menos conhecimentos gera menos informações. Moradias precárias levam a um aumento na incidência de doenças assim como os habitos alimentares e condições de higiene pessoal, no entanto pessoas e famílias em boa situação socioeconômica, e que possuem boa educação, possuem menor risco de adquirirem ou serem afetados por doenças, devido ao maior conhecimento e acesso aos meios pelo qual as doenças podem ser tratadas. Para melhora dessas situações é importante propor ações para controlar os malefícios causados por fatores ambientais, como água impropria ao uso, falta de saneamento básico, coleta de lixo e canalização de esgoto e a educação em saúde para todos. Temos que nos concientizar da importância do meio ambiente com relação ao presente e ao futuro da nossa saúde.
    Mirella Chapetta (FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  43. Ao observar os dados estátisticos abordados em sala de aula no dia 03/05/2013,pelo professor Waldemiro,percebi a importância da saúde coletiva na população de baixa renda.Os problemas que envolvem a saúde no Brasil estão na maioria das vezes interligados com a pobreza local ou na regionalidade na qual o indivíduo reside influenciando constantemente o bem estar físico e mental,ou seja quanto piores as condições do ambiente, maior a presença de doenças.Um exemplo puramente esclarecido foi o da favela da Rocinha no Rio de janeiro,que demonstrou Fatores como aglomeração populacional, falta de saneamento básico, alimentação inadequada,moradias com pouca passagem de ar,pouca iluminação solar são agravante que podem levar os moradores daquela região a contágios constantes de bactérias,vírus e outros microorganismo ali presentes.Um bom projeto incluindo associação de moradores, agentes comunitários e população poderíamos amenisar e controlar melhor os agentes patológicos em questão.
    RENATA GOMES/FISIOTERAPIA

    ResponderExcluir
  44. O meio ambiente está diretamente ligado as condiçoes de saúde de um indivíduo, logo se há alguma alteração ou desiquílibro no meio em que ele vive as probabilidades desse indivíduo de desenvolver agravos que venham a contribuir a problemas em sua saúde são muito grandes. Porém a manutenção de um meio ambiente equilibrado não e tão facíl de conseguir, pois necessita de um intervenção do estado e uma conscientização da sociedade em um todo, e esse tipo de ação é muito difícil de se conseguir devido a falta de interece tanto do estado, quanto dos cidadão. Deste modo, muitas pessoas ainda vão sofrer com doenças que poderiam ser evitadas com simples medidas socio-econômicas tais como: saneamento básico, infra-estrutura, programas de conscientização ambiental, etc...
    JHONATHA MEIRELES DE MOURA - ENFERMAGEM 2° PERÍODO - NOITE

    ResponderExcluir
  45. Na aula pude observar a ligação entre saúde do indivíduo e o meio ambiente em que vive (Saúde ambiental), pois quanto maior a pobreza, pior são as condições de vida e o meio ambiente em que vive. O meio ambiente e o local de habitação estão diretamente ligados a saúde do indivíduo pois sem saneamento básico, com poluição, moradia precária por exemplo, mais facilidade o indivíduo tem de contrair doenças.
    Infelizmente o Brasil ainda tem um índice auto de pobreza e até miséria, pessoas vivendo em condições precárias, aglomeradas em favelas, favorecendo o aparecimento de diversas doenças. Graziele P. Baptista Santos - 3ºPeríodo- Noite.

    ResponderExcluir
  46. Na aula passada os temas discutidos foi os fatores ambientais e a saúde dos indivíduos Vimos que quanto piores as condições do ambiente, maior a presença de doenças. Quanto menos condição social, menor qualidade de vida.
    Devido a suas condições financeiras, o indivíduo não possui uma boa alimentação, falta saneamento básico, infraestrutura e um bom acesso à saúde, tornando-o suscetível e ficando totalmente exposto a todo e qualquer tipo de doença. Com isso, podemos perceber que as condições socioeconômicas estão diretamente e inteiramente ligadas as doenças.
    Scarlet de Souza Silva. (Enfermagem)

    ResponderExcluir
  47. Em sala de aula foi feito um debate sobre a questão do meio ambiente e o quanto contribui para a presença de doenças, realmente as questões socio-econômicas acabam influenciando quando o assunto é saúde, pessoas que não possuem uma infra-estrutura residencial como a falta de água potável a questão de saneamento básico, estão concentrados os problemas de saúde como respiratória, gastrintestinais. O Brasil é um dos 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose em todo mundo, pois a maior concentração de pessoas está em comunidades, no qual são localizadas de forma agrupada não tendo por exemplo a presença do sol, causando um ambiente úmido propício a esse tupo de doença. A saúde ambiental é o campo de atuação da saúde pública que interfere em fatores como qualidade de vida, fatore físicos, químicos e biológicos, social, psicológico no meio ambiente, e a maior causa da poluição ambiental é o crescimento contínuo da população e o vertiginoso desenvolvimento industrial. Juliane F. Correia Veiga - 5º período - Enfermagem - Noite.

    ResponderExcluir
  48. De acordo com a ultima aula, podemos perceber Muitas pessoas de baixa e média renda continuarão a ser afligidas por doenças evitáveis devido a exposições ambientais modificáveis causando sofrimento desnecessário e perpetuando um ciclo de pobreza. Processos de desenvolvimento econômico atuais, enquanto aliviam muitos problemas de saúde e sociais, estão cada vez mais ligados a ameaças de saúde ambiental, abrangendo desde poluição do ar e inatividade física até mudanças climáticas . Práticas de desenvolvimento sustentável tentam reduzir o impacto ambiental e deveriam, em teoria, reduzir as consequências adversas da saúde ambiental em relação ao desenvolvimento tradicional. Ainda assim, diversas situações vai ser irreversível.

    ResponderExcluir
  49. COMENTÁRIO ACIMA;
    MOISÉS B.FERREIRA,
    ENFERMAGEM ,NOITE.

    ResponderExcluir
  50. Em aula foi feito um debate no qual abordou um assunto que envolvia o individuo e o meio ambiente. Então, de acordo com o assunto discutido podemos observar alguma alterações no ambiente em que viviam e de que vivem, além disso, constatamos também que o ambiente interfere na saúde do indivíduo, e para que essa relação nao ocorra de forma desordenada, como vivenciamos ano a ano, infelizmente necessitamos da ajuda de políticos. No decorrer do debate foi levantado um um tópico muito importante a ser entendido para a saúde coletiva, a urbanização desordenada, como citado a cima o ambiente interfere na saúde do indivíduo, e ate mesmo sendo consideradas maravilhas e perfeições do Brasil, as favelas não apresentam número epidemiológicos que auxiliam em um resultado positivo sobre a saúde da população. Então, posso concluir que a saúde ambiental e e saúde pública estao diretamente ligadas, levando em consideração o conceito da OMS que diz, que a saúde e um dever do estado e direito do indivíduo. PAULO JOSÉ RODRIGUES DE ANDRADE - ENFERMAGEM - NOITE - 3° PERÍODO

    ResponderExcluir
  51. Encerrado. Nenhum comentario mais será aceito sobre este tema. Prof. Waldermiro Romanha.

    ResponderExcluir