segunda-feira, 20 de maio de 2013

Indicador de S A (Marco Conceitual) - Manhã.


26 comentários:

  1. O perfil de saúde da população Brasileira e o cenário sociobiental,doencas cardiovasculares e neoplásticas(respectivamente primeira e terceira causas de óbitos),doenças infectoparasitarias,causas extenas acidentes e violências.
    Conjuntos de acoes que proporciona o conheci
    mento,e a detecção de qualquer mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interfere na saúde humana, recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco relacionados as doenças e outros agravos a saúde,relações entre meio ambiente,saude,sustentabilidade,e saúde ambiental.


    Viviane Fernandes Melo.
    Enfermagem,Manha,3 Período.

    ResponderExcluir
  2. jose roberto f do nascimento turma 4ENF13A manha21 de maio de 2013 às 08:40

    Um indicador de saúde ambiental pode ser visto como uma medida que sintetiza, em termos facilmente compreensíveis e relevantes, alguns aspectos da relação entre o meio ambiente e a saúde, de forma a auxiliar tomadores de decisão a fazer escolhas mais apropriadas, fundamentadas em informações. Estes são os que regem ,e fundamentam as lei ,para prevenção ao meio ambiente e a saúde ; OMS / OPAS / MS/DATASUS / SVS/MS/CGVAM/SVS/MS.
    Marco conceitual para desenvolvimento de indicadores de saúde ambiental; FORÇAS MOTRIZES é acarretado através de fontes contaminadoras que são (indústria ,transportes ,atividades domesticas , gerenciamento de resíduos e agricultura )eles causam PRESSOES e (emissões de gases tóxicos ),ESTADO (concentram no ambiente ar, agua ,alimentos e solo)EXPOSIÇÃO ( acaba ficando exposto e contaminando em pequenas dose o homem e animas , e o adoecendo )causando EFEITO ( na saúde moderado ,clinico ,avançado ,permanente ,precoces e subclínicas .Tem que haver uma AÇAO para evitar estes acontecimento , em conjunto a população e as entidade de saúde responsável pela fiscalização .

    ResponderExcluir
  3. Na aula vimos e aprendemos um pouco mais sobre Indicadores Ambientais, que ao meu ver vem discutindo sobre o desenvolvimento mundial e com o crescimento urbano cada vez maior e muita das vezes sem preocaução nenhuma acaba acarretando a degradação ambiental e a qualidade de vida de todos que ali vivem. E acaba aparecendo na população doenças cardiovasculares , parasitárias , acidentes e violências , pois por não cuidarem do ambiente onde vivem acabam ficando doentes porque tem contato com o esgoto , não tem água tratada e mesmo assim a usam pra tudo e ainda tem contato com os lixos pois não tem uma coleta adequada que acaba aparecendo ratos entre outros insetos e bichos. Então ao meu ver tem que ser algo consensual deve vim de toda a população uma ação junto com os reponsáveis pela fiscalização e assim ajudar a melhorar a relação entre o meio ambiente e a população , pois sem o ambiente como se terá uma vida mais prosperável para nós e para a população futura.
    Nome: Marcelli Thaís Gauté Peres Rodrigues
    turno manhã - 3º período -Enfermagem

    ResponderExcluir
  4. A saúde pública, vem ao longo dos anos trabalhando com a questão da prevenção, efetuando a orientação da população de modo geral, porém encontra muita barreira no sentido de prevenção, devido ao crescimento desordenado da população, aglomeração de pessoas,com a urbanização está se desenvolvendo rápida e desordenada, faz com quê tenha à degradação ambiental e a péssimas qualidades de vida. Com todos esses fatores de destruição ambiental, estão relacionados aos danos à saúde, como: doenças cardiovasculares, neoplásicas, doenças infecto-parasitárias, acidentes e bastante violências. Tudo isso por causa de poluição atmosférica, inadequação do saneamento básico , exposição a substâncias químicas e físicas e entre muitos outros.
    Caroline Claudino da Silva 20121100505

    ResponderExcluir
  5. Os sinais da crise ambiental no âmbito global efeito estufa; aquecimento dos mares; comprometimento da camada de ozônio e na saúde individual intoxicações químicas; câncer; malformação congênita,respiratórias; estresse; dependência de drogas; violência) são evidentes e reconhecidos amplamente.A saúde das populações também sofre os efeitos desses desequilíbrios e desigualdades, refletidos nos perfis epidemiológicos. Por exemplo: o aumento da violência urbana e rural; a fome; a infância desamparada; o trabalho infantil; os acidentes de trânsito e de trabalho; e a poluição ambiental e a degradação dos espaços urbanos e solos cultiváveis, bem como a contaminação dos mananciais utilizados para abastecimento de água.Todas essas condições fazem com que a qualidade de vida diminua e coloque em risco a própria sobrevivência no planeta, tirando das futuras gerações a oportunidade de acessar os recursos naturais que a Terra nos oferta. nós mesmos destruímos nosso ambiente. Devemos nos preocupar em identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco.

    Fabiana dos Santos Bueno Mat: 20121102666
    Enfermagem ( Manhã)

    ResponderExcluir
  6. Foi falado na aula de saúde coletiva que a maioria dos assuntos relacionados a saúde, estão ligados ao meio ambiente. O marco conceitual, são os indicadores para compreensão das causas dos efeitos relacionados a saúde da população. A cadeia ambiental da saúde define a sequencia de eventos da piora na qualidade de vida dos indivíduos. A força matriz gera pressão ambiental e o que esta no topo. A força matriz causa pressão ambiental de modo que o estado no ambiente se modifique. Já a exposição está exposta na modificação do meio ambiente que absorve e causa o efeito que pode ser temporário, precoce ou prolongado.
    Após o estado, as ações tomadas são curativas, até o estado as ações são preventivas.

    Aluna: Juliana Costa C. Mariano de Oliveira
    Curso: Enfermagem

    ResponderExcluir
  7. A saúde principalmente na população brasileira vem se degradando a partir de vários fatores entre elas como vimos a saúde ambiental sendo prejudicados pelas poluições de rios e mares,as indústrias e carros e a atmosfera o efeito estufa.Existem também outras doenças que vem aumentando a taxa de mortalidade que são as doenças cardiovasculares e neoplásicas e as infecto-parasitárias e acidentes s e violências.
    Na cadeia ambiente-saude podemos perceber que o estado ambiental parte primeiramente de forças motrizes(que são as indústrias,os carros que geram aquela fumaças poluidoras ,a jogada de óleo de cozinha em qualquer lugar etc...)essas ações podem ser prevenidas de nossa parte,isso geram emissões que afetam o estado do arnágua os alimentos e o solo que causam grandes efeitos na saúde.Por isso é que os indicadores de saúde fazem pesquisas e tomam medidas para melhorarem esse quadro.

    Aluna Márcia Cristina Da Silva 20122100606
    2º período enfermagem Manhã

    ResponderExcluir
  8. Dayana Vieira Moura24 de maio de 2013 às 12:39

    Dayana Vieira Moura – 20111100717
    Quando discutimos sobre saúde coletiva, fica claro que a saúde está ligada ao meio ambiente. O meio ambiente pode ser compreendido como um determinante de saúde, que sofre modificações na sua situação a partir de determinantes sociais que se expressam e gerando pressões sobre o mesmo. Assim, é integrante do processo que causa doenças e afetam a população. Com crescimento cada vez maior nos núcleos urbanos com uma desorganização, falta de condições favoráveis à saúde como, por exemplo, a falta de saneamento com uma grande dificuldade de realizar medidas de prevenções principalmente nas populações mais carentes contribui e favorece muito risco de doenças mais graves.

    ResponderExcluir
  9. Durante a aula pudemos entender um pouco sobre o que interfere na saúde coletiva do ponto de vista ambiental. Existem doenças que estão diretamente relacionadas com a ausência de higiene do lugar em que a população vive. Doenças transmitidas pela contaminação da água, por exemplo, como a amebíase, que comete o intestino do homem, são comuns em áreas onde não há investimento publico em qualidade de vida do coletivo. É necessário um despertar do poder público nesse aspecto já que é tão agravante para a vida humana em suas necessidades básicas.
    Carolina Buarque Gomes de Oliveira- 20121101456

    ResponderExcluir
  10. em nossas aulas de saúde coletiva temos avaliado a condição de vida da população e como o meio ambiente interfere na saúde do coletivo ou na ausência dela.
    Nos impressionou perceber que o poder publico negligencia a responsabilidade com a vida de seu povo, já que não proporciona, em muito lugares, o básico para que haja qualidade de vida e saúde, propriamente dita.
    Ficamos sempre alertas para a conscientização de que doenças como febre tifóide e cólera são transmitidas pela falta de higiene na localidade. E que possa haver mudanças nesse sentido.
    Tamiris Rodrigues Rosa-20121100289

    ResponderExcluir
  11. O que esta em pauta no momento é a qualidade de vida,a mínima condição sanitária e de infra-estrutura da população.Que por sua vez esta ligada direta e indiretamene com os agravos físico e mental do cidadão.A educação ambiental e conscientização mal elaborada e com falhas visíveis tem poder para influenciar na diminuição da qualidade de vida.Quando esses fatores agridem o ar,os alimentos,o solo e tudo que esta em contato com o humano o problema é certo! Existem formas de evitar a nossa falta de educação ambiental e social,no meio em que vivemos.O ato de não se preocupar onde descartamos o nosso lixo,não separar material reciclável,optar por antitranspirantes com metais pesados prejudicial à saúde.Reflete no cotidiano sem qualidade do homem,ações preventivas,decisões sanitaristas evitaria o amumento desses agavos.
    SIMONE MARIA DE ARAÚJO-20122101073 2 PERÍODO MANHÃ

    ResponderExcluir
  12. Os indicadores de Saúde Ambiental, trata de dispor informações relacionas a saúde do ser humano e sua interação com o meio ambiente, permitindo entender fenômenos que interferem os mesmos., quantificando-os, e analisando-os, para poder ser compreendido pela sociedade. Alguns fatores interferentes para a saúde do ser humano relaciona-se com o modo em que vive, condição econômica, pobreza e desigualdades. O crescimento urbano e populacional interferem diretamente o ecossistema, evoluindo para alguns problemas como aquecimento global, o super uso dos recursos naturais, extinção da fauna e da flora, poluição do ar, solo e água. A indústria se mostra uma das mais agressoras a esse sistema. Pensar e agir para um mundo mais sustentável atualmente gera grandes conflitos, pois interfere em muitas questões políticas, mas em alguns países essa consciência já esta começando a ser posta em prática, visando uma diminuição dos impactos ambientais.

    Elisângela Pinatti
    Mat: 20121103670
    Enfermagem / turno manhã

    ResponderExcluir
  13. Os problemas ambientais, tais como aquecimento global, efeito estufa, aquecimento das marés interfere diretamente na saúde individual, acarretando intoxicações químicas, câncer, malformação congênita, doenças neurológicas, imunológicas e respiratórias. A saúde da população está intimamente ligada às desigualdades e desequilíbrios ambientais, fazendo com que a qualidade de vida diminua e coloque em risco a própria sobrevivência do planeta. Precisa-se de um modelo de vigilância que se preocupe não somente com a ação dos efeitos dos problemas ambientais, mas sim com a prevenção dos mesmos.

    Luciana Crevelande Barbosa - 20121102619
    Enfermagem - Manhã - 3 período

    ResponderExcluir
  14. Entre as principais questões debatidas resumi que se segue na formulação de indicadores distintas áreas de conhecimento relacionadas à saúde e ambiente e deve-se levar em conta a participação social no processo de definição e uso dos indicadores; várias informações sobre a qualidade ambiental, exposição humana e efeitos à saúde relacionados com o meio, que já existem e que são produzidos e estão em uso , são relevantes e devem continuar a serem utilizados. Alguns exemplos desses são os indicadores de serviços de saneamento básico (água, esgoto e lixo), presença de vetores de doenças e níveis de poluentes no meio ambiente. Alguns dos indicadores já existentes devem ser modificados ou dar origem a outros indicadores de maior relevância à vigilância ambiental para a saúde. Por exemplo: indicadores da qualidade da água que chega no domicílio, indicadores sobre populações de animais de importância para a transmissão de doenças, indicadores sobre a intensidade das atividades econômicas e indicadores de poluentes de importância para a saúde pública.
    katiuce nogueira alves /matrícula :20131104266

    ResponderExcluir
  15. Bom, de acordo com meu entendimento os indicadores ambientais tem como objetivo relacionar o indivíduo com o ambiente que ele está suscetível, como por exemplo o efeito estufa, poluição das águas entres outros fatores que geram na população uma série de doenças que podem ser combatidas se houvesse a conscientização de todos,mas o homem é o primeiro a destruir seu próprio habitat. Outro fator importante a ser citado é o crescimento desordenado da população que muitas das vezes não tem onde morar e acabam se instalando em moradias inadequadas, sem saneamento básico ficando suscetível a doenças. Os indicadores devem avaliar essas questões e tentar amenizar essa situação que tanto é prejudicial para o indivíduo. Temos que preservar o ambiente como um todo pensando nas gerações futuras,ou seja,na sustentabilidade.

    Karlla Rodrigues
    Enfermagem
    20121101914

    ResponderExcluir
  16. Aula sobre indicadores de saúde.
    Os Indicadores de Saúde são um meio de comunicação voltado diretamente para a área da saúde, a saúde esta diretamente ligada ao meio ambiente que o ser humano vive, se ele tem uma boa alimentação se o local onde ele mora é um bom lugar para moradia com saneamento básico,se ele vive em um ambiente poluído, condição financeira, entre outros. O meio ambiente também pode influenciar não só na saúde física do ser humano, mas também na saúde mental. Portanto é preciso que haja uma maior conscientização da população na parte de resolução e prevenção desses problemas, pois essas condições adversas do meio ambiente causam efeitos nocivos e graves a saúde da população.

    Daniella de Souza Lessa
    Matricula: 20121101502
    Enfermagem 3ºperíodo Manhã

    ResponderExcluir
  17. Indicadores de saúde ambiental desvelam condições e tendências nas mudanças dos ecossistemas que interferem na saúde e na qualidade de vida dos humanos.São organizados na forma de uma matriz de causas e consequências a partir de dados secundários e complementados com resultados de entrevistas.Constitui indicadores de saúde ambiental a partir das ligações entre aspectos de saúde e outras variáveis ou cadeias de acontecimento.Pode se utilizar ações,tais como :
    -Estruturas municipais em meio ambiente: secretarias;
    -Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Região Metropolitana
    -Implementação da Vigilância em Saúde Ambiental;
    -Iniciativas intersetoriais para a Promoção da Saúde

    Viviane Cardoso-20121101488
    Enfermagem-3ºperíodo

    ResponderExcluir
  18. Os problemas de saúde estão ligados ao meio onde o individuo vive , com sua condição financeira e cultural.Doenças respiratórias,câncer,malformação congênita,doenças neurológicas e imunológicas estão diretamente relacionadas como cada individuo vive.
    Os indicadores de saúde ambiental servem para nos orientar (profissionais da saúde) como devemos interferir de modo efetivo e adequado para melhoria do meio onde vivem essas pessoas e conscientiza-las do mesmo. Sempre com o olhar na promoção e prevenção.

    Marize Layber
    Enfermagem - 3º período – 20121101100

    ResponderExcluir
  19. O assunto abordado em sala de aula foi sobre Indicadores de Saúde Ambiental, que nos mostra informações relacionas a saúde do ser humano e sua interação com o meio ambiente, assim nos permitindo entender que se o ambiente sofrer alterações como: a poluição, o efeito estufa, e a extinção da fauna e flora, a saúde do homem também ira sofrer alterações. Mas o triste é que sabemos que o próprio homem é quem destrói o seu próprio ambiente. E tem as suas condições financeiras e suas moradias inadequadas, com falta de saneamento básico que também contribuem muito para alterações de sua saúde. Penso que deveria ter mais indicadores e mais orientações aos seres humanos, pois assim também vamos garantir um mundo melhor para gerações futuras, e a saúde de muitos estará mais segura.

    ResponderExcluir
  20. Nesta aula discutimos como está sendo feito o desenvolvimento humano e o que isso tem gerado de impacto ao meio ambiente e também a saúde e bem estar humano.
    Estamos vivendo um desenvolvimento cruel, desumano, mas apesar de pequenas ações de compacto a isso estamos tentando melhorar.
    A OMS tem promovido estudos para um melhor entendimento da relação ambiente – saúde, de forma a subsidiar a definição de políticas e estratégias para estes setores.
    Esse crescimento acelerado ao desenvolvimento tem transformando o perfil de saúde das pessoas, como no caso do Brasil que as pessoas tem apresentado em 1º lugar - doenças cardiovasculares e neoplásicas (respectivamente 1ª e 3ª causas de óbito); 2º lugar – doenças infecto-parasitárias; e 3º lugar – causas externas (acidentes e violências). Conforme a OMS diz: 30% dos danos à saúde estão relacionados aos fatores ambientais.
    E com isso foi se criado a Vigilância em Saúde Ambiental que através de atitudes visam detectar os problemas que interferem no desenvolvimento ocasionando tais situações com medidas preventivas e sócio informativas.
    Assim também os Indicadores de Saúde Ambiental visa demostrar meios de prevenção ao ambiente e saúde sobre o relacionamento do ambiente e o desenvolvimento com formas de políticas e de gerenciamento.
    Tais indicadores de saúde são: OMS; OPAS; MS/DATASUS; SVS/MS; CGVAM/SVS/MS.
    Que juntamente trabalham com ações preventivas e ações curativas seguindo um padrão que gera a cadeia ambiente saúde:
    • Forças motrizes (que é alguma coisa que gera pressão ambiental, como indústrias e energia, transporte, atividades domésticas, gerenciamento de resíduos e agricultura);
    • Pressões – são as emissões das forças motrizes.
    • Situação – que gera uma concentração ambiental - essa situação gera um estado ao ambiente (ar, água, alimentos e solo);
    • Exposição – está exposição externa ao ambiente fazendo toda absorvida na natureza desenfreada;
    • Efeito – pode ser de moderados, clínicos, avanizados, permanentes, precoces, subclínicos- um dos causadores de problemas sócio ambientais e de saúde a população de leve a problemas crônicos.
    É preciso avaliar o desenvolvimento para um melhor aperfeiçoamento para das causas ambientais.
    Gisely Coelho Rangel Dutra – 2º Período – Matrícula 20122104581


    ResponderExcluir
  21. ASSUNTO INDICADORES DE SAÚDE AMBIENTAL ,FOI ESTE O ASSUNTO ABORDADO EM SALA DE AULA. A SAÚDE ESTA DIRETAMENTE LIGADA AO MEIO AMBIENTE ,A SAÚDE ENGLOBA UMA SERIE DE CONDIÇÕES QUE DEVEM ESTAR APROPRIADA AO BEM ESTAR COMPLETO DO SER HUMANO ,INCLUINDO UM MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO. UM DANO CAUSADO AO MEIO AMBIENTE PROVOCA PREJUÍZO A SAÚDE PUBLICA E VICE VERSA A EXISTÊNCIA DE UM E A PRÓPRIA CONDIÇÃO DA EXISTÊNCIA DO OUTRO. POR ISSO DEVE REALIZAR SUAS ATIVIDADES RESPEITANDO E PROTEGENDO A NATUREZA. NO DIA A DIA PODEMOS VER E PRESENCIAR VARIAS SITUAÇÕES QUE NOS REVELAM A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E ISSO CAUSA PROBLEMAS NA SAÚDE E CONDIÇÕES E VIDA DO HOMEM.
    ELISANGELA SANTOS DE MELO
    TURMA MANHÃ 2 PERÍODO
    MATRICULA 20122104736

    ResponderExcluir
  22. O debate foi voltado a um assunto que nos mostrou a relação de saúde com o meio ambiente,os fatores e meios de contaminações. Esses fatores agridem o ar, agua,os alimentos e o solo, acarretando diversos tipos de doenças.
    Problemas esses que acaba acometendo a população mais carente, onde as condições de vida são precarias.

    Fábia Regina S. da Silva
    Enf. 2 período
    Turma da manhã

    ResponderExcluir
  23. A saúde ambiental tem um desenvolvimento mundial, através da rapidez com que a urbanização está crescendo e de maneira errada, aonde acontece a degradação ambiental. Ou seja, tudo está ocorrendo para que a qualidade de vida, fique pior a cada dia.
    Doenças respiratórias, gastrointestinais e outras que ocorrem através da falta de um ambiente "saudável". Então se torna uma preocupação do Poder Público, que de uma forma ou outra tenta conscientizar a população a ter um ambiente longe de doenças, pois é uma forma de prevenção mais eficaz.
    Se cada força motriz, fizer as suas ações de maneira correta e ordenada, podemos controlar e amenizar essa degradação ambiental.

    Juliana Ferreira Porto Terra 20071371400

    ResponderExcluir
  24. A aula de indicadires esta relacianado a saude ao meio ambiente. Pois a saude esta totalmente ligada ao se humano, pois podemos pegar muitas doenças atravez da poluiçao do meio ambiente. E tambem nem sempre o ser humano tem escolha devido a suas condiçoes socio economicas tem que se sujeitar a morar em lugarem sem saneamento basico estando suscetivel a dezenas de doenças. Fora as grandes poluiçoes que levam a serios problema respiratorios e o grande stress leva a serios problemas cardiacos. Criando programas de vigilancia a saude ambiental podemos controlar adegradaçao ambiental


    Roberta dos santos freitas
    20121101992

    ResponderExcluir
  25. O assunto abordado no debate feito em sala de aula foi sobre Indicadores de Saúde Ambiental, que nos faz repensar sobre a saúde do ser humano e o meio ambiente,nos permitindo entender que se o ambiente sofrer alterações como: a poluição, o efeito estufa, e a extinção da fauna e flora, a saúde do homem irá sofrer as consequências. É decepcionante saber, eu é o homem que destrói a sua natureza o seu abitar e com isso destrói a si mesmo com sua saúde afetada, pela a qualidade de vida que leva, por causa da poluição da poluição do meio ambiente. Contudo sabemos que se buscarmos melhorar a saúde do nosso meio ambiente, iremos melhorar principalmente a nossa qualidade de vida.

    Manuella Barros de Mendonça - 20121102611/ 3 período - enfermagem - manhã

    ResponderExcluir