segunda-feira, 13 de maio de 2013

Saúde Coletiva e Meio Ambiente (turma noite)


50 comentários:

  1. Contaminação causada pela presença de substâncias químicas, lixo, substâncias tóxicas e entre muitas outras coisas. Com isso a água fica inadequada para o consumo, o solo impróprio para a plantação e o ar poluído. Com toda essas causas, vem o efeito estufa. Os principais emissores de CO² são as queimadas e automóveis. A camada de ozônio vem enfraquecendo, que faz com quê as passagem de ultravioleta, penetra na Terra com mas facilidade, que pode causar catarata de por cegueira e diminui a produção de vitamina D, que causa o enfraquecimento dos ossos.

    ResponderExcluir
  2. Estudamos sobre os problemas ambientais, ocorrem vários prejuízos no meio ambiente, como:aquecimento Global, causado pela grande quantidade de emissão de gases do efeito estufa. Poluição de rios, lagos, mares e oceanos provocada por despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petróleo).Poluição do ar por gases poluentes gerados, principalmente, pela queima de combustíveis. Problemas afetam a fauna, flora, solo, águas, ar e etc. E entendemos a diferença entre a poluição e a contaminação. E no final as principais doenças causadas pela água contaminada: Disenteria, Amebíase e Cólera.
    Aluna: Lucilene Monteiro Merlin - Enfermagem

    ResponderExcluir
  3. A passagem dos raios ultravioleta é um grande fator de riscos para a saúde das pessoas, principalmente as que tem a pele mais claras com o calor cada vez mais intensos as pessoas ficam mais vulneráveis a desencadear um câncer de pele ou uma queimadura grave. É bom lembrar sempre de se expor ao sol usar o filtro solar,chapéu e óculos . No meu parecer o homem tem sua culpa ao respeito do meio ambiente porque seu lixo tem onde colocar porque jogar na rua?! . eai com as fortes chuvas esse lixo com certeza vai para os bueiros que acaba entupindo e com isso vem as enchentes trazendo água contaminada devido aquele lixo que o sujeito jogou ali . então cabe a cada um de nos seres humanos também ter a consciência para evitar a contaminação a nós mesmos, é fazer a nossa parte. sei que não vamos acabar com os problemas da população mas vamos ter a consciência tranquila que cooperamos com o meio ambiente e assim evitamos o aparecimento de certas patologias .( Rosinete Nunes Moreira - Enfermagem )

    ResponderExcluir
  4. Na aula anterior relatamos os problemas ambientais que são prejudicias a saúde ,como a poluição ambiental decorrente do aumento continuo da população ,o crescimento das industrias ,os esgotos que são despejado no meio ambiente de forma totalmente errada ,a contaminação das aguas causada por agente patogenicos vivos ,que mesmo assim são igeridas pela população mais carente ,águas poluidas cuja apresentam alterações fisicas ,devido a contaminação quimica .O contato com essas aguas contaminadas podem acarretar varias doenças como disenteria, amebíase e cólera.todos esses dando causados no meio ambiente ,grande parte são causados por nós mesmo seres humanos,com nossas atitudes prejudicamos a nós mesmos ,se cada fizesse a sua parte ,concerteza diminuira bastate todos esses problemas e consequentemente o indice dessas doenças entre outroa seria bastente reduzido . JULIANA DA SILVA ABREU -ENFERMAGEM NOITE

    ResponderExcluir
  5. Na última aula falamos sobre a diferença de contaminação e de poluição, falamos de vários tipos de contaminação, como varias contaminações de rios , por agentes químicos e físicos, do lixo despejado neles poluindo-os, isso tudo causa sérios danos para os próprios seres humanos e animais, proliferando doenças como hepatite , cólera, amebíase e outras... Nós profissionais da saúde devemos zelar pelo nosso meio ambiente, conscientizando a população a jogar o lixo no local correto. não poluindo os rios, assim evitando doenças. Anna Karla da Silva Pereira 3º período noite- enfermagem

    ResponderExcluir
  6. Com os intensos impactos do processo de industrialização e urbanização, são gerados problemas de crescimento desordenado e saneamento básico causando um problema político social. O quadro atual impõe a necessidade de se avançar quantitativa e qualitativamente na pesquisa e produção científica da saúde coletiva. A contaminação de rios, lagos, solo e camada de ozônio compromete cada vez mais a saúde humana. Isso requer um amadurecimento da responsabilidade política e um comprometimento maior da sociedade na cobrança de ações. (RICARDO BELLAS SPITZ – fisioterapia – noite)

    ResponderExcluir
  7. Estudamos o quanto os problemas ambientais alteram a qualidade de vida do indivíduo. Essa condição ambiental tem origem do aumento da população, esgotos, industrialização contínua.
    Aprendemos a diferenciar poluição de contaminação: Poluição é uma alteração ecológica, ou seja, uma alteração na relação entre os seres vivos, provocada pelo ser humano, que prejudique, direta ou indiretamente, nossa vida ou nosso bem-estar, como danos aos recursos naturais como a água e o solo e impedimentos a atividades econômicas como a pesca e a agricultura. Nem toda alteração ecológica pode ser considerada poluição. Um lançamento de uma pequena carga de esgoto doméstico em um rio provoca a diminuição do teor de oxigênio de suas águas. Mas se esta diminuição de oxigênio não afetar a vida dos peixes nem dos seres que lhes servem de alimento, então o impacto ambiental provocado pelo esgoto lançado no rio não é uma poluição.
    O buraco na camada de ozônio aumenta a passagem de raios ultra violeta, sendo prejudicial ao ser humano e um grande indicador para câncer de pele.
    FELLIPE DE SOUZA ALCANTARA - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO.

    ResponderExcluir
  8. A falta de uma educação ambiental continua e uma política séria, tem causado várias consequências para sociedade. Poluição emitida pelos automóveis(queima de combustível), indústrias e guerras,enfraquecendo nossa camada de ozônio.Poluição dos mares e rios provocados por despejos de esgotos,lixos e acidentes ambientais(vazamento de petróleo). Desmatamentos,agrotóxico jogados sem segurança nas plantações.
    Todos esses fatores ambientais coloca a nossa saúde e a própria vida em risco .O homem é o principal causador de tamanha destruição,com sua ambição desenfreada.
    Precisamos zelar pelo nosso planeta ,se queremos continuar nele.
    (Jerrimara O Rodrigues-enfermagem 3 periodo)

    ResponderExcluir
  9. A aula sobre relação entre os fatores ambientais e a saúde dos indivíduos, nos informou sobre a diferença entre a contaminação e poluição, onde na contaminação temos a presença de microrganismos ou substâncias nocivas à saúde não significando que há um desequilíbrio ecológico, já na poluição fala-se em desequilíbrio da natureza, onde substâncias tóxicas ultrapassam a resistência do ambiente e as principais fontes são o crescimento desordenado da população e o desenfreado crescimento industrial. Aprendemos também sobre a capacidade que o meio ambiente tem de se regenerar quando é agredido por meio de poluição ou contaminação, chamada de resiliência. Para finalizar o tema falou-se ainda de efeitos estufa, efeito este causado pelo aquecimento do planeta que gera riscos a saúde, causando cegueira e câncer de pele. Cristiane da Costa e Sátiro Novo - enfermagem - 20121105362

    ResponderExcluir
  10. Na aula passada podemos discutir vários fatores. A preocupação com saneamento, ao longo da história, esteve quase sempre relacionada à transmissão de doenças. Entretanto, o crescimento acelerado da população mundial e das super indústrias, o consumo excessivo, o consequente aumento na produção de resíduos e o descarte irresponsável desses resíduos no meio ambiente têm levado a uma preocupação mais
    abrangente: a escassez dos recursos naturais. Mais de um bilhão de habitantes na Terra não têm acesso à habitação segura e a serviços básicos, embora todo ser humano tenha direito a uma vida saudável e produtiva, em harmonia com a natureza. No Brasil, as doenças resultantes da falta de saneamento, especialmente em áreas pobres, têm agravado o quadro epidemiológico. Se não começarmos agora, ou melhor, já era pra ter começado, a cuidar do nosso planeta, no futuro seremos obra fatídica e real do que vemos hoje nas telas de cinema. PALOMA COSTA BORGES. ENFERMAGEM 2° PERIODO.

    ResponderExcluir
  11. Foi debatido em aula sobre os danos a saúde que estão relacionados aos fatores ambientais decorrentes de inadequação do saneamento básico da água, do lixo, esgoto, poluição atmosférica, vetores, desastres naturais, fatores biológicos hospedeiros e reservatórios, exposição a substâncias químicas e físicas.
    A poluição ambiental é devido toda e qualquer tipo de alteração das propriedades naturais do meio ambiente que seja prejudicial à saúde ou ao bem-estar das populações sujeitas aos seus efeitos, causada por agentes poluentes que na maioria é devido ao desenvolvimento industrial, consequência do uso excessivo de agrotóxicos e outros materiais químicos, sendo assim necessário uma avaliação mais precisa dos impactos causados pelos agentes tóxicos, como a anormalidade que a água poluída apresenta (cheiro desagradável e forte, turbidez, coloração e sabor alterados), buscando evitar prejuízos maiores para o ambiente e consequentemente para a sociedade.
    As diferenças entre água contaminada e poluída que é aquela que contém substâncias que modificam suas características e a tornam imprópria para o consumo, e a contaminada que contém agentes patogênicos vivos, nocivos a saúde, não deve ser utilizada, mas não compromete o ecossistema porem pode causar enumeras doenças pela falta de água potável e de esgoto tratado que facilita a transmissão de doenças.
    Geralmente as alterações físicas apresentadas são devido a presença de elementos estranhos como bactérias, vermes, vírus e protozoários, tornando a água contaminada podendo provocar micose, disenteria, amebíase, cólera, diarreia, dentre outas patologias. Dependendo da gravidade da contaminação da água, ela poderá se alto- depurar (RESILÍENCIA) ,quando e alvo de algumas perturbações.
    Foi comentado também sobre o efeito estufa que é um fenômeno natural de aquecimento térmico da terra e tem como objetivo manter o planeta na temperatura ideal para vida, esse processo pode ser desequilibrar e como resultado o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço e provoca o aquecimento global. A radiação UV pode causar cegueira por catarata e aumentar 3% os casos de câncer de pele.
    Mirella Chapetta (FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  12. Na última aula foram abordados fatores ambientais e a saúde dos indivíduos, onde foi discutido que a contaminação não significa desequilíbrio ecológico, já a poluição afeta o equilíbrio ecológico através de alterações por emissão de substâncias tóxicas no ambiente, além da capacidade de resiliência onde o sistema é capaz de se auto-curar. E foi abordado também que a água contaminada pode causar várias doenças como: desenteria. Amebíase, cólera. E por último foi falado do efeito estufa, causado pelo aquecimento do planeta, a destruição da camada de ozônio que é prevocada pela emissão de gases altamente poluentes como o CO2 (encontrado nas indústrias, queimadas e automóveis) e o CFC (clorofluor-carbono, encontra-se em refrigeradores, aparelho de ar-condicionado, móveis, aerossol), causando-nos doenças como cataratas e câncer.Gabriela da Silva Lima Luis/ 3ºperíodo/Noite

    ResponderExcluir
  13. Problemas ambientais e sua interface com a saúde estão sempre presentes nos discursos e práticas sanitárias.O quadro atual impõe a necessidade de se avançar quantitativa e qualitativamente na pesquisa e produção científica da saúde coletiva sendo urgente no que se refere às ciências sociais e, particularmente, nas ciências sociais em saúde.A noção de problemas ambientais não só permite uma maior incorporação das ciências sociais para a sua compreensão e resolução, mas se encontra mais em consonância com o projeto da saúde coletiva. Essa noção permite considerar que no projeto da saúde coletiva não só a saúde surge como uma conquista social e um direito universal associados à qualidade e à proteção da vida,mas também o ambiente. A preocupação com os efeitos na saúde provocados pelas condições ambientais é evidente desde a Antigüidade, envolvendo problemas tais como os efeitos do clima no balanço dos humores do corpo, os miasmas, as sujeiras e os odores. Vale a pena ressaltar que a higiene deve introduzida como uma estratégia de saúde para as populações, envolvendo a vigilância e o controle dos espaços urbanos (ruas, habitações, locais de lixos, sujeiras e toxicidade).

    GIANINNY MATTOS DE MELLO - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO.

    ResponderExcluir
  14. O assunto abordado em sala foi falado sobre fatores ambientais e a saúde do individuo,pois gostei de saber que temos que tratar o paciente e o ambiente em conjunto(juntos).A saude ambiental visa o controle de agentes fisicos,quimicos e biológicos,que visam a controlar e determinar esses fatores para uma boa qualidade de vida.O aumento da população querendo ou não afeta muito a qualidade de vida do individuo,fazendo com que ocorra a poluição ambiental.A poluição ambiental é devido toda e qualquer tipo de alteração das propriedades naturais do meio ambiente que seja prejudicial a saúde ou ao bem estar das populações sujeitas ao seu efeito que são causadas pelos seus agentes poluentes(desenvolvimento industrial),agrotóxicos e outros materiais quimicos.foi falado também a diferença da água contaminada e poluida.A poluida contem substancia que modificam suas caracteristicas e a tornam impróprias para o consumo, e a CONTAMINADA contém agentes patogenicos vivos,nocivos á saude a água não pode ser ultilizada mais não compromete o eco sistema,mais causa inumerás doenças como( a amebíase,micose,cólera e diarreia entre outras patologias).Dependendo da gravidade da contaminação da água ela poderá se alto depurar(resilência)quando é alvo de algumas pertubações.Em relação ao efeito estufa é um fenomeno natural que tem como objetivo manter o planeta na temperatura ideal para a vida,ocorrendo o processo do desiquilibrio o calor fica retido não sendo liberado para o espaço e provoca o aquecimento global,com a destruição da camada de ozonio que é provocada pela emissão de gases altamente poluentes como co2(encontrado nas industrias,queimados e automóveis)e o cfc(clorofluor-carbono,encontra-se em refrigeradores,aparelho de ar condicionado,móveis e aerossol)causando doenças como cataratas e câncer.Ana Carolina Nunes Melo.Enfermagem Noite 3 periodo

    ResponderExcluir
  15. O agravo da contaminação e poluição vem do crescimento populacional, pois aumenta a instalação de industrias, maior numero de automóveis circulando e queimadas para retirada de vegetal, poluem o ar, a água, o solo, lançando nas galerias fluviais o esgoto, descartando de formas incorretas fragmentos tóxicos.
    Isso faz com que o efeito estufa aumente cada vez mais fazendo com que ocorra diminuição da camada de ozônio, com isso passar a ter aumento em casos de cataratas e câncer de pele, pois os raios UV atingem de forma mais agressiva a população.
    Se houver consciência de que preservar o meio ambiente é preservar a melhora de vida, muitas doenças teria um índice menor.

    Fabiana Macedo Pessanha - Enfermagem - 2ºperiodo

    ResponderExcluir
  16. A contaminação e a poluição vem atingindo a sociedade com o crescimento desorganizado, a industria vem produzindo cada vez mais e desprezando de qualquer forma os materiais tóxicos e esgoto em solo, água e ar.
    Essa contaminação traz para a população aumento de doenças como: Disenteria, Amebíase, Cólera entre outras, pois são causadas através de bactérias, vermes, protozoários ou vírus.
    Com tudo isso a camada de ozônio vem diminuindo cada vez mais, levando a desenvolver também catarata e câncer de pele, pois a proteção contra raios UV diminui e agride o homem.
    Ter melhor saúde é preservar o meio ambiente que vivemos.

    Gabriella Santos da Silva - Enfermagem - 2º periodo

    ResponderExcluir
  17. Na aula do dia 10 de maio,professor Waldemiro explicou assuntos relacionados ao meio ambiente e a poluição que na maioria dos casos é devido toda e qualquer tipo de alteração das propriedades naturais do meio ambiente que seja prejudicial à saúde ou ao bem-estar das populações sujeitas aos seus efeitos, causada por agentes poluentes que na maioria é devido ao desenvolvimento industrial, conseqüência do uso excessivo de agrotóxicos e outros materiais químicos. Geralmente as alterações físicas apresentadas são devido a presença de elementos estranhos como bactérias, vermes, vírus e protozoários,com as anormalidades que a água poluída apresenta(cheiro desagradável e forte,turbidez ,coloração e sabor alterados),tornando a água imprópria para o uso dos indivíduos em questão,podendo também provocar micose, disenteria, amebíase, cólera, diarreia, dentre outas patologias.
    Outro assunto comentado em aula foi sobre o efeito estufa que é um fenômeno natural de aquecimento térmico da terra e tem como objetivo manter o planeta na temperatura ideal para vida, esse processo pode ser desequilibrar e como resultado o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço e provoca o aquecimento global. A radiação UV pode causar cegueira por catarata e aumentar 3% os casos de câncer de pele.
    Na finalização da sua aula ocorreu debates sobre os assuntos do Rio Tiête,e a Laguna de araruama,debatemos sobre o lançamento de uma pequena carga de esgoto doméstico em um rio provoca a diminuição do teor de oxigênio de suas águas. Mas se esta diminuição de oxigênio não afetar a vida dos peixes nem dos seres que lhes servem de alimento, então o impacto ambiental provocado pelo esgoto lançado no rio não é uma poluição.
    Enfim observei muitos fatos e aprendi muito sobre ambiente poluído ou contaminado.
    RENATA GOMES FISIOTERAPIA TURMA:NOITE

    ResponderExcluir
  18. A última aula nos mostrou o quando devemos preservar o meio ambiente em que vivemos, pois ele faz parte de um equilíbrio fundamental para a vida humana.
    Sendo assim, o melhor é tratar o paciente em conjunto com meio ambiente em que se vive. Muitas doenças aparecem por meio de ambiente poluído, essa poluição ambiental acontece por qualquer tipo de alteração das propriedades naturais do meio ao ambiente que seja prejudicial a saúde e o bem estar do ser humano, que ocorre também devido a um aumento excessivo da população. Vimos também que a poluição está relacionado com a resiliência , sendo a resiliência de capacidade de se autopurificar não interferindo no ecossistema e nem na cadeia alimentar do ambiente, ja a poluição interferindo totalmente, e só o homem pode reverter o quadro. Vimos também que várias doenças vem através de uma poluição hídrica como por exemplo: cólera, desinteria , amebíase etc. A saúde coletiva entra em ação no meio ambiente tratando para prevenir esses tipos de doenças.
    Luciani Magalhães Barbosa (Enfermagem noite 3º período)

    ResponderExcluir
  19. Na aula passada discutimos sobre os fatores ambientais e a saúde do individuo. A saúde ambiental ela controla os agentes físicos, químicos e biológicos, que controla e determina os fatores para uma boa qualidade de vida. Com o aumento da população, isso faz com que afete a qualidade de vida do individuo, gerando aí uma poluição ambiental. A poluição ambiental ocorre através de alteração das propriedades naturais do meio ambiente que seja prejudicial ao bem estar das populações sujeitas aos seus efeitos que são causados por agentes poluentes industrial. Foi falado também sobre água contaminada e poluída que contém substâncias que se modificam suas características e a tornam impróprias para o consumo, devido os agentes patogênicos vivos, nocivos á saúde a água não pode ser utilizada.

    ResponderExcluir
  20. A aula sobre o meio ambiente foi muito produtiva , Pude perceber o quando é importante e fundamental a nossa atitude relacionada ao meio ambiente, somos peças principais pois temos que preservar o meio a qual vivemos.A saúde ambientalcontrola os agentes físicos, químicos, e biológicos, e na verdade é o que determina uma boa qualidade de vida,Outro assunto comentado em aula foi sobre o efeito estufa que é um fenômeno natural de aquecimento térmico da terra e tem como objetivo manter o planeta na temperatura ideal para vida, esse processo pode ser desequilibrar e como resultado o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço e provoca o aquecimento global. A radiação UV pode causar cegueira por catarata e aumentar 3% os casos de câncer de pele.
    Temos que ter concicência que queremos viver em um mundo melhor então temos que cooperar para que isso possa acontecer.

    Debora Silva Matrícula 20122104011 Enfermagem 2° Período

    ResponderExcluir
  21. A pobreza e a miséria atingem grande parte da população do nosso país, com isso há um grande índice de doenças simples, que se não forem cuidadas adequadamente atingem até a proporção de óbito.Isso se deve ao fato do organismo humano ser vulnerável as agressões do meio ambiente onde convivem.
    Aglomerações ligadas a precárias condições de moradia,a poluição,a contaminação e efeito estufa, permitem com que as populações aumentem seu estado de doenças em modo desorganizado.
    Para amenizarmos essa situação absurda, precisamos trabalhar na unificação de indivíduo+ambiente, de forma consciente e eficaz. Todavia recomenda-se adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde.
    MÁRCIA CARMELITA DA SILVA 20121104213 3º PERÍODO ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  22. A aula foi sobre a influência e relação do meio ambiente com a saúde do indivíduo. Toda poluição causada pela nossa “evolução” e crescimento tem agido nocivamente sobre o ambiente durante muitos anos. Como conseqüência, estamos em contato com um ambiente cada vez mais contaminado e que apresenta inúmeros riscos a nossa saúde e qualidade de vida. A ambição dos governantes associada a ignorância da população é o principal fator para que mantém os riscos á nossa saúde em constante crescimento. É urgentemente necessário educar a população sobre práticas diárias de preservação do meio ambiente e o investimento em medidas para reestruturá-lo e estabilizá-lo em um estado que seja o menos nocivo possível para o indivíduo.
    Aline de Andrade do Nascimento (7º período - Fisioterapia)

    ResponderExcluir
  23. omo podemos perceber a poluicao do meio ambiente so vem crescendo ,as pessoas nao se concientizao com o problema que pode ocorrer ,claro que existe pessoas com classe economica diferente mas nem por isso pode ajudar na contaminacao nop prejuizo ao meio ambiente.
    a agua e uma tristeza o que as pessoas fazem jogando lixo,substancia quimicas e outros com esses processo pode vim piorar oa doenca de alguem q vive no meio ou ate mesmo quem nao tem nenhum tipo de enfermidade ,temos q nos concientizar e fazer um mundo melhor para evitar doenca.
    JESSICA GOMES DE OLIVEIRA / ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  24. A aula passada foi bem importante onde relatou que a contaminação é causada pela presença de substâncias químicas,substancias toxicas,lixos e outros dejetos.Com essa poluição as águas ficam inadequadas para nossos usos,os rios e mares ficam desapropriados devido os lixos que são jogados neles e o mau cheiro que se desenvolve na água e com essa contaminação o ser humano fica mais vulnerável a contrair algumas doenças que são causadas por águas contaminadas como a Disenteria, Amebíase e Cólera entre outras.Sem falar no meio ambiente que acaba sofrendo com esses fenômenos na natureza,a camada de ozônio que é muito importante na vida terrestre só que esta sofrendo uma grande degradação devido a poluição ambiental,poluição do ar devido a queima de combustíveis fósseis, a saúde ser humano é bastante afetada com isso.Enfim tudo isso tem feito mal ao meio ambiente e a saúde do ser humano. Mayara Cristina da Silva Gomes -2° período Enfermagem Noite

    ResponderExcluir
  25. Foi debatido na última aula a questão da relação da vida do indivíduo e de fatores ambientais em que este vive. Vimos que o desenvolvimento da sociedade humana não se fez acompanhar do controle e planejamento adequados, gerando assim mais problemas que soluções. Podemos observar também a diferença de poluição e contaminação; uma vez que estas são essencialmente produzidas pelo homem e estão diretamente relacionadas com os processos de industrialização e a conseqüente urbanização/crescimento desorganizado da humanidade. Essa contaminação expõe a população ao surgimento e/ou aumento de doenças como: Disenteria, Amebíase, Cólera (pela àgua) dentre outras; sendo causadas através de bactérias, vermes, protozoários ou vírus. Vimos também a questão do efeito estufa, aquecimento global onde percebemos que a radiação UV pode causar catarata e câncer de pele. Penso que diante de todos esses fatos, devemos nos conscientizar de que depende de nós mudarmos ou diminuir os impactos desses fatores. Devemos trabalhar na educação e participação da população sobre atitudes básicas diárias para a preservação do meio ambiente, além de trabalharmos na promoção e prevenção de saúde a fim de diminuir os danos!
    Thalita de Mello Silva - 3º Período/Enfermagem Noite.

    ResponderExcluir
  26. Não é de hoje que a relação entre o meio ambiente e a população é preocupante, devido o desenvolvimento da sociedade que vem cada vez mais degradando e acabando com os recursos naturais, segundo as suas necessidades, e assim colocando em risco a nossa sobrevivência. E com isso a equação (exploração dos recursos naturais + desenvolvimento economico e tecnologico = qualidade de vida) não tem mais se mostrado verdadeira. Isso porque estamos consumindo os recursos originados da natureza de forma predatória, causando graves danos ao meio ambiente, e com isso, refletindo de forma negativa na nossa própria saúde. Acarretando em doenças originadas das resiliência, compromentendo assim o nosso futuro e o da Terra. Devemos nos concientizar e investir mais na preservação do nosso meio ambiente.
    Aline Moraes

    ResponderExcluir
  27. A poluição e a contaminação ocorrem apenas pela ação do homem no meio em que vive, direta ou indiretamente modificando substâncias ou a energia do ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente. A natureza resiste o quanto pode exercendo sua capacidade de resiliência. Este é um processo contínuo, porém, findável. Como exemplo disso, percebemos o efeito-estufa e a diminuição progressiva da capacidade de regeneração da camada de ozônio. Ao mesmo tempo em que as autoridades e o sistema socioeconômico ignoram os malefícios das ações negativas do homem em nosso planeta, os problemas relativos à saúde e condições sanitárias tendem a ficar cada vez mais precários e difíceis de serem resolvidos. Fernando Coimbra/Fisioterapia

    ResponderExcluir
  28. A aula abordou o meio ambiente. Que a poluição , contaminação e doenças ocorrem pelo propio ser humano,as clases com poder aquisitivo menor são as que são mais afetadas devido a agromeração de moradia. Contudo nos mostrou claramente que devemos preservar o meio ambiente em que vivemos, pois ele faz parte de um equilíbrio fundamental para os seres vivos.(Claudiane 3° periodo de enfermagem)

    ResponderExcluir
  29. Na aula foi abordado a questão meio ambiente x saude. A preocupação com os efeitos na saúde provocados pelas condições ambientais é evidente desde a antiguidade, a higiene foi introduzida na sociedade como como uma estratégia de saúde para as populações, envolvendo a vigilância e o controle dos espaços urbanos (ruas, habitações, locais de lixos, sujeiras e toxicidade), porém a sociedade foi se desenvolvendo e essa questão de higiene, cuidados com o meio ambiente foram deixados um pouco de lado, a sociedade se desenvolveu, o HOMEM desenvolveu, e esqueceram de cuidar de de um fator importante, o meio ambiente, que pode interferir diretamente na sua saúde. Como exemplo podemos citar uma doença, como a colera que é é transmitido pelo contato direto com a água ou pela ingestão de alimentos contaminados. A falta de saneamento básico, os maus hábitos de higiene e as condições precárias de vida de determinadas regiões do planeta são fatores que estão intimamente ligados com o meio ambiente e que contribuem para a transmissão da doença. Culpa diretamente do homem pq muitas pessoas não percebem, mas o homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do meio ambiente saudável para ter uma vida salubre. LAIS CABRAL FARIAS MARQUES ENFERMAGEM NOITE

    ResponderExcluir
  30. O assunto abordado em sala foi falado sobre fatores ambientais e a saúde do individuo. A saúde ambiental visa o controle de agentes fisicos,químicos e biológicos, que visam a controlar e determinar esses fatores para uma boa qualidade de vida. O aumento da população querendo ou não afeta muito a qualidade de vida do individuo, fazendo com que ocorra a poluição ambiental. Com essa poluição as águas ficam inadequadas
    para nossos usos, os rios e mares ficam desapropriados devido os lixos que são jogados neles e o mau cheiro que se desenvolve na água e com essa contaminação o ser humano fica mais vulnerável a contrair algumas doenças.
    Scarlet de Souza silva - enfermagem -

    ResponderExcluir
  31. foi discutido na aula passada sobre fatores do meio ambiente.Vimos há diferença entre poluição e contaminação dentre outros fatores de risco para o ambiente.Ao meu ver o meio ambiente e tudo nele existe deveria ser bem cuidado ter seu devido valor dado, mas muitas pessoas sem respeito não dão tanta importância para essa relíquia que continua sendo poluída constantemente, digo isso pois, a poluição dos mares e rios, provocadas por despejos de esgoto,desmatamento,alteraçoes agrotóxicas jogadas nas plantações e isso todo tem ido de mau e pior!A poluição esta causando muitos males a população, isto esta provocando doenças sérias em casos de enchentes que vem acontecendo com muita frequência, em alguns regiões do Brasil, a poluição causada através das queimadas e gases poluentes que saem dos escapamentos de carros e fabricas contribuem para um problema muito conhecido por todos o aquecimento global.As pessoas que continuam poluindo o meio ambiente devem pensar um pouco mais no futuro do planeta e dos seus filhos e netos que até podem viver num planeta tomado pela poluição!!Lugar de lixo é no lixo, embora seja uma frase simples, muita gente ianda joga lixo na rua. Tais Macedo (20121105644)Turno noite...enfermagem 3º

    ResponderExcluir
  32. Na aula passada foi discutido sobre os fatores ambientais e saúde do individuo.A contaminação é causada pela preseça de substância quimicas,toxicas,lixo e outros dejetos .é a própria população que com o tempo vai degradando e acabando com os recursos naturais.e com isso vem a transmissão de doença.com isso nossas condiçoes de vida cada vez mais precaria.
    Cristiane nascimento felipe .enfermagem noite.

    ResponderExcluir
  33. Na ultima aula podemos ver o quanto a saúde do ser humano esta ligada diretamente a sua forma de vida e condições ecológicas do meio onde se vive.
    Vimos como é de suma importância saber reconhecer as condições apropriadas da água dos rios lagoas e outros, sabendo que este é resultante de muitos agravos que acometem grande parte das crianças brasileiras.
    Sabemos agora que a própria população é a causadora da condição em que vive, espalhando lixos pelos rios e córregos e não reivindicando seus direitos como cidadãos, como água potável, areia da praia apropriada para o manuseio, esgoto a céu aberto... entre outros.

    ResponderExcluir
  34. O assunto elaborado em sala foi basicamente um complemento da ultima aula. Os assuntos trataram sobre o ambiente e o individuo, enfatisando nesta aula que nós como profissionais da saúde devemos observar que o ambiente e o individuo estao inteiramente ligados, ou seja, devemos saber tanto sobre a suade do nosso paciente como tambem sobre o ambiente em que ele vive, pois a qualidade de vida se da ao equilíbrio físico, químico, e biológico do indivíduo, mas também, ao lazer, atividades físicas boa alimentação e outros. Então qualquer fator que altere esse equilíbrio pode gerar um série de eventos, como poluição e contaminação. Mas na natureza nada se cria nada se perde tudo se transfoma (renova), esse ditado refer-se ao evento da resiliência, que caracteriza-se pela depuração de por exemplo uma água contaminada. Não só esses eventos mas como tambem muitos outros como efeito estufa, afetam a saúde do indivíduo. Portanto, não podemos individualizar o tratamento e a busca da saúde, devemos ter um pensamento amplo e coletivo para lidar a relção ambiente e indivíduo.

    ResponderExcluir
  35. Na última aula de Saúde Coletiva podemos falar um pouco sobre nossa grande laguna de Araruama.
    Podemos diferenciar Contaminação, Poluição e Resiliência. Nem sempre quando temos uma contaminação temos um desiquilíbrio ambiental. A poluição prejudica bastante a saúde humana, transmitindo doeças para a humanidade que na maioria das vezes leva o indivíduo até a morte.
    Outro assunto bastante falado que atualmente é o foco de grandes pesquisas ciêntíficas é a destruição da camada de ozônio causada pela produção de substâncias químicas pelo homem. Devemos a cada dia buscar maneiras de retardar essa destruíção, mantendo nosso planeta e nós mesmos vivos com saúde. Samilla dos Santos Carvalho Pereira - Enfermagem 3º

    ResponderExcluir
  36. Tivemos a oportunidade na ultima aula de discutir sobre as diferenças entre poluição, contaminação e resiliência. Poluição é qualquer fator que altera o aspecto do sistema original; seja água, ar, solo, etc. Deixando- o visualmente afetado e sujo,já a contaminação quando tem fatores patógenos ou químico que alteram estas características. EX: A água do rio pode estar poluída por sólidos em suspensão ( suja, barrenta ) e pode não está contaminada. Estará contaminada se tiver algum microorganismos patogênico. (bactérias,etc). Ou ainda algum contaminante químico como o mercúrio.Já a resiliência defini-se como a capacidade que um indivíduos ou uma população apresenta, após um momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.Dando a estes seres a capacidade de de adptar ao ambiente que se encontra.
    Natália C. Lobão- 7º Período

    ResponderExcluir
  37. Na última aula vimos alguns conceitos básicos que explicam a possibilidade de vida na terra; radiação solar, efeito estufa e oxigênio proveniente das algas marinhas foram alguns tópicos abordados para explicar os principais fatores que possibilitam a sobrevivência da espécie humana. Vimos também a diferença entre poluição e contaminação do ambiente com o exemplo dado com a Laguna de Araruama; nela algumas vezes ocorre uma grande mortandade de peixes pela falta de oxigênio, pois o mesmo foi consumido pelas algas que cresceram demasiadamente tentando decompor todo o grande volume de matéria orgânica lançada na lagoa junto com o esgoto; por isso ela está poluída, pois o lançamento de esgoto alterou seu equilíbrio ecológico. Contaminação é diferente, temos a presença de um agente nocivo ao ser humano, mas que não altera o equilíbrio ecológico do local.
    O ser humano deve pensar em formas inteligetne de descartar o lixo/dejetos, respeitando o limite de tolerãncia do ambiente e também dando tempo suficiente para que os locais que já estão poluídos/contaminados se recuperem adequadamente. Caso contrário, a crescente poluição das águas, da terra e do ar tornar-se-ão fatores de risco à saúde da população em geral; veiculando agentes estiológicos e/ou seus respectivos vetores, aumentando preocupantemente a velocidade de disceminação das doenças.

    ResponderExcluir
  38. O que vimos em sala de aula sobre o meio ambiente é o quanto o homem vem destruindo o planeta com desrespeito as leis e por falta de conscientização, por contaminar rios desprezando dejetos,desmatando as florestas, com o aumento desordenado de industrias contaminando assim o ambiente, a pesca ilegal e as queimadas entre outras causando assim o efeito estufa e com ele o buraco na camada de ozónio nos deixando vulnerável a sérios problemas de saúde. Nós profissionais de saúde devemos olhar essas questões com carinho já que saúde e meio ambiente são totalmente interligados e a saúde é muito prejudicada se o nosso meio ambiente não estiver saldável.
    Maria do Carmo Azevedo. Enfermagem (noite)

    ResponderExcluir
  39. A contaminação do ar é o a principal causa do efeito estufa, essas alterações provocam no homem distúrbios respiratórios, alergias, lesões degenerativas do sistema nervoso e nos órgãos vitais e câncer.
    O efeito estufa é a conseqüência da destruição da camada de ozônio, alem de provocas as chuvas acidas fenômeno este q contribui grandemente para poluição atmosférica. A contaminação do solo, os produtos químicos lançados pelas indústrias, os fertilizantes e pesticidas utilizados pela agricultura, também causam problemas ambientais. A poluição das águas são numerosas através dos esgotos lançado pelas áreas urbanas nos rios e mares, é um perigo para a fauna marinha e também para o homem, devemos fazer tudo que estiver a nosso alcance para evitar a poluição ambiental.
    (Enfermagem- adriana oliveira dos santos)

    ResponderExcluir
  40. A aula sobre Saúde Coletiva e Meio Ambiente demonstrou a fragilidade e o equilíbrio entre o ser humano e o ambiente e os malefícios que esse desequilíbrio pode causar para saúde de uma população.
    a desigualdade social onde uns poucos são detentores de muita riqueza e em contra partida muitos vivem na linha da miséria.
    A aula falou também sobre o lançamento desordenado de resíduos na natureza prejudicando e poluindo o meio ambiente, causando prejuízo ao ecossistema e doenças para o homem, o uso de agrotóxicos que contaminam o solo e a agua, o uso do C.F.C que contribui para aumentar o buraco da camada de ozineo.
    Cadê de cada um contribuir para diminuir os danos ambientais e ajudar a reverter os danos já existentes.
    (Felipe dos Santos Acacio- Enfermagem)

    ResponderExcluir
  41. De acordo com o tema debatido nesta aula, relatamos os problemas ambientais que prejudicam a saúde de acordo com o aumento contínuo da população, os esgotos, os lixos que são despejados no meio ambiente de forma totalmente errada e também o total crescimento industrial. O contato que temos com a água contaminada desencadeiam várias doenças como amebíase, cólera, disenteria. Na maior parte elas são causadas por nós mesmo, de acordo com atitudes impróprias que é quando jogamos pequena carga de esgoto doméstico em um rio, provocamos a diminuição do teor de oxigênio de suas águas, se cada um de nós começássemos a ter consciência o índice de contaminação dessas doenças seriam reduzidas.
    O tema abrangeu também um fato importante que é o efeito estufa, que objetiva manter o nosso planeta em uma temperatura ideal, se esse calor desequilibrar, o calor pode ficar retirado e provocar o aquecimento global e por consequência causando o câncer de pele. PRISCILLA GAGO TRINDADE-ENFRMAGEM NOITE 3 PERÍODO.

    ResponderExcluir
  42. Vimos que modelos equivocados de ocupação, fazer casa desordenadamente é prejudicial a saúde. Podendo levar a contaminação e poluição. Vimos a diferença entre elas. Com esse aumento da população, cresce também o número de despejos de esgoto, lixo. Desordenado também o número de objetos industriais, pois o consumo é cada vez maior. Aumento do uso de agrotóxicos. Tudo isso,jogado no meio ambiente, leva a contaminação e mais a frente à poluição ultrapassando a capacidade de resiliência do sistema. E tudo isso levando à doenças causadas pela água contaminada como ameba e cólera. JAQUELINE ANDRADE (FISIOTERAPIA)

    ResponderExcluir
  43. Na última aula estudamos novamente sobre a relação entre os fatores ambientais e a saúde dos indivíduos. Com isso, podemos compreender melhor como o meio ambiente influencia na qualidade de vida das pessoas, interferindo diretamente em sua saúde.
    Podemos observar que esses aspectos acabam formando um ciclo: a população polui; o meio ambiente é atingido por essa poluíção; e, novamente, a população sofre as consequências dos danos gerados ao meio ambiente. Consequências essas, que podem ser muito prejudiciais à saúde como, por exemplo, a água contaminada, que pode provocar doenças como a disertria, a amebíase e a cólera.
    Sendo assim, é de extrema importância a população adquirir conhecimento sobre essas relações, e tomar atitudes que venham diminuir essa agressão que o meio ambiente têm sofrido.
    LETÍCIA GABRY - FISIOTERAPIA

    ResponderExcluir
  44. A Aula abordou temas como contaminação e poluição, extremamente importantes para o equilíbrio do meio ambiente. Degradação da camada de Ozônio, quantidade exacerbada de radiação UV, enormes liberações de CO2, tudo isso acaba prejudicando o ciclo natural do ambiente. As grandes evoluções tecnológicas e o avanço desordenado populacional, entorpecem cada dia mais as condições do oxigênio que utilizamos no nosso cotidiano. A contaminação da água, apesar de reversível, acarreta em diversos problemas de saúde, como desordens gastrointestinais, e a poluição, caso ainda mais grave, desenvolvem na população problemas respiratórios entre outros. Enquanto não houver uma conscientização e uma atitude em grande escala para acabar de vez com essa enorme quantidade de lixo, substâncias nocivas, agrotóxicos e outros nocivos à saúde, o meio ambiente ficará seriamente prejudicado, colaborando para um grave problema de saúde pública que já está instalado.

    IGOR BATISTA DA SILVA - FISIOTERAPIA - 7º PERÍODO

    ResponderExcluir
  45. Vimos nessa aula que o aumento desordenado de pessoas, aumenta também o número de doenças devido a poluição e contaminação. Foi falado de doenças como amebíase e cólera causadas por água contaminada, que hoje é comum devido aos esgotos e lixo, e pessoas de baixa renda que vivem em lugares impróprios estão mais expostos a doenças. Outro fator é o aumento de agrotóxicos. As grandes fabricas e liberam substancias toxicas e grande liberação de CO2 e outros frases prejudiciais a saúde por isso devemos estar atento a esses fatores que podem levar até a morte.

    Luciana Romaneli - 7º período - noite

    ResponderExcluir
  46. A poluição ambiental é devido toda e qualquer tipo de alteração das propriedades naturais do meio ambiente que seja prejudicial à saúde ou ao bem-estar das populações sujeitas aos seus efeitos, causada por agentes poluentes que na maioria é devido ao desenvolvimento industrial, consequência do uso excessivo de agrotóxicos e outros materiais químicos, sendo assim necessário uma avaliação mais precisa dos impactos causados pelos agentes tóxicos.O efeito estufa é o resultado do uso indevido de poluentes das fabricas e na agricultura como os agrotóxicos, sabemos que a poluição compromete todo o eco sistema.O desequilíbrio gera poluição, logo, adquirimos doenças, devido a contaminação do meio ambiente.
    Elizabeth Garcia Soares - 2ºperíodo- Enfermagem( noite)

    ResponderExcluir
  47. Evania Ferreira de Souza (Enfermagem - Noite)18 de maio de 2013 às 15:43

    É preciso uma ação muito estruturada das políticas de governo, de conscientização de toda a sociedade e principalmente das indústrias e empresas quanto à importância do meio ambiente para a preservação da saúde da população. As ações de preservação do meio ambiente precisam ser claras e esclarecida desde as escolas e demais instituições. Informações relevantes sobre os agentes poluentes, agrotóxicos, camada de ozônio, esgoto na lagoa ou mar, e inúmeros outros agressores do meio ambiente devem fazer parte do dia a dia das pessoas para que elas mesmas possam ser fiscais na sociedade. Todo o cidadão deveria denunciar ações contrárias ao meio ambiente que consequentemente afetam a saúde da comunidade.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Saúde coletiva ocupa um papel importantissímo na pesquisa sobre o tema problemas ambientais e a pesquisa e a produção soluções preventiva e curativa.
    Como falei no ultimo comentário, podemos perceber Muitas pessoas de baixa e média renda continuará a ser afligidas por doenças evitáveis devido a exposições ambientais modificáveis causando sofrimento desnecessário e perpetuando um ciclo de pobreza. Processos de desenvolvimento econômico atuais, enquanto aliviam muitos problemas de saúde e sociais, estão cada vez mais ligados a ameaças de saúde ambiental, abrangendo desde poluição do ar e inatividade física até mudanças climáticas. Práticas de desenvolvimento sustentável tentam reduzir o impacto ambiental e deveriam, em teoria, reduzir as conseqüências adversas da saúde ambiental em relação ao desenvolvimento tradicional.

    ResponderExcluir
  50. ENCERRADO. NENHUM COMENTÁRIO SERÁ ACEITO APÓS ESTE COMUNICADO.

    ResponderExcluir