segunda-feira, 13 de maio de 2013

Saúde Coletiva e Meio Ambiente (turma manhã)


38 comentários:

  1. Os problemas ambientas e sua interfase com a saúde estão sempre presentes nos discursos e praticas sanitárias.Em meados do século 19, com os intensos impactos do processo de industriali=
    zacao e urbanização sobre as condições sanitárias e de saúde,esses problemas são vistos como resultados de processos políticos e sócias.Mas com o paradigma microbiano essa relação foi reduzida aos problemas de saneamentos e controles de vetores.



    Viviane Fernandes Melo
    Enfermagem,Manha,3 Período.

    ResponderExcluir
  2. Devido à sofisticação das sociedades no desenvolvimento industrial-urbano, e na exploração de seus recursos, verificou-se que o ambiente em perigo necessita de uma avaliação mais precisa dos impactos, buscando evitar prejuízos não somente para a própria sociedade, mas também para o ambiente. Todavia, a compreensão e superação dos problemas socioambientais contemporâneos, bem com das desigualdades socioespaciais, colocam-se como desafios coletivos às sociedades, de maneira geral, e às ciências e às esferas públicas competentes, em particular. Dessa forma, é de suma importância ampliarmos o diálogo entre as ciências e a sociedade. Em uma visão integrada e contextualizada, a compreensão e a intervenção sobre os processos que geram vulnerabilidade são fundamentais na proposição de estratégias de prevenção de riscos, de promoção da saúde.

    KARINA RANGEL - ENFERMAGEM 20121102504

    ResponderExcluir
  3. José roberto ferreira do nascimento 4ENF13A TURMA MANHA15 de maio de 2013 às 07:05

    O novo paradigma das sociedades modernas um deles é a poluição ambiental . É toda alteração das propriedades naturais do meio ambiente que seja prejudicial à saúde, à segurança ou ao bem-estar das populações sujeitas aos seus efeitos, causada por agentes de qualquer espécie , aumento da população e desenvolvimento industrial. Consequências do crescimento acelerado da população: Crescente produção de alimentos, o que exige fertilizantes e agrotóxicos, uns dos principais componentes responsáveis pela poluição ambiental ; anormalidade que a agua poluída apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor. Normalmente, a alteração física é consequência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos ,na contaminada contém agentes patogênicos vivos, sejam bactérias vermes, protozoários ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada. A agua contaminada cousa doenças principalmente : disenteria, amebíase , Cólera e outras.........
    Dependendo da gravidade a agua , ela tem a capacidade do sistema de se alto- depurar (RESILÍENCIA) ,quando e alvo de algumas perturbações.
    Com estes agravos a saúde ambiental acarreta uma “Efeito Estufa”. Chama-se efeito estufa o mecanismo de aquecimento natural do planeta, com elevação da temperatura da atmosfera; esse efeito vem sendo observado há mais de um século. Hás causas que acarreta são : indústrias , queimadas , automóveis ,são a que mas comente este acidente no planeta .Com este aquecimento há uma destruição na camada de ozônio .

    ResponderExcluir
  4. José roberto ferreira do nascimento 4ENF13A TURMA MANHA15 de maio de 2013 às 08:02

    “Ecologia Social” Discute o atual modelo de desenvolvimento mundial crescimento econômico e urbanização; A OMS tem promovido estudos para um melhor entendimento da relação ambiente – saúde, de forma a subsidiar a definição de políticas e estratégias para estes setores. Os danos a saúde estão relacionados aos fatores ambientais decorrentes de inadequação do saneamento básico água, lixo, esgoto, poluição atmosférica, exposição a substâncias químicas e físicas, desastres naturais, fatores biológicos ,vetores, hospedeiros e reservatórios entre outros..........
    Área da saúde pública que envolve conhecimento científico e formulação de políticas públicas relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que a determinam, condicionam e influenciam a qualidade de vida do ser humano, sob o ponto de vista da sustentabilidade. Conjunto de ações que proporcione o conhecimento, e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. Há finalidade , recomenda adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde

    ResponderExcluir
  5. Dayana Vieira Moura15 de maio de 2013 às 09:20

    Dayana Vieira Moura-20111100717
    Na aula passada abordamos as diferenças entre água contaminada e poluída que é aquela que contém substâncias que modificam suas características e a tornam imprópria para o consumo e a contaminada que contém agentes patogênicos vivos, nocivos a saúde, não deve ser utilizada, mas não compromete o ecossistema. Está ultima que pode causar enumeras doenças pela falta de água potável e de esgoto tratado que facilita a transmissão de doenças dentre as quais disenteria, amebíase e a cólera. Foi falado também sobre o efeito estufa que é um fenômeno natural de aquecimento térmico da terra e tem como objetivo manter o planeta na temperatura ideal para vida, esse processo pode ser desequilibrar e como resultado o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço e provoca o aquecimento global. Os principais emissores de gases são as indústrias, queimadas e automóveis, a redução de 1% na espessura da camada de ozônio seja suficiente para radiação UV causar cegueira por catarata e aumentar 3% os casos de câncer de pele.

    ResponderExcluir
  6. Vimos sobre o meio ambiente na aula passada , e depois pensando pude ver até que ponto o ser humano interfere no meio ambiente.Houve um tempo em que se podia dizer que as estações do ano eram bem definidas. No verão calor e no inverno frio. Todavia algo mudou e deixou os metereologistas preocupados. Talvez o aquecimento global tenha provocado alterações irreversiveis ao clima do nosso planeta Terra. Afinal geleiras estão descongelando e aumentando o nível de águas nos oceanos. Florestas inteiras estão sendo destruidas para dar lugar a fazendas de gado, e com isto animais são prejudicados, e arvores extintas. Estamos falando em grandes proporções. Imagine que o assalto impedi as águas da chuva de retornarem ao chão... e que hoje em dia a urbanização é algo inevitável. Pois é alguém deveria impedir o homem de ser tão egoista.
    As chuvas estão cada dia mais imprevisíveis, pois as correntes marinhas e os ventos vindo das montanhas estão em conflito? Nossa alguém sempre arruma uma desculpa para os atos isanos do homem. Qualquer um sabe que só o homem destrói o seu meio habitat e as consequências futuras pode ser que sejamos frutos da imaginação hollywoodiana que falava em filmes sobre a falta de água potável e ar puro. Pense bem nisto... " Somos frutos do meio ou o meio é nosso fruto?"

    Vanessa dos Santos Cardoso Matrícula- 20122100477 Enfermagem 2° Período

    ResponderExcluir
  7. Na última aula estudamos sobre os problemas ambientais , pois com o aumento da população que é cada vez maior os lixos nas ruas , nas lagoas , praias , e assim acabam aparecendo doenças e água acaba ficando contaminada , e em muitas populações não tem como tratar a água e a consomem mesmo assim o que gera mais doenças , e ainda temos o problema do aquecimento global também que é causado devido a grande quantidade de emisão de gases . Podemos ver e aprender mais também sobre a diferença entre poluição e contaminação , e com isso a doenças que acabam aparecendo devido a água contaminada que são : disenteria , amebíase e cólera. Então toda a população tem que começar a se consientizar que não dá pra ficar jogando lixo em todos os lugares , pois com isso acabam aperecendo as doenças , então vamos tentar ajudar e a salvar o planeta onde vivemos enquanto ainda a tempo.

    Nome: Marcelli Thaís Gauté Peres Rodrigues
    Turno: manhã - 3º Período - Enfermagem

    ResponderExcluir
  8. A desordem ambiental leva a graves problemas na saúde coletiva.
    O aumento populacional, o crescimento desordenado nas construções, o processo acelerado da industrialização, geram graves problemas no meio ambientebebrefletem diretamente na saúde do indivíduo, afetando sua qualidade de vida.
    Na aula nos foi apresentada a diferença entre poluição e contaminação. A poluição gera desequilíbrio ecológico e compromete o ecossistema, enquanto que a contaminação nao compromete o ecossistema, mas é responsável por causar determinadas doenças tais como: amebiase, disenteria, cólera.
    O processo de consumo e produção cada vez mais contribuem para a destruição do meio ambiente.

    Aluna: Juliana Costa C. Mariano de Oliveira
    Curso: Enfermagem - Manhã

    ResponderExcluir
  9. na nossa ultima aula debatemos sobre como os efeitos do meio ambiente afetam diretamente o ser humano e não só o ser humano individualmente,mas no coletivo.A partir do momento em que o ambiente é alterado,ou sofre modificações,consequentemente toda população sofrerá o reflexo, como o aquecimento global, poluição frequente,o consumismo exagerado,tudo isso afeta a sociedade no que desrespeito a saúde,onde a sua definição se julga como bem estar físico,mental e social...alterando o meio ambiente,altera a saúde coletiva.

    Viviane Victorino Cardoso
    20121101488-3 periodo

    ResponderExcluir
  10. Na ultima aula falamos sobre os problemas ambientais que prejudica a nossa saúde,a poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microorganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superior à capacidade de absorção do meio ambiente, provocando alterações na sobrevivência das espécies,um dos grandes problemas ambientais é a poluição atmosférica, esse tipo de poluição é característico dos grandes centros urbanos e industriais,é consequência, principalmente,da queima de combustíveis fósseis nos transportes, na geração de energia elétrica e na produção fabril. Esses poluentes afetam diretamente o meio ambiente,provocando vários problemas ecológicos (efeito de estufa, destruição da camada de ozônio, inversão térmica, etc.), o homem, que também faz parte desse meio, tem sua saúde afetada, pois doenças respiratórias crônicas e alérgicas, como a bronquite e rinite, são uma das consequências desse processo.A ação do homem reflete diretamente no seu próprio âmbito de vida.

    Fabiana dos Santos Bueno – Mat 20121102666
    Enfermagem - Manhã

    ResponderExcluir
  11. Como vimos na aula passada a saúde ambiental é mais agravante do que pensávamos ,os problemas da saúde ambiental também interfere o social,o psicológico,econômico o biológico.A grande poluição das indústrias e dos carros são uns dos fatores mais predisponentes da saúde ambiental,devido a essa grande fumaça indesejável inalamos para dentro do nosso organismo que passa a nos prejudicar,a grande poluição nos rios e mares devido ao lixo que jogam,ou ao óleo que surgi a estes, causam uma grande poluição e a contaminação da água e do meio ambiente.O ¨efeito estufa¨ que é o aquecimento do nosso planeta vem sendo estudado para saber se também não é um dos causadores da saúde ambiental,devido ao grande calor isso pode ser causa das grandes queimadas das matas e florestas.

    Marcia Cristina Da Silva Mat:20122100606
    Enfermagem 2º Período-Manhã

    ResponderExcluir
  12. Atualmente muitos problemas na saúde dos seres humanos são causados pelo meio ambiente em que vivem, quanto mais urbanizado e industrializado o país se torna , mais o meio ambiente sofre alterações e consequentemente a população é afetada . A falta de saneamento caracteriza altos indíces de gastroenterites ou doenças parasitarios em locais onde o saneamento não ocorre, assim como muitas outras doenças relacionadas aos fatores ambientais. É necessário uma atenção maior das políticas sócio-economicas para tal alteração com objetivo de minimizar os agravos tanto a saúde quanto ao próprio meio ambiente. Em um sentido amplo é preciso investigar as condições de vida, saúde, ambiente e educação da população, bem como a forma de o indivíduo se situar no mundo e se inserir corretamente com o ambiente que o cerca.

    Nome: Elisângela Pinatti
    Matricula: 20121103670
    Turno: manhã - Enfermagem - 3º Período

    ResponderExcluir
  13. Os agravos vigentes da sociedade,no que se diz respeito a qualidade de vida,estão principalmente apontados paras a práticas dos próprios indivíduos e o meio ambiente.Práticas essas, que influem em doenças,epidemias e aumenta consideravelmente a taxa de mortalidade.A Poluição e a contaminação através de microorganismos ou substâncias químicas nocivas a saúdede, são fatores determinantes que desequilibram o bem estar completo das famílias.A poulição decorrentes das indústrias que emitem gases e até mesmo a poluição doméstica com o acúmulo de lixo não reciclável contribue para a diminuição da espessura da camada de ozônio,a mesma delimita uma certa quantidade de raios solares indicadas a humanidade,entre outras doenças que a diminução desssa proteção pode acarretar.
    SIMONE MARIA DE ARAÚJO 20122101073 2 PERÍODO MANHÃ ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  14. Na aula anterior podemos relatar que o meio ambiente está bastante associado a qualidade de vida de um indivíduo, uma vez que os países com maior avanço tecnológico tendem a poluir mais o meio ambiente, causando em sua população principalmente doenças respiratórias,já que esses aerosóis são jogados no ar principalmente pelas industrias de ar condicionado, de isopor, de desodorante entre outras. Sem contar os resíduos que são jogados nas águas, causando assim poluição das águas, que afetam todo aquele ecossistema daquele lugar, uma vez que indivíduos tendem a usar essa água para consumo próprio.
    As políticas sócio-econômicas, tem como principal objetivo minimizar esses impactos no meio ambiente, que tanto está afetando a saúde da população e os grandes empresários só querem lucrar sem pensar nas pessoas que estão em sua volta, prejudicando-as.

    KARLLA RODRIGUES DOS ANJOS
    3º PERÍODO
    ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  15. Diversas são as interações entre o meio ambiente e o homem, o que certamente reflete-se na saúde. Temos que levar em conta, que os elementos básicos à nossa sobrevivência nada mais são do que o meio ambiente adaptado ao nosso consumo, como a água e os alimentos, bem como o ar, e que deveriam ser consumidos por nós livre de interferência humana, inalterado em suas características naturais. Com o desenvolvimento industrial, apareceram inúmeras alterações no quadro ambiental, exemplo nítido disto, é a de degradação da água, do ar, dos solos, o que se reflete em doenças à população, principalmente à de baixa renda, que não têm acesso a locais dignos de moradia, nem a produtos de alta qualidade, com menores possibilidades de contaminações. Hoje em dia, vários cientistas buscam cada uma sob seu foco específico, compreender tais questões. Como se trata de um assunto de complexidade, a saída mais eficaz está em ações coordenadas entre as áreas de conhecimento, buscando na interdisciplinaridade as soluções, para que isso possa trazer benefícios às populações, em especial as mais carentes.

    Luciana Crevelande Barbosa
    Enfermagem - Manhã - 3 período

    ResponderExcluir
  16. Nas ultimas aulas foram estudadas os meio ambiente em relação a saúde coletiva, cada vez mais são construídas grandes fabricas, grandes cidades, as cidades pequenas estão sedo "invadidas" por grandes construções e com isso, vai piorando casa vez mais a saúde de todos nós, pois quanto maior as cidades mais poluição terá, trazendo sérios problemas respiratórios. Fora que as grandes cidades também causa estrago na saúde mental devido ao alto nível de estresse por causa do enorme trânsito e correria do dia-a-dia. E o grande problema também é que as pessoas não param de jogar lixo nas ruas entupindo os bueiros, causando enchentes e trazendo doenças mais sérias.
    O BEM ESTAR AMBIENTAL, TRAZ UMA BOA SAÚDE.

    ROBERTA DOS SANTOS FREITAS
    3º PERIODO
    MATRICULA: 20121101992

    ResponderExcluir
  17. "A saúde ambiental visa o controle e a prevenção para uma boa saúde humana."
    Entendemos que para se ter uma "boa saúde" precisamos estar em um meio ambiente propicio, que nos leve ao bem estar, longe de qualquer tipo de doença, que o meio ambiente insalubre pode nos causar. Então baseado nesse conceito de saúde ambiental x saúde humana, temos que verificar vários fatores que pode causar danos a nós e ao meio ambiente. Como a poluição e a contaminação, que são duas coisas distintas, pois contaminação é causada pela presença de substâncias ou microorganismos nocivos à saúde e a poluição são alterações ecológicas causadas pela emissão de substâncias tóxicas no ambiente, que ultrapassam a resiliência (Resiliência: é a capacidade do sistema de se auto-depurar quando é alvo de alguma pertubação). Então é baseado nesse entendimento, que posso chegar a conclusão que precisamos estar no meio ambiente saúdavel, para assim termos uma vida saúdavel. E para isso, precisamos preservar o nosso meio ambiente, porque desse modo podemos prevenir doenças.

    Juliana Ferreira Porto Terra Matrícula:20071371400

    ResponderExcluir
  18. O problema ambiental é realmente um problema.
    A qualidade de vida da sociedade tem piorado muito atraves da poluiçao e da contaminação.
    Com isso doenças que poderiam ser faceis de serem curadas,tem se agravado cada dia mais por causa desse desiquilibrio. A poluiçao tem sido grande através de esgoto a céu aberto,queimadas,trazendo assim vários tipos de doença que compromete a saúde. A politica sócio-economica é para a melhoria desses agraves,para a uma melhoria da população. Minimizando os impactos ambientais.

    ResponderExcluir
  19. Discutimos na aula sobre os fatores que ateram e prejudicam o meio ambientes como consequência atingindo a saúde pública. A questão sorte o subdesenvolvimento do país, a desigualdade social e a miséria, nos mostra que vivemos numa democracia em que as soluções para estas questões citadas são pouco exploradas para a expansão de uma sociedade com qualidade de vida e saúde melhores. Ainda existem comunidade que nem se quer há saneamento básico, com uma absurda falta de higiene ambiental e pessoal, sem deixar de comentar das doenças que fazem epidemias, causando mais danos aos que tem menos qualidade de vida.
    MATRÍCULA 20072371307 MANHÃ

    ResponderExcluir
  20. Na aula passada vimos que o crescimento populacional tornou-se o maior problema para o meio ambiente na atualidade. Quanto mais a população aumenta mais interfere no meio ambiente, com o crescimento da população tem mais casas, mais prédios, mais área urbana e pouca área verde e mais doenças também e outros problemas. Se a sociedade humana deseja verdadeiramente garantir uma certa qualidade de vida para as atuais e futuras gerações, terá que reduzir drasticamente os índices de crescimento populacional e realizar mudanças, começando dando mais informações de métodos preventivos as classes mais baixas, que tem cinco, seis, oito ou mais filhos, diferente das pessoas com classe mais alta que tem mais informações tendo em média dois filhos. Com a diminuição da população talvez acabe reduzindo o número de algumas doenças como as causadas por verminoses decorrente da falta de saneamento básico e má moradia.

    JULIANA MARQUES LIMA WERNON DE SOUZA
    ENFERMAGEM-3ºperíodo

    ResponderExcluir
  21. A questão da qualidade ambiental é abordada quando se refere que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." As instituições de saúde são, portanto, ambientes singulares, diferenciados de outros espaços laborais, devido à complexidade de suas ações, que vão desde a assistência à população, verificação da qualidade dos produtos expostos ao consumo da população, até o diagnóstico laboratorial de amostras biológicas de doenças de interesse para a saúde coletiva.Considera-se a vigilância ambiental em saúde como o processo contínuo de coleta de dados e análise de informação sobre saúde e ambiente, com o intuito de orientar a execução de ações de controle de fatores ambientais que interferem na saúde e contribuem para a ocorrência de doenças e agravos.A estrutura de causa-efeito (Força Motriz, Pressão, Situação, Exposição, Efeito, Ações) é o modelo através do qual as forças motrizes geram pressões que modificam a situação do ambiente e, em última análise, a saúde humana, por meio das diversas formas de exposição, onde as pessoas entram em contato com o meio ambiente, causando os efeitos na saúde.
    Katiuce Nogueira Alves / Matrícula:20131104266

    ResponderExcluir
  22. O desequilíbrio do meio ambiente interfere diretamente na saúde da população.
    Com a industrialização e as novas tecnologias, a sociedade vem ficando cada vez mais capitalista e mais consumista o que causa um impacto no meio onde vivemos,pois cada vez mais cresce os lixos nas cidades,os esgotos despejados de forma incorreta,as toxinas lançadas em águas limpas,os aglomerados de moradias,etc.
    Enfim,para termos uma vida saudável e correta com o próximo,devemos repensar em nossas atitudes e tentar ter um consumo moderado, com um pensamento de sustentabilidade.Isso tudo visando ter um menor índice de agravo na população e promovendo a prevenção.
    Marize Layber
    Enfermagem - 3º período – 20121101100

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ASSUNTO COMENTADO É MUITO INTERESSANTE SAÚDE COLETIVA E MEIO AMBIENTE
      O SER HUMANO É O PRINCIPAL AUTOR DE TODOS ESSES AGRAVOS COM O MEIO AMBIENTE POIS O CRESCIMENTO SEM CONTROLE ,A FALTA DE EDUCAÇÃO ,AMBIÇÃO E OUTRAS COUSAS.PRECISAMOS CUIDAR O NOSSO PLANETA PENSANDO EM UM FUTURO MELHOR PARA NOSSOS FILHOS E NETOS.PARA UMA SOLUÇÃO APROPRIADA TERIA QUE TER UM EQUILÍBRIO NA ECONOMIA FINANCEIRA, SOCIAL E INSTITUCIONAL E A POLITICA O QUE TORNA MAIS DIFÍCIL POIS FUNCIONA POUCO.
      ELISANGELA MELO TURMA MANHÃ 20122104736

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. O tema abordado em sala de aula é muito interessante pos fala sobre a saúde coletiva e meio ambiente. Nós seres humanos somos os principais responsáveis por tudo que acontece no nosso meio ambiente. Com o decorrer do tempo, as industrias vem crescendo junto com o consumo excessivo de tecnologias avançadas, com isso acarretamos vários problemas ambientas, como: A poluição do meio ambiente, poluição das águas e de suas nascentes e também entre as arvores e outros ..
    Devemos ter a consciência de que estamos maltratando a nossa natureza e com isso diminuindo a nossa sobrevivência, acarretando vários problemas críticos de saúde, por nossa culpa, temos que deixar a ignorância de lado e começar a agir de forma pensada e critica. de forma que a saúde coletiva e o meio ambiente sempre estram andando juntos, dependendo da nossa consciência de ser humano!
    Manuella barros de Mendonça - Turma manhã - 20121102611
    3 periodo/enfermagem

    ResponderExcluir
  25. Tema: Poluição
    Com a grande população mundial um dos fatores de risco para o nosso planeta é a poluição.
    Para alimentar essa população precisamos interferir nas ordens naturais de desenvolvimento dos processos dos alimentos, usando mais fertilizantes para acelerar essas produções, com isso mais poluição.
    Toda essa poluição além de fabricar mais lixos, ela também produz mais agravos à natureza com a adição de produtos químicos nos rios, lagos e etc., despejando sem qualquer filtragem.
    Com esses agravos na quantidade da população a vida se torna em situação precária para muitos, ocasionando fome, miséria e doenças como a disenteria, amebíase e cólera.
    Outro fator importante no agravo da poluição é o efeito estufa, que cada dia mais nosso ambiente se encontra desprotegido, e isso gera uma vulnerabilidade para mais proliferações de doenças, neste caso doenças de pele, respiratório e uma coisa que chamou a atenção foi à doença catarata nos olhos (grande fator de risco para os idosos).
    Aprendi nesta aula, sobre as diferenças de água poluída que aos olhos podemos ver e sobre água contaminada, que aos olhos não percebemos somente através de exames complementares.
    Também nessa corrida desenfreada para o crescimento mundial, mais indústrias são instaladas, florestas destruídas gerando mais poluição e consequentemente a destruição do planeta.

    Gisely Coelho Rangel Dutra Matrícula 20122104581

    ResponderExcluir
  26. A Meio Ambiente esta sempre relacionado com a saúde da humanidade, e é o próprio ser humano que interfere na natureza para adaptação e para adequála de acordo com o que necessita, e com isso causando mudanças no solo, na água, no ar enfim diversas alterações climáticas que vão favorecendo para que haja o surgimento de doenças atingindo a população e principalmente as de baixa renda e as pessoas que moram em locais com falta de saneamento básico e condições precárias. E assim é necessário que haja uma atenção, uma ação do governo juntamente com gerencias da saúde e educação para que venham orientar e reeducar a população para que saibam conhecer os riscos e se situar melhor no ambiente, ou melhor, no mundo que os cercam.

    ResponderExcluir
  27. ENCERRADO. NENHUM COMENTÁRIO SERÁ ACEITO APÓS ESTE COMUNICADO.

    ResponderExcluir
  28. No debate realizado em sala de aula podemos perceber que assuntos como saude ambiental A falta de saneamento caracteriza altos indíces de gastroenterites ou doenças parasitarios em locais onde o saneamento não ocorre, assim como muitas outras doenças relacionadas aos fatores ambientais.Os principais emissores de gases são as indústrias, queimadas e automóveis, a redução de 1% na espessura da camada de ozônio seja suficiente para radiação UV causar cegueira por catarata e aumentar 3% os casos de câncer de pele.


    Ana Carolina RODOVALHO SOUZA
    2 PERIODO ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  29. Esse debate nos exclareceu o quanto os problemas ambientais influênciam na saúde, pois os agravos está relacionado com a poluição do solo, ar e água, relacionado com a destinação inadequada dos resíduos sólidos e líquidos. Visto também que o uso indiscriminado de agrotóxicos, o despejo de dejetos no meio ambiente sem tratamento, a presença de micro-organismos e parasitas.
    Atualmente podemos observar o aumento dos índices de doenças respiratórias,câncer e doenças transmitidas através de água e alimentos contaminados.

    Fábia Regina S. da Silva
    Turma da manhã
    Segundo Período de Enfermagem

    ResponderExcluir
  30. Debate feito em sala de aula que nos esclareceu quanto aos muitos problemas ambientas que influenciam na saúde, tudo de relaciona a poluição das águas e rios, solo e do nosso ar, consequências de uma destinação inadequada dos resíduos sólidos e liquidos.
    Podemos observar que a cada dia cresce o numero de doenças respiratórias e as doenças transmitidas por águas poluídas e contaminadas.

    Manuella Barros de Mendonça - 20121102611 - 3 período/enfermagem - Manhã

    ResponderExcluir
  31. No debate feito em sala de aula, vimos que o meio ambiente influencia diretamente a qualidade de vida e a saúde do ser. Pois muitas doenças estão relacionadas com a poluição das águas, alimentação e com o local q o ser humano vive, se o alimento que ele consome é contaminado pelo uso de agrotóxicos por exemplo, assim como as doenças respiratórias que estão diretamente relacionadas com a má qualidade do ar que2012 é respirado que esta cada vez mais poluido.

    Daniella de Souza Lessa
    20121101502 Enfermagem 3º período

    ResponderExcluir