domingo, 25 de março de 2012

Prevenção. Comentários turma da noite. Até o dia 31.


14 comentários:

  1. O conceito prevenção a saúde deve ser compreendido como uma ação preventiva. Apresentada em três fases: Fase Primaria quando previne a doença, através de exames, exercícios, bem estar social e econômico, imunização e outros. Uma ação preventiva quando se previne uma doença. Fase Secundaria tratamento e diagnóstico precoce, fazendo com que esse paciente tenha a menor consequência possível. Uma fase que a doença e tratada o mais breve possível, evitando que isso vire uma catástrofe. Fase Terciária trata- se do acompanhamento da reabilitação do paciente no meio social.
    Após II guerra Mundial a (ONU) viu uma necessidade de prevenir a saúde, cria a OMS – Organização Mundial de Saúde. Onde se reúnem com objetivo de estudar e sugerir alternativas para melhorar o atendimento da saúde.
    Foi realizada em Alma – Ata na antiga União Soviética uma Conferência Internacional da Saúde, Sobre Cuidados Primários de Saúde, que reconheceu como direito à saúde e dever do Estado na promoção e proteção da saúde do cidadão.
    A VII Conferência já realizada no Brasil no ano de 1986. Ressaltou a Saúde como direito de todos, SUS. Onde ficou claro que a saúde do cidadão dependeria muito do seu estilo de vida, sócio econômico, alimentação, renda, lazer, moradia, estabilidade entre outros.

    ResponderExcluir
  2. Na prevenção, devemos saber a naturalidade, a origem para prevenção da doença.
    existem tipos de prevenções, primaria - quando fazemos exames, exercícios, afetar também o social e econômico, a fase secundária - fazemos o tratamento e diagnóstico da doença, evitando a propagação pelo corpo do cliente, e a prevenção terciária - quando o paciente já se encontra em fase de acompanhamento para reabilitação na vida social.
    A prevenção também começa quando a mutirão de limpeza pelas cidades, saneamento básico, evitando larvas transmissoras de doenças.A Organização Mundial da Saúde foi criada após a 2ª Guerra Mundial pela ONU, porque evidenciou-se preocupação na saúde da população e necessidade de inciativas.

    ResponderExcluir
  3. De posse da informação voçê pode prevenir a doença, conhecer a história, os riscos, como pode ser adquirida, modo alimentar tendo o conhecimento do histórico da doença voçê antecipa o modo de prevenção.A prevenção tem como objetivos promover um estado de saúde positivo ótimo,evitar a perda de saúde e a invalidez ou depois que o homem foi atacado pela doença.Com a ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável da doença, dentro desta expectativa, mudanças de estilo de vida são primordiais para que o individuo tenha uma vida saudável.

    ResponderExcluir
  4. Ato de se antecipar às conseqüências de uma ação, no intuito de prevenir seu resultado, isso chama-se: prevenção.
    Esse ato esta dividido em três partes. A prevenção primaria e uma proteção específica, que trabalha a promoção da saúde ou seja é uma forma de prevenir doenças que possam ocorrer por causa de determinado protozoário e condições de bem estar. A prevenção secundaria é uma prevenção que procura um diagnostico e um tratamento eficaz . A prevenção terciária envolve a reabilitação do paciente no meio social.
    A prevenção para certas doenças teve inicio após a II Guerra Mundial, com a criação da (OMS) Organização Mundial de Saúde que tinha como papel procurar melhores condições de vida no que diz respeito a saúde. Pois saúde não é ausência de doença mas um completo bem estar físico, mental e social. Foi então que perceberam a importância da prevenção primaria, pois havendo promoção da saúde certamente haveria uma estabilidade no que diz respeito à saúde.

    ResponderExcluir
  5. O conceito prevenção a saúde têm como objetivo alerta as pessoas de como se prevenir. Existe três formulas: A primeira na atenção primaria que prevene a doença, através de realizações de exames e imunização etc. Na fase Secundaria já se têm o tratamento e o diagnóstico precoce, aonde deve ser feito o tratamento mais breve possível , para evitar que a doença se evoluer. Já na fase terciária do acompanhamento da reabilitação do paciente no meio social. A( ONU )- Organização Mundial de Saúde foi criada após a segunda Guerra Mundial para ver as necessidades de prevenir a saúde da população.

    ResponderExcluir
  6. Jaciara Santos do Amor Divino30 de março de 2012 às 11:11

    Em relação do que foi debatido em sala, o conceito de prevenção está dividido em prevenção primária, prevenção secundária e prevenção terciária. Com o decorrer do tempo, as mudanças na sociedade levaram à necessidade de uma ampliação do entendimento sobre saúde.
    Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social. E não simplismente à ausencia de doenças ou enfermidade. Saúde é um resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, trabalho e lazer.

    ResponderExcluir
  7. A prevenção é uma maneira de se tratar uma doença antes que ela aconteça ou se agrave, trazendo assim muitos benefícios as pessoas afetadas e a população de modo geral pois com uma boa prevenção de uma epidemia várias pessoas serão beneficiadas antes mesmo de ficarem doentes.
    Tem três tipos de prevenção a primária que previne e a doença através de exames preventivos e vacinas entre outros, a secundária é mais voltada para o tratamento imediato da doença assim que ela é descoberta, com ajuda de diagnósticos e análises medicas precoces, com todas essas coisas ajuda para que a doença não evolua e na prevenção terciaria é feito uma continuação no tratamento do paciente com a volta dele a suas atividades normais e a reabilitação dele em seu meio, tanto profissional quanto social.
    Com todos esses métodos a doença pode ter um agravo bem menor no corpo e na mente do paciente.

    ResponderExcluir
  8. Ao ler sobre o assunto,entendo que a prevenção é uma ação antecipada.O processo de prevenção se apresenta en três fases:primaria,secundaria e terciaria.
    Primaria-São medidas pré patogênicas,a ação que previne a doença através de exames,imunização e outros.
    Secundarias-Diagnostico e tratamento precoce para determinada doença.
    terciario-Reabilitação da pessoa que esteve doente.
    Após a segunda guerra mundial a(ONU)viu a necessidade de criar a OMS(organização mundial de saúde)onde acontece as reunioes com o objetivo de estudar e sugerir alternativas para melhor atendimento a saúde

    ResponderExcluir
  9. JONATHAN MENDONÇA DOS SANTOS31 de março de 2012 às 13:27

    A prevenção é um modo de viver com precaução, evitando e prevenindo a doença em três fases primaria;através de exames ,secundarias;diagnostico precose e tratamento ,terciario;reabilitação dos clientes.
    O cuidado das cidades com os lixo ,saneamento basico, focos de água parada é um modo de prevenção, tornando a saúde melhor.

    ResponderExcluir
  10. É importante conhecer e principalmente entender o conceito de prevenção e suas respectivas fases. Como futuros profissionais enfermeiros, a compreensão dessa etapa do processo saúde-doença nos proporcionará um melhor desempenho na nossa área acadêmica e no nosso campo de trabalho. Se antecipar à doença e conhecer sua história natural nos dará maior chance de sucesso na luta cotidiana por uma saúde melhor.

    ResponderExcluir
  11. Prevenção a própria palavra ja diz previnir e previnindo podemos ajudar muito as estatisticas relacionadas a varias doenças como as DSTs, prevençao faz parte de um planejamento e com populaçoes direcionadas que nao tem tanto acesso a informações e educaçao, trabalho esse bem executado podemos melhorar e diminuir condições drasticas de saúde.Seguindo as fases da prevençao a melhora para todos será de grande importancia nao premitindo que a doença se instale, muito pelo contrario nem aconteça.

    ResponderExcluir
  12. A prevenção ganhou respeito entre as autoridades,teve destaque.Uma prova disso é que hoje em dia falamos em PSF e Agentes comunitarios frequentemente.COm o paasar dos anos entendemos que é mais fácil é mais Barato prevenir a doença do que trata-la.A qualidade de vida daquela pessoa que convivi com diabetes por exemplo,se torna mais prazeroza isso com simples cuidados feitos semanalmente em uma unidade de PSf.Então além de abordarmos qualidade de vida,falando politicamente é uma saúde mais barata,do que manter o paciente internado,fazendo cirurgias e etc...
    A abordagem dos agentes comunitarios é muito importante porque ele relata o que acontece dentro daquelas casas,e pode assim encaminhar o problema a orgãos copetentes,Ex:falta de saneamento básico,que propaga muitas doenças principalmente em crianças.
    Uma municipio que valoriza prevenção e valoriza os agentes comunitarios pode comprovar com numeros a qualidade de vida que seus habitantes tem.

    ResponderExcluir
  13. Se informar e se conscientizar é o primeiro passo para uma boa prevenção. Mas como todos precisamos de ajuda, não podia faltar orientações e atendimento, eles são gratuitos e estão disponiveis a todos, independente de raça, cor, religião e classe social, todos podem ter acesso, basta cada um fazer sua parte, afinal o primeiro paso é o nosso!
    A prevenção abrange três fases: Prevenção primária - Visa em evitar o desenvolvimento e os riscos que uma doença possa trazer, secundária - a doença já existe, mas ela é diagnosticada precocemente, entrando com uma ação rápida e eficaz pra que o indivíduo possa voltar a seu estado "saudável", terciária - Evitar ou diminuir as concequências que aquela doença possa trazer e controla-la pra que ela não volte. Todas elas tem a finalidade de contribuir para ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

    OBS. Professor eu cheguei agora em março, então só pude comentar agora, tentei comentar antes mas não estava conseguindo entrar!Espero que aceite meus comentários! Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. MARIA VITÓRIA DOS SANTOS DE SOUZA20 de abril de 2012 às 17:32

    Ao ler esse assunto e debater em sala no meu ponto de vista a Prevenção é o conjunto de ações que visam evitar a doença na população, removendo os fatores causais, ou seja, visam a diminuição da incidência da doença. Tem por objetivo a promoção de saúde e proteção específica.
    São exemplos a vacinação, o tratamento de água para consumo humano, a educação sobre os problemas decorrentes da postura inadequeda, as ações para prevenir a infecção por HIV (como ações de educação para a saúde e/ou distribuição gratuita de preservativos).
    Com isso a população ganha informações que é uma forma de prevenir doenças.
    Os pricipais responsáveis que fazem esse papel são os posto de saúde,agentes comunitários e até mesmo a mídia(radio,televisão e jornal).
    MARIA VITÓRIA DOS SANTOS DE SOUZA

    ResponderExcluir