sexta-feira, 2 de março de 2012

Processo Saúde-Doença (Comentários dos alunos de Saúde Coletiva da turma da manhã).

Caros alunos (as) de Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem (UVA Cabo Frio). Está tudo certo para o início dos trabalhos neste ano de 2012 (1). Então vamos! De acordo com o que foi lido e discutido em sala de aula, por favor comentem (mínimo de 8 linhas) os principais pontos e suas conclusões referentes ao texto de Lucila Amaral sobre Processo Saúde-Doença. Para acessar o artigo basta clicar aqui. O blog estará aberto para comentários sobre este texto até o dia 08/03. Abraços e boa sorte.

38 comentários:

  1. processo saúde-doença,a doença tem varias formas de se manifestar, muita da vezes o sintoma que uma pessoa apresenta não e o mesmo da outra, oque não significa que não seja a mesma doença,exemplo uma simples gripe pode matar uma pessoa, e não quer dizer que todos vão morre de gripe, a questão psicologica também ajuda muito, se existir uma depressão, como a noticia e dada ao paciente,a familia,as quetões familiare a serem resolvidas, tudo tem que ser analisado até mesmo para ajudar no diagnostico do paciente. Em quanto na saúde e mais facil, ninguem se preocupa, só dá falta no momento que a perde. Com isso e melhor manter a mente ocupada sem preocupação com as doença para muita das vezes passarmos por ela sem nem percebermos.

    ResponderExcluir
  2. Vimos que o Processo Saúde-Doença é visto pela diferença entre os aspectos. Pois nem sempre estar doente é não ter saúde ou não ter saúde quem está doente, pois sua saúde pode reverter o estado da doença. Se o enfermo estiver em um momento de alegria, paz ou fé, esse estado pode ser aliviado. Assim também, se um saudável estiver passando por momentos difíceis, pode ser acometido por uma depressão ou queda de hormônios, por exemplo, vindo a adoecer.
    A relação está no equilíbrio do sistema imunológico e da mentalidade do indivíduo. Como diz a autora, "[...] Ouvir o próprio corpo é uma boa estratégia para assegurar a saúde
    com qualidade, pois não existe um limite preciso entre a saúde e a doença, mas uma relação de
    reciprocidade entre ambas [...]"
    Nós, futuros profissionais da área da saúde, temos a responsabilidade de não sermos os causadores da doença, mas, através de uma boa comunicação enfermeiro-cliente, promovermos a saúde.

    ResponderExcluir
  3. O processo Saúde-Doença nos mostra uma nova maneira de pensar sobre a saúde e a doença. Na antiguidade, a saúde era tratada como uma dádiva, e a doença, como um castigo ou até mesmo como uma maldição responsabilizada pelo um único Deus. Na medicina moderna pode-se analisar que a saúde é tudo aquilo que está bem, sem sofrimento, sem transtornos consigo mesmo. E a doença é tudo aquilo que a partir de um determinado sintoma de sofrimento, dor, emitido pelo nosso corpo pode se falar que é doença. Exemplo: Uma pessoa pode ter uma determinada doença sem saber, pois nós não percebemos os seus sintomas, a partir de um determinado diagnóstico, tudo pode mudar, os sintomas ficam mais visíveis aos nossos olhos, passamos a ter sofrimento, dor, ... Desse modo pode se afirmar que a partir desse momento é determinado doença.

    ResponderExcluir
  4. falar sobre o processo saúde-doença deve-se atentar que a saúde é um total estado de qualidade devida , sem sofrimentos e situações que possam levar a pessoa a um estado de tristeza , sendo assim a doença pode ser entendida pelas manifestações causadas pela dor e o sofrimento . Isso justifica o fato de muitas pessoas adoecerem ou os sintomas gerados pela doença ficam mais aparentes após descobrir que está com alguma doença grave . O papel do profissional de saúde é considerar não só a doença em si , mas sim o estado emocional do paciente e assim tratar a doença como um todo .

    ResponderExcluir
  5. A doença não se define somente pela enfermidade, se define também pelo bem estar da pessoa, pelo seu emocional, financeiro, nível educacional. Existem vários motivos, razões que nos fazem adoecer, estas doenças são postas pelo nosso psicológico, pois se não estamos doentes e ao irmos ao médico recebemos a notícia da enfermidade, logo caímos de cama, provocando assim os verdadeiros sintomas e desenvolvendo a doença. Também devemos considerar o fato de que se a pessoa estiver com o psicológico preparado, ela não se deixará abater só pelo fato de receber a notícia da enfermidade, pois até não saber ela tinha uma vida social normal. O fato de estarmos doentes não é motivo pra cairmos de cama, mas sim motivo para lutarmos por algo que sempre desejamos e nunca conseguimos, pois se não tentarmos a vida agora nunca mais tentaremos sabendo que estamos enfermo.

    André Phillip, turno Noite

    ResponderExcluir
  6. Quando pensamos em saúde, pensamos em bem-estar, equilíbrio e perspectiva de vida. Já quando pensamos em doença, associamos com dor, sofrimento e morte. Porém nem a saúde e a doença podem ser compreendida por ações, elas se estabelecem por aspecto multicausais, pois existem casos que o paciente diz que está sentindo dores, mas na realidade aquele problema é de fundo emocional, ocorre pois a sua realidade é triste e sofrida ou está em depressão, e psicologicamente ele cria essa doença para auto proteção , ou para ocupar sua mente. Mas por outro lado, existem casos de pessoas que são doentes e por algum motivo aquela doença não deu sinais em seu corpo, e essa pessoa continua vivendo sem aquele medo de adoecer , morrer, e muitas não perdem a fé que nessas horas é um forte aliado para acreditar em sua melhora. Antigamente acreditava-se que os fenômenos da natureza e mitos eram os causadores de morte nas grandes populações, hoje com o desenvolvimento de estudos, tecnologia e psicologia, temos acesso a informações importantes sobre todas as doenças, e isso nos ajuda a identificar em pacientes o que verdadeiramente está acontecendo, podemos discernir os sintomas. O mais importante é termos a consciência de que precisamos sempre estarmos atento a saúde coletiva, e saber identificar a origem da doença.

    ResponderExcluir
  7. Estar bem não significar não estar doente, pois além da homeostase do corpo físico mantendo um sistema imunológico equilibrado precisamos de um equilíbrio emocional! Estar bem não significa não estar doente, e estar doente não significa não estar bem, pois como vimos em aula uma só doença pode ser multicausal e agravada por um psicológico abadalo, e em contra partida temos casos de doenças super severas e degenerativas que os pacientes vivem bem, caminhando na fé e são capazes de estabilizarem o quadro clínico com o seu emocional!
    Antigamente vimos que a doença era tomada como um castigo divino e hoje entendemos a multicausalidade de algumas doenças, a predisposição genética de algumas delas e vimos que uma doença pode ter diversas manifestações se comparando os pacientes, e além disso temos pacientes que apresentam a doença mas não a manifestam!

    ResponderExcluir
  8. A doença pode ser considerada quando um indivíduo está em um estado de dor e sofrimento. Mas o estado de doença é muito mais psicológico que físico. Muitas das vezes os adoecidos não têm perspectiva de melhora, um estado meio depressivo, e isso enrijece mais ainda a tal doença. Mas, quando uma pessoa passa a direcionar seu psicológico a coisas que podem lhe fazer bem, a pensamentos bons, fé e etc., ela provavelmente está melhorando seu estado. O psicológico de tal pessoa, do mesmo jeito que pode levá-la a adoecer, pode levá-la à saúde. A OMS classifica saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social. Então, o corpo, a mente e fatores externos tem que estar em harmonia. Não se está com saúde ou doença por acaso, não são estados isolados de um ser. Há essa junção de vários fatores que vão determinar o estado do indivíduo, juntamente com o modo de organização da sociedade na qual ele vive e da atuação dos profissionais de saúde. Portanto, tem de haver um trabalho árduo dos profissionais de saúde, direcionado a todos, para haver esse equilíbrio que os leva a ter saúde e ausência de doença: o famoso conceito de Promoção da Saúde.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Como podemos ver o processo saude doença e marcado pela diferença. Todos quando falam ou ouvem a palavra doença logo imigina sofrimento, ou a palavra saude pensa em um pessoa boa, bem estar. Devemos lembrar que uma pessoa que se diz bem pode estar doente. E uma pessoa doente aparentemente pode estar muito bem.
    As pessoas pode estar doente e ao mesmo tempo ter saude, ou ter saude e esta doente. Muitas doencas depende do modo de viver, moradia, alimentacao, dependendo de como a pessoa vai agir para ela se manifestar ou não. Temos tambem o processo da doenca que vem se manifestar por causa da mente, do psicologico de cada um. As vezes uma pessoa tem um resfriado, ela se entrega tanto que esse resfriado que todos nos temos, leva este individuo a morte.
    Quando escolhemos a profissao de cuidar de quem precisa, do proximo, devemos levar a melhor maneira de viver cuidando da saude e promovendo a saude de todos.

    ResponderExcluir
  13. Processo saúde-doença: A doença não pode ser medida apenas fisiopatologicamente, pois uma mesma doença pode agir de forma distinta a cada corpo diferente. O psicológico do enfermo tendo grande influencia de melhora ou agravo da doença. A saúde é entendida de uma forma mais ampla, na sua qualidade de vida. Envolvendo meio ambiente e a prevenção de doenças. Percebendo, então, que não podemos atribuir a culpa de uma doença em um deus, e sim, principalmente, na nossa qualidade de vida, ambiente de trabalho, residência, acesso as necessidades básica à vida e acesso a informação e prevenção da doença. Sendo a função de um enfermeiro garantir o poder e mostrar as pessoas que não tem a informação necessária que elas podem buscar por uma melhor qualidade de vida, se adequar na sociedade obtendo a proteção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças. Pois a saúde é um direito de todos , é um dever publico.
    Aluna: Aline Scaffo

    ResponderExcluir
  14. Processo Saúde-Doença
    Através da tecnologia que inclui a evolução ao novo sistema de tratamento de saúde, podemos afirmar que as pessoas de maior nível social tem uma forma de vida mais saudável de acordo com o seu recurso econômico. Demonstrando definitivamente que o Sistema Único de Saúde pouco e nada tem a ver com as origens das doenças como: sarampo, rubeola, poliomelite, tuberculose, gripe, dengue, meningite etc.
    O processo Saúde-Doença está relacionado diretamente de acordo com a classe social. E pouco ou nada pode fazer o Sistema Único de Saúde.

    ResponderExcluir
  15. Processo Saúde-Doença
    Garantir saúde e ter qualidade de vida e dignidade, porém a doença tem varios fatores biológicos que faz parte do funcionamento do organismo físico e psicologico que dão espectativas, medos e reações emocionais.
    Assim como saúde pode realizar no ser humano experiências. A doença também pode: como a felicidade, tristeza, luto, e até mesmo a morte fortalecendo sua fé.

    ResponderExcluir
  16. O Processo Saúde-Doença não refere-se somente ao estado patológico em que o indivíduo se encontra, pois, o que compreende o adoecer é o sofrimento, a dor, o desconforto físico e emocional. Se olharmos somente pelo ângulo da doença nada veremos além disso nem mesmo a cura e o cuidar. Tal processo se dá por uma cadeia de eventos, que não ocorre da noite para o dia. Observar e ouvir o próprio corpo é parte essencial para se ter uma vida saudável. A preocupação somente com a doença faz com que o homem esquece o quão sadio é, logo, o papel do profissional de saúde é identificar o 'problema' e mostrar a direção certa a ser tomada para que esse cliente viva melhor e desfrute de uma vida mais satisfatória.

    ResponderExcluir
  17. Processo Saúde- Doença: O processo envolvendo o adoecimento e a cura tem sido influenciado, ao longo dos anos, pelos paradigmas que regem as definições de saúde e de doença. Para muitos, saúde é um completo bem estar físico, psíquico e mental e doença, seria a presença de um agente etiológico, gerador de uma patologia. No entanto, segundo o autor, só pode ser considerado doença a partir do momento em que há manifestações clínicas como dor e sofrimento.Logo, por mais que o organismo possua um desequilíbio, enquanto o causador do mesmo não manifestar-se, o indivíduo não estará de fato doente.Entretanto, há de se considerar que o processo de adoecer também envolve aspectos emocionais e ambientais, dificultando o sentido absoluto de "saúde" e "doença". Conclui-se então que ambas não são processos antagônicos, pois não há como falar de uma sem esbarrar na outra. Cabe portanto ao profissional da saúde proporcionar atividades que estejam relacionadas a Promoção de Saúde, visando a melhoria da qualidade de vida em toda a sua totalidade.

    ResponderExcluir
  18. Processo Saúde-Doença:Muito discute-se sobre o que é saúde e o que é doença. Nosso conhecimento e conclusões sobre o assunto vem se aperfeiçoando ao passar dos tempos.Hoje sabemos que saúde não é apenas ausência de doença mas sim que saúde é uma vida vivida plenamente em concordância com o meio físico psíquico e social. Nós, como futuros enfermeiros, devemos trabalhar para não tratar apenas da doença mas sim do indivíduo como um todo e compreender que, para conseguirmos que o indivíduo viva plenamente, não podemos caminhar sozinhos, necessitamos de ajudas de partes da sociedade para levarmos ao nosso paciente uma vida digna.A ajuda de um enfermeiro a uma família que vive em condições sub humanas muitas vezes é essencial para o ressurgimento da mesma à uma vida social; porém temos que em primeiro lugar respeitá-los e compreender o que desejam para si próprios e, no final, agirmos de maneira que levemos a eles o bem estar social e individual que esteja de acordo com a percepção de cada um.

    ResponderExcluir
  19. Entendo do processo saúde-doença não como ausência de uma ou resistência de outra, e sim como conjunto de estado mental e fisico, com meio externo. Que se torna absurdamente importante até para definir ou diagnosticar a doença. Sempre lembrando que um individuo que se entrega, de corpo e alma a doença no caso destinada ou ocorrida sempre facilita sua decadência, como o famoso ditado cita que :" Para acontecer, basta acreditar" e acreditando que se esta em uma situação de risco ou de fragilidade, o corpo acaba cedendo para para estímulos psicologicos, que são o suficiente para ajudar a piorar , ou a melhorar . E tanto na prática quando na teoria um profissional da saúde tem que ter total comprometimento com a preservação do bem-estar do paciente, tanto saúde ou na doença e além de ter a consciência de que devemos exercer a promoção da saude, para acima de tudo evitar qualquer tipo de patologia!

    ResponderExcluir
  20. O processo Saúde-Doença: trata-se de um conjunto que engloba a saúde física do paciente, mas principalmente o estado psicologico em que o paciente se encontra, pois quando o indivíduo está bem psicologicamente existe possibilidade de bons resultados para a sua cura. O processo de adoecimento antigamente era entendido como teoria Miasmatica, onde o indivíduo desenvolve um " miasma", ou seja, em convivência com animais, onde ele libera gases e também com o meio em geral. Mas Hipocrate relacionava saúde com agua para beber, vento, moradia e ambiente. Todos esses fatores eram vistos como causas para o adoecimento. Incluir a Promoção de Saúde para obter bons resultados em uma sociedade tanto para prevenção, cura quanto para o tratamento, pois não ha como falar de saúde sem citar a doença. O profissional da saúde tem que atentar para as informações necessárias do paciente, como a cultura, o ambiente, histórico familiar entre outras informações, assim ele consegue saber quais as reais causas. Enfim o profissional tem o dever de ajudar o paciente da melhor forma possível, fisicamente e psicologicamente.

    ResponderExcluir
  21. O processo saúde: Doença não se define somente pelo diagnóstico, sim pelo estado mental, psicológco e físico de cada um. Pois ao sabermos um diagnótico podemos reagir de diversas maneiras. As vezes o cliente começa a ter sintomas da doença somente porque soube seu diagnótico, dependerá muito do seu estado emocional no momento. Nós teremos que preparar esse cliente para passar seu diagnótico esclarecendo e fazendo com que ele entenda que nem tudo está perdido. No meu ponto de vista,a população deveria saber mais sobre os programas de prevenção, esclarecimento de doenças existentes. Temos a responsabilidade de assumir esse cliente e passar para ele a importância do tratamento, porém com preconceito não. Mostrando a ele que o melhor a fazer e viver tratar, e entender seu diagnóstico. Não se entregar a ele.

    ResponderExcluir
  22. Processo saúde doença

    A diferenciação entre saudável e doente ao longo do tempo sofreu diversas mudanças, até que atualmente passa a considerar estado de saúde e de doença algo que leva em consideração diversas variáveis, como por exemplo o sentimento de dor, o sofrimento causado pelo agente patológico, o estado psicológico do indivíduo antes e depois da notícia da contaminação, etc.
    Logo, a saúde não é mais algo estático, não podendo ser detectado simplesmente por um exame, mais sim avaliando o estado do paciente como um todo.
    Tendo em vista este conceito não podemos julgar um paciente doente ou saudável simplesmente por um resultado positivo ou negativo, pois se o paciente se sente bem, não percebeu nenhuma alteração nos últimos tempos, não podemos dizer que ele está doente por algum exame ter apresentado alterações que sugerem que ele teve contato com um agente patológico, porém não manifestou a doença.
    Por outro lado, o resultado de um exame não ode ser ignrado, pois o paciente pode não ter sentido manifestações ainda, ou seja, foi observada a doença precocemente, o que pode ajudar e muito na evolução do tratamento.
    Em resumo,é importante para nós, profissionais da saúde sabermos interpretar o exame, o estado do paciente(como um todo), e saber explicar para este o que está acontecendo de forma a não assustr o paciente e fazer com que o seu psicológico faça seu estado se agravar.

    Adianne Schettino
    Cabo frio
    Manhã
    Obviamente nos dia atuais também levamos muito em conta o estado emocional do paciente e a sua saúde mental, logo, um agente patológio pode se manifestar ou não de acordo com o estado emocional do paciente, podendo gerar baixa na sua imunidade, e com isso a manifestação fisica da doença.

    ResponderExcluir
  23. No início do entendimento do processo saúde-doença, eram vistos como causas das doenças, o castigo dos "Deuses", condições de vida, inalação de gases e de dejetos de animais e etc. Com o avanço da medicina, estudiosos foram observando que alguns desses fatores somados a outros só descobertos depois, é que poderia chegar a um diagnóstico eficaz, e que não só os fatores fisiopatológicos, porém os mentais contribuíam para esse processo. Contudo o surgimento da microbiologia apagou um pouco a concepção da multicausalidade descrita por Hidden, mas hoje em dia a predominância é a de que a doença é causada por uma série de fatores.

    ResponderExcluir
  24. Antigamente as pessoas achavam que saúde era apenas ausência de doença, após alguns anos começaram a observar que a doença poderia fazer parte do conceito de saúde desde que houvesse um controle sobre a mesma, mudaram os olhos sobre a doença e começaram a focar no ser humano em si, assim foi difundida a questão que, um indivíduo pode ser portador de alguma doença, que havendo um controle estará saudável e dentro da sociedade,um conjunto de relações entre o ser humano, inserido na sociedade . O processo de saúde-doença, são dois extremos que são interligados entre o bem estar e o mental do indivíduo . Enfim, nós como profissionais de saúde que vamos ser , devemos prestar muita atenção aos relatos de nossos clientes e saber avaliar quando a mente também estiver doente .

    ResponderExcluir
  25. O processo saúde-doença ainda é pouco entendido pelas pessoas. Pois ainda hoje, há a fantasia de estar bem, pois o físico está bem. E só se estabelecer 'doente' quando o físico está abalado. No meio na qual vivemos, a sociedade é tão critica, a rotina tão massante, o convívio tão estressante... O corpo uma hora sinaliza que há a necessidade de atenção, sendo na área patológica ou psicológica . E, essa área emocional ela é pouca observada. Nós como futuros enfermeiros,podemos estar fazendo essa diferença em apenas dar a atenção merecida que não é dada em casa. Pois, muitas pessoas hoje são consumidas por falta de estrutura em suas vidas. Precisando então, de uma atenção assim estabelecido, seja ela dada pela equipe de enfermagem ou não. Olhar no olho do paciente, entender que ali dentro existe um grande potencial. Apenas abalado.

    ResponderExcluir
  26. Antigamente, saúde era definida como 'ausência de doença', mas ao passar dos anos e os avanços da biomedicina, os estados de Saúde e Doença, são considerados conceitos instáveis e sujeitos a constantes mudanças, considerando fatores psicológicos, sociais e biológicos.
    A presença ou ausência de doença precisa ser avaliado considerando a capacidade do paciente de trabalhar, ser produtivo, amar e se divertir, relacionado com a saúde física e mental da pessoa. Por isso, o profissional de saúde deve analisar não só os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, e sim considerar o local de moradia, a família e o estilo de vida do paciente.
    Hipócrates realçou que não só essa atenção é suficiente, mas uma boa relação entre médico-paciente, é primordial: ''Alguns pacientes, embora conscientes de que o seu estado de saúde é precário, se recuperam devido, simplesmente, ao seu contentamento para com a humanidade do médico'' (Nuland, 1988).

    ResponderExcluir
  27. O processo saúde- doença pode ser visto como uma correlacao entre o individuo como um todo fisiologicamente e sua interação com seu meio , e que "ter" saúde não significa somente estar com ausencia de doenças mais sim que, o conceito de saude engloba o individuo como um todo, um ser que vive em constante interação consigo e com o meio externo, e que necessita estar em um "equilíbrio" com todos esses fatores, porém raramente é possivel, portanto não se pode afirmar fielmente que se "tem saúde".

    ResponderExcluir
  28. O processo Saúde-Doença engloba a saúde física e mental do paciente,o bem estar é muito importante pois precisamos manter o sistema imunológico equilibrado,se ficarmos mal deixar que o sofrimento e a dor tome conta pode ocorrer um desequilíbrio em nosso sistema imunológico.Quando o mesmo descobre uma doença ou por alguma suspeita o médico pede um exame e o paciente já pensa negativamente ele se torna um doente. Quando descobrimos uma doença por mais grave que ela seja não podemos nos entregar e sim continuar vivendo como se não soubesse-mos,o sofrimento a dor pode prejudicar o tratamento, não podemos deixar de ser felizes pois descobrimos uma doença e sim continuar com a autoestima alta para poder lutar contra ela. Nós não precisamos só porque estamos doente deixar que a tristeza e a dor tome conta e sim continuar tendo a alegria de viver.

    ResponderExcluir
  29. O processo Saúde-Doença é uma enfermidade que pode representar apenas um detalhe para alguns, existem pessoas com patologias crônicas que se consideram sadios, outros aparentando saúde, vivenciando um problema de ordem pessoal, tendo tamanha relevância que arruina seu bem-estar. O bem-estar é a visão do ser humano, enquanto a doença é uma condição de uma determinada parte do corpo, afetada por um evento que o prejudica, a enfermidade está relacionada
    a totalidade do ser humano. Uma pessoa pode estar enferma mesmo sem apresentar qualquer doença.

    ResponderExcluir
  30. A saúde pode ser vista como a ausência da doença e doença ainda não e doença sem sintomas. Tratar sintomas visando mudanças no aspecto do estilo de vida foi a primeira interpretação de que existia um equilíbrio entre um ser humano e a natureza fazendo uma analise fisiológica, já na teoria antológica os fatores eram enxergados como sempre exteriores que abalavam esse equilíbrio e estavam sempre relacionados ao mau funcionamento de determinado sistema. Enxergar o básico e fazer o minimo para garantir o retorno do estado de saúde e alinhar estudos e conhecimentos a essa visão geraria um olhar mais sobre o individuo que adoece e seu corpo físico como um meio de chegar a ele.

    ResponderExcluir
  31. O precesso saude e doença não e definido somente pelo diagnóstico apresentado pelo paciente, mas tambem como se o seu estado psicológco, mental que varia de cada um, obtendo uma reação diferente . Nos dias de hoje esse termo tem sido muito discutido, para grande parte das pessoas o termo “saúde” tem como significado apenas a ausência de donças, o que devemos ver e se uma pessoa que tem o agente ou vírus e não apresenta nenhum sintoma, é se ela esta doente ou não de acordo com o autor a pessoa so esta doente se ela apresentar algum sintoma , caso contrario ela e apenas portadora do “vírus” e que precisa ser tratada ou receber o devido acompanhamentp variando de doença. Hoje esse fator doença saúde pode estar nas nossas mãos depentendo da forma em que passamos essa noticia para os pacientes . Danilo de Souza Moraes

    ResponderExcluir
  32. Anderson de Oliveira Justo16 de março de 2012 às 15:03

    Hoje o conceito de saúde é amplo e envolve vários aspectos, não só fisiológico, como também psicológico, espiritual, sociológico, ou seja uma visão holística. É verdade que cada um faz o seu próprio conceito de saúde e doença, definindo para si o que é estar saudável ou doente. No contexto das políticas de saúde podemos prevenir doenças de forma primária, secundária e terciária e aí estão os profissionais de saúde para atender o ser humano,tendo assim um papel importante na assistência e na educação em saúde da população, abrangendo a pessoa, a saúde, doença, ambiente e assistência. Vida, saúde é o que existe entre o nascimento e a morte. O que acontece no meio é o que importa. Anderson de Oliveira Justo

    ResponderExcluir
  33. PROCESSO SAÚDE-DOENÇA: Podemos dizer que nesse processo, há gande influência de outros aspectos e não só do fisiológico também, como de costume. O aspecto psicológico é muito influente. Há casos em que a pessoa não está doente,ou ainda não tem certeza sobre seu diagnóstico e por seus pensamentos acaba tirando conclusões precipitadas e sofrendo por motivos que não existem. A família também é muito importante nesse caso de SAÚDE-DOENÇA em pontos positivos e negativos ela influencia muito a vida do paciente.E é aí também que se dá a grande importância do enfermeiro nesse momento de trabalho físico e psicológico com o paciente.

    ResponderExcluir
  34. é um processo social caracterizado pelas relaçoes dos homens com a natureza
    (meio ambiente, espaço,território)
    temos varios conceitos sobre a saude,todos nos temos nossa opinião sobre o assunto discutido em sala.Antes as pessoas achavam que ter saude seria ausencia de doença,Enquanto a doença é uma condição de uma determinada parte do corpo afetada por um evento que o prejudica,a enfermidade está relacionada a totalidade do ser humano.uma pessoa pode estar enferma mesmo sem apresentar qualquer doença.Nós como enfermeiros temos um papel muito importante para a ajuda na recuperação do paciente.

    ResponderExcluir
  35. Processo Saúde-Doença esta, não só relacionado com as patologias como também ao estado psico-socio-econômico do indivíduo, estado mental, psicológico e físico de cada um. Pois ao sabermos um diagnóstico podemos reagir de diversas maneiras. dependerá muito do seu estado emocional .A proteçao da saude da populaçao tem que ser respeitada com suas diversidades – entendendo a saùde não apenas como ausência de doenças,mas um processo que envolve questoes de adoecimento. O profissional da saúde tem que atentar para as informações necessárias ao paciente, com tambem histórico familiar entre outras informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No processo saúde-doença deve levar em conta a diferença e como a saúde é percebida pelo indivíduo,incluindo a dimensão do bem-estar.O sofrimento que o indivíduo sofre pode não ser o mesmo que o profissional de saúde orienta,superando os modelos clássicos centrados em ações individuais.


      Josilane Cid dos Santos.

      Excluir
  36. Processo saude-doença devemos primeiro saber distinguir uma da outra pois saude nao é somente corpo livre da doença mas sim um conjunto, onde temos cultura ,lazer,emprego, vida social, enfim um conjunto de soluçoes ou melher situaçoes que sim podem levar sim o ser humano a uma boa saúde e bem estar. ja doença nao se deve atentar apenas para sua fisiopatologia mas sim com o individuo portador da enfermidade que sofre e senti todos os medos que essa lastima pode lhe causar, em conjunto e continuaçao com os outros artigos esse é mais um complemento, onde todas as açoes em conjunto só tem a crescer e melhorar a vida do ser humano....

    ResponderExcluir