sábado, 10 de março de 2012

Comentários da Turma da Noite (Processo Saúde-Doença)

Caros alunos (as) de Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem (UVA Cabo Frio). Está tudo certo para o início dos trabalhos neste ano de 2012 (1). Então vamos! De acordo com o que foi lido e discutido em sala de aula, por favor comentem (mínimo de 8 linhas) os principais pontos e suas conclusões referentes ao texto de Lucila Amaral sobre Processo Saúde-Doença. Para acessar o artigo basta clicar aqui. O blog estará aberto para comentários sobre este texto até o dia 16/03. Abraços e boa sorte.

21 comentários:

  1. Ao ler e tentar entender esse texto,pude perceber ,que de acordo com esse conceito,o estado saúde-doença de uma pessoa,é o processo que envolve diversos fatores.Muitos considera,que os virús,bactéria,protozoários,é o único fator do surgimento das doenças.Sendo que ao ler o texto, podemos dizer que o conceito saúde-doença,estuda os fatores biológicos,econômicos,sociais e culturais,não significa, que não pode existir esses agentes ,e sim o que pode acontecer é que ele vai além ,e leva em consideração o pisicológico do paciente.
    Mônica Rocha Gonçalves Pessoa-noite

    ResponderExcluir
  2. continuação-Quando não sabemos que estamos doente,não percebemos os sintomas,à partir do diagnostico,tudo muda,por conta do sofrimento,da dor,e aí podemos dizer,que estamos doente.Nem sempre estar doente é não ter saúde.
    Monica Rocha Gonçalves Pessoa

    ResponderExcluir
  3. De acordo com a discussão em sala de aula entendo que tudo é a forma de se falar,principalmente na nossa profissão,que lidamos com pessoas e nos momentos de maior fragilidade das mesmas.
    O que a autora que nos acrescentar,é que a doença esta ligada a sintomas é tudo que nos tira da nossa rotina habitual,é quando precisamos de medicamentos e etc...Que quando estamos bem e fazemos exames de rotina e é detectado alguma anormalidade,não estamos doentes...tanto que estamos nós sentindo bem,e podemos resolver “esse probleminha”da melhor forma.
    É dessa forma que devemos tratar a situação,tendo a sensibilidade de saber que o emocional pode curar ou ate mesmo matar,tendo a aquela pessoa um problema serio ou não.Sempre colocar o paciente pra cima elevando sua auto-estima e diminuindo ao máximo seu problema.

    ResponderExcluir
  4. O processo saúde: Doença não se define somente pelo diagnóstico, sim pelo estado mental, psicológico e físico de cada um. Pois ao sabermos um diagnóstico podemos reagir de diversas maneiras. Ás vezes o cliente começa a ter sintomas da doença somente porque soube seu diagnóstico, dependerá muito do seu estado emocional no momento. Nós teremos que preparar esse cliente para passar seu diagnóstico esclarecendo e fazendo com que ele entenda que nem tudo está perdido. No meu ponto de vista, a população deveria saber mais sobre os programas de prevenção das doenças e esclarecimento de doenças existentes. Temos a responsabilidade de assumir esse cliente e passar para ele a importância do tratamento a eficaz e o resultado adquirido com o mesmo, temos que mostrar a ele que independentemente do diagnóstico temos que a obrigação de tentarmos viver, sem preconceito de si mesmo. Mostrando a ele que o melhor a fazer e viver tratar, e entender seu diagnóstico. Não se entregar a ele.

    ResponderExcluir
  5. A doença não se define somente pela enfermidade, se define também pelo bem estar da pessoa, pelo seu emocional, financeiro, nível educacional. Existem vários motivos, razões que nos fazem adoecer, estas doenças são postas pelo nosso psicológico, pois se não estamos doentes e ao irmos ao médico recebemos a notícia da enfermidade, logo caímos de cama, provocando assim os verdadeiros sintomas e desenvolvendo a doença. Também devemos considerar o fato de que se a pessoa estiver com o psicológico preparado, ela não se deixará abater só pelo fato de receber a notícia da enfermidade, pois até não saber ela tinha uma vida social normal. O fato de estarmos doentes não é motivo pra cairmos de cama, mas sim motivo para lutarmos por algo que sempre desejamos e nunca conseguimos, pois se não tentarmos a vida agora nunca mais tentaremos sabendo que estamos enfermo.

    ResponderExcluir
  6. Luana Corrêa Miguel15 de março de 2012 às 14:03

    Depois de ler o texto pude perceber que o individuo fica mais doente(mostrando sintomas) depois que fica sabendo da sua doença, pois quando não se sabe da doença nem sempre percebe os sintomas da doença apresentado em si,depois de saber qualquer coisa que tem fala que é da doença.
    Concordo com um trecho do texto que fala que temos fatores que são essenciais para a sobrevivência do ser humano, e que por causa de seu jeito de viver os fatores essencias para o ser humano pode fazer adoecer.Por issso que saúde e doença andam de mãos dadas.
    O ser humano tem que saber e entender que devemos conhecer mais o nosso corpo e sempre prestar atenção nele.Fiquei sabendo que tem duas concepções na medicina.

    ResponderExcluir
  7. Conforme foi comentado em sala de aula com base no artigo , a doença pode ser vista e sentida de várias formas , pois cada um tem uma atitude quando recebe um diagnóstico com alguma doença inesperada , para mim depende do estado psicológico e do momento em que está passando ,pois cada um tem suas dificuldades, cabe a nós profissionais de saúde ajudar e saber como lidar com as várias formas que as pessoas podem reagir para que seu psicológico não atrapalhe no seu tratamento, pois quando sentimos que estamos doentes e fixamos isso em nossos pensamentos adoecemos mais e em menor tempo ,pois quem controla oque estamos sentindo e a intensidade com que isso acontece somos nós e nosso psicológico ,então uma pessoa que está convicta que vai melhorar e não se deixa abater com a doença tem uma chance de se curar mais do que as que entram em depressão e esperam que o pior aconteça.

    ResponderExcluir
  8. O processo saúde: Como a saúde é silênciosa. Nós não percebemos ao longo da vida. Ao termos um diagnóstico que define uma doença, sabendo que a doença pode ser definida também pelo estado mental, emocional e físico etc.O paciente sabendo da sua situação que ele se encontra no momento,o cliente logo cria varios sintomas da doença,pois quando o diagnóstico é verdadeiro, mais depende do estado emocional de cada um. Por isso que os profissionais da saúde têm que está muito bem preparados para orientar seus clientes e saber lidar com a realidade.

    ResponderExcluir
  9. O texto Processo Saúde-Doença deixa claro em suas linhas que doença está, não só relacionado com as patologias como também ao estado psico-socio-econômico do indivíduo.Vou além mais,o psicológico,a mente ,o modo de pensar do ser humano reflete o que ele realmente é.Como já foi discutido:um veredito sobre uma certa doença pode ser recebido de duas maneiras; é meu fim,e daí este deixar ser consumido pela doença ou,este pode se levantar,buscar ajuda,adequar a vida numa nova fase e ser feliz,seja batalhar pela cura ou conviver com a doença ,porém com qualidade de vida.Isso não quer dizer que sempre vai acordar com um belo sorriso no rosto.Um exemplo disso, recentemente, foi a doença enfrentada pelo ator Reynaldo Gianecchini,acredito que se deprimiu sim,contudo o apoio psicologico de familiares e amigos o tenha impulsionado muito.Aí entramos na questão socio-econômica,que aliás eu concordo plenamente com o conceito de saúde, que fora discutido aqui no Brasil na VII Conferencia Nacional de Saúde.Para não me alongar de mais confirmo aqui e deixo registrado minha observação. O estado psico-socio-econômico infuência sim no indíduo com uma patologia,acredito ainda que, o psicológico é um fator muito relevante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o fator psicológico atua muitas vezes de forma decisiva no processo de doença . Pode muitas vezes significar a luta pela vida ou se deixar abater totalmente a ponto de desistir de lutar.

      Excluir
  10. Com base no artigo debatido em sala de aula. Na minha opnião, doença não significa total sofrimento, depende muito do psicológico da pessoa. Muitas vezes, a pessoa tem determinada doença há anos sem saber e sem que ela interfira sobre a sua vida. Mas a partir do momento que descobre que tem tal doença, a pessoa começa a sofrer, a sentir os sintomas que há anos não haviam se manifestado, muitas vezes, se 'condenando' a morte.

    ResponderExcluir
  11. O processo saúde-doença é, de certa forma, complexo. Devemos considerar os diferentes aspectos do ser humano, na sua totalidade, sem desconsiderar o seu físico e o seu intelecto.
    A forma como uma pessoa lida com a doença que acomete seu corpo é individual e única, e perpassa pelas emoções. Pessoas diferentes reagem de formas diferentes mesmo quando acometidas com a mesma patologia.
    Os fatores biológicos, psicológicos e sociais influenciam a cada indivíduo de maneira única, e a história nos mostra que com o tempo, o conceito de saúde-doença sofre modificações constantes.
    A fisiologia da doença e o psicológico do doente, além do ambiente em que ele vive e da sociedade em que ele está inserido vão determinar, em conjunto, o modo como ele reagirá ao seu processo de doença e recuperação da saúde.



    Francilene Mendes

    ResponderExcluir
  12. Saúde e doenças não são estados ou condições estáveis, mais sim conceitos vitais, sujeito a constantes avaliações e mudanças. Sendo a presença ou a ausência da doença um problema pessoal e social.
    É pessoal, porque a capacidade individual para trabalhar, ser produtivo, amar e se divertir esta ligada a saúde física e metal da pessoa. É social, pois a doença de uma pessoa pode afetar outras pessoas significativamente (EX: familias, amigos).
    Quando o paciente recebe a noticia da doença, devemos orienta-lo a fazer o tratamento para que o quadro clínico não evolua, para que ele possa centrar-se em sua saúde ao invés da doença. Ex: Se o paciente viver em função da doença ele possivelmente tera sintomas causados pelo seu psicológico, porem se o mesmo dedicar-se a sua saúde, realizando o devido tratamento, não deixando a doença abater seu emocional, e pessoal, tentando manter a sua rotina de vida, tornado se tratamento menos doloroso.

    ResponderExcluir
  13. Milena Mendes Marcolino16 de março de 2012 às 14:28

    O processo saúde-doença enfatiza que ela tem uma relação recíproca, pois basta ficar doente para perceber que não está saudável.
    A concepção de saúde e da doença depende de cada indivíduo, pois os fatores ambientais, sociais, fisiológicos, alimentos, entre outros, influenciam diretamente no corpo humano podendo levar ao adoecimento ou não. E também cada indivíduo tem sua forma de responder a doença. Existem pessoas que são mais suscetíveis em adoecer, outras não.
    O processo saúde-doença no geral, dependendo do contexto histórico tem mudado sua concepção, na forma de ver esse processo. Ele está relacionado ao mundo e a maneira de o vermos.

    ResponderExcluir
  14. Se doença afeta a qualidade de vida da pessoa ela esta doente. O bem estar é subjetivo e vai depender da cultura e forma de encarar os problemas da vida, o estado de adoecimento pode ser visto por alguns, como uma oprtunidade de rever a vidae a forma de viver, um momento de reflexão e pode até representar ganhos qualitativos posteriormente. Para outros o estado de morbidez pode representar o fim, levar processo de depressão e arruinar o ritmo considerado normal e saudável da vida agitada.

    ResponderExcluir
  15. Saúde e doença não são estados estáveis , mais sim sujeito a varias mudanças no organismo. Com a doença ou sem ela, os problemas sociais e outros podem ser relacionar com a saúde fisica e mental das pessoas. Se o cliente recebeu seu diagnóstico e sabe o que têm , é hora do profissional da saúde orientar seu paciente para que ele faça o seu tratamento com calma para que não se evoluer. Quando o cliente não recebe informações de como ele dever lidar com a doença e reagir, ele logo vai criar os sitomas psicológicos, pois no tratamento isso pode prejudicar sua saúde.

    ResponderExcluir
  16. Felizmente ao longo dos anos o processo saúde doença passou e ainda passa por transformações valiosas. O avanço das pesquisas relacionadas a diagnósticos, permite ao paciente hoje compreender,entender e ter um melhor acompanhamento. Sabemos que todo esse processo é um conjunto (paciente,profissionais,sistema etc). Ser saudável, estar saudável, ser doente, estar doente são verbos que podem ser trabalhados e entendidos de forma diferente. Basta que sejam entendidos e praticados com amor.

    ResponderExcluir
  17. ANDERSON DE OLIVEIRA JUSTO29 de março de 2012 às 12:49

    Prevenção é conjuntos de ações e medidas que visam evitar a doença na população, existem três tipos de prevenção: primaria que
    visa a diminuição da incidência da doença e tem como objetivo a promoção e proteção especifica, secundaria visa identifica e corrigir o mais process emente possível qualquer desvio de normalidade, tem como objetivo diminuir a prevalência da doença, diagnosticando e tratando a limitação do dano, terciaria ela visa a reduzir a incapacidade de forma a permiti uma rápida e melhor reintegração do indevido na sociedade, tem como objetivo reabilitar o indevido, quaternária que visa a evitar erro associada a intervenção médica. Existem as prevenções do dia a dia, são elas escova os dentes, lava as frutas,verduras e legumes ante de comer e lava as mãos ante das refeições e apos o uso do toalhete. São medidas simples que preveni vários tipos de doenças.
    ANDERSON DE OLIVEIRA JUSTO.

    ResponderExcluir
  18. MARIA VITÓRIA DOS SANTOS DE SOUZA20 de abril de 2012 às 17:17

    Podemos considerar saúde e doença como estados de um mesmo
    processo, composto por fatores biológicos, econômicos, culturais e sociais.
    Assim podemos dizer que o fato da pessoa estar passando por problemas sociais,familiares ou até mesmo uma pessoa que recebe uma noticia que pode estar com suspeita de alguma doença,ela sem possuir a doença de fato comprovadamente pode ficar abalada psicologicamente e passar a sentir todos os sintomas que até o momento não apresentava.
    Saúde e doença pode se dizer que é a qualidade de vida da pessoa no qual ela leva,de modo que ela pode estar com uma doença e de não apresentar nenhum "abalo" em sua vida social.
    Podemos citar um portador de HIV no qual faz todos os tratamentos mas no mundo atual ele pode levar uma vida normal na visão social sem que a sociedade perceba que ele é possui a tal doença,pelo fato de levar uma vida normal como qualquer outra pessoa.
    MARIA VITÓRIA DOS SANTOS DE SOUZA.

    ResponderExcluir
  19. O conceito saúde e doença sao os fatores biológicos, econômicos, sociais e culturas e com eles, pretende obter possíveis motivações para o surgimento de alguma infermidade.
    o processo saúde-doença e uma expressão usada para fazes referencia a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um individuo ou população e consideram que ambas estão interligados e são consequencias dos mesmos fatores. De acordo com esse conceito, a determinação do estado de saúde de uma pessoa e um processo complexo que envolvem diversos fatores.Doenca e um olhar clinico, sinais e sintomas e um cuidado.

    ResponderExcluir
  20. Uma das grandes questões q foi levantada no debate em sala foi a questão do ter um vírus /bactéria não necessariamente é ter uma doença. Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Uma condição pode ser considerada uma doença em algumas culturas e épocas e em outras não. A identificação de uma condição como uma doença, ao invés de simplesmente como uma variação da estrutura ou funcionalidade humana, pode ter importantes implicações sociais ou econômicas. Ou seja, tudo vai depender do desenvolvimento e manifestações dos sinais e sintomas de cada doença.......................

    Pablo N Rosario................

    ResponderExcluir