domingo, 8 de abril de 2012

Atenção primária (para as turmas da manhã e da noite). Vai cair na prova.


A atenção primária à saúde (APS), também denominada cuidados primários de saúde e atenção básica, foi definida pela OMS em 1978 como:
Atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade por meios aceitáveis para eles e a um custo que tanto a comunidade como o país possa arcar em cada estágio de seu desenvolvimento, um espírito de autoconfiança e autodeterminação. É parte integral do sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde. (Declaração de Alma-Ata)

De acordo com Barbara Starfield, as principais características da atenção primária à saúde (APS) são:
  • Constituir a porta de entrada do serviço — espera-se da APS que seja mais acessível à população, em todos os sentidos, e que com isso seja o primeiro recurso a ser buscado. Dessa forma, a autora fala que a APS é o Primeiro Contato da medicina com o paciente.
  • Continuidade do cuidado — a pessoa atendida mantém seu vínculo com o serviço ao longo do tempo, de forma que quando uma nova demanda surge esta seja atendida de forma mais eficiente; essa característica também é chamada de longitudinalidade.
  • Integralidade — o nível primário é responsável por todos os problemas de saúde; ainda que parte deles seja encaminhado a equipes de nível secundário ou terciário, o serviço de Atenção Primária continua co-responsável. Além do vínculo com outros serviços de saúde, os serviços do nível primário podem lançar mão de visitas domiciliares, reuniões com a comunidade e ações intersetoriais. Nessa característica, a Integralidade também significa a abrangência ou ampliação do conceito de saúde, não se limitando ao corpo puramente biológico.
  • Coordenação do cuidado — mesmo quando parte substancial do cuidado à saúde de uma pessoa for realizado em outros níveis de atendimento, o nível primário tem a incumbência de organizar, coordenar e/ou integrar esses cuidados, já que freqüentemente são realizados por profissionais de áreas diferentes ou terceiros, e que portanto têm pouco diálogo entre si.
No Brasil
No Brasil, a Portaria Nº 648 GM/2006, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), define Atenção Básica como:
um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior freqüência e relevância em seu território. É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. (Brasil, 2006).

Vários estudos observaram que a orientação dos sistemas nacionais de saúde pelos princípios da atenção primária está associada a melhores resultados. Em 2005 a Organiza
ção Pan-Americana de Saúde (com a participação de ministros de todos os países membros), reafirmou que basear os sistemas de saúde na APS é a melhor abordagem para produzir melhoras sustentáveis e eqüitativas na saúde das populações das Américas.
Referências
  1. Starfield, B. Atenção primária — Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco, Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/ulis/cgi-bin/ulis.pl?catno=130805&set=4BBCA640_1_386&gp=1&mode=e&lin=1&ll=1
  2. BRASIL, MS - Pacto pela Saúde – Política Nacional de Atenção Básica. Volume 4. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=1021

34 comentários:

  1. A atenção primária á saúde é de extrema importância para a sociedade,a final de contas é uma ponte entre e os cuidados a saúde e o povo,os PSFs tem a função de aproximar ainda mais as comunidades,através deles há a possibilidade de moradores da própria comunidade participarem efetivamente de levar os cuidados a saúde a todos de uma determinada comunidade,ou seja esses são os chamados agentes comunitários,isso proporciona uma certa tranquilidade para a comnidade já que no PSF é disponibilizado os serviços como consultas de enfermagem,vacinas e outros muitos outros benefícios,cabe também aos profissionais concientizarem a população de que é no PSF que ela encontra apoio e que os hopitais de grande porte não desempenham o mesmo papel.

    ResponderExcluir
  2. Sabe-se que o cuidar em saúde vem ganhando cada vez mais destaque no que se refere às modalidades de atendimentos aos usuários da rede pública segundo o nível de complexidade do sistema municipal de saúde. A atenção primária são os cuidados preventivos à saúde, como exame pré-natal, vacinações, exames laboratoriais de rotina, etc. O eixo norteador da Atenção Primária é a promoção de saúde e a prevenção de doenças nas populações mais vulneráveis e segue o modelo de atenção hierarquizado e multidisciplinar em consonância com os princípios do SUS. As atividades da Atenção Primária buscam também envolver os adolescentes e jovens nas questões de saúde de suas comunidades, promovendo seu protagonismo, bem como, a criação de adolescentes multiplicadores em ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.

    ResponderExcluir
  3. A Atenção Primária à Saúde é a parte integrante tanto do sistema nacional de saúde, do qual constitui a função central, como do desenvolvimento social e econômico da comunidade. Ela representa o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde e leva, na medida do possível, a atenção da saúde aos lugares onde as pessoas vivem e trabalham. Tem como maior princípio a integralidade da atenção à saúde que podemos classificar como: a promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação em todos os níveis da rede de cuidado. O foco então não é a doença, mas sim na saúde. É importante estabelecer um contato com a sociedade, como por exemplo: nas associações do bairro, igrejas, clubes, e etc, lugares esses onde os moradores costumam ir e que nos ajudam a nos socializar para sermos aceitos, e além disso para que possamos estudar as necessidades daquela cidade/bairro, e encontrarmos o foco do problema. Depois que você passa a ser conhecido e respeitado no local, o profissional na saúde tem uma melhor aceitação para a realização dos trabalhos e projetos, e assim passando conhecimento e treinando aquela sociedade para que ela mesma possa repassar a informação diariamente.

    ResponderExcluir
  4. A Atençao Primária á Saúde é a parte integral do sistema de saúde do país.
    Se refere a açoes de promoçao da saude e prevençao da doençao,bem como consultas de enfermagem,campanhas de vacinaçao...O foco então não é na doença e sim na saúde.
    Constitui o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde,levando a atençao á saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas da comunidade vivem e trabalham.

    ResponderExcluir
  5. Ivana da Silva Chaffin11 de abril de 2012 às 23:25

    É atraves da atenção primaria que vamos fazer a ponte de contato com os indivíduos aos familíares de uma comunidade, digo bairro, tendo consciência de formar uma equipe com estratégias de " Promoção da Saúde." Desenvolvendo uma pesquisa para saber qual etnia mais prevalece na comunidade,como culturas, religiões, fazer um diagnóstico de qual doenças estão prevalecendo entre os moradores,descobrir através de um gráfico a estatística de idosos, crianças,deficientes e gestante. Através desses dados elaborar um programa para atrair a comunidade ao posto de saúde e proporcionar aos profissionais da área e agentes de saúde estratégias para executar visitas domiciliares, reuniões com a comunidade e ações intesetoriais. Tudo isso com apoio não só da secretaris de saúde, mais trasendo para comunidade apoio de outras secretarias, que tenham a intenção de promover a vida, não degradá - la.

    ResponderExcluir
  6. A Atenção Primária de Saúde, se define como a aproximidade , o primeiro contato de um profissional de saúde com o individuo.
    Onde tem como objetivo e obrigação levar informações precisas a comunidade,medidas preventivas de agravos à saúde,a proteção de saúde,promoção,diagnósticos,tratamentos,visitas domiciliares e resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância da comunidade.
    Segundo Barbara Starfield,as principais características são:a Constituição de porta de entrada que é a Primeiro contato da medicina com o paciente;a Continuidade do cuidado,que a pessoa atendida continua com seu vinculo ao serviço de saúde a longo tempo;a Integralidade que significa a abrangência ou ampliação do conceito de saúde e por fim a Coordenação do cuidado,que diz que o nível primário tem a incumbência de organizar,coordenar e/ou integrar esses cuidados, já que frequentemente são realizados por profissionais de aréas diferentes.
    Atenção primaria já diz,atenção ao paciente,em todos os aspectos,todos os cuidados com o individuo,resolver as necessidades de saúde da comunidade.

    ResponderExcluir
  7. Um dos significados para "Atenção Primária" está vinculado à limitação, superficialidade.No entanto, pode ser considerada de fundamental importância já que é o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o Sistema Nacional de Saúde.
    O nivel primário estreita os laços entre os moradores e os profissionais de saúde por meio de visitas domiciliares e reuniões com a comunidade, gerando um vínculo com o serviço ao longo do tempo. A APS tem por finalidade evitar que pequenos problemas de saúde se agravem por atuar de maneira preventiva, visando a garantia de boa saúde, a sua integralidade, postergando ou evitando patologias e permitindo melhores condições de vida à população.
    Se a Atenção Primária passar a ser vista como atenção prioritária,o bem a ser protegido será a saúde e não a doença, com isso priorizaremos as ações preventivas evitando o adoecimento do sujeito porque foi possível prevenir os riscos.

    ResponderExcluir
  8. A Atenção Primária está baseada nos cuidados preventivos como , exames laboratoriais de rotina , vacinas , consultas médicas , consultas de enfermagem , exame pré-natal e outros . A Atenção primária tem um grande enfoque na promoção da saúde e prevenção de doenças nas populações que são mais vulneráveis priorizando o bem estar social da comunidade , representando o primeiro nível em termos de contato da comunidade com o setor de saúde . A Atenção Primária juntamente as diretrizes e conceitos do Sistema nacional de Saúde encaminham os pacientes para níveis superiores para que na necessidade de um tratamento especifico esse paciente possua o tratamento indicado . Sendo assim a Atenção Primária é de fundamental importancia para a saúde pois são centrados nas necessidades de saúde daquela população e são fundados numa perspectiva interdisciplinar envolvendo médicos , enfermeiros , auxiliares e agentes de saúde dando seguração a aqueles que solicitam o serviço .

    ResponderExcluir
  9. viviane ap da silva aquino12 de abril de 2012 às 12:18

    na atenção primaria de saude, e que tudo acontece e o começo de tudo pois se esta atenção e bem empregada faz uma grande diferença na vida do ser humano, seja com os exames, as consultas e outro, quanto melhor for este "tratamento" melhor sera o que vier depois, quando existe uma equipe que se empenha a estar cada vez mais fazendo o se trabalho com dedicação com amor isso tornasse mais facil pois não e um só e sim todo da equipe, vemos que com o surgimente dos PSF ajudo a melhorar o atendimento prioritario, fazendo com que muitos não precisasse nem a ir aos hospitais, agilizando os seu processos de tratamento, iando aos hospita só em casos de extrema nessecidade, a atenção primaria de boa qualidade faz sim toda a diferença.

    ResponderExcluir
  10. com a atenção primaria acredito que seja a porta de entrada,para obter os primeiros contatos com os individuos e familiares,pois se refere a prevenção de doenças ,consultas de enfermagem,vacinação,e exatamente o foco não esta na doença e sim na saude,isso é muito importane.É de extrema importancia estabelecer um contato direto com a sociedade,nas assosciaçoes do bairro ,igrejas,escolas publicas divulgando campanhas de prevenção.e isso cabe a profissional de enfermagem colher dados ,execultar os trabalhos da comunidade e que haja uma aceitação dessas pessoas também,pois a saúde vai estar sempre em primasia.

    ResponderExcluir
  11. Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de contato dos indivíduos, englobando todos os familiares e comunidade. Tem o objetivo de trabalho em saúde cujas responsabilidades, territorialmente definidas, implicam na capacidade de lidar com a complexidade individual e coletiva sob uma lógica de trabalho, que permita a resolutividade dos problemas através do uso combinado de tecnologias e nos cuidados preventivos como, exames laboratoriais de rotina, vacinas, consultas médica, consultas de enfermagem, exame pré-natal entre outros. A construção de vínculos afetivos permite a troca de saberes e a longitudinalidade do cuidado, cujo gerenciamento e qualidade implica na responsabilização de toda a comunidade. Logo vemos a importância da atenção primaria, pois ela nos possibilita a ter mais informação relacionado a nossa qualidade de vida, nas possibilidades de tratamento, onde médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes de saúde devem fazer parte desse processo.

    ResponderExcluir
  12. A atenção primaria ela está ligada a cuidados preventivos, vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade com Consultas rotineiras, Exames laboratoriais, vacinações, entre outros . . É um contato maior, afim de resguardar a saúde e empregar uma conscientização com reuniões, palestras e visitas domiciliares. Seja ela relacionada a saúde do idoso, infantil ou materna.
    Pois está focada na promoção da saúde e evitar tais doenças naquele certo ambiente. Com esse auxilio bem próximo, o povo fica amparado tendo então um primeiro contato com sistema único de saúde. Essa comunidade sendo cuidada assistida pelos profissionais da atenção primaria, sendo observada e tratada . Se torna claro que os Postos emergências ficaram mais acessíveis.

    ResponderExcluir
  13. A atençao primeria a saude e o primeiro e mais importante dos niveis de tratamento.a atençao primaria tem como objetivo evitar que os indivíduos fiquem doentes e precisem passar para os proximos estagios da atençao a saude. Os metodos utilizados nessa atençao primaria sao exames rotineiros,ambulatoriais, exames de pre-natal, vacinaçoes, palestras para poder alertar as pessoas sobre certas doença e mostrar as pessoas oque fazer e quais medidas tomar entre, e muitas outras coisas que evitem que os individuos fiquem doentes e sendo assim tambem havera um melhor atendimento nos outros niveis de atençao pois tais ficaram desatribulados.....

    ResponderExcluir
  14. A atenção primária à saúde é entendida como um conjunto de ações destinadas à saúde, individual e coletivamente, abrangendo vertentes como promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação. É o chamado período pré-patogênese (antes da doença), sendo as ações baseadas em tecnologia e métodos práticos acessíveis e aceitos pela população e que resolvam os problemas de saúde mais frequentes na comunidade. A atenção primária é considerada a porta de entrada ao serviço de saúde, onde há o primeiro contato do paciente com a assistência, sem esquecer-se do vínculo com outros serviços de saúde (vínculo com outros níveis de atenção) de acordo com cada necessidade. Portanto, a atenção primária tem como função a proteção e manutenção da saúde, sendo extremamente essencial a todos.

    ResponderExcluir
  15. A APS e essencial a saude em tecnologia e metodos praticos, aceitavel pela sociedade, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade por meios aceitáveis para eles e a um custo que tanto a comunidade como o país possa arcar em cada estágio de seu desenvolvimento. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham.
    O APS deve ser mais acessivel para populacao e o primeiro a ser procurado por quem precisa. A pessoa atendida mantem um vinculo, e com isso nao abadona o tratamento pela metade. O APS e o responsavel por todos os problemas de saude. Quando parte substancial do cuidado à saúde de uma pessoa for realizado em outros níveis de atendimento, o nível primário tem a incumbência de organizar, coordenar e/ou integrar esses cuidados.

    ResponderExcluir
  16. A atenção primária, ou atenção básica faz com que a saúde, ou melhor, a prevenção e o cuidar cheguem e estejam mais próximo do local onde as pessoas vivem e trabalham. Sendo assim o primeiro contato do profissional da saúde com o paciente, esse contato ocorre através de agentes de saúde (com visitas domiciliares) ou pelo PSF... Com promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnósticos e tratamento, focando sempre na saúde e não na doença em si, é de extrema importância que a informação seja garantida a população para que possam sentir-se seguros e assim procurarem e confiarem nos agentes ou em enfermeiros, nos profissionais encontrados em um Posto de saúde e em sua proximidade.

    ResponderExcluir
  17. Atenção primaria e a porta de entrada de todo o sistema do sus, quanto mais eficaz melhor serão as etapas que a sucedem. Conta como atp vacinação, preventivos, exames e outro. Também podem constituir identificação de risco e o planejamento de ações em uma areá, bairro onde seria aplicada ações junto a população como visitas de agentes de saúde nas residencias, palestras em escolas, divulgação de campanhas.A família e vista como o mais novo cliente suas nescidades nescidades e formação são entendidas como a célula formadora da sociedade. Na atp a população faz parte e também atua.

    ResponderExcluir
  18. A atenção primária além de ser um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que inclui a promoção e a proteção da saúde dever ser o primeiro contato da comunidade com o sistema de saúde, levando-a o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham,devendo ser assim o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde, sendo a porta de entrada para o sistema de saúde. Na atenção primária deve-se realizar trabalhos onde o indivíduo encontre a porta de entrada para o seu tratamento, e a continuidade, se a mesma não for possível e necessitar de outros níveis de atendimento a atenção primária deve se manter na incumbência de organizar e coordenar esses cuidados além de trabalhar com seus pacientes a abrangência e ampliação do conceito de saúde!

    ResponderExcluir
  19. A saúde Primaria sendo essencial a saúde publica, sendo acessível e universal. Para que até as pessoas e famílias mais simples tenham a oportunidade de uma atenção com um acompanhamento básico de saúde. Mantendo vínculos, prevenindo enfermidades e administrando de uma melhor forma as suas devidas ajudas do setor secundário e terciário. No Brasil a Atenção primaria deve agir na prevenção e promoção da saúde. Se orientando pelos princípios básicos do SUS, como por exemplo: universalidade, acessibilidade, integralidade... Obtendo a participação dos agentes de saúde e até mesmo da sua comunidade. Levando a informação e trabalhando com os jovens e moradores na expansão da boa saúde e melhora de qualidade de vida da população.

    Aline Scaffo Turma manhã.

    ResponderExcluir
  20. Atenção primária é a parte integral do sistema de saúde do país,o qual desenvolve o papel principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade,ou seja,os PSF tem como objetivo aproximar-se ainda mais da comunidade,deixando a comunidade ciente de que é no PSF que vai encontrar apoio,pois lá é disponibilizado os serviços como consulta de enfermagem,vacinas,consulta médica,puericultura e outras,para tratar da comunidade de modo geral,englobando também os aspectos sócio-econômico.O primeiro contato do PSF com a comunidade é feito pelos agentes comunitário de saúde(ACS).
    A atenção primária tem uma grande influência na promoção da saúde e prevenção de doenças

    ResponderExcluir
  21. A atenção primária a saúde é a primeira coisa a ser feita em quesito de prevenir a saúde, pois são os agentes de saúde que vão buscar passar para a comunidade o que pode ser feito para se prevenir das doenças, já que todos nos temos o direito de usar esse serviço, apesar dele não ser tão bem trabalhado. Se fosse mais eficaz seria até melhor para se cuidar da população assim diminuindo os riscos de doença, passando informações que os ajudem a evitar um estágio mais agravante da doença.

    ResponderExcluir
  22. A atenção primária ou atenção básica foi definida pelo OMS em 1978, na qual será compartilhada a responsabilidade das pessõas com o governo, onde o sistema terá que ir ao indivíduo. o sistema é representado na comunidade por agentes comunitários,assistente social e outros. As principais constituicão á porta de entrada: mais acessivél a população, continuidade do cuidado: onde ocorre o levantamento de dados da comunidade, integralidade: ocorre o trabalho coletivo, cordenação do cuidado: são realixados em vários niveis de conhecimento. A ateção primária é de grande importância de prevenção a saúde.

    ResponderExcluir
  23. Anderson de oliveira Justo13 de abril de 2012 às 12:51

    A atenção básica trata de ações de saúde no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção, proteção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. É o contato preferencial dos usuários com o sistema de saúde.. A Atenção Básica utiliza serviços de tecnologia de elevada complexidade e baixa densidade, garantindo a resolutividade dos problemas de saúde identificados. É fundamentada pela garantia universal e contínuo, integralidade, vínculo e responsabilização, valorização profissional, acompanhamento e avaliação e estímulo à participação popular e controle social. A portaria 648, 28 março de 2006 publica a Política Nacional de Atenção Básica, que visa regulamentar todas as ações de atenção básica, Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Essa portaria afirma que a Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização. Anderson de Oliveira Justo.

    ResponderExcluir
  24. A atenção primaria se resume em um conjunto de ações preventivas com a comunidade, onde se tem uma equipe multidisciplinar que elaboram formas de prevenção juntamente com a secretaria de saúde, com os moradores através de reuniões, aonde se chega métodos preventivos a saúde da comunidade. Essas ações são planejadas, divulgadas e realizadas em postos de saúde com a meta de prevenir que doenças cheguem a essas pessoas. Ex: Campanhas de vacinação, importância de exames preventivos, palestras, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência a existência de doenças em que podemos prevenir com ações básicas, através de reuniões com a comunidade a fim de esclarecimento sobre doenças e com preveni-las. A portaria 648, de 28 de março de 2006, regulariza e afirma que e de extrema importância as ações de atenção básica a saúde da Família.
    A atenção primaria tem uma grande influencia na promoção da saúde e prevenção de doenças, por ter esses pacientes ao seu alcance tendo o primeiro contato com eles em sua residência. A partir desse ponto tendo livre acesso a esses pacientes, podemos ter como tratar e até mesmo prevenir doenças.

    ResponderExcluir
  25. A atenção primária depende da aceitação pelas comunidades,com isso pode-se chegar atenção básica a quem precisa. são conjuntos de ações organizadas pelos PSF junto com agentes para poder trazer a família até o atendimento mais próximo, com isso ganha na promoção de saúde e na prevenção de doenças, quando maior a demanda mais eficaz o trabalho da atenção básica se torna.
    A sociedade aceita a atenção básica baseada em métodos práticos e tecnológicos e também faz parte de cada país como um sistema integral.
    A atenção primária leva até as famílias, comunidades, a importância da saúde, chega à comunidade como um senso para que seja aceita.
    A.P.S. é o primeiro contato do sujeito com a antecipação da saúde.

    ResponderExcluir
  26. Podemos ver na atenção primária que também pode ser denominada cuidados primários de saúde e atenção básica, ou seja, atenção a saúde em tecnologia e em métodos práticos. Trazendo a comunidade a importância dos cuidados a saúde. Fazendo prevenção a saúde, com consultas de enfermagem, campanhas de vacinação, ... Evitando o avanço de uma gravidade de uma determinada doença. No Brasil, há revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Onde definem a atenção básica como: ações de saúde ligada a promoção e proteção da saúde. Com isso levando a sociedade e o povo a se prevenir e cuidar de sua saúde.

    ResponderExcluir
  27. Atenção primaria, termo esse que deve ser devidamente cumprido, venho através deste comentar nao só sobre o sistema de 'atençao primaria, mas sim tudo que o envolve.Esse programa tem que ser levado a sério por todos desde o cliente até o profissional, pois é de suma importancia para populaçao, com atençao primaria podemos mudar o paradigma de enfermidades e suas estatisticas, o programa sendo bem exexcutado,ajudara em muito a saúde publica no pais.Nós como futuros profissionais temos o dever de fazer no futuro próximo que a saude possa através de trabalhos bem executados e com dedicaçao profissional crescer e fazer deste pais pelo menos em saude ter algum tipo de orgulho...
    vinicius s. de almeida. noite

    ResponderExcluir
  28. A atenção primária à saúde vem a ser cuidados primários de saúde e atenção básica do individuo e a comunidade. Constitui a porta de entrada para o individuo, é o primeiro nível de contato do individuo e a familia, mantendo um vinculo com o individuo e a familia por um longo tempo. A atenção primária à saúde tem a caracteristica de ser acessivel a todos os individuos e familias da comunidade mediante sua plena participação, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento,a reabilitação e amanutenção da saúde.Fabiano lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atenção primária é o trabalho extremamente importante de prevençao,o PSFs tem o objetivo de iniciar o contado da saúde com o indivíduo nao tratando mas prevenindo,levando informação,inicia-se com os agentes comunitários na coleta de dados,informando as necessidades da area delimitada,tem a importancia de diminuir os agravos de tal doença e diminuindo o alto índice de atendimentos nos PSs.

      Josilane Cid dos Santos.

      Excluir
  29. Atenção primária, é basicamente um conjunto de ações, que visam a promoção e prevenção da saúde, visando uma comunidade e o bem estar de todos! Uma equipe apta de PSF(s) que presem a saúde do próximo, se reuni para ações nesta comunidade, através de: Campanhas, palestras, afim de prevenção e esclarecimento de doenças nesta localidade! Tendo em vista uma boa elaboração de projetos de aceitação destas famílias

    ResponderExcluir
  30. A Atenção Primária é o primeiro contato da saúde preventiva com a comunidade. Ela é essencial, pois seus métodos de abordagem são simples e eficazes fazendo com que o acesso à essa rede seja rápido e prático e, assim beneficiando as famílias. O governo disponibiliza seus recursos financeiros e tecnológicos ao Estado e municípios para assim suprirem as necessidades da comunidade. Proporcionar uma vida saudável e de qualidade é com certeza dar a oportunidade dessa comunidade se estabilizar e de ter uma perspectiva de vida melhor. O Sistema de Saúde tem que funcionar em conjunto com a comunidade para entender as suas questões pessoais e então atender a demanda.

    ResponderExcluir
  31. Atenção primária à saúde(APS)
    Este é o primeiro contato da população com o sistema de saúde,tendo por obrigação estar o mais próximo possível da população para facilitar o seu acesso ao sistema, e tem por obrigação criar um vínculo com o indivíduo, ganhando a sua confiança para conhecer suas necessidades em todos os níveis. Podendo inclusive orientar e encaminhar o indivíduo quando este não é capaz de resolver seu problema.
    A atenção básica deve se encarregar das ações de promoção e proteção da saúde(cuidando tanto do indivíduo como do coletivo), visando evitar a doença, ou sua piora, tendo como base um diagnóstico correto para que os profissionais possam agir antes que haja um agravamento.

    Adrianne Schettino

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.

    ResponderExcluir