quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Comentários sobre sexualidade. Turma da manhã.


33 comentários:

  1. A aula do dia 19 foi muito importante para nossa formação profissional,pois, vimos que o tema sexualidade hoje ainda é tratado como tabú,muitas vezes nas famílias igrejas e nas próprias escolas.Nós como futuros profissionais de saúde não podemos tratar esse tema como um tema comum,devemos expor a realidade,verdades,e desmentir os mitos,todos vivem a sexualidade,cada um de sua maneira,o respeito de vim sempre antes de qualquer argumentação e em seguida a troca de conhecimentos e informações para a formação de cidadãos conscientes e formadores de suas próprias opiniões!

    ResponderExcluir
  2. LEANDRO PENCO MENDES

    O tema Sexualidade ainda é muito privado em varios lugares, e existi alguns preconceitos sobre o assunto. Na propria sala de aula (faculdade) alguns alunos ficaram um pouco timido sobre o assunto, nao querendo citar alguns exemplos dado pelo professor. Existem diferentes abordagens do tema que variam de acordo com concepções e crenças convenientes a cada um. Em alguns lugares pode-se encontrar visões preconceituosas sobre o assunto. Em outros, é discutido de forma livre e com grande aceitação de diferentes olhares ao redor do termo.A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque (alguns exemplo ditos e explicados dentro da sala de aula) , atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo.

    ResponderExcluir
  3. O professor deu início a aula falando sobre sensibilização o que foi esclarecedor,pois percebi que muitas pessoas podem ter conhecimento porém não estão sensibilizadas pois não colocam em prática,não saem da sua zona de conforto .A pessoa sensibilizada transforma.
    Outro assunto abordado foi sexualidade, foi um debate esclarecedor ,bem direcionado pelo professor, o assunto fluiu e alguns assuntos como tabus, masturbação,valores culturais, sexualidade infantil, desejos, danos causados por repressões foram esclarecidos o que não só profissionalmente como pessoalmente, foi uma aula que acrescentou muito.

    ResponderExcluir
  4. Por meio dessa aula foi possível quebrar certos paradigmas que giravam em torno do tema Sexualidade bem como esclarecer as possíveis definições para o termo "sexo", que podem variar conforme a cultura e a crença de cada um.
    A partir da vivência em sala de aula, também foi possível refletir sobre o tema "Sensibilização". Apesar de estarem conscientientes, poucos são os que estão de fato sensibilizados tanto ao meio ambiente em que vivem quanto em relação as necessidades do próximo.

    ResponderExcluir
  5. Através dessa aula, foi possível alguns tirarem as dúvidas sobre sexo! além do que quando falado sobre esse assunto todos já têm um pensamento formado, sexo igual a prazer e procriar. Mas nessa aula trouxe a visão sobre o mesmo que o sentir e desejar sao da nossa natureza como ser humano, só que o jeito de pensar sobre o assunto muitas das vezes é errado!
    Há no nosso corpo receptores da sensibilidade que ficam mais sensíveis quando há "as preliminares"! Todo o sistema nervoso simpático e parassimpático entram em ação através de estímulos para a liberação de hormônios resultando nas diversas sensações e ações.

    ResponderExcluir
  6. Toda vez que falamos de sexo, ou sexualidade e um assunto que sempre rende muito, pois e um assunto polemico no qual cada um tem maneira de se expressar, pensa de forma diferente.
    Na dinamica todos ficaram bem a vontade para falar o que sabia, pergunta, e debater.
    Pela biologia o sexo iria servi apenas para procriar e na vida dos homens, o sexo serve para dar prazer, e tambem para procriar. E muito bom debater com as pessoas pois voce fala seu modo de pensar e pode aprender e ensinar a todos.

    ResponderExcluir
  7. Renata Godinho Eccard
    Acredito que a aula sobre sexualidade abordou na forma de debate assuntos polêmicos e poucos abordados. Talvez por este motivo poucos alunos tenham se sentido “à vontade” para expor suas opiniões e debater o assunto. O assunto é extenso e delicado e poderia ter sido mais explorado pela turma se mais pessoas tivessem colocado e debatido suas opiniões. Concluímos que o assunto ainda é visto como tabu em nossa sociedade, nas escolas não se comenta não se conversa sobre, mas se não se conversa nas salas de aula, nos corredores o assunto é extenso e comentado por alunos de maneira incorreta. Nossa sociedade ainda deve amadurecer para conseguir abordar o assunto com o respeito e a importância que lhes são devidos.

    ResponderExcluir
  8. ROSILENE RESENDE
    GOSTO DA FORMA COM QUE AS AULAS SÃO CONDUZIDAS.
    DESSA FORMA NOS TRAZ A UMA REALIDADE ESQUECIDA NOS DIA DE HOJE.
    NOS PERMITE COM QUE AS INFORMAÇÕES NOS IMPACTA PARA PODERMOS FALAR ABERTAMENTE SOBRE O ASSUNTO.
    POIS QUANDO OS ASSUNTOS NÃO SÃO DISCUTIDOS NÃO AH UMA LIBERDADE, PARA QUE POSSAMOS FALAR, CONVERSAR SOBRE. AS VEZES A ABORDAGEM SE TORNA DIFICIL, MAIS ESSA MATERIA NOS PERMITE SOLTAR MAIS O NOSSO DE HUMOR E COLOCAR EM PREATICAS O QUE ESTAMOS APREDENDO NA ACADEMIA.

    ResponderExcluir
  9. DAYANA VIEIRA MOURA-20111100717
    Essa aula abordou um tema muito importante que permitiu discutir e refletir sobre sexualidade.Apesar da importância que a sexualidade assume ao longo da nossa vida , é um tema que não é abordado com tanta facilidade, porque os pais podem não saber como abordar ou não sentem muito avontade pra falar sobre esse tema com os filhos.Essa dificuldade pode ser por não terem tido alguém que falasse sobre isso na sua infância ou adolescência.Por esse motivo é muito importânte esse tema seja abordado dentro da sala de aula debatendo com os demais colegas , quebrando esse tabu pra falar sobre esse tema.

    ResponderExcluir
  10. O Tema debatido na sala de aula, é um tema bastante polêmico, " sexualidade ". Pois muitas pessoas tem dificuldades para falar sobre esse assunto. Um assunto bastante discutido, pois falar sobre o sexo é um assunto que no meio da sociedade em alguns lugares ainda é um assunto polêmico, mas mesmo assim desperta curiosidades e dúvidas. Foi discutido em sala de aula que o sexo não é apenas no sentido de prazer e procriar, mas também no sentido de desejar e sentir, que é natural do ser humano ter desejos e querer sentir o outro, e que cada um, tanto o homem quanto a mulher tem receptores de sensibilidades que tornam mais sensíveis quando são tocados. Pelo fato que existe de dificuldade para abordagem desse assunto, muitas pessoas agem e traduzem sexo de uma forma errada.

    ResponderExcluir
  11. O tema da aula como foi dito nos comentários de cima foi sobre sexualidade. Um assunto muito complexo, com diversas opiniões e é claro polêmico! Além de ser um tema já conhecido pra todos, muitos não conversam ou sentem dificuldade de expor o que pensa, ou que já viveu e acreditam por vergonha ou medo, mas mesmo assim não deixa de ser um assunto importante que envolve questões tanto social, moral, ética e religiosa. Bom, a sexualidade passou por muitas mudanças que muitos não compreenderam, porém o que devemos ter em mente é que sexualidade é mais do que sexo. É entender que o nosso corpo é uma imensa possibilidade de prazer e bem estar, e isso traduz o que vemos e sentimos. A sexualidade deve ser vista como algo essencial e saudável na vida de todo homem e de toda mulher. Essa sexualidade é algo que nos torna humano, algo que nos diferencia dos animais irracionais que fazem sexo sem saber, apenas por instinto. Nós podemos e temos o direito de conhecer melhor o nosso corpo, e isto é qualidade de vida!!!

    ResponderExcluir
  12. As dinâmicas em sala de aula sempre são de tirar o fôlego. E, hoje, é claro, não foi diferente, pois ao abrir o leque sobre a sexualidade deve-se entender que não é somente o sexo em sua forma de amor consumado, mas sim de uma sociedade que impõe isso e, uma sociedade que influência a criança, o adolescente, o jovem e também ao adulto, a uma forma de se expressar sexualmente de forma liberal. Falamos a respeito de como pequenos gestos ou toques estimulam o corpo a desejar e por um impulso automático responder a esse toque. no entanto, se preservar e se cuidar para que isso não viole o corpo do indivíduo é uma questão de aconselhamento que parte de dentro de casa, para que as ideias sejam conservadas e mantidas mediante ao convívio familiar. Não é um assunto escondido pela sociedade, logo a discussão sobre tal assunto é de fundamental importância.

    ResponderExcluir
  13. viviane ap da silva aquino8 de novembro de 2012 às 07:12

    O sexo ainda e visto como uma coisa errada, pois todos nos ainda somos muito influenciados pro uma sociedade que se diz moralista, mas esta moral muita da vezes não e verdadeira , pois e feito coisas piores por debaixo dos pano, o sexo e uma necessidade fisiológica, e também deve ser visto como uma das coisa mais bonita que se tem na vida, mais também não deve ser banalizado de ser tratado com a seriedade devida, pois como tudo na vida tem sua consequência .

    ResponderExcluir
  14. O tema abordado na aula foi a sexualidade. Algo que nem todos se sentem a vontade de falar. A falta de sensibilidade das pessoas com o meio ambiente foi algo muito falado pelo professor. Talvez quando se fala em discutir a sexualidade as pessoas pensam que só ira falar sobre sexo, onde o assunto vai muito além disso e acabe deixando as pessoas com um de receio em falar sobre o assunto, tornando esse tema pouco discutido e entendido por todos, apesar de que a sexualidade é mais do que o sexo, a sexualidade aborda muitos outros assuntos interessantes e fundamentais para o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  15. O tema "sexualidade"é um grande tabu dentre a sociedade em função de religião , cultura , etnia e etc . Porém , este assunto vem se tornando cada vez mais necessário a ser a abordado pois é frequente as duvidas dentre as pessoas quanto a isso . As dinâmicas usadas em sala são muito valiosas permitindo descontração dentre os alunos para discutir o assunto . É necessário que se saiba que "sexo" é algo natural do ser humano , sendo um ato que envolve prazer e emoções e além de tudo uma necessidade fisiológica . Nós quanto a futuros enfermeiros e possiveis orientadores , devemos ter a percepção holística do assunto para orientar e tirar duvidas de jovens e até mesmo de adultos que em função de preconceitos impostos ,cometem erros com relação atém mesmo a prevenção que é extramente necessário , tornando assim algo que é simples um problema para suas vidas .
    DANIANA TAVARES BLAUDT-20111100751

    ResponderExcluir
  16. NA aula tivemos a definição de prazer e que estamos sempre em buscar dele depois a definição de sexo, para entramos no tema sexualidade e de como ela influencia nossa vida. Ainda existem muitos tabus em relação à sexualidade e uma interpretação errada apesar dela fazer parte da nossa vida, A mídia trata ela como uma ferramenta de marketing banalizando certas vezes. A sexualidade deve ser tratada com naturalidade para nos não tenhamos duvidas desde a infância, Pois estará sempre presente em nossas vidas e em cima disso devem se desenvolver o respeito e o conhecimento.

    Leonardo correa de souza

    ResponderExcluir
  17. A aula do dia 19 foi bem interessante, pois tratou do tema sexualidade, área onde muitos acham que entende tudo, porém na realidade não é bem assim, pois as dúvidas existem para todos e essas dúvidas podem levar a muitos erros e nós como futuros profissionais da saúde devemos estar bem informados daquilo que é verídico para então transmitir a tranqüilidade e a verdade para os outros. Sendo esse um tema que possui alguns preconceitos e que é privado em alguns lugares e com certas pessoas,que ficam com receio, devemos ter cautela para tratar e informar os pacientes.

    ResponderExcluir
  18. TALLITA SILVA DE OLIVEIRA

    A aula sobre "sexualidade" foi muito bem conduzida pelo professor e colocada de uma maneira muito clara tanto por ele quanto pelos alunos.Podemos debater sobre o que é sexualidade e como acontece, pois as pessoas ainda costumam encontrar muitas dificuldades para falar sobre esse assunto seja pela sociedade, pela família, pela religião.Vimos que sexo é necessidade humana, com explicação científica,começando desde a infância passando por suas fases até chegar na fase adulta. Através dessa conversa tiramos dúvidas,adquirimos conhecimento, quebramos tabus.A sexualidade precisa ser tratada com mais naturalidade entre as pessoas porém com responsabilidade e respeito.Cabe a nós, futuros profissionais de saúde levar conhecimento, explicação, tirar dúvidas, fazer a promoção da saúde para jovens e adultos.

    ResponderExcluir
  19. a aula sobre a sexualidade nos mostrou que o sexo e uma necessidade fisiologica do ser humano tanto para se reproduzir quanto para se satisfazer e vimos que muitas pessoas nao se sentem bem ao falar sobre esse assunto ou entao acham que ja sabem tudo que deveriam saber e isso sao atitudes e pensamentos errados, na aula tiramos duvidas e nos aprofundamos um pouco mais no assunto para que quando profissionais de saude possamos tirar duvidas, levar um pouco mais de conhecimento as pessoas, dar explicaçoes, diminuir o preconceito das pessoas de falar sobre sexualidade, etc......

    ResponderExcluir
  20. A sexualidade é um tema expressamente polêmico, sempre alvo de muita discussão, dúvidas, suposições e até mesmo preconceitos. Vivemos em uma sociedade em que o sexo tem relevante valor, enquanto que outras coisas mais importantes e simples, são deixados de lado como se nunca existiram. Desde os primórdios do ser humano, na época dos homens das cavernas, o sexo se mantinha em um padrão de necessidade, do desejo carnal que se mantém intacto até hoje. Hoje dispusemos de novas tecnologias e métodos de prevenção, que torna o ato sexual uma prática segura. Entretanto, parece que quanto mais informação, mais meios de se prevenir doenças se tem, as pessoas procuram novas experiências, expondo a si mesmo e pondo em risco sua saúde, apenas por uma aventura.

    ResponderExcluir
  21. O tema sexualidade foi discutido em sala de aula com professor e alunos cada um falou sobre o assunto. e como acontece, pois as pessoas ainda costumam encontrar muitas dificuldades para falar sobre esse assunto seja pela sociedade, pela família, pela religião.E uma necessidade fisiológica, Nós futuros enfermeiros e possiveis orientadores , devemos ter a percepção do assunto para orientar e tirar duvidas de jovens e até mesmo de adultos que em função de preconceitos impostos ,cometem erros com relação ao sexo.sexo é “uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual, ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações, por isso, influencia a nossa saúde física e mental”.

    ResponderExcluir
  22. O tema sexualidade sendo um ato que acompanha o indivíduo em cada fase da vida e se manifesta sob formas multifacetadas, um ato completamente normal que ainda é visto como um "pecado" algo imoral. Na sala de aula o tema foi discutido com os alunos e como já era de se esperar foi uma discussão polêmica, onde os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. Acho importante a discussão do tema em sala de aula pois a sexualidade é considerada como algo inerente à vida e à saúde e deve ser entendida como um processo de intervenção pedagógica, que tem como objetivo transmitir informações e problematizar questões a ela relacionadas, incluindo posturas, crenças, tabus e valores. A educação sexual é um componente primordial para a construção de um cidadão, bem como na prevenção de agravos à saúde e à integridade física e mental.
    Fernanda Arnaudin Soares da Silva - 20111104313

    ResponderExcluir
  23. LAYSLA ADRIANO GOMES 20111100972

    O tema sexualidade foi discutido em sala de aula, onde cada aluno pode expor sua opinião relacionada ao tema, onde a sexualidade é vista por uns como pecado, outros como prazer etc. A sexualidade é um tema onde existe muito preconceito, duvidas, polemicas, tabus, mas deve ser discutido que através das discussões que tiramos nossa duvidas e conseguimos lidar melhor com certas situações.Novas tecnologias e métodos de prevenção, que torna cada vez mais o ato sexual mais seguro, mas as pessoas ainda não procuram ou se interessam por essas informações, o que só prejudica cada vez mais a si próprio. Cabe a cada um ter suas responsabilidades e pensar no parceiro, logo terá uma vida sexual saudável .

    ResponderExcluir
  24. Sexualidade é um assunto complexo e polêmico, onde todos já tem um conhecimento minimo e uma opinião formada, mesmo que, por timidez, dificuldades ou religião, não exponham seus pensamentos. É um assunto que envolve questões sociais, morais, ética e religiosa. A sexualidade é mais do que sexo, é entender que o nosso corpo é uma imensa possibilidade de prazer e bem estar e deve ser vista como algo essencial e saudável na vida de todos. Como profissionais da saúde, devemos tomar conhecimento na área e buscar abordagens dinâmicas como esta, orientando e esclarecendo as duvidas da comunidade, promovendo a saúde e a prevenção por meio do conhecimento e integridade do indivíduo como parte da população.

    ResponderExcluir
  25. A aula que teve como tema sexualidade, mostrou um desconforto que as pessoas ainda tem ao falarem desse assunto, nos dias atuais são poucas as famílias que tem uma mentalidade evoluída ao ponto de orientar e tirar as duvidas dos seus filhos, um assunto que faz parte do desenvolvimento humano, e que deve ser explicada de forma real, nas diversas fases da vida do ser humano, seja ele homem ou mulher. E nos como futuros profissionais da área da saúde, não podemos ter esse desconforto ao falar desse assunto.

    Daniela da Silva Freitas

    ResponderExcluir
  26. Na aula sobre Sexualidade nós tivemos uma certa polêmica envolvendo o assunto(o que já é normal quando falamos sobre), onde os alunos ficaram um pouco vergonhosos e com um certo receio de falar sobre o tema. Podemos ver que o pensamento sobre o assunto era diferente com cada um de nós. Uns tinha o pensamente mais avançado de acordo com o que vivemos e outros mais reservado. No fim, conseguimos entender o que cada colega pensava e mostramos também o que era de nosso entendimento.

    ResponderExcluir
  27. o tema sexualidade sempre quando discutido gera muitas polemicas e desconforto entre as pessoas. Nem todo mundo gosta de expressar suas idéias e conceitos sobre a sexualidade, nós como futuros profissionais de saúde precisamos entender e compreender a idéia e o pensamento de cada um, seja ele qual for, independente de cor, sexo, religião ou cultura.

    Carlos Henrique C. C. Junior

    ResponderExcluir
  28. O tema sexualidade além se ser polemico e e muito complexo. Como podemos observar as pessoas ainda costumam encontrar muitas dificuldades para falar sobre esse assunto seja pela sociedade, pela família, pela religião. Sendo que o Sexo é um ato prazeroso que envolve fortes emoções. Nao podemos esquecer o a melhor forma de praticar sexo é o sexo seguro.

    ResponderExcluir
  29. Mais uma aula muito interessante, tendo como tema "Sexualidade".Mesmo que ainda tratado como tabu, conseguimos desenvolver muitas coisas a respeito, com muitos pensamentos entrando em conflito, porém, mantendo a cordialidade.A sexualidade, precisa ser trada com mais clareza pela "sociedade", pois, se agente parasse para pensar, não há nada de anormal, pais e filhos conversarem sobre a sexualidade, ou até mesmo ser mostrada nas escolas, quem sabe assim gerando uma diminuição da gravidez precoce.

    ResponderExcluir
  30. sexualidade é um tema polêmico como podemos constatar em sala de aula, e por mais que saibamos que como profissionais da saúde temos que ser um pouco imparciais nas opiniões ficou claro que trazemos conosco ideias sobre o tema, quer sejam religiosos ou o que julgamos ser éticos ou não, mas polêmicas a parte em nossa parte enquanto profissionais vimos a importancia da abordagem do tema, quer seja em dialogos abertos, dinamicas de grupos ou estimulando o próprio diálogo familiar sobre o assunto.

    Fernanda Corrêa Canellas

    ResponderExcluir
  31. ROSILENE RESENDE.
    O ASSUNTO É CADA VEZ MAIS INTRIGANTE, POIS FALAR DE SEXUALIDADE É MUITO DIFICIL COM PESSOAS; DEVEMOS ABORDAR O ASSUNTO DE FORMA TRANQUILA NATURAL, POIS A VIDA É VOLTADA TODOS OS DIAS, DA SEGUINTE FORMA, OS PAIS QUE NÃO FALAM ABERTAMENTE SOBRE ESSE ASSUNTO COM OS FILHOS, CRIANDO TABUS DESNECESSARIO,. A ACABAM SEMPRE PROCURANDO O OSTO DE SAUDE, E LÁ QUE ESTAREMOS COM AS INFORMAÇÕES PASSADAS E LEVADAS A PESSOA DE FORMA NATURAL.

    ResponderExcluir
  32. A dinâmica sobre sexualidade feita em sala de aula,foi muito proveitosa pode fazer o aluno pensar com mais clareza,expondo sua opinião e quebrando o tabu que ainda existe e pode mostrar que nós futuros enfermeiros não podemos ter esse comportamento,devemos falar com clareza de modo respeitoso e tirar os mitos que ainda predomina a sociedade.

    JOSILANE CID DOS SANTOS. 20111104414

    ResponderExcluir
  33. O tema sexualidade é muito complexo para varias pessoas ainda, e praticamente a maioria da sociedade tem esse tema como um tabu.
    Só que hoje estamos vivendo uma era que todos precisamos saber o que é a sexualidade, para poder passar para os nossos jovens.
    E isso é tema muito importante para o profissional de saúde saber, pois muitas das vezes tem que orientar os pais para conversar com esses jovens, porque se o jovem não tem essa conversa com os próprios pais, vai ter como uma amiga na rua, na escola e em outros lugares.
    E muitas das vezes eles querem experimentar sem ter noção de riscos, só quer sentir o prazer, que isso pra eles é muito.
    Pra mim esse bate papo dentro de sala foi muito importante, pois você já levar mais uma carga de orientação tanto para os jovens como para os pais dos jovens.

    Isabela Manhaes

    ResponderExcluir