domingo, 2 de setembro de 2012

Comentários - Dinâmica sobre aborto (turma noite).

Textos que podem ajudar (clique nos números 1 e 2).

21 comentários:

  1. Na aula do dia 31/8/2012, abordamos o tema ''Aborto'', onde o debate entre os alunos e o professor nos mostrou varios tipos de ponto de vista, desde opinioes contra, quanto indecisas, nesse debate foi colocado como ponto religioso, cultural e na real necessidade da jovem que submetem-se a essa pratica ainda tomada como crime aqui no Brasil. Devemos estar atentos a acessibilidade dessa jovem aos programas de planejamento familiar.
    Cris Vieira (Enfermagem, noite)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, então a aula do dia 31/08/2012 foi sobre um assunto polêmico aborto, que no caso trouxe muito debate. Temos que raciocinar que tem-se duas linhas: a pró-vida (é quando nao se tem o direito de fazer o aborto)e pró- escolha (é por ter liberdade de escolher).
    Enfim, concluo que com o aborto, independente da pessoa ser uma adolescente até a um adulto, o psicológico, o amadurecimento, tudo fica atingido por mais que seja um ato consciente. E acho q devemos cuidar mais da educação da família e esclarecer mais esse tipo de assunto, pois, nao sendo um assunto fechado, é falado e até explicado errado, como um ato normal. Enfatizar o que é errado e o que é certo desde o início(na raiz - quando criança, adolescente). Pode-se evitar muitas ações inconsequentes como uma delas, o ABORTO! enfermagem manhã

    ResponderExcluir
  4. E essa historia que a mulher e dona do seu corpo e tem direito de fazer oque quiser não e bem assim nao , entao quer dizer que a mulher na se cuida engravida vai la e aborta , não e bem assim nao gente .
    acredito sim que no caso de estupros a mulher tem sem direito de abortar aquele filho indesejado.Essa educação vem desde da infância ate a maturidade .
    Legalizar as clinicas não e de um dia para o outro , pode sim da certo ou não , diminuir os números de abortos , isso não vai acontecer gente estamos no brasil , aqui o povo e diferente dos demais países citados na aula , conclusao sou totalmente contra a legalizao das clinicas de aborto . o tema aborto foi bem discutido na sala de aula , foi um bom papo gostei !!! Elvis kirk turma da noite

    ResponderExcluir
  5. Na aula do dia 31/08/2012 o professor trouxe um assunto que gerou muita polêmica na turma sobre o aborto, que juntou varias opiniões diversas qual as pessoas seguiram duas linhas de pensamento: a pró vida (é quando não se têm o direito de fazer o aborto) e pró-escolha (é por ter liberdade de escolher). Também falou sobre as clínicas que as jovem procuram sempre para fazer esse tipo de crime no Brasil. Esse assunto nos faz pensar em educação,religiãoe cultura, e o mais importante alerta os adolescentes do risco de vida e sempre deixa claro para eles sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. O tema mencionado foi sobre aborto,o qual nos trouxe um debate em sala de aula colocando as opinioes de todos os colegas de turma,e aprendemos que temos a pró-vida é quando não se tem o direito de fazer o aborto e a pré-escolha é ter a liberdade de escolher.Acho eu que a mulher não tem o direito de abortar a hora que quiser,a não ser se for uma situação de aborto.

    ResponderExcluir
  7. O tema debatido em sala de aula foi sobre o aborto. Assunto muito polêmico, o professor nos mostrou os 2 tipos diferentes de pensamentos: pró-vida(contra o aborto) e o pré-escolha(quando se tem o direito de escolha). Pelo que eu ouvi dos colegas e pelos conceitos mostrados em sala de aula, acredito que o aborto não deve ser praticado como algo inocente e simples, sem consequências, mas algo muito bem pensado. Eu sou contra o aborto, em qualquer hipótese. Deve-se pensar que as questões relacionadas a esse assunto tem que ser passado pela família, os valores, moral, religião, etc.

    ResponderExcluir
  8. ''Ser contra ou a favor do aborto!?'' Esse foi o basicamente o tema discutido em sala de aula, no qual o professor apresentou duas organizações que trabalham e prol da defesa de cada forma de pensamento, a pró-vida e a pré-vida, ou seja, ser contra ou a favor do aborto, respectivamente. Na minha opinião o aborto deveria ser regularizado em situações especias, ou até mesmo em técnicas especias, o grupo do pré-vida mostram esclarecidamente que a vida nao pode ser avaliada e contada a partir apenas do momento que Deus quer, existem metodologias concretas de explicar e mostrar até onde pode ser considerado a fecundação do zigoto um ser vivo. Por isso eu seria a favor da legalização do aborto. Paulo José Rodrigues de Andrade

    ResponderExcluir
  9. Aborto!.Não podemos dizer que é errado ou certo, já que não estamos passando por isso, mas podemos sim argumentar a questão. O aborto deve ser aceito sim desde que ocorra consentimento total de que o individuo sofreu de assédio, estrupo entre outros casos em que a gravidez tenha vindo em momento importuno, uma gravidez não desejada. Muitas das vezes, pensamos que é errado, que deve haver cadeia, mais é melhor acontecer o aborto, do que uma criança ser abandonada em ruas, lagoas, ser jogada as piranhas, um caso de sete lagoas - MG, também sendo o aborto avaliado pela assistente social, em que será comprovado que o individuo não tem condições, sociais e nem psicológicas, para dar àluz uma vida.
    Por isso não podemos julgar sem antes saber o que se passa dentro daquela pessoa, da vida dela.

    ResponderExcluir
  10. Foi uma aula onde se discutiu sobre um tema complexo , que envolve conflito de opiniões , porém a troca de experiências pode ser enriquecedora o que é sempre válido.
    sou contra o aborto se não for por uma causa realmente justa , como nos casos de estupro , anencefalia ou a vida da mãe em risco.Ao invés de se discutir a legalidade do aborto, mais importante seria se as autoridades se preocupassem em criar programas de controle de natalidade eficazes e um incentivo a laqueadura de trompas gratuito com o apoio de uma equipe de multiprofissionais para o acompanhamento da mulher que não deseja contrair um gravidez.

    ResponderExcluir
  11. Ser contra ou a favor eis ai uma boa pergunta?
    Ser contra ao meu ponto de vista e ser a favor que uma mãe leve sua gestação até os 09 meses, mesmo sabendo que ela terá um filho Anencéfalo (ou seja, sem cérebro), ou levar uma gestação por um estrupo. Talvez essa não seja a melhor maneira de resolver esse problema, não cabe a nós seres imperfeitos definir o que cada pessoa pensa ou deseja fazer. A meu ver temos que apoiar essa gestante independentemente do seu desejo. Sou a favor da livre opinião cada um faz da sua vida o que desejar, tendo o conhecimento que conseqüências podem ser geradas através desse ato. Podemos também pedir para que o governo venha complementar o apoio a saúde da mulher para que assim possamos entender melhor o que acontece na vida delas (nível socioeconômico, cultural, ambiental,grau de instrução, entre outros) que mudam a maneira de cada pensar e viver.

    ResponderExcluir
  12. luiz augusto nascimento caldas - enfermagem noite13 de setembro de 2012 às 18:33

    Aula dia 31, tema: O aborto, a favor ou contra??
    Este é uma assunto muito debatido e polemico, com muitas opiniões e até mesmo preconceitos sobre esse assunto. Todos nos achamamos que nunca irá acontecer com pessoal que estejam ao nosso redor ou até mesmo com nossa família.
    Eu sou a favor por alguns motivos, os mesmo que algumas pessoas tambem, em caso graves de Anancefalia, que seria um sofrimento para a familia manter uma "semi-vida" sem espectativa de futuro para o nascido e para a própria familia. Em outro caso seria o estupro, Um gravidez indesejada, forçada, que resultaria em rejeição pela propria mãe, risco de doenças, etc.
    Esses seriam um dos motivos que eu apoiaria, mas com certeza recebeia criticas, por ser uma situação polemica.
    Devia existir uma estrutura maior na area da saude para um melhor apoio e imformação, pois se tornou uma coisa tão normal que muitas pessoas sem noção vem praticando abortos sem qualquer saber do que pode acontecer ao colocar sua vida em risco.

    Luiz Augusto Nascimento Caldas - Enf noite - 4º periodo

    ResponderExcluir
  13. Jaciara Santos do Amor Divino - ENFERMAGEM/NOITE14 de setembro de 2012 às 07:01

    Foi debatido em sala sobre o aborto, onde gerou muita polêmica. Vários são os argumentos contras e a favor. Há pessoas que são a favor do aborto, argumentando que, se o aborto for liberado, o número de casos tenderá a cair. Surpreendentemente, neste ano (2012), o STF (Supremo Tribunal Federal) liberou o aborto terapêutico no caso de fetos anencefálicos (feto com malformação rara do tubo neural, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana). Mas essa lei é, entretanto, contestada por grupos contrários ao aborto, que alegam que toda vida tem valor, independente de seu tempo de duração.

    ResponderExcluir
  14. O tema do dia 31/08 é um tema muito polêmico.
    quando dizemos que uma mulher não pode decidir pelo próprio corpo e suas possíveis variaões desacreditamos cada uma em seu mais profundo eu, e passamos a ordena-la a assumir responssabilidade por algo que ela nao queria o que torna cada vez mais o indece de abanndonos de menores e recenascidos cada vez mais notaveis.
    ser a favor do aborto como meio de não querer lezar a mulher, nos coloca em um vedadeiro ``beco sem saida``.
    temos é que investir em educação e planejamento familiar, abordando fatores de indeces em regiões mais favoraveis, em escolas e comunidades fazendo com que a informação chegue a quem precisa.
    CARMEN LÚCIA DIAS DOS SANTOS - ENFERMAGEM-NOITE

    ResponderExcluir
  15. Aborto, assunto polêmico, que muitas vezes tentamos influenciar uns aos outros, com nossas próprias convicções, no caso em questão, penso eu que ao efetuarmos o ato sexual temos total consciência de nossos atos, por minha convicção pessoal, não concordo com o aborto, pois um ser não escolhe quando e onde quer vir ao mundo, acontece de modo ao acaso, no caso dos aborto que já existem em nossa constituição a questão de estupro, gravidez nas trompas, entre outros, até concordo, no entanto já estão em nossa constituição, agora matar uma pessoa que não pediu para nascer por um ato irresponsável de duas pessoas somente em busca do prazer, sou totalmente contra, dou os parabéns para essas meninas na verdade, com 13 ou 14 anos que assumem seus atos cuidando de um ser que não solicitou para nascer, a maioria das pessoas pensam que um filho vai estragar a vida e vai acontecer várias coisas, que irão principalmente acabar com a vida da mulher, não é de hoje que existem métodos contraceptivos, médico público sempre existiu, e as pessoas não pedem orientação porque simplesmente não estão afim de saber, nas escolas desde a época ao qual eu estudava já se falava sobre educação sexual, que era na verdade um tabu, hoje já deixou de ser tabu, as informações estão aí os métodos contraceptivos também, a questão principal é a responsabilidade.(JULIANE VEIGA)

    ResponderExcluir
  16. Aborto é um tema polêmico e que embora não pareça ainda existe muitos tabus no qual não deve ser discutido somente nas escolas mas em casa com os pais também.
    No meu ponto de vista exite aqueles que casos contra e a favor do aborto.
    Na minha opinião aborto só deve ser realizado no caso de estrupo,no caso que o bebê traga algum risco de vida para a mãe ou caso tenha alguma deficiência no qual a mãe não tem condições financeiras para manter aquela criança.
    Pois caso contrario deveria ser crime abortar,pois existem mil maneiras para que a gravidez seja evitada e todos eles são gratuitos.
    Maria Vitória dos Santos de Souza

    ResponderExcluir
  17. Acho mesmo que o aborto, em grande parte, é realizado por despreparo das mulheres; quando falo em despreparo, incluo nisso a falta de educação que deveria ser dada pela familia, a outra, aquela que o estado diz que dá mas não dá ,mais ainda, a falta de consciencia, maturidade, na pratica do sexo; acredito que o problema está situado muito no ambito feminino e pouco no masculino; vivemos num pais onde a população corre todo tipo de riscos, mesmo com as doenças altamente contagiosas atraves do sexo, as pessoas necessitam de proteção e para isso devem ser muito informadas; não existe a possibilidade de falha neste ponto; ai reside o grande problema do aborto; quanto a fazer ou não o aborto a discussão é interminavel ,pelas sua origens muitas vezes religiosas, outras materialistas.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Com a discussão em sala de aula, pude perceber o quanto é importante se desprender de nossas amarras e das opiniões incutidas em nós, para que possamos não ser mais algumas pessoas que pensam igual, o que é desafiador em meio a esse âmbito social no qual vivemos, onde a todo momento nos são apresentadas fórmulas com respostas prontas, produtos de massificação reversos ao processo artístico do pensar.
    Mais do que nunca é necessário filtrar, não só o esgoto e o ar sujo que passa livremente por nossas narinas, mas também o que chega pelo rádio e televisão em nossas casas. E são poucos os que o podem fazer por essa seleção não natural. O que ocasiona diversos distúrbios no seio familiar, logo são muitas as vítimas dessa necrose prematura que paira sobre o social. E sim! Ela vem de casa, a necrose vem de casa e do sistema. Mas e nós? Enquanto profissionais de saúde o que nossa classe pode fazer?
    ..Nessa linha eu poderia estar escrevendo uma bela e rechunchuda resposta do tipo.."Vamos salvar o mundooo, peguem suas armas"!..Mas acho que iriamos morrer no 1° capítulo da novela das 8... Mas falando sério, acho que a partir do momento em que começamos a deixar de lado nossas raízes arraigadas de preconceitos, estamos também deixando o caminho da massificação para adentrar na estrada da sabedoria e lá encontrar as partes do lego que faltavam para sanar tantos distúrbios como o aborto. Um beijo gente linda!

    ResponderExcluir
  20. Na aula do dia 31 foi abordado o assunto: Aborto
    Assunto polemico que envolve religião, costumes...
    Eu pessoalmente sou contra o aborto provocado na maior parte dos casos, independentemente das implicações espirituais que são muitas e de grande gravidade em tais atos ,a nível de países como o Brasil onde anticoncepcionais como a camisinha e a pílula ,que custa menos de R$10,00 e R$20,00 respectivamente, além de serem distribuidos gratuitamente em qualquer dos postos de sáude da rede pública.Hoje em dia é muito difícil encontrar uma adolescente ou mulher ingênua e desinformada porque o que não falta é propaganda de prevenção, na mídia e nas escolas, para prevenção de doenças sexualmentes transmissíveis e gravidez.É obrigação da mulher cuidar-se e prevenir-se, e não adianta ficar esperando essa preocupação por parte dos homens ( apesar de existirem muitos homens que tem essa consciência e preocupação) porque é no corpo da mulher que ocorre a gestação e cada uma de nós é responsavel pelo seu corpo e pela vida de outro alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na aula do dia 31 foi abordado o assunto: Aborto
      Assunto polemico que envolve religião, costumes...
      Eu pessoalmente sou contra o aborto provocado na maior parte dos casos, independentemente das implicações espirituais que são muitas e de grande gravidade em tais atos ,a nível de países como o Brasil onde anticoncepcionais como a camisinha e a pílula ,que custa menos de R$10,00 e R$20,00 respectivamente, além de serem distribuidos gratuitamente em qualquer dos postos de sáude da rede pública.Hoje em dia é muito difícil encontrar uma adolescente ou mulher ingênua e desinformada porque o que não falta é propaganda de prevenção, na mídia e nas escolas, para prevenção de doenças sexualmentes transmissíveis e gravidez.É obrigação da mulher cuidar-se e prevenir-se, e não adianta ficar esperando essa preocupação por parte dos homens ( apesar de existirem muitos homens que tem essa consciência e preocupação) porque é no corpo da mulher que ocorre a gestação e cada uma de nós é responsavel pelo seu corpo e pela vida de outro alguém.
      Cristiane F.Vieira Souza (enfermagem noite)

      Excluir