domingo, 2 de setembro de 2012

Comentários - Dinâmica sobre aborto (turma manhã).

Textos que podem ajudar (clique nos números 1 e 2).

36 comentários:

  1. aborto não e uma coisa de se legalizar de uma hora para a outra antes disso acontecer tem que informa, as técnicas que devem ser os métodos para que não seja feito de qualquer jeito, sabendo as consequências que ocorrem no organismo, pois se não existem informações suficientes sobre como evitar uma gravidez como serão feitas estas informações sobre o aborto, porque assim como a gravidez precoce tem seu problemas um aborto também pode causa danos irreversíveis.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez a aula teve uma dinâmica super produtiva, e uma polêmica muito construtiva para todos. Tratamos de um assunto delicado, porém pouco falado entre a sociedade, onde muitos ainda não tem uma opinião formada sobre o aborto. Além de envolver as questões religiosas, cientificas, sociais, políticas e ética, vem o que cada um julga como 'imoral', a história de cada mãe, as condições sociais e por ai vai uma grande lista.
    No Brasil o aborto só é permitido em caso de estupro, porém é um assunto extremamente complexo e por isso difícil de se chegar a um consenso. Pude perceber isso ao participar da dinâmica onde cada um tinha sua opinião formada, mas nem todos concordavam ou apoiavam o que estava sendo falado. Eu particularmente sou contra o aborto, sou a favor da vida em toda a situação, e mesmo em casos mais triste e dolorosos para a mulher e a família, acho que pra tudo tem uma solução e bom senso!

    ResponderExcluir
  3. A afirmação de que a mulher é dona de seu corpo e, portanto, teria direito a abortar, também não tem sentido quando se reconhece que o feto é um outro indivíduo e não faz parte do corpo da mulher. A solução não é o aborto , não adianta a prática do aborto senão trabalha a base familiar. Já que se houvesse a legalização não resolveria pois iria crescer a prática e as pessoas iriam se preocupar menos em se prevenir . Infelizmente as pessoas estão longe de se conscientizar e a legalização não resolveria os problemas existentes a tal. Não adianta se a favor da legalização pensando somente no aborto a solução está na conscientização, informação para prevenir evitando a gravidez indesejada pensando no antes e não no depois. Na mídia há mais incentivo a prática do sexo e quase não é abordado(mostrado) , os métodos de prevenção não só pra evitar uma gravidez indesejada mais como evitar doenças.
    Dayana Vieira Moura 20111100717

    ResponderExcluir
  4. O assunto aborto e muito polemico, pois cada um tem seu modo de pensar, e para cada assunto um tem a maneira de pensar e interpretar. Hoje em dia tem muitos metos de prevencao para doencas e principalmente uma gravidez indesejada.
    Eu sinceramente sou contra o aborto, pois a criancas nao pediu para estar ali, e se ela esta e por falta de responsabilidade dee duas pessoas. Mas dependendo do caso eu apoio se for alguem Que foi abusada sexualmente, se for um bebe com doenca que nao tem muito tempo de vida, ai tm como apoiar...

    ResponderExcluir
  5. Tendo como tema "Aborto", que sempre foi um assunto muito discutido e pouco resolvido pela sociedade,conseguimos resultados surpreendentes, com a opinião de cada um do grupo conseguimos outros assuntos também polêmicos ligados ao Aborto.O debate foi bastante produtivo, todos interagiram de forma pacifica questionando alguns pontos.
    Infelizmente vivemos em um país onde as "Leis" só valem para a classe baixa da sociedade, onde as demais passam impunes, com isso a legalização do aborto já existe para quem faz parte da pequena porém dominadora classe alta.
    Contudo espero que isso mude, e que realmente as Leis sejam feitas para TODOS.
    O esquema da "bola de papel" ajudou bastante para manter a ordem, estou esperando o próximo!

    ResponderExcluir
  6. o assunto aborto e um assunto muito polemico, pois muitas pessoas concordam e muitas pessoas nao concordam. em sala de aula eu pude observar que a maioria dos alunos nao sao a favor do aborto e sim de metodos contraceptivos para evitar que se chegue a esse ponto.
    Como no assunto todos queriam dar suas opnioes e discordar de outras opnioes foi necessario fazer um esquema onde o professor pegou uma bola de papel e passou na mao de cada aluno onde o aluno que nao estivesse com a bola de papel nao poderia interromper oque estivesse, com isso todos puderam expressar suas opnioes e foi mantida a "ordem" em sala de aula....

    ResponderExcluir
  7. COMO TODOS SABEM, O TEMA "ABORTO" EM QUALQUER APLICAÇÃO SEMPRE É ALGO QUE GERA MUITA POLÊMICA. NA NOSSA DINÂMICA EM SALA TAMBÉM NÃO PODIA SER DIFERENTE. FORAM EXPLANADAS VÁRIAS OPINIÕES DIFERENTES EM RELAÇÃO AO ABORTO E SEXUALIDADE, E COM ESSAS OPINIÕES REALIZAMOS UM DEBATE, ONDE PRÓS E CONTRAS ERAM EXPOSTOS PELOS ALUNOS E COMPLEMENTADOS PELO PROFESSOR COM AJUDA DE DADOS COMPROVADOS. O DEBATE SE DEU DE MANEIRA BEM ABERTA E ADULTA, O QUE NOS CHAMA ATENÇÃO, POIS EM NENHUM MOMENTO A QUESTÃO DA RELIGIÃO E DA ALMA HUMANA FOI SEQUER MENCIONADA. MUITAS PESSOAS ATENTARAM PARA OS PERIGOS RELACIONADOS AO ABORTO, TRATANDO CONCOMITANTEMENTE DA RESPONSABILIDADE DURANTE O ATO SEXUAL, PAPEL DOS PAIS NA SEXUALIDADE DOS FILHOS, USO DE PRESERVATIVOS E MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS E ETC.

    ResponderExcluir
  8. O tema debatido em sala de aula foi "Aborto", mais uma vez um assunto polêmico e interessante. A aula foi bastante produtiva, pois os alunos puderam se manifestar e expor o que pensam acerca do mesmo.
    Este é um assunto muito delicado pois há certas situações em que o aborto se faz necessário, como o caso do abuso sexual. Ainda não é possível chegar a um acordo sensato porque caso o "aborto" seja legalizado, o número de praticantes pode aumentar ou diminuir. A meu ver, a primeira mudança realmente imprescindível é a mundança da mentalidade. Deve-se mudar a maneira de pensar e conscientizar-se de que para cada atitude tomada há uma consequência e que o "aborto" não é a melhor solução para uma gravidez não planejada.

    ResponderExcluir
  9. O tema ABORTO, sempre é polêmico até porque obtemos várias opiniões diferentes. O assunto foi colocado na roda, cada aluno fez seu comentário e expôs sua opinião, claro que houve discordâncias entre nós, porém podemos intender o cada um pensou/pensa sobre esse assunto. O assunto em si foi bem longo, até chegarmos na sexualidade precoce, onde crianças/pré adolescentes fala de sexo cada vez mais cedo. Esse assunto foi mais um debate dado na sala, onde algumas alunas falaram que era forma de educar e outras falaram que não, eram as crianças que cada vez amadurece mais cedo. Bom, claro que não mudamos nossa ideologia sobre o assunto, mas podemos entender o pensamento de cada um dos alunos e respeitar cada ponto de vista.

    ResponderExcluir
  10. O tema abordado em sala foi, o aborto,o principal objetivo dessa abordagem não foi que os alunos expressassem sua opinião sendo favoráveis ou não ao aborto, expondo seus sentimentos,conclusões e etc,o principal objetivo dessa abordagem foi nos mostrar que sendo a favor ou não do aborto,infelizmente isso é uma realidade social que vem causando problemas para a saúde pública.Independente da nossa posição diante dessa situação precisamos aprender a lidar com; e como futuros enfermeiros instruir para que a população saiba escolher o melhor caminho a seguir.

    ResponderExcluir
  11. Foi realizado em sala de aula um debate cujo o assunto era sobre aborto. Um tema bastante polêmico e interessante de se ouvir. Podemos ver a opinião de cada um. Uns era a favor do aborto e outros não eram a favor, inclusive aqueles que o praticassem deveriam ser presos. Assim era a opinião de alguns. Novamente pude observar que cada um de nós temos pensamentos diferentes, que devemos respeitar a opinião de cada um. O aborto é um assunto bastante polêmico, pois pode ter ocorrido com uma pessoa do nosso lado e não percebemos. E lidar com uma situação dessa é bastante delicado.

    ResponderExcluir
  12. LAYSLA ADRIANO GOMES 20111100972

    Quando falamos de aborto sempre surge polemicas, pois é um assunto muito delicado, porém é um assunto vários pontos de vistas, tanto positivos quantos negativos. Existem aqueles que são contra, assim como também aqueles que são a favor, mas em minha opinião acredito que em certo casos como de violência sexual, acredito que não será um crime, pois não só a mãe da criança será prejudicada mais também a criança. Já quando ocorre a gravidez sem segurança, é dever do "casal" arcar com as responsabilidades. Existem métodos contraceptivos, mesmo não sendo muito divulgado, mas acredito que hoje em dia ninguém é mais leigo nesse assunto. Enfim, é um debate no qual acredito que nunca terá uma resposta definitiva, pois quando se lida com vidas é sempre mais complexo e difícil. Cabe a cada um ter suas responsabilidades e consciência dos seus atos.

    ResponderExcluir
  13. Não tem como pensar no tema ABORTO, sem pensar em polêmica né?
    Afinal de contas cada um tem seu modo de pensar em relação ao tema, onde uns são a favor outros contras, mas o que não podemos esquecer é de respeitar a opinião de cada um. E assim foi nosso debate em sala de aula, foi polêmico porem desenvolvido com respeito, sem levar para o lado da religião. Este tema nos levou para outros assuntos como a sexualidade, foi um debate muito bom, pois colocamos nosso modo de pensar respeitando o dos outros. For colocado o fato também de ser pró-escolha e pró-vida. Mesmo o assunto sendo delicado a aula foi ótima, super produtiva.

    ResponderExcluir
  14. A experiência de um debate sobre o tema aborto me acrescentou informações que até o momento eram ignoradas por mim, como por exemplo, as taxas de aborto induzido em países desenvolvidos. Conhecer e debater as opiniões dos colegas compará-las as minhas próprias opiniões foi uma experiência rica em conteúdo e informações mais uma vez nos levando a observar e respeitar nossas diferenças, isso nos dá segurança para expressar nossas próprias opiniões e nos enriquece com as experiências alheias que foram relatadas. O mínimo que poso dizer é que nos levou a refletir e nos acrescentou conhecimento não só sobre o assunto proposto inicialmente (aborto), também nos levou a debater sobre gravidez na adolescência, atual exposição da sexualidade, educação sexual, entre vários outros assuntos que foram bem direcionados e controlados pelo professor. Sem dúvidas uma atividade muito rica.
    Renata Godinho Eccard

    ResponderExcluir
  15. TALLITA SILVA DE OLIVEIRA

    O tema abordado é como sempre muito polêmico, pois engloba muitas opiniões diferentes sobre o aborto. Acho que antes de se discutir sobre a legalização do aborto, deve-se colocar em pauta a educação das crianças e dos jovens, pois a falta de informação levam muitos jovens a essa prática ilegal,as escolas hoje só se preocupam com o conteúdo e se esquecem do conhecimento de mundo, essencial para os alunos, expor os problemas de uma gravidez indesejada,os danos causados ao corpo por um aborto.Tendo a educação sexual, ficaria mais fácil de legalizar o aborto.A questão do aborto nos leva a refletir em muitas coisas, na educação dos pais, da escola,na falta de informação da imprensa.Enfim, um assunto que ainda vai ser muito polêmico e muito falado por um muito tempo.

    ResponderExcluir
  16. Muitas mulheres praticam o aborto por não terem meios de sustentar uma criança e fazê-la ter uma vida digna. Porém poucos parecem estar interessados no sofrimento que essas crianças sofrerão.Matar é crime e abortar é matar. Mas esta questão não é tão linear assim, afinal, todas as mulheres que abortam são assassinas? Concerteza não.
    Porém a falta de condições financeiras não é o único motivo pelo qual as mulheres abortam.Gravidez acidental pode também ser um motivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Áurea, não te conheço, mas concordo com o que disse acima. Acho que é muito egoísmo uma pessoa colocar uma criança no mundo pra passar necessidade e ter muitas vezes uma vida miserável, só para não se sentir culpada em ter abortado. Realmente é uma crueldade com um ser que não pediu pra nascer! Não sou a favor do aborto, mas creio que cada caso é um caso, e o julgamento não cabe a nós. Só saberá realmente o sentimento e os conflitos de uma pessoa que decide abortar um filho, quem passar por isso e sentir na pele. Julgar é muito fácil, mas vestir as sandálias do próximo e tentar entender seus motivos é muito mais bacana. Pra isso, não precisamos ir longe, é só ver quantas crianças abandonadas, morando nas ruas, sem pais, sem ter o que comer... isso é justo? Acredito que não! Então é um assunto muito polêmico mesmo, mas que na minha opinião, deve ser visto individualmente, caso a caso! Logo, não sou a favor do aborto, mas tbm não sou a favor da criminalização.

      Excluir
  17. Aborto,assunto bastante polemico,pois cada um pensa de um jeito.uns são a favor do aborto e outros são contra ao aborto,o debate e sempre bem aproveitado,pois podemos notar as diversas opiniões.e podemos ver que cada um tem sua própria linha de pensamento.nao sou a favor do aborto.sobre o debate conclui que não é de todo fácil proferir uma opinião sólida sobre o aborto,não é defender a legalidade e ilegalidade,pois existem argumentos a favor e contra a prática do aborto.

    ResponderExcluir
  18. ROSILENE RESENDE.
    A AULA ONDE FOI COLOCADA EM PAUTA O TEMA ABORTO, CAUSOU BASTANTE POLÊMICA.
    COMO CADA UM DE NÓS TEMOS OPINIÕES DIFERENTES, MAIS NÃO DEIXAMOS DE APRENDER E APRIRMORAR CADA VEZ MAIS OS NOSSOS CONHECIMENTOS.
    EU NÃO SOU A FAVOR E NEM CONTRA, TUDO DEVE SER AVALIADO ANTES DE QUALQUER INICIATIVA A SER TOMADA. MAIS SEI QUE DEVEMOS ESTAR ABERTOS E SEM CRITCAS OU PRECONCEITOS DEVEMOS TENTAR VER O QUE É MELHOR PARA CADA INDIVÍDUO.

    ResponderExcluir
  19. Um debate sobre esse tema sempre será polêmico. E com o tema surgem diversos outros assuntos paralelos como sexo, condições sociais, política, leis, religião. Não é um assunto simples de se discutir nem mesmo entre profissionais da saúde. O importante é que mesmo sendo polêmico,e a turma expressando opiniões diferentes, conseguimos manter o foco. É importante lembrar que como profissional da saúde, deve-se ter uma boa experiência em comandar debates antes de promover qualquer palestra referente ao assunto,pois é um assunto que nem todas as pessoas aceitam falar. Deixando a minha opinião , acho que métodos contraceptivos existem , portanto sou contra o aborto feito por livre e espontânea vontade, mas sou à favor em casos de estupro. Acho que mesmo que a mulher não tenha condições financeiras de criar a criança, existem outras opções para quem não pode criar um filho , como por exemplo a adoção. Devemos lembrar que como o aborto no Brasil só é legalizado em casos de estupro e crianças anencéfalas , qualquer situação fora destas não são assistidas pelo governo, portanto fazer um aborto é se submeter à clandestinidade e com isso , pôr em risco a saúde da mulher que faz aborto.

    Géssica Mariana Raymundo Carneiro
    20091100734

    ResponderExcluir
  20. O tema debatido em sala de aula – e como sempre- foi polêmico e, claro não podíamos esperar por menos se tratando do aborto. Foi lançado pelo professor a figura hipotética de uma garota de 12 anos de idade que está grávida e que pretende fazer um aborto. Nós naquele momento não deveríamos pensar se éramos contra ou a favor do aborto, mas sim na permissividade dos pais com relação a tomar tal decisão pela filha, dos problemas que ela sentiria em seu corpo ou se ela tivesse o bebê qual seria o caminho a ser tomado por ela e/ou pelos pais, talvez dar para uma família que teria melhor condição de cuidado. Enfim, seria uma criança cuidando de outra. Nossa responsabilidade como futuros profissionais de saúde é aconselhar e orientar as famílias sobre a sexualidade de seus filhos e suas conseqüências.

    ResponderExcluir
  21. DANIANA BLAUDT 20111100751

    Aborto é um tema muito polemico e que gera muitos questionamentos , por existirem pessoas que são a favor e outras que são completamente contra . Hoje , o aborto é considerado crime pela lei brasileira exceto em casos de estupro , gravidez que oferece riscos serios a saúde da mãe e fetos anencéfalos(sem cérebro) .Acredito que nunca se chegara em uma ideia que seja comum em todos , pois as pessoas pensam diferente em função de sua cultura , religião e outros . Enfim , o debate se direcionou para sexualidade precoce e consequentemente uma gravidez indesejada neste periodo , oque nos mostra que vem sendo cada vez mais frequente o aborto em decorrencia disso . Nós como futuros enfermeiros , devemos atentar mais uma vez para a promoção da saúde , no caso como profissionais com o papel de orientação , acolhimento não só da familia que é a base mas também dos jovens que hoje vem iniciando a vida sexual cada vez mais cedo .

    ResponderExcluir
  22. (Leandro Penco Mendes)O Tema Aborto é um termo muito polemico na sociedade. Sempre haverá pessoas contra e a favor do aborto. É fácil proibir o abortamento, enquanto esperamos o consenso de todos os brasileiros a respeito do instante em que a alma se instala num agrupamento de células embrionárias, quando quem está morrendo são as filhas dos outros. Os legisladores precisam abandonar a imobilidade e encarar o aborto como um problema grave de saúde pública, que exige solução urgente

    ResponderExcluir
  23. Aborto é um assunto muito delicado, pois cada um tem uma opinião a respeito desse assunto. No debate em sala de aula cada um expôs aquilo que acha, no meu ponto de vista o aborto devia ser aceito em casos de estrupo, uma gravidez que pode gerar um bebê com má formação ou que a mãe corra risco de morte. Ao contrario dessas mulheres que ficam gravidas porque querem já que meios de se prevenir uma gravidez existe, e fazem o aborto. O professor perguntou no caso de uma menina de 12 anos o que se faz? Pra mim se uma menina com essa idade sabe o que esta fazendo. E se sabe tem que sofrer as consequências, pois se ela faz o aborto ela vai aprender que quando tiver relação sexual com alguém e ficar gravida de novo ela vai pode fazer o aborto e pronto resolvido. Também acho que deveria ter uma maneira de punir essas pessoas que cometem o aborto sem um motivo muito forte para isso.

    ResponderExcluir
  24. O tema aborto é bem complexo pois provoca opiniões diversificadas , em sala de aula teve uma pequena polêmica quando as opiniões foram colocadas e suas diferenças notadas, porem é muito ,e foi muito proveitoso ouvir a opinião de todos. È complicado e delicado o assunto,porem precisamos nos atualizar a cada dia mais para que assim possamos dizer com mais coerência o que se deve ou não fazer sobre sua legalização e assim firma a nossa opinião.

    ResponderExcluir
  25. Esse tema impactante e sensível de se falar, o aborto, é um caso a ser discutido em casa como educação em família. Creio que muitos dos indivíduos que tivessem esse conhecimento , de como é constrangedor e marcante podendo até levar a traumas fora complicações fisiológicas, nao teriam esse grande indice de abortos feitos no Brasil. Muitos aceitam o aborto nos casos em que nao há mesmo condiçoes para o sustento. Mas precisamos enteder que há sim muitos meios de se previnir, o que é gratuito nos POstos de Saúde a camisinha. Enfim, tudo está a favor para nao ter uma gravidez indesejavel, só basta ter cuidados! érica cunha

    ResponderExcluir
  26. O aborto é um tema muito complexo e polêmico, e que quando se discutido vem a tona diversas opiniões diferentes. Na sala de aula, cada um expôs a sua opinião e ponto de vista, e aprendemos com esse debate a respeitar as opiniões de cada um e também que não é possível formar uma ideia padrão e coerente sobre o tema. Para os profissionais de saúde foi posto mais uma vez que é um educador e deve-se estar sempre atualizado. Na minha opinião o princípio da educação é um quesito imprescindível para que se evitem abortos, mas enquanto isso não acontece é preciso não criminalizá-lo. “Educação sexual para decidir. Anticoncepcional para não abortar. Aborto legal para não morrer”!
    Fernanda Arnaudin - 20111104313

    ResponderExcluir
  27. Aborto é um tema que gera muita discursão e polêmica, pois cada um tem uma opinião e um ponto de vista do assunto, dependendo de sua religião ou esclarecimento sobre se está cometendo um crime ou não, muitas pessoas alegam que até determinada fase da gravidez o feto não sente dor, então não é considerado como matar alguem ou algo, mas independente da fase da gravidez , aborto é considerado crime, somente em aguns casos que são absorvidos e aceitos, mas vai da consciencia de cada um saber se quer ou não seguir em frente ou enterromper uma gravidez por causa de falta de planejamento.

    ResponderExcluir
  28. Alessandra Ribeiro

    O aborto é um assunto polêmico para a maioria da sociedade, pois cada um tem seu modo de pensar, devemos respeitar.A dinâmica em sala de aula foi muito produtiva pois deu para ver muitas opiniões diferentes.No meu ponto de vista as mulheres que fazem ou pensa em fazer o aborto tirando os casos que são lei sobre o assunto deveriam pensar muito, pois as varios modos de se evitar uma gravides não deixar acontecer para agir ou melhor matar.

    ResponderExcluir
  29. Quando falamos de aborto é um assunto que gera muita polêmica, pois cada pessoa tem um modo de pensar.
    E é uma coisa que não legalizada aqui no Brasil, cada um pensa de um jeito quando falamos do aborto.
    No meu ponto de vista quando você tem uma gravidez indesejada é muito ruim, mais às vezes é melhor você ter uma gravidez indesejada e ser torna a melhor escolha que você na sua vida, do que hoje você aborta e ter um arrependimento muito grande futuramente.
    Muitas garotas de 15 a 17 hoje em dia aborta, principalmente se elas forem usuárias de crack.

    ResponderExcluir
  30. ÉRIKA TOSTES - 20111103133

    Como ja dito anteriormente, o aborto é um assunto polêmico. Até porque cada um tem seu ponto de vista, sua concepção e seu modo de pensar. Os a favor defendem a idéia do direito de escolha da mãe, da gravidez indesejada, a criação precária, mães que não tem condições de criar os filhos, de anomalias detectadas ainda na gravidez e casos de abuso sexual. Já os contra defendem o direito da vida, são contra a maldade realizada com o feto indefeso, a responsabilidade materna e assumir os "erros". A Lei contra o aborto já deveria estar sendo aplicada, mais ainda há muitos que passam desapercebidos. Essa lei aprova o aborto quando há detecção de anomalias ainda na gravidez e casos de abuso sexual. O mais importante é que, como futuros profissionais da saúde, devemos estar preparados para todos os tipos de casos que aparecerão em nossas mãos, estando aptos a recebê-los e orientá-los da melhor forma, independente do que tenha acontecido em seu percurso de vida.

    ResponderExcluir
  31. Em sala, foi debatido o tema do abordo na sociedade, onde o professor impôs a opiniões dos alunos, pois muitos deles não tinham uma conceito própria, justificando o quanto o assunto é polemico, como até mesmo na sociedade esse tema é bem afetado, sendo que hoje em dia temos muitos métodos para prevenir a gravidez indesejada de muitos jovens, outro grupo afirmavam ser favorável com a tese de uma mulher que não é obrigada a aceitar a gravidez gerada por um estupro ou qualquer outro ato violento que a faça gerar uma vida de uma forma indesejada, houve também uma parte do grupo que foi contra o aborto em qualquer circunstancia, defendendo o ponto de vista religioso, social, psicológico, humano. Entre todas essas opiniões exposta foi evidenciado o quanto esse assunto é delicado, e que é necessário ser trabalhando e esclarecido para a sociedade, os pontos favoráveis e negativos que podem afetar uma mulher.

    Daniela da Silva Freitas

    ResponderExcluir