sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Turma Manhã ENF. Comentário sobre artigo debatido em sala. 17/08/2012

26 comentários:

  1. Foi uma aula inovadora, participativa e dinâmica. Os alunos foram colocados em círculo, o que permitiu melhor entrosamento. Onde o tema abordado foi a socialização, logo após o professor colocou em evidência um artigo que versava sobre "empowerment". Após sua aula, entendi que "empowerment" é uma ação social para promoção de saúde, que visa levantar os problemas dentro de um território, em conjunto com os moradores desta comunidade, que são as pessoas que vivem a realidade local, podendo demonstrar com maior experiência as suas necessidades, bem como os seus anseios. Para que com este diagnóstico possa haver uma intervenção não só dos moradores que serão capacitados pelo “empowerment” individualmente ou em grupos, demonstrando assim uma ação de baixo para cima. As ações das instituições em conjunto com os participantes do projeto demonstram uma ação de cima para baixo, que tem como objetivo que a comunidade consiga dar continuidade com autonomia a estes projetos por longa data.

    ResponderExcluir
  2. A dinamica realizada na aula foi muito interessante, fizemos um circulo para que todos falassem o que estava pensando, cada um demontrou o que pensa e porque age da sua maneira com algumas pessoas. Apos a dinamica o professo falou sobre o que e `empowerment` que e uma acao social que visa mostrar os problema de uma comunidade com uma maior experiencia. O projeto tambem auxilia que alguem da cominida consiga dar continuidade ao projetos.

    ResponderExcluir
  3. A colocaçao das cadeiras em sala de aula em circulos, serviu para que cada um de nós pudessemos conhecermos aos nossos colegas, com admiraçao e respeito. A aula foi muito proveitosa.
    Eu vou colocar em pratica os aprendizados, pois temos que estar abertos a novas mudanças e estarmos sempre disposto a escutar o que o outro tem a dizer. A palavra EMPOWERMENT, é um projeto que serve para o crescimento de uma comunidade. E serviu também para buscarmos dentro nós mesmo uma força embasado no conhecimento.
    ROSILENE RESENDE
    2º período de enfermagem

    ResponderExcluir
  4. A DINÂMICA DE DEBATE EM SALA FOI MUITO PRODUTIVA, SENDO DISCUTIDO O CONCEITO DE EMPOWERMENT (EMPODERAMENTO) E SUA UTILIZAÇÃO. TRATAMOS TAMBÉM OS CONCEITOS DE “BOTTOM UP” E “TOP DOWN”, SIGNIFICANDO, RESPECTIVAMENTE, “DE BAIXO PARA CIMA” E “DE CIMA PARA BAIXO”, QUE SÃO CONCEITOS UTILIZADOS NO EMPODERAMENTO, ONDE A CAPACITAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA É PRIORIZADA, PARA ENTÃO ENCONTRARMOS UMA MAIOR IGUALDADE NAS RELAÇÕES SOCIAIS. CONCOMITANTEMENTE, DISCUTIMOS A SOCIALIZAÇÃO, ONDE HÁ PESSOAS MAIS E MENOS SOCIALIZÁVEIS. VIMOS QUE AS PESSOAS MENOS SOCIALIZÁVEIS SÃO AQUELAS QUE TEM EXCESSO DE TIMIDEZ E MEDO DE REJEIÇÃO. AS PESSOAS MAIS SOCIALIZÁVEIS SÃO AS QUE NÃO TEM MEDO DO INESPERADO, QUE SÃO MAIS ABERTAS A NOVAS EXPERIÊNCIAS.

    ResponderExcluir
  5. O debate se iniciou com a temática de como as pessoas são aceitas em ambientes diferentes dos que costumam frequentar, o que se é necessário para que as pessoas nos aceitem e do que temos medo ao nos relacionar com o diferente. Foi visto no artigo: Empowerment e avaliação participativa em um programa de desenvolvimento local e promoção da saúde, que define empowerment como o aumento do poder e da autonomia pessoal e coletiva de indivíduos e grupos sociais, entendi que não é uma imposição e sim aceitação. Como profissionais de saúde não podemos impor o que está certo ou errado, temos que conversar de forma clara e objetiva com nosso bem maior, que é cliente, e discutirmos juntos o que podemos fazer para melhorar, havendo assim aceitação.

    ResponderExcluir
  6. A aula foi bem dinâmica e teve muito rendimento ,foi falado sobre empowerment que é uma ação social para promoção a saúde, utilizando métodos com participação da comunidade na construção de um programa de desenvolvimento local e Promoção da Saúde ou seja capacitar comunidades para a melhoria da qualidade de vida. O conceito de empowerment ou empoderamento é a conscientização e a participação com relação a dimensões da vida social. O DLIS/PS Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável e Promoção da Saúde está ligado ao empowerment. Foi falado também sobre bottom-up(de baixo para cima) primeiro ouvir depois concluir e top-down(de cima para baixo),sendo bottom-up utilizada no empowerment. Deve avaliar o papel do profissional de saúde e a compreensão do cidadão sobre o empowerment.
    Dayana Vieira Moura

    ResponderExcluir
  7. A dinâmica realizada foi muito bem colocada para o tema abordado, que se trata de auto-estima,socialização,conhecimento.O "empowerment" é uma ação social de promoção de saúde em uma comunidade, visando as oportunidades que as pessoas adquirem no controle de suas vidas, uma maior igualdade nas suas relações sociais.Tem como objetivo o desenvolvimento local integrado sustentável na promoção de saúde,necessitando da participação de todos para enfrentar as questões sociais dessa comunidade.As ações do "empowerment" são consideradas de baixo para cima (intervenção dos moradores na ajuda da comunidade) ou de cima para baixo (tendo ajuda das isntituições para a comunidade).Essas práticas ajudam a comunidade na promoção de saúde, levando autonomia e conhecimento para os moradores trabalharem o contexto do "empowerment".
    Tallita Silva de Oliveira

    ResponderExcluir
  8. A aula começou de uma maneira totalmente diferente com a qual estamos acostumados a ver. Primeiramente nos organizamos em círculo, onde pudéssemos ter uma visão ampla de todas as pessoas. Assim o professor lançou uma pergunta para turma e começou então o debate e todos começaram a expor o que pensavam, como se sentiam e até compartilharam experiências próprias que acrescentaram na conversa. Além disso vimos o significado do conceito do Empowerment, onde se trabalha com a auto-estima e eficácia para a promoção de saúde, com o aumento do poder e da autonomia pessoal e coletiva. Conceito esse super importante para colocarmos em prática em todas as áreas das nossas vidas, pois as pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela, porém se tivermos uma boa auto estima, determinação, coragem e auto confiança que são fatores decisivos para o sucesso, com certeza alcançaremos os nossos objetivos profissionais e pessoais.

    ResponderExcluir
  9. A aula foi super divertida. Houve vários discursos,mas foi bem dinâmica. no caso o que foi falado na sala foi sobre o Empowerment.
    trata-se de um desenvolvimento local integrado sustentável e com o foco na Promoção da Saúde(DLIS/PS).
    E o que entendi foi que o trabalho tem-se por um processo que visa como o essencial a participação de todos do local escolhido para se trabalhar. E entao, discutem e enfrentam os problemas sociais, geográfios, culturais, etc, para que, por fim, continuem o processo sozinhos.
    Obrigada!
    Érica Cunha

    ResponderExcluir
  10. No início da aula foi realizado um “debate” onde o tema abordado pelo Prof . Waldemiro foi a socialização das próprias pessoas da turma, onde uns se sentem acanhados devido ao medo da rejeição e outros já são de sua própria natureza mais sociáveis,esse debate deu inicio a leitura de um artigo onde o tema abordado era empowerment que nada mais é do que dar liberdade e autonomia para as pessoas ajudarem nas tomadas de decisões, no nosso caso,futuros enfermeiros,ações voltadas à área da saúde,como a participação social no desenvolvimento do projeto que parte do conceito de BOTTOM UP,e o conceito TOP DOWN que seria o auxilio das instituições para a ação de saúde nas comunidades.

    ResponderExcluir
  11. Achei a aula muito interressante, pois a dinâmica de botar a turma em círculo foi ótimo assim nos facilitou em olhar uns para os outros. Onde iniciamos o debate com o tema: De como as pessoas são aceitas em determinado lugares, a forma como o outro nos ver. Logo, após foi apresentado e discutido o conceito de EMPOWERMENT que para Laverack e Labone (2000), pode ser definido como o meio pelo qual as pessoas adquirem maior controle sobre as decisões que afetam suas vidas. Foi discutido também o conceito de DLIS/PS e entre outros conceitos. Que nos leva a refletir de como tratamos o outros.
    Essas tematicas são importantes para que nós quanto profissionais, possamos entender melhor as pessoas e saber como lidar com certos problemas, para que possamos desenvolver um melhor trabalho.

    ResponderExcluir
  12. A dinâmica favoreceu o entrosamento e estimulou um debate onde foi apresentado pelo professor o termo Empowerment ato ou ações que visam a interação entre membros de um grupo com o objetivo de criar metas através de experiências e vivencia deles próprios de modo que possam ser auto-suficientes independentes de um comando ou desamparados por falta de um. ações como BOTTON UP e TOP DOWN, O incentivo a motivação vindo de cima de instituições e de baixo para cima motivação vinda do publico alvo, Exercitando a auto-suficiência dos membros.respeitando as individualidades estimulando a capacidade de interagir Isso faz com que o indivíduo sinta-se mais consciente de quem é, um agente que interage e modifica, no meio em que vive.

    Leonardo correa de souza

    ResponderExcluir
  13. A aula de Educação em Saúde durante a manhã do dia 17 de Agosto, começou de maneira diferente, de forma dinâmica e clara, mostrando através de um simples “debate” como é a socialização das próprias pessoas da turma em diferentes lugares, o que nos levou a debater também sobre como vemos a postura do profissional de saúde durante a sua função, perante um paciente. Logo após esse pequeno “debate” o professor entrou no assunto da aula, fazendo-nos entender claramente, o tema era Empowerment (empoderamento), que é uma ação social para promoção da saúde, que possibilita as pessoas se informarem, capacitando-as a tomarem decisões e participar também da organização dessa promoção dentro da comunidade,sendo assim participativos e ativos.
    Como futuros profissionais da saúde e como seres humanos que somos devemos aprender a cada dia mais e mais a tratar o outro de maneira respeitosa, e jamais nos esquecer que em equipe todo o trabalho (objetivo) desejado será melhor realizado.

    ResponderExcluir
  14. A dinâmica em sala de aula foi produtiva e participativa contando, é claro, com o apoio e cooperação de todos os alunos. O artigo que foi levado para dentro da classe teve um efeito bom, pois a intenção era de abrir o nosso campo visual- como futuros enfermeiros e agentes de saúde- com relação a participação e inclusão do Desenvolvimento Local Integrado Sustentável na comunidade de forma que todos participem e se unam para o crescerem. Comigo funcionou para despertar a idéia de planejamento, com um objetivo de melhoras e visando o sucesso alcançado pela equipe de profissionais.

    ResponderExcluir
  15. A arrumação da sala e debate ocorridos antes da apresentação do tema nos deu abertura para entendermos as diferentes visões sobre o comportamento diante do ambiente profissional, dando início ao assunto EMPOWERMENT, que significa empoderamento no contexto de capacitação profissional, adquirindo maior controle sobre as decisões que afetam suas vidas. Também foi analisado o contexto de BOTTOM-UP (de baixo pra cima) e TOP-DOWN (de cima pra baixo), que trabalham a mudança de comportamento em contraposição. É importante a discussão para formação de um comportamento adequado que proporcione uma eficiência ao trabalho e melhor comunicação entre a equipe e o ambiente, buscando sempre o melhor para o público em questão.

    ResponderExcluir
  16. A dinâmica utilizada pelo professor (cadeiras em circulo ) , nos permitiu ter uma melhor visualização uns dos outros e também ter mais atenção nos assuntos colocados em discussão . A partir de muito debate e um melhor entrosamento , nos foi colocado o artigo em questão relacionado "empowerment"que é uma ação social que visa a promoção da saúde junto a população . Através disto , é gerado diagnósticos e soluções vinculado a instrumentos (bottom-up e top-down). A aula me proporcionou ter uma melhor visão relacionada a estratégias de planejamento coletivo para serem usadas ao longo da minha carreira profissional.
    Daniana Tavares Blaudt

    ResponderExcluir
  17. Tivemos um debate em sala de aula, onde os aulos discutiram a respeito da voz ativa do enfermeiro, melhor dizendo, da participação quanto expressão pessoal, onde lemos juntos o artido Empowerment e avaliação participativa em um programa de desenvolvimento local e promoção da saúde e discutimos o mesmo em um debate polemico e dinamico, e discutimos também algumas estrateigias de participação frente a comunidade e a eficácia de alguns métodos!
    FERNANDA CORRÊA CANELLAS

    ResponderExcluir
  18. A aula iniciou com um debate em sala,sendo debatido de que forma devemos nos apresentar perante a sociedade,onde prescisamos nos adaptar ao meio onde iremos agir e logo após o professor entrou no tema Empowerment (empoderamento),que nos fez entender que é uma ação social onde podemos promover a saúde,transmitindo informaçao de forma transparente onde todos possam ter um entendimento de acordo com o seu grau de instrução,fazendo com que todos participem e contribuam para a saúde,criando metas através de experiências e vivencias para um resultado positivo.

    Josilane Cid dos Santos.
    20111104414

    ResponderExcluir
  19. A dinâmica em sala de aula favoreceu o entrosamento e estimulou debate como é a socialização das pessoas da turma em diferentes lugares,levou a debater também sobre como vemos a postura do profissional de saúde durante a sua função com o paciente.após o debate o professor inicio a aula falando sobre o EMPOWERMENT,que significa a capacitação de uma acão social que visa mostrar os problema de uma comunidade com maior experiencia. O projeto também auxilia que a comunidade consiga dar continuidade aos projetos.

    ResponderExcluir
  20. LAYSLA ADRIANO GOMES

    A aula iniciou com um debate abordando diferentes visões sobre o comportamento diante do ambiente profissional, dando início ao assunto EMPOWERMENT, que significa empoderamente, onde valia a capacitação de uma ação social, com o objetivo de mostrar os reais problemas de uma comunidade, auxiliando a comunidade a dar continueidade aos projetos mostrados.

    LAYSLA ADRIANO GOMES
    20111100972

    ResponderExcluir
  21. o objetivo da aula foi que todos participassem sendo assim foi proposto que ficassemos em formato de circulo para facilitar o debate. O asssunto discutido foi o conceito de empowerment que significa empoderamento que tem o objetivo de mostrar os reais problemas de uma comunidade e foi proposto que os alunos dessem suas opnioes sobre oque cada um pensa sobre o assunto sobre sua eficacia etc.....

    ResponderExcluir
  22. A forma na qual foi organizada a sala ajudou muito no nosso debate, podemos ver a reação e a expressão de cada colega da turma. Na dinâmica podemos ver que cada um tinha uma opinião sobre o assunto abordado, mas com o intermédio do professor, nós vimos que não precisamos mudar o pensamento nem nossa opinião, mas devemos respeitar e intender o próximo. Lemos um artigo sobre Empowerment, que trata-se de um programa que envolve a Promoção da Saúde, desenvolvimento da comunidade na questão da saúde, além das metologias participativas. Tais metologias que iremos estar trabalhando nas próximas aulas.

    ResponderExcluir
  23. Foi feito em sala de aula um debate onde mostrava,a socialização de cada um dos alunos. Mostrando para todos que muitas pessoas são acanhadas ou tímidas, enquanto outras totalmente ao contrário. Que nós enfermeiros temos que saber como lhe dar com isso, pois nos ajuda e muito. Com esse debate abordamos o assunto sobre empowerment que é nada mais a liberdade de atuarmos com autonomia nas decisões, envolvendo a promoção da saúde. Nos mostrando como devemos agir em uma ação comunitária. Entre o enfermeiro e a comunidade.

    ResponderExcluir
  24. A dinâmica realizada em sala de aula teve um ótimo rendimento e introzamento entre os alunos e professor. Ao decorrer da dinamica pude entender o significado da palavra EMPOWERMET: ações que visam uma interação entre membros de um grupo, com o principal objetivo de criar metas e desenvolver um bom trabalho, assim tornando uma ação social e promoção a saúde. desse modo ajudando o proficional da sáude ter mais facilidade de introzamento com a comunidade.

    Áurea Amaral 20111100773

    ResponderExcluir
  25. No debate sobre DLIS/PS em sala de aula foi um ponto importante para nos trazer uma noção dos problemas em comunidades no qual tem que haver participação de todos, uma sensibilização de todos para que haja melhoras. Mais muitas vezes não tem a participação de nenhum profissional de saúde.
    Às vezes esses pequenos debates em saúde de aula mostram pra gente o quando são importantes os profissionais de saúde olhar por cada comunidade que trabalha, se cada um de nos fizéssemos isso uma vez por semana muitas doenças não iria mais ter nesses locais tão carentes.

    ResponderExcluir