segunda-feira, 21 de maio de 2012

Saúde da Família (turmas manhã e noite).


Saúde da Família - O papel da equipe na atuação
Meta dos profissionais da saúde
Segundo Mariana Fernandes de Souza (apud BRÊTAS e GAMBA, 2006) as profissões se organizam com base em ideias partilhadas por pessoas que as exercem. As ideias e as crenças profissionais estruturam-se sempre em relação a uma atividade humana, a um projeto com uma finalidade. O projeto animado pela meta ou fim almejado conduz à reflexão, ao esforço de construção do saber e do fazer para os temas pertinentes selecionados em determinada profissão. O ser humano é limitado em sua capacidade de abranger a multiplicidade de acontecimentos da vida. No entanto, os profissionais da saúde têm como meta a assistência ao ser humano em suas necessidades de saúde. Essa finalidade conduz a ideias principais sobre as quais devem dirigir a reflexão: a pessoa, a saúde ou doença, o ambiente e a assistência.
Estratégias para o trabalho de equipe
Para realização da Estratégia Saúde da Família como trabalho de equipe, trazemos algumas sugestões sobre como entender melhor o outro quando se trabalha em equipe e obviamente com objetivos comuns. Segundo O’Connor & Seymour (1995) devemos considerar as estruturas comportamentais, ou seja, maneiras de pensar sobre como agimos.
A primeira dessas estruturas é uma atitude voltada para os resultados, em vez dos problemas. Isto significa descobrir o que cada um deseja, como resultado, descobrir os recursos de que dispõem e usá-los para atingir os resultados desejados.

A segunda estrutura é mudar o enfoque das perguntas, utilizando Como? em vez de Por quê? A primeira ajuda-nos a entender a estrutura do problema, enquanto as segundas só provocam justificativas e razões, sem que nada mude.
A terceira estrutura é a oposição entre “feedback” (realimentação) e fracasso. Não existe fracasso, o que existe são resultados, que podem ser usados como feedback, correções úteis e uma oportunidade para aprender algo que passou despercebido. Podemos usar os resultados para reorientar nossos esforços. O feedback faz com que não percamos nosso objetivo de vista.
A quarta estrutura consiste em levar em consideração as possibilidades, além das necessidades. Observar o que pode ser feito, quais as opções, em vez de se concentrar nas limitações da situação. Com frequência os obstáculos são menos importantes do que parecem ser. A programação neurolinguística adota uma atitude de curiosidade e fascinação, em vez de partir de pressupostos.
Quando falamos de Educação em Saúde devemos lembrar que antes de aplicarmos qualquer teoria ao outro, devemos testar nossa flexibilidade, ou seja, a disposição para o aprendizado. Faz-se importante – nesse momento – lembrar os quatro estágios da aprendizagem:
1. Incompetência inconsciente (não sabemos e não sabemos que não sabemos). Ex. alguém que nunca dirigiu um carro não tem a mínima ideia do que isso significa;
2. Incompetência consciente (sabemos que não sabemos). A pessoa que começa a aprender a dirigir, logo percebe suas limitações (é neste estágio que mais aprendemos);
3. Competência consciente (sabemos que sabemos com atenção). Podemos dirigir, mas precisamos de muita concentração: aprendemos a técnica, mas não a dominamos;
4. Competência inconsciente (sabemos automaticamente). Podemos ouvir rádio, admirar paisagem e conversar enquanto dirigimos. Nossa mente consciente estabelece o objetivo e deixa que a mente inconsciente cuide dele, liberando a atenção para outras coisas.

Nesse ponto, a habilidade tornou-se inconsciente. Entretanto, os hábitos nem sempre são a maneira mais eficiente de levar a cabo uma tarefa. Apesar de já possuirmos capacidades de comunicação e de aprendizagem, temos que nos dar a possibilidade de aperfeiçoar essas capacidades, dando-nos novas opções e maior flexibilidade na maneira de utilizá-las.
Num seminário de três minutos sobre modelos de aprendizagem, o apresentador diz: Senhoras e senhores, para ter sucesso, uma pessoa só precisa ter em mente três coisas: 1º Saber o que quer. Ter uma ideia clara do objetivo desejado em qualquer situação. 2º Estar alerta e receptiva para observar o que está conseguindo. 3º Ter flexibilidade para continuar mudando até conseguir o que se quer. Em seguida escreveu no quadro:

              RESULTADO            ACUIDADE E           FLEXIBILIDADE

                                      Fim do seminário.

“Trocando em miúdos”, a equipe da Estratégia de Saúde da Família precisa ter consciente seu papel de educador em saúde e conjuntamente saber o resultado que quer atingir em cada situação. É recomendável o treinamento da percepção sensorial: onde focar a atenção e como modificar e ampliar os filtros para poder observar coisas que não eram percebidas anteriormente. Filtro é uma expressão utilizada na Programação Neurolinguística, que significa linguagem dos nossos pensamentos e experiências vividas por nós, imagens internas, sons e sensações que nos dão um significado especial e que fica arquivado em nosso cérebro e que nos vem à mente nas mais diversas situações.

 Exemplo: nossas crenças religiosas, nosso aprendizado na área específica funcionam como filtros, levando-nos a agir de certa maneira e a prestar mais atenção a algumas coisas do que a outras (O’CONNOR e SEYMOUR, 1995; ANDREAS e FAULKNER, 1995).
Ao prestar a assistência ao indivíduo, à família ou à comunidade, há que se considerar quem é ou quem são os clientes, como se apresentam na situação de necessidade de saúde, seus direitos, deveres, valores e prerrogativas. O ser humano é complexo e não há como abranger sua totalidade por uma única definição. Mesmo que se considere a pessoa um ser biopsicossocial e espiritual, não se consegue expressar toda sua individualidade e singularidade. Os profissionais da saúde aprendem sobre estrutura e função humanas pelo estudo da anatomia, da fisiologia, da psicologia, da sociologia, da patologia, além das várias maneiras de assistir, de abordar e se relacionar profissionalmente com o indivíduo, a família ou a comunidade.

48 comentários:

  1. ANDERSON DE OLIVEIRA JUSTO22 de maio de 2012 às 16:03

    Segundo Maria F. de Souza as profissões se organizam com base em ideias partilhadas por pessoas que a exercem. O ser humano é limitado em sua capacidade de abranger varias coisas ao mesmo tempo, mas quando se trata do profissional de saúde, que presta assistência, temos que olhar o cliente como um todo (cliente, a saúde ou doença, o ambiente e a assistência). Temos que saber trabalhar em equipe visando o melhor para o cliente. Não existe derrotas e sim tentativas que não deram certas, mas servem de experiências ou feedback. Temos que estar sempre com o alerta ligado pós o nosso trabalho é cuidar de pessoas doentes, por isso, temos que ter flexibilidade para aprender sempre e sermos competentes conscientes para exercer a nossa profissão que é cuidar...
    ANDERSON DE OLIVEIRA JUSTO

    ResponderExcluir
  2. O profissional,independente da área de atuação,segundo Mariana Fernandes de Souza,se organizam atraves de ideias,projetos com finalidades.A meta do profissional de saúde é a assistência ao ser humano,isso conduz a ter ideias para uma boa atuação,uma reflexão- a pessoa, a saúde ou doença,o ambiente e a assistência.segundo O`Connor e Seymour(1995),visam a maneira de pensar sobre o modo de agirmos.A primeira das atitudes é voltada para resultados,descobrir recursos e usá-los.A segunda é mudar o tipo de perguntas,ajudando a entender a estrutura do problema.A terciera é a oposição entre "feedback" e fracasso.Que para Connor não existem fracassos e sim resultados que podem ser utilizados como feedback,ou seja,correções e oportunidades de aprender o que foi passado despercebido.A quarta estrutura consiste em observar o que pode ser feito e quais as opções.Quando se fala em educação em saúde,deve-se testar a própria fexibilidade,está disposto ao aprendizado,lembrando que existem quatro tipos de aprendizagem:1 incompetencia inconsciente:não sabemos e não sabemos que não sabemos;2 incompetencia consciente:sabemos que nãos abemos;3 competencia consciente: sabemos que sabemos com atenção;4 competencia inconsciente: sabemos automaticamente.Apesar do ser humando já ter um aprendizado,deve-se aproveitar as possibilidades de aperfeiçoamento.E por fim,os profissionais da área da saúde aprendem sobre a estrutura humana através de estudos,como a anatonia,fisiologia,psicologia para melhor assistir a familia,a comunidade e ter uma boa relação profissional junto ao indivíduo.

    ResponderExcluir
  3. Na nossa vida temos que entender que nunca sabemos tudo e que sempre podemos aprender e fazer melhor e de formas diferentes,e estar sempre abertos a ouvir porque o conhecimento sempre pode chegar de alguma pessoa inesperada.
    Na profissão que escolhi tenho que trabalhar sempre com o "conhecimento consciente",fazer sempre com muita atenção,porque mesmo com as repetições e com o pensamento que "já sei fazer"isso nos leva ha um erro que pode custar vidas.
    Nosso corpo humano se renova constantemente,sempre surgem novas maneiras,materias e etc então temos que nos renovar também,estudando e sempre procurando fazer o melhor.

    ResponderExcluir
  4. Nós, enquanto enfermeiros, precisamos entender que o nosso papel é cuidar do outro, ou seja, prestar toda a assistência a esse ser humano que se encontra debilitado e para tal,precisaremos trabalhar em equipe e levar em consideração alguns fatores como: tomar atitudes voltadas para o resultado, buscar a provável origem da patologia,não se limitar aos obstáculos e saber que não existe o fracasso, o que existe é a oportunidade de aprender o que passou desapercebido. A Equipe de Saúde da Família deve se basear em um tripé que pode ser resumido em três palavras chaves: RESULTADO, ACUIDADE e FLEXIBILIDADE e saber que embora tenha a capacidade de aprendizagem e de comunicação, faz-se necessário que se aperfeiçoe constantemente essas capacidades.

    ResponderExcluir
  5. OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE PRECISAM TER O HÁBITO DE LIDAR COM AS TODAS AS SITUAÇÕES QUE SUREGEM AO LONGO DA VIDA NA PROFISSÃO.
    ENFERMEIROS TÊM O DEVER D AJUDAR A PREVENIR, CONTROLAR, CUIDAR ATÉ MESMO EVITAR DOENÇAS NA POPULAÇÃO, POIS DEVEMOS LEVAR INFORMAÇÃO E EXERCER TUDO O QUANTO FALAMOS E APRENDEMOS AO LOGO DESSA JORNADA. PORQUE NÃO BASTA APENAS, FALAR, TEMOS QUE FAZER. E A ENFERMAGEM FALA MUITO ALTO ISSO. POR ISSO DEVEMOS SEMPRE ESTAR NOS RENOVANDO E APRENDENDO MÉTODOS, FILOSOFIAS E ATÉ MESMO PRÁTICAS NOVAS A CADA DIA.

    ResponderExcluir
  6. Cada certo de trabalho tem sua função específica,o que ocorre é que os profissionais da área de saúde, devem viver uma busca do conhecimento intelectual, nós como profissionais da área de saúde devemos perceber que o que mais importa para nós como futuros enfermeiros precisamos buscar formas de beneficiar nossos clientes através cuidado de Enfermagem.Outroque papel devemos ensinar é de educadores já que estamos tão proximos do pacientes e pessoas que moram em comunidades,ou seja,o cuidado de
    enfremagem deve ser presente em todo o momento na vida do indivíduo. Luana Assis

    ResponderExcluir
  7. A meta do profissional de saúde é a assistência ao próximo,isso nos leva para à uma reflexão. O individuo, a saúde, a doença, a assistência ou seu ambiente como um todo. Segundo O`Connor e Seymour(1995), visam a maneira de pensar, a atitude e seus respectivos resultados. Para Connor, não existem fracassos, não se limitar aos obstáculos. E tentar utilizar os resultados com feedback. Aprender com o passado e como ele pode influenciar .
    Lembrar dos estágios de aprendizagem é algo essencial pois
    as habilidades tornou-se inconscientes. Nossos hábitos nos levam ao automático das tarefas. Nosso corpo está em constante mudança, nos reciclar e nos aperfeiçoamos também pode ser uma opção.

    ResponderExcluir
  8. Nós como futuros profissionais da saúde devemos trabalhar sempre tendo consciência do nosso papel de educadores em saúde, devemos ter em mente nossa meta de trabalho e sempre conduzirmo-nos à reflexão, e ao esforço de construção , devemos ter atitudes para que alcancemos resultados e temos de ter atitudes voltadas para o mesmo e não preocupação com os problemas que surgirem ou possivelmente surgirão , temos sempre que nos questionar para conhecermos a estrutura do problema e assim muda-lo.
    Temos que ter em mente que não existe fracasso e sim ocasiões que merecem correções para que assim possamos aprender com o que passou despercebido e como todo bom profissional devemos ser flexíveis, estar sempre dispostos ao aprendizado e ao aperfeiçoamento das nossas capacidades.

    ResponderExcluir
  9. A compreensão do real significado de equipe e a passagem pelos estágios de aprendizagem é fundamental para um atendimento adequado em saúde, já que para que haja qualidade e eficiência na assistência prestada é essencial a concepção coletiva do trabalho, assim como sua execução, sendo feita com atenção e experiência. Para isso a equipe pode ser instrumento facilitador do cuidado, pois dela espera-se um desempenho e uma eficiência superior à obtida na execução individualizada do trabalho, buscando sempre o atendimento melhorado, amplificado e a promoção da saúde generalizada, utilizando as estruturas comportamentais abordadas por O’Connor & Seymour, que proveem a melhor assistência a saúde.

    ResponderExcluir
  10. • A nossa meta como profissionais de saúde é de sempre proporcionar o melhor para a comunidade e, junto com as estratégias para a Família a possibilidade de se ter uma vida sustentável é cem por cento certo. A flexibilidade como ponto de condução para a realização de uma assistência essencial, pois é essa forma de dirigir a comunidade para obter o sucesso tanto do planejamento quanto de realização. Competência, organização, uma boa estrutura e pessoas dispostas a se dar pelo outro é o conjunto perfeito para levar a Família, a Comunidade e outros setores a verdadeira essência do cuidar em saúde.

    ResponderExcluir
  11. Em 1994, foi criado pelo Ministério da Saúde, o Programa de Saúde da Família, que tinha o propósito de reorganizar a prática da atenção à saúde e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. A estratégia desse programa é priorizar as ações preventivas, de promoção e de recuperação da saúde das pessoas. O atendimento pode ser realizado no próprio âmbito da unidade básica de saúde ou até mesmo em domicílio, pelos médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde que fazem parte das equipes de Saúde da Família. Só que, além da atenção do profissional de saúde, é necessário que também haja uma resposta da comunidade, onde os métodos impostos sejam aceitos e de comum acordo entre as duas partes. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação dos problemas e o atendimento pode ser, então, direcionado e realizado de forma correta. Foi uma criação muito importante e que revolucionou a saúde básica.

    ResponderExcluir
  12. Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual. A meta dos profissionais de saúde que trabalham em equipe e procuram ter objetivos, foco e finalidade no meio da saúde é sempre dá assistência ao ser humano, ajudar esse paciente como um todo tendo um olhar holístico, e não vê-lo como uma parte do corpo ou uma doença apenas. Importante é saber usar os recursos e focar nos resultados, ajudar a entender a estrutura do problema e não se focar nas justificativas que não vão mudar os resultados. Temos que ter em mente que não existe fracasso maior que o fracasso de desistirmos do que acreditamos ou fazemos, porém todo fracasso é um resultado em si, e que nos leva a considerar todas as possibilidades. O que nos leva a entender o ser humano independente de estarmos trabalhando em equipe ou estarmos prestando serviços em uma comunidade levando ali informação, prevenção e saúde é estarmos diariamente disposto a aprender um com os outros, é sermos flexíveis e entender que a vida é feita de situações onde quem aprende somos nós.

    ResponderExcluir
  13. Fabiano Lopes Barreto24 de maio de 2012 às 19:25

    Em 1994 o programa saúde da familia tem propósito de reogarnizar a prática de atenção a saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde o mais próximo da familia, e com isso melhorar a qualidade de saúde dos brasileiros. A estratégia do programa ´saúde da familia prioriza a prevenção, promoção e recuperação da saúde. A equipe de saúde é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermeagem e agentes comunitários de saúde. Os agentes comunitários de saúde trazem para unidade básica de saúde dados sobre o grupo familiar, ai então a equipe de saúde vai traçar uma estratégia para que cada familia, tenha seu modo de tratamento. O trabalho de equipe é fundamental, a equipe deve estar unida para que o trabalho flua de uma maneira que o cliente seja tratado com dignidade e respeito.

    ResponderExcluir
  14. A meta do profissional de saúde é a assistência ao ser humano. Sabendo como lidar com o individuo, família e comunidade, observando quem é, a situação... tendo estrategias para trabalhar em equipe, voltadas para o resultado. Se utilizando do "como?" em vez do "por quê". Enxergar que qualquer resultado é um feedback, mesmo que seja um possível fracasso, comprovando ou não uma hipótese, será um aprendizado.Observar as limitações e se concentrar nelas. Nos dando a possibilidade de aperfeiçoamento dessas capacidades e obtermos uma competência inconsciente. A equipe da Estratégia da Saúde da família tem que saber o seu papel, seu significado e os seus resultados em cada situação.

    Aline Scaffo

    ResponderExcluir
  15. O Programa Saúde da Família é o a mais importante na mudança estrutural já realizada na saúde pública no Brasil. Junto a outros Programas realizados pelo SUS, esta iniciativa permite a inversão da proposta anterior, que sempre privilegiou o tratamento da doença nos hospitais. Ao contrário, promove a saúde da população por meio de ações básicas, para evitar que as pessoas fiquem doentes. Os serviços de saúde assumem o compromisso de prestar assistência universal e integral à população, além disso, identifica os fatores de risco aos quais aquela comunidade está exposta. Assim surge também uma nova concepção de trabalho, uma nova forma de vínculo entre os membros de uma equipe,baseada na interdisciplinaridade e não mais na multidisciplinaridade, permitindo maior diversidade das ações e busca permanente do consenso. O papel do profissional de saúde é aliar-se à família no cumprimento de sua missão, fortalecendo e proporcionando o apoio necessário ao desempenho de suas responsabilidades, jamais tentando substituí-la.

    ResponderExcluir
  16. Aurea Carmo Amaral - MANHÃ24 de maio de 2012 às 20:20

    A meta do profissional da saúde é dar assistência ao ser humano e suas necessidade de saúde. Essa fidelidade conduz às ideias principais sobre as que devem conduzir a reflexão: a pessoa, a saúde ou doença, ou ambiente e assistência.
    Estratégias para o trabalho de equipe: considerar a maneira de pensar sobre como agimos. As atividades devem ser voltadas para os resultado ao invés dos problemas, com isso pode-se resolvê-lo.
    A equipe de saúde de família precisa ter consciência de seu papel de educador. Para isso é preciso treinar, modificar e ampliar os filtros para poder observar as coisas que não eram percebidas anteriormente.
    Um exemplo que podemos citar de filtro são as nossas crenças religiosas, nosso aprendizado na área específica funcionam como filtros, levando-nos a agir da maneira correta e estar mais atento em certas coisas que em outras.

    ResponderExcluir
  17. Eu acredito que para você ser um profissional de saúde,é preciso que goste do que faça,imagine pegar um ser humano com uma ferida muito fédida e cuidar dela até que ela se regenere,isso é amor.Amor ao seu trabalho,amor ao próximo,dedicação,entusiasmo,gosta do que faz.Além de tudo devemos ter psicologia,para atender o cliente,que muitas vezes está alterado por está enfermo ou seja com dor,fora que tem os parentes que temos que procurar ter a melhor forma possível de dar atenção e muitas vezes contorna as situações.Não esquecendo dos colegas de trabalho,que temos que progurar estratégias para trabalhar em equipe,como sugestões e até mesmo mostrando para seu colega como ele é importante em sua equipe.Pois valorisa-lo é um meio de estimular e entender melhor o outro.Outra atitude importante é está sempre imformado,pois só posso falar daquilo que tenho conhecimento,participando de programas sobre saúde,projetos e palestras.Como posso eu passar o quadro do paciente se não tenho conhecimentos específicos,nen segurança no que falo. A melhor frase que tenho para definir tudo isso:"Que o amor, é o melhor remédio dos pofissionais de saúde".

    ResponderExcluir
  18. A Saúde da Família, tem como foco as metas a serem atingidas, sendo estas: assistência ao ser humano em suas necessidades de saúde. visam também os aspectos de reflexão antes de fazerem. tomar atitudes. que são estes: a pessoas em sia. a saúde ou a doença, o ambiente e a assistência.
    As equipes para conseguirem chegar as famílias elas precisam de estratégias, uma vez que cada família, comunidade, cidade, estado, e diferente entre si. Quando se erra. ou quando achamos que chegamos no final por algum motivo ou obstáculo, temos de ver o outro lado.. porque aquele empecilho em nossa frente é apenas mais um motivo pra aprimorarmos uma nova pesquisa e superar a situação.

    ResponderExcluir
  19. Jaciara Santos do Amor Divino - NOITE25 de maio de 2012 às 09:14

    As profissões se organizam com base em ideias partilhadas por pessoas que as exercem. O ser humano é limitado em sua capacidade de abranger a multiplicidade de acontecimento da vida. No entanto, os profissionais da saúde têm como meta a assistência ao ser humano em suas necessidades de saúde.
    Para realização da Estratégia Saúde da Família como trabalho em equipe, devemos considerar as seguintes estruturas.
    A primeira destas estruturas é uma atitude voltada para os resultados;
    A segunda é mudar o enfoque das perguntas;
    A terceira estrutura é a posição entre "feedback" (realimentação) e fracasso;
    E a quarta consiste em levar em consideração as possibilidades, além das necessidades.
    Quando falamos em Educação em Saúde devemos lembrar que antes de aplicarmos qualquer teoria ao outro, devemos testar nossa flexibilidade, ou seja, a disposição para o aprendizado.

    ResponderExcluir
  20. O programa de PSF tem como meta a assistência diferenciada com a comunidade. Podendo usar como meio de comunicação seus agentes de Saúde diretamente com o cidadão, através da equipe multidisciplinar que tem ao seu alcance. Elaborando estratégia promovendo ações de Enfermagem nessa comunidade a fim de um melhoramento na qualidade, de atendimento prestado nessa comunidade, porém para se alcançar essa meta temos que exercer estruturas que possam nos possibilitar efeitos positivos:
    Primeira estrutura e aquela voltada para a comunidade através de informações que nós profissionais temos que passar as pessoas dessa comunidade de forma clara para que elas entendam, tenham conhecimento e possam evitar, buscando assim resultados positivos da população.
    Segunda estrutura e ter questões em pauta, sabendo assim se isso e a melhor maneira de se conseguir alguma coisa.
    Terceira estrutura saber se essa equipe realmente está voltada para as questões expostas, através de (feedback) se esses fatos e pesquisas estão chegando ao destino correto.
    Quarta estrutura e saber se estamos preparados para as modificações, pois toda ação realizada leva para uma reação, portando devemos estar sempre dispostos a mudanças, não esquecendo que nossa meta e a melhoria na assistência prestada aos nossos clientes.

    ResponderExcluir
  21. O programa saúde da família é a estratégia definida pelo ministério da saúde para ofereçer uma atenção mais básica mais resolutiva e humanizada no país.A atenção básica é um conjunto de ações de saúde ,no ãmbito individual e coletivo ,que abrange a promoção e a proteção da saúde ,a prevenção de agravos,o diagnosticos,o tratamento ,a reabilitação e a manutenção da saúde.

    ResponderExcluir
  22. As metas dos profissionais da saúde é dar assistência ao ser humano em suas necessidades de saúde. Fazendo estratégia a um trabalho de equipe, com objetivos comuns. Dentro dessas estratégias surgem quatro estruturas. Cada uma delas falam sobre educação a saúde, que com isso faz nos lembrar dos seus quatros estágios de aprendizagem (incompetência consciente e inconsciente, competência inconsciente e inconsciente ).A estratégia da saúde da família precisa saber o certo como atingir a cada situação. Para que quando for prestar a assistência ao indivíduo, saiba o certo como suprir as suas necessidades.

    ResponderExcluir
  23. o progama saude familia tem uma meta diferenciada com a comunidade,elaborando as estratégias promovendo açoes,a atenção basica é um conjunto de açoes que abrange a promoção e a proteção da saúde.a elaboraçãc criaram frutos positivos,a equipe de educação em familia tem que ter conciencia do seu papel educador.

    ResponderExcluir
  24. A atenção basica, conhecida em alguns lugares como PSF, foi criada para que as pessoas tivessem um atendimento mais de perto, melhor que podesse ser em um posto quando fosse facil de ser resolvido. No posto o atendimento do medico, enfermeiro, auxiliar fica mais proximo e com isso tem um atendimento mais especifico. As pessoas acabam se cuidando mais por saber que tem quem cuide proximo dela. As pessoas com doença especifica que precisa sempre de acompanhamento, acaba realizandoo o tratamento melhor pois todo mes vai no PSF do seu bairro, para ver como esta e da continuidade do tratamento.

    ResponderExcluir
  25. A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número de famílias.As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde,a responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica.

    ResponderExcluir
  26. O PSF,foi criado,a fim de conseguir o melhor atendimento a população e dar assistência diferenciada a comunidade,fazendo com que a comunidade tenha primeiramente um bom desenvolvimento com os PSFs.Uma das estruturas do PSF é observar o que pode ser feito,quais as opções,em vez de se concentrar nas limitações da situação.É uma atitude voltada para resultados,descobrir os recursos de que dispõem e usa-los para atingir os resultados desejados.Segundo Mariana Fernandes dos Santos,o profissional se organiza através de ideias,projetos com finalidade de assistir melhor o ser humano em suas necessidades de saúde

    ResponderExcluir
  27. viviane ap da silva aquino31 de maio de 2012 às 13:53

    O trabalhe o em equipe deve ser considerado primeiro porque ninguém vive sozinho, desde que ou mundo surgiu podemos ver isso, então dentro de um ambiente em que muitos trabalham isso seria impossível, não pensar no próximo não e uma atitude de alguém que trabalho na areia de saúde, muitas vezes algo importante passa por despercebido as olhos de um mas não do outro, fazendo com que tenha um resultado muito melhor, ter sempre o cuidado de estar aprendendo mais, não estar acomodado “eu já sei não preciso aprender mais” tomar cuida com este tipo de pensamento, pedir ajuda quando preciso não e vergonha, vergonha e cometer um erro que não tem volta e causar um grande prejuízo a alguém

    ResponderExcluir
  28. No texto a Mariana Fernandes de Souza fala que as profissões se organizam com base em idéias partilhadas por meio de pessoas que as exercem. Mais para que o exerça existe toda uma atividade humana, como reflexão e muito esforço de sua construção.
    Mais quando falamos da pessoa, a saúde ou doença, o ambiente e a assistência.
    Muitas das vezes uma pessoa (cliente) tem sua saúde comprometida por muitos fatores, que na maioria das vezes é um fator emocional ou até mesmo no ambiente que vive que trabalha, que já não esta te fazendo bem. E com isso a pessoa leva a ter qualquer doença.
    E com isso a Estratégia Saúde da Família tem que ter pessoas que trabalhem bem em equipe para poder desenvolver um trabalho perfeito em cada comunidade, se preocupar com a saúde do próximo e nunca sair fazendo o que acha certo, como por exemplo: Obrigar a pessoa a mudar de religião porque ela não concorda naquilo que a pessoa acredita, e quando falamos em trabalho de equipe tem que sempre todos dar idéias naquilo que eles acham legal para melhorar a saúde daquela população e sempre trabalhar com estratégia como o próprio nome fala.

    ResponderExcluir
  29. No texto relata a estratégia de trabalho em equipe sair bem, na primeira estrutura vê uma atitude melhorada para o resultado ao em vez dos trabalhos, na segunda estrutura provoca as justificativas. Na terceira estrutura vê a posição da realimentação do fracasso, e o feedback faz com que nós não perdemos o objetivo principal, na quarta estrutura vê as possibilidades além das necessidades.
    Saúde Coletiva é uma expressão que designa um campo de saber e de práticas referido à saúde como fenômeno social e, portanto, de interesse público. Na saúde coletiva tem quatro estágios da aprendizagem:

    1. Incompetência inconsciente;
    2. Incompetência consciente;
    3. Competência consciente;
    4. Competência inconsciente.
    Luana Correa Miguel- noite

    ResponderExcluir
  30. O Programa Saúde da Família faz parte da atenção básica, que é centrado na prevenção e promoção da saúde.
    Entende-se que a Estratégia da Saúde da Família como trabalho de equipe deve ter uma atitude voltada para os resultados e não para o problema. Deve-se entender a estrutura do problema e não o problema. A estratégia deve usar o feedback como correções úteis, uma oportunidade para aprender algo que ficou despercebido. Levar em consideração o que pode ser feito, nas opções, em vez de concentrar nas limitações da situação.
    A equipe da Estratégia de Saúde da Família precisa ter consciente seu papel de educador em saúde e também saber o resultado que quer atingir em cada situação.
    Ao prestar assistência ao indivíduo, devemos estar atento a ele, e a tudo a nossa volta.

    ResponderExcluir
  31. Saúde da familia, engloba varios fatores de prevenção, cuidado e atenção a familia com o objetivo de oferecer uma boa qualidade de vida para a população . Desta forma foram criados os PSFS como uma estrutura que mais proxima da população , diminuindo assim, o fluxo de pessoas para os hospitais de médio e grande porte.A saúde da familia, depende exclusivamente dos profissionais que nela se inserem , para isso a equipe precisa ter um bom convivio para melhor exploração e desenvolvimento de um trabalho perfeito voltado para a comunidade , com isso a equipe acaba tendo maior conhecimento e assim aprendendo até mesmo com os erros para cada vez aperfeiçoar mais suas técnicas.

    ResponderExcluir
  32. LAYSLA ADRIANO GOMES 20111100972

    Planos familiares são diferentes de planos coletivos. Ambos cobrem tratamentos médicos de todos os tipos para um mesmo grupo de pessoas. O PSF foi criado com a intenção de melhorar o atendimento a população e dar assistência diferenciada a comunidade, fazendo com que a comunidade tenha primeiramente um bom desenvolvimento com os PSFs, assim oferecendo melhor qualidade de vida, mas para esse resultados positivos, é necessário que a equipe de saúde deve estar sempre unidas, formulando idéias para melhor desenvolvimento da comunidade, e também uma forma de crescimento profissional, mesmo muitas vezes não obtendo um resultado positivo será como um aprendizado para que na próxima vez não repita o mesmo erro. Foi uma criação muito importante a Saúde da Família, onde revolucionou a saúde básica.

    ResponderExcluir
  33. Sonia Martins.

    Saude da familia : Os profissionais da saude tem como meta a assistência ao ser humano em suas necessidades de saude.Que se dirigi a reflexão;a pessoa, a saúde ou doença, ambiente e a assistência.

    Estrategias para o trabalho de equipe: devemos considerar as estruturas comportamentais, ou seja maneiras de pensar sobre como agimos.

    A primeira dessas estruturas é uma atitude voltada para os resultados. Descobrir o que cada um deseja, como resultado.

    A segunda é usar o Como? E não o Por quê ? A primeira ajuda- nos a entender a estrutura do problema , a segunda só provocam justificativas e razões, sem que nada mude.

    A terceira estrutura é a oposição entre "Feedback" (realimentação) e fracasso. O Feedback faz com que não percamos nosso objetivo de vida.

    A quarta , em levar em concideração as possibilidades além das nessecidades.

    Educação em saúde é a disposição para o aprendizado.Que se divide em quatro estágios.

    1)Incompetêcia inconsciente (não sabemos e não sabemos que não sabemos).
    2)Incompetência consciente (Sabemos que nao sabemos).
    3)competência consciente (sabemos que sabemos com atenção).
    4)competência inconsciente (sabemos automaticamente).

    ResponderExcluir
  34. Sonia Martins.

    reforma sanitária: Século XIX em função da industrialização e urbanização crescente , houve deterioração das condições de vidada população pobre e consequente aumento significativo no número de epidemias.Este cenário começa a exigir uma intervenção do Estado na sociedade de forma geral .

    Até o inicio do século XX a cura de doenças era realizadas por instituições de caridade sustentadas pela igreja e por doações, ou por médicos que atendiam apenas aqueles que podiam pagar por seus serviços . O Estado não participava dessa assistência.

    Em 1923 a lei Elói Chaves representa um marco no surgimento da Previdêcia Social Brasileira, com a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs).Que oferenciam aos seus funcinários assistência médica , além de aposentadorias e pensões.Contribuições era tripartite , realizada pelos empregados, pela empresas e pelo Estado, que atuavam mediando a base contributiva previdenciária.

    Entre os anos de 1945 e 1964 são criados a carteiras de trabalho, espécie de certidão de nascimento cívico , e o Ministério da Saúde.

    Por volta de 1966 os IAPs criado o Institutos Nacional de Previdência Social(INPS).

    Em 1977 é criado o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, havendo maior cobertura da população .

    No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70 . e que culminou coma VIII Conferência Nacional da Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão , um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem.

    Deste pensamento resultaram duas das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde(SUS), que são a universalidade e a integralidade.

    Reforma Sanitária: uma das diretrizes estratégia é a ampliação dos direitos de cidadania ás camadas sociais .

    A "Saúde como um Direito do Cidadão de Dever do Estado" se coloca como idéia social básica do "Movimento Sanitário".

    A VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em março de 1986 - que consolida esta idéia de reflexão ao colocar SAÚDE COMO UM DIREITO.

    A Reforma Sanitária gritava em torno dos seguintes eixos:

    1)Unificação do Sistema da Saúde e sua hierarquização e descentralização para Estados e Municípios , com unidade na Política de Saúde;
    2)Universalização do atendimento e equalização do acesso com extensão de cobertura de serviços;
    3)Participação da população através - entidades representativas - na formulação , gestão,execução e avaliação das politicas e ações de Saúde.
    4)Raciolização e otimização dos recursos.

    A " Reforma Sanitária"´perde força com o descrédito da Nova República.

    A computação da força e a classificação dos grupos que apoiam ou opõem á Reforma Sanitária revela-se impraticável.

    Avaliando os avanços significativos que a Reforma Sanitária experimentou desde a Nova República - mais precisamente a partir da VIII Conferência Nacional de Saúde - observa-se os 'feitos" de estadualização forma geral , caminhamos a passos muito lentos em direção ao objetivo.

    O Planejamento Estratégico pode ser definido como a arte de conseguir avançar o possível para um determinado momento conjuntal.

    A viabilidade técnica e a econômico-financeira que tracionalmente constituem condicionantes da definição politica, não se caracterizarem como determinantes principais para sua não viabilização.

    Falta a Reforma Sanitária a sustentação social que lhe dê força política, a qual só será conseguida a partir do momento que assumir um caráter operário e popular.

    ResponderExcluir
  35. O trabalho em equipe, embora não seja uma exclusividade da Saúde da Família, representa um de seus principais pilares, ainda pouco discutido em pesquisas na saúde coletiva. A perspectiva da integralidade das ações favorece uma ação inter/transdisciplinar. Na construção do projeto de Saúde da Família, é necessário que o trabalho em equipe seja norteado por um projeto assistencial comum e que os agentes desenvolvam uma ação de interação entre si e com a comunidade. Para tanto, é imprescindível o desenvolvimento de uma prática comunicativa orientada para o entendimento mútuo.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Objetivo do profissional de saúde é dar assistência aos seres humanos, isso faz com que o profissinal tenha o seu pensamento na sua atuação sobre o indivíduo. Está sempre com o seu conhecimento renovado e também na busca de novos recursos para ajudar a resolver os problemas.Está sempre consciente de que dever ouvir outras pessoas, pois quanto mais conhecimento você tiver mais terar para dar.

    ResponderExcluir
  38. A Estratégia de Saúde da Família, que tem por objetivo suprir as necessidades de prevenção, promoção, além de oferecer serviços básicos de saúde da população de um local específico e delimitado, precisa estar voltada à realidade dos seus assistidos. Cada equipe atua de forma diferente dentro de fatores pré-estabelecidos pelo programa, e é preciso que estejam atentos aos resultados alcançados em sua abordagem. A análise das atividades desenvolvidas possibilita aos gestores e aos demais membros das equipes melhorar onde há maior deficiência na assistência, facilitando assim o acesso das pessoas aos serviços da atenção básica.


    Francilene Mendes (noite)

    ResponderExcluir
  39. A Saúde da Família são organizadas por equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, que são responsáveis pelo acompanhamento de uma comunidade, com uma área delimitada. Essas equipes, atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. E isso tem por objetivo diminuir a quantidade de pessoas em hospitais!E o Feedback é mais ou menos, a equipe fornecer informações para a comunidade, pra que haja uma melhora no desempenho da equipe para atingir seus objetivos e romper barreiras para estabelecer uma relação de confiança e segurança para as famílias da comunidade!

    ResponderExcluir
  40. A saúde da familia as metais dos profissionais das saúde e a assistencia do ser humano na saúde,doença,cuidado e ambiente.
    As estrategias para o trabalho da equipe são 4 estruturas.
    1°descobrir o que cada um deseja.
    2°ajudar a entender e mostrar como.
    3°feedback realimentação ,não existe fracasso ,existe e correções uteis.
    4°são as possibilidades do que pode ser feito.. JONATHAN MENDONÇA DOS SANTOS "TURMA DA NOITE"

    ResponderExcluir
  41. A E.S.F. trabalha de forma voltada para o resultado,buscando saber o que cada um deseja juntamente com seus recursos,juntando-os e usando-os,para atingir o resultado esperado ou tentando atingi-lo ao invés de focas no problema,trabalhando em equipe,entendendo a estrutura do problema para poder interferir em alguma etapa,utilizando até os resultados negativos,para poder modificar o que passou despercebido,avaliando o que pode ser feito e não se deter nas limitações de cada situação. Para podermos trabalhar com educaçao em saúde temos antes testar nossa flexibilidade e saber o resultado que devemos atingir,tendo como meta as necessidades de saúde de cada indivíduo.

    JOSILANE CID
    MANHÃ

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. As profissões se organizam em ideias vindas de outras pessoas que exercem a mesma, segundo a Mariana Fernandes de Souza. Estruturando-se em relação a uma atividade humana.Nos seres humanos somos limitado na capacidade de passar conhecimentos.O profissional da saúde têm como meta dar assistência ao cliente, no campo com a pessoa, a saúde ou doença, o ambiente e a assistência.
    O profissional da saúde tem que ter estrategias para realizar sua tarefa, é preciso ter o que chamamos de quatro estágios da aprendizagem: Incompetência inconsciente (não sabemos e não sabemos que não sabemos),Incompetência consciente (sabemos que não sabemos), Competência consciente (sabemos que sabemos com atenção)e Competência inconsciente (sabemos automaticamente).
    A cada estágio aprendemos mais sobre o que somos capazes.Tendo como objetivo evoluir sempre no que diz respeito a saúde.

    ResponderExcluir
  44. O profissional de saúde tem como objetivo principal cuidar e observar as doenças para através dai conseguir soluciona- las, mas nem sempre esse profissional tem esse conhecimento para que possa ser repassado para a população em forma de conscientizar e previnir com isso que ocorram novos casos, para isso os enfermeiros devem ter um preparo para poder alcançar essa meta com seus pacientes, pois cada um tem em mente uma forma de pensar e aguir que pode ser uma competencia inconciente ou uma competencia conciente, cabe a cada profissional perceber qual sua forma de pensar e aguir.

    ResponderExcluir
  45. Nos como futuros enfermeiros, iremos trabalhar na assistência, atenção ao outro, num processo que envolve o ambiente.Para trabalhar com outros e necessário mudar a maneira como agimos. Focar nos resultados que podem ser usados como oportunidades de aprender o que passou despercebido e feedback realimentar mantendo o objetivo a vista.Para levar as possibilidades alem das necessidades .Para isso devemos checar nossa disponibilidade de aprender e manter uma formação continuada, nos dar possibilidade de aperfeiçoar essas habilidades, dando nos novas opções de maior flexibilidade , deve-se trabalhar junto com a comunidade sendo educador e transformadona para trabalhar para ela mesma.

    ResponderExcluir
  46. O profissional de saúde tem que ter a plena certeza que saúde não é só tratar do indiviu como doença mas, também tratar o cliente como um ser por completo que tem familia, problemas sociais e talvez economicos. O PSF foi uma das melhores iniciativas do governo pois, é dessa forma que o profissional de saúde juntamente com uma equipe qualificada consegue fazer o levantamento de uma determinada população e tem em foco suas necessidades e prioridades, alem de, conhecer melhor o cliente e sua familia fazendo assim, um trabalho não só de saúde como também social e cultural.

    ResponderExcluir
  47. A missão de um profissional de saúde é procurar o bem estar do paciente sempre em todos os sentidos,em dor,tratamentos adequados,direitos,abordá-los sempre,buscando saber sobre sua saúde,qualidade de vida,e o que mais necesssitam do serviço de saúde.Buscar também emcaminhá-los a esses serviços,juntamente com uma equipe qualificada buscar saber das necessidades do paciente.
    Ludmila oliveira Jacintho(noite)

    ResponderExcluir
  48. Quando voce escolhe ser um proficional da saude, voce escolhe porque gosta da profissão se sente bem em ajudar, para isso tem que se dedicar fazer com amor ter muita responsabilidade, pois estamos lidando com vidas.Não so tratar da ferida exposta mais tambem saber ouvir ter um pouco de compreensão.Porque muitos dos que estão ali enternados tem problemas sociais,economicos e querem desabafar, não só tratar da ferida

    ResponderExcluir